Previsão do Tempo

domingo, 29 de novembro de 2015

A 29 de Novembro de 1924 - Morreu Giacomo Puccini



Compositor italiano, Giacomo Antonio Domenico Puccini nasceu a 22 de Dezembro de 1858, em Lucca, na Toscana, em Itália, e morreu a 29 de Novembro de 1924, em Bruxelas, na Bélgica. É um dos maiores expoentes da ópera realista.
Frequentou o Conservatório de Milão, tendo como professores Antonio Bazzini, um famoso violinista e compositor de música de câmara, e Amilcare Ponchielli, o compositor da ópera La Gioconda. Influenciado pelo trabalho de Richard Wagner, compôs a ópera Le Villi (1884), que revelou o seu poder dramático e a sua melodia. A acção nas suas óperas é tão marcante que, mesmo que as palavras não sejam entendidas, a história é facilmente compreendida. Esse facto surge, especialmente, nas suas óperas mais conhecidas, que incluem La Bohème (1896), Tosca (1900), Madama Butterfly (1904), La Fanciulla del West (1910) eTurandot, incompleta.
A concepção de melodia diatónica de Puccini, composta por tons e por semitons, encontra-se enraizada na tradição da ópera italiana do século XIX. Contudo, o seu estilo harmónico e orquestral indica que conhecia a tendência contemporânea, especialmente o trabalho dos impressionistas e de Stravinsky.

Sem comentários:

Enviar um comentário