Previsão do Tempo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Oswald Arnold Gottfried Spengler, nascido em Blankenburg em 29 de Maio de 1880

Oswald Arnold Gottfried Spengler (1880 – 1936), historiador e filósofo, cujos interesses incluíam a matemática, a ciência e a arte, marcou fortemente o início do século XX e é considerado fundamental para a teoria social. Nascido em Blankenburg em 29 de Maio de 1880, fez os estudos universitários em Munique, Berlim e Halle, onde se doutorou em 1904. Em seguida trabalhou como professor de matemática em Hamburgo (1909-1911), mas abandonou rapidamente o ensino para estudar história em Munique. Essencialmente antidemocrático e anti-socialista, passou a escrever o livro mais conhecido: Der Untergang des Abendlandes (“A Decadência de Ocidente”), um estudo sobre a filosofia da história e que tem uma importância fundamental. Esta obra realiza uma síntese histórica que reúne  num só trabalho a economia, política, as ciências, as matemáticas, as artes plásticas e a música. Iniciada antes da Primeira Guerra Mundial foi publicada a partir do seu término (1918). Essa obra l rendeu-lhe fama em todo o mundo e inspirou  numerosos autores contemporâneos, entre eles Thomas Mann, Ernst Jünger, Martin Heidegger e Arnold Toynbee. 
Identificado também como um dos pensadores do grupo chamado de “Revolucionários Conservadores”, defendia valores contraditórios com a própria lógica da modernidade, chamando a atenção para os estigmas da modernização científica e técnica, abordando conjuntamente temas da direita e da esquerda, sem se localizar em nenhuma destas frentes. O seu pensamento foi bastante influenciado por pensadores como Goethe e Nietzsche
Durante a república de Weimar combateu veementemente a democracia e publicou Preussentum und Sozialismus (“Prussianismo e socialismo”, 1920), obra em que exalta a Prússia autoritária como protótipo do verdadeiro socialismo. Escreveu “O homem e a técnica” (1931) no período entre a primeira e a segunda guerra. Em Jahre der Entscheidung (“Anos de decisão”, 1933), cuja publicação coincidiu com a ascensão do nazismo ao poder, voltou a expor idéias antidemocráticas e anti-socialistas, mas foi mantido no ostracismo pelo ceticismo com que via o regime hitleriano. Oswald Spengler morreu em Munique, Alemanha, em 8 de Maio de 1936.

Sem comentários:

Enviar um comentário