Previsão do Tempo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A 1 de Julho de 1934, nasceu Sidney Irwin Pollack



http://electricityandlust.files.wordpress.com/2008/05/sydney-pollack.jpg
Sidney Irwin Pollack


Foi um conhecido realizador, actor e produtor que trouxe um brilho extra á poderosa industria cinematográfica americana.
Descendente de uma família de imigrantes judeus russos, Sidney Irwin Pollack era filho do boxeador profissional David Pollack e da dona de casa Rebecca Miller. Os seus pais acabaram por se divorciar quando Sidney era apenas uma criança, a sua mãe, acabou por falecer já na sua adolescência vítima de uma forte dependência do álcool.
Após terminar o secundário, Pollack mudou-se para Nova York onde ingressou num curso de artes dramáticas, dirigida pelo actor e professor Samford Meisner. Interrompeu os estudos para servir o exército americano por dois anos, regressando depois à Neighborhood Playhouse School, onde se formou e posteriormente se tornou professor. Em 1958, Pollack casou-se com Claire Griswold, uma ex-aluna sua com quem teve três filhos, um dos quais, Steven, morreu num acidente de aviação em 1990. A partir da década de 1960, a sua biografia concentra-se na sua carreira cinematográfica. Inicialmente, foi realizador de telefilmes, trabalhando para algumas das mais importantes cadeias de televisão norte-americanas. Estreou-se no grande ecrã em 1962, com o filme “War Hunt”, que marca também o início de vários trabalhos com o actor Robert Redford.
Data de 1969 o filme “They shoot horses, d’ont they?”, protagonizado pela actriz Jane Fonda, um filme que foi considerado por muitos a sua primeira grande obra cinematográfica, reveladora de grande talento e ambição. O sucesso e a consagração, porém, viriam somente em 1982 com ” Out of Africa”, protagonizado por Robert Redford e Meryl Streep. O filme garantiu a Pollack dois Óscares da Academia, o de Melhor Filme e o de Melhor Realizador.
Antes disso, Pollack já tinha mostrado o seu talento para a comédia com “Tootsie”, um filme de 1982, onde Dustin Hoffman interpreta um actor desempregado que se faz passar por mulher para poder desempenhar um papel feminino. No âmbito dos thrillers, Pollack também deve ser lembrado por “The Firm” de 1993, protagonizado por Tom Cruise. O seu último trabalho como realizador foi o thriller “The Interpreter” de 2005, protagonizado por Nicole Kidman e Sean Penn.
Além de realizador, Pollack foi também actor, tendo feito pequenas aparições em filmes de amigos como “Husbands and Wives” (1992) de Woody Allen ou “Eyes Wide Shut” de Stanley Kubrick. Outra das suas profissões era a de produtor, função que desempenhou em diversos filmes dos quais se podem destacar “The Talented Mr. Riplay” (1999), “The Quiet American” (2002), “Cold Mountain” (2003) e “Michael Clayton” (2007).
Pollack morreu de cancro, doença que lhe havia sido diagnosticado ainda em 2007. Morreu no conforto da sua casa, na região costeira de Los Angeles, com a mulher Claire e outros membros da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário