Previsão do Tempo

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A 25 de Novembro de 2005 - Morreu George Best



George Best nasceu em Belfast/Irlanda do Norte a 22 de maio de 1946 e morreu em Londres a 25 de novembro de 2005, foi um extraordinário futebolista norte-irlandês.
Best consagrou-se na equipa inglesa do Manchester United, sendo considerado um dos maiores ídolos do United de todos os tempos e o melhor jogador irlandês e britânico da história.
O seu talento foi reconhecido além da Europa. O jornalista e técnico brasileiro João Saldanha, indagado em 1981 para elaborar a sua equipa dos sonhos, colocou Best entre os titulares e a Revista Placar descreveu-o em 1970 como "um jogador brasileiro nascido na Irlanda do Norte".
O significado do seu sobrenome, em inglês, é "melhor", o que gerou um ditado popular na sua terra natal: "Maradona good. Pelé better. George Best (Maradona, bom. Pelé, melhor. George, 'O' melhor)".
George Best nasceu na capital da Irlanda do Norte, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Era tão fanático por futebol quando criança que dormia com uma bola na cama.
Aos 15 anos, foi treinar no Manchester United, descoberto por um olheiro do clube que o vira actuar numa equipa amadora de Belfast, os Cregagh Boys.
Em 1963, aos 17 anos, estreou-se como profissional. Era magro e franzino, mas demonstrava grande velocidade e domínio de bola.
O clube ainda vivia o luto causado pela morte, em acidente aéreo, de alguns integrantes da jovem e brilhante equipa que encantara o futebol inglês nos anos 1950, os Busby Babies, os "bebés" do técnico Matt Busby, um dos sobreviventes do desastre.
Tendo continuado no comando da equipa, após o acidente, Busby aprovaria a contratação do génio anunciado.
Na sua primeira época, Best participou no título da FA Cup.
Não demoraria a explodir: driblador, provocador e dono de um talento irrepreensível dentro de campo (o que lhe rendeu comparações a Garrincha), formou um lendário trio com o inglês Bobby Charlton (outro sobrevivente do acidente aéreo) e o escocês Denis Law.
Com eles, foi campeão inglês em 1965, o sexto título da história do clube no campeonato.
Apurado para a Taça dos Campeões da UEFA de 1966, o United cruzou-se nos quartos-de-final com o forte Benfica de Eusébio, Coluna, José Augusto e José Torres, clube cuja equipe-base fora bicampeã em 1961 e 1962.
Após vitória apertada do United por 3-2 em Old Trafford, Busby determinou cautela e estudo do adversário nos primeiros quinze minutos da partida de volta, em Lisboa.
Best desobedeceu e em doze minutos já haviam marcado duas vezes. Os Red Devils fariam 5-1 (com ele a marcar o terceiro golo) em pleno Estádio da Luz.
No dia seguinte, Best era manchete nos jornais ingleses com o título "O Quinto Beatle". O sonho do troféu europeu naquela época, entretanto, acabaria nas meias-finais, onde foram eliminados pelos jugoslavos do Partizan.
Fora do campo Best tinha uma vida muito inconstante, sendo frequentemente visto com belas mulheres e carros de último tipo, despertava histeria nas adolescentes com seus cabelos longos e esvoaçantes e seu rosto de galã de cinema, metendo-se em festas. Tal comportamento boémio levariam-no ao alcoolismo que acabaria com a sua carreira. Com certa frequência, também se atrasava ou não comparecia a treinos, o que o fez levar inúmeras multas e suspensões.
Ainda assim, a sua capacidade devastadora de furar defesas e seu grande carisma esgotavam a imaginação da imprensa europeia, que a cada nova grande exibição procurava um novo adjetivo para o qualificar.
Após voltar de uma de suas suspensões, que durou 28 dias, marcou os seis golos da vitória por 8-2 sobre o Northampton Town.
Em 1967, veio novo título inglês. O tri quase veio em 1968: Best terminou o campeonato como melhor marcador, com 28 golos, mas a conquista ficou com o rival Manchester City por dois pontos de diferença.
Paralelamente, em nova oportunidade na Taça dos Campeões, o United encarou outra vez o Benfica, desta vez na final, disputada no mítico Wembley. Best marcou o terceiro golo na vitória por 4-1 driblando toda a defesa adversária, fazendo do United o primeiro clube inglês a vencer o mais importante troféu europeu de clubes.
No final daquela arrasadora temporada, recebeu a Bola de Ouro da France Football como o melhor jogador europeu do ano. É até hoje o único de todos os irlandeses agraciado com o prémio. No clube que aprendeu a amar, marcaria 179 golos em 470 jogos, tendo sido o melhor marcador da equipa em seis épocas seguidas.
Cada vez mais explorado nas colunas sociais, o seu rendimento em campo começou a cair justamente logo após o auge da sua consagração.
O United chegou a passar cinco anos sem assumir a liderança do campeonato inglês, até consegui-la temporariamente na temporada 1971-72.
Nesse período, perdeu o Mundial Interclubes de 1968 para o Estudiantes de La Plata (Best foi expulso no jogo de volta, em Old Trafford - os argentinos haviam vencido em casa e empataram fora), não conseguia mais troféus.
Matt Busby, um dos poucos no clube a aturar o temperamento de Best, retirou-se de vez em 1971, após ter chegado a deixar o cargo em 1969. Não ajudavam as aparições de Best bêbado nos tablóides ingleses. Tinha a vida cada vez mais questionada em cada detalhe pela comunicação social, que o tratava como celebridade tal como a um músico ou um diplomata. "Eu levei o futebol das páginas internas para a capa dos jornais", teria dito.
Aos 27 anos, sairia do Manchester United, no início de 1973, no meio da campanha desastrosa que culminaria na descida do clube, decretada em derrota para os rivais do City.
De início, tinha declarado naquele mesmo mês que terminaria a carreira. "Estou sem jogar há oito meses, mas não deixaria de vir à festa do Eusébio", afirmou no fim de setembro daquele ano na ocasião do jogo particular em que o craque português se despediu festivamente do Benfica contra um combinado internacional. Alfredo Di Stéfano, em entrevista naquela época à Placar, relatou ao repórter sobre Best, que se encontrava no mesmo recinto, que "vou apresenta-lo, mas não sei inglês e não posso servir de intérprete. Depois, nem sei se ele vai querer falar, é um louco".
Ficou um tempo emprestado ao insignifcante Dunstable Town. No ano seguinte, foi para o não muito maior Stockport County. Curiosamente, do Stockport iria para uma equipa católica, o Cork Celtic, da própria República da Irlanda. Jogaria noutro clube alinhado a católicos posteriormente, o Hibernian, da Escócia.
Best chegou a reaparecer na elite inglesa ao passar uma temporada no Fulham, onde actuou ao lado de Bobby Moore.
Mas resolveu esconder-se no futebol dos Estados Unidos, à procura de abafar a sua decadência. O Fulham chegou a acionar a FIFA para o punir, acusando-o de se ter transferido ilegalmente para os EUA.
A entidade amnistiou o norte-irlandês. Se na América do Norte ele, que estaria há quatro meses sem consumir álcool, chegou a jogar ao lado de Gerd Müller e Teófilo Cubillas no Fort Lauderdale Strikers, jogou também na equipa da Prisão Ford, onde esteve preso por oito semanas por conduzir embriagado e bater num policia.
Em 1979, já passava anos em que não estava mais de uma época nas equipes que o empregavam.
Fez fé pública da sua recuperação como atleta e como pessoa, oferecendo os seus serviços a qualquer equipa, disposto a contratos de risco.
Iria ao Southend United, da terceira divisão inglesa, mas não foi libertado pelo Fulham, que ainda era o dono do passe de Best.
Conseguiu então ir ao Hibernian, na época o último do campeonato escocês. Best aceitou com a contrapartida de que, se despertasse interesse de algum clube inglês, fosse imediatamente libertado. Mas os problemas com o alcoolismo persistiram e fariam-no ser expulso da equipa em 1980.
Após a dispensa, internou-se imediatamente numa clínica de reabilitação, Angela MacDonald-James, a sua esposa, afirmou na época que "tínhamos decidido formar uma família. Mas com tudo isso, não quero correr o risco.
Não creio que isso seja bom, tendo em vista o estado de George".
Meses depois, nasceu o seu filho Callum e Best, em meados de 1981, quando chegou a estar sete meses afastado do vício, garantia que havia mudado após o nascimento do filho.
"Encontrei muita gente na minha carreira, mas ninguém me ajudou. Os clubes tratam com máquinas, não com jogadores: não há ninguém com quem desabafar e discutir problemas. Houvesse uma única pessoa, eu não me tornaria um alcóolatra", defendeu-se na época.
Nesta época, o Manchester United cogitou recontrata-lo, com o então técnico Ron Atksinson declarando-se pronto para esta experiência.
Mas, revoltado com a seriedade do seu tratamento do alcoolismo ser posta em dúvida por adeptos do United, Best abandonou as negociações: "não vou expor meu cartaz nessa porcaria de equipa. Volto para os Estados Unidos", declarou.
Em meados de 1983, a justiça de Londres anunciou o embargo financeiro do jogador, em razão de dívidas com lojas comerciais, bares e credores individuais, num montante que somava 178 mil dólares. Na época, seu contrato com o Bournemouth, da quarta divisão inglesa, era rescindido pelo clube. "A bebida e os automóveis fizeram-me perder tudo", admitiu Best naquele momento.
Aos 38 anos, em 1984, retirou-se definitivamente, já não sendo nem sombra do craque promissor dos anos 1960.
Ao todo, jogou 37 jogos pelo seu país. Sempre lamentou não ter realizado mais jogos, pois os seus compromissos com o United impediram de conciliar o clube com a seleção com certa frequência. Marcou nove vezes.
Casado duas vezes e tendo quatro filhos, dois dos quais não reconheceu como dele, deu em 1990 um vexame em debate ao vivo pela BBC, completamente bêbado. Em 2002, teve de receber um transplante de fígado, destruído pela cirrose, voltando a beber logo no ano seguinte.
No dia 3 de Outubro de 2005, foi internado à pressa no hospital Cromwell de Londres com problemas nos rins.
Os seus últimos dias foram no hospital, ao lado da sua família e do amigo Denis Law.
Aos pés da cama, uma carta com a seguinte assinatura: "Do segundo melhor jogador de todos os tempos, Pelé". Sobre ela, Best disse: "Este foi o último brinde da minha vida".
No dia 20 de Novembro, teve seu último gesto de nobreza: deixou-se fotografar no seu estado lamentável no quarto do hospital onde estava pela imprensa, com a mensagem: "Não morra como eu".
Best morreria cinco dias depois, com múltipla falência dos orgãos.
Homenageado por multidões como grande estrela, foi enterrado com 59 anos ao lado da mãe, na sua Belfast natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário