Previsão do Tempo

terça-feira, 27 de abril de 2010

A 28 de Abril de 2002, morreu Ruth Handler


 Ruth Handler, uma das 10 filhas de um casal de imigrantes poloneses, nasceu e foi criada em Denver, no Colorado. Ela fundou a Mattel juntamente com o marido. No começo a empresa vendia artigos domésticos.
Ruth, que batizou a boneca com o nome da própria filha, Barbara, também foi uma das fundadoras da Mattel, a empresa fabricante das famosas bonecas.

Ela resolveu criar a Barbie ao perceber que sua filha preferia brincar com gravuras recortadas de revistas de moda feminina do que com bonecas verdadeiras.

Na sua autobiografia, publicada em 1994, Ruth Handler, respondeu às críticas feitas por feministas, que a acusaram de estereotipar a beleza da mulher: "Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que através dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição."

A vida de Ruth e de seu marido sofreu um revés no final da década de 70 quando foram forçados a deixar a empresa. Em 1978 ela foi condenada por fraude, tendo que pagar uma multa e prestar serviços comunitários.

Ruth criou a empresa Nearly Me, que fabricava próteses para seios, e uma de suas primeiras clientes foi a ex primeira-dama dos Estados Unidos, Betty Ford, depois de ter sido submetida a uma mastectomia.

Ruth Handler, criadora da Barbie, a boneca mais famosa do mundo, morreu aos 85 anos, em Los Angeles, na California.
Segundo informações fornecidas ao jornal Los Angeles Times, pelo marido de Ruth, ela morreu no hospital Century City, de complicações pós-operatórias. Ruth Handler foi operada em janeiro para a retirada de um câncer no cólo do útero.


" A Barbie representa as várias opções de mulher - Ruth Handler. "
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário