Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A 31 de Agosto de 1946, nasce o Jornalismo Literário

Como surgiu o jornalismo literário

Jornalismo Literário é uma especialização do jornalismo feita com a arte da literatura. Também conhecido como Literatura não-ficcional, Não-ficção criativa, Literatura da realidade, Jornalismo em profundidade, Jornalismo Diversional, Reportagem-ensaio, Jornalismo de Autor.

A inserção deste modelo parte de uma preocupação constante em fazer um jornalismo que revele um mundo subjacente àquele que encontramos nos noticiários. Onde a notícia se utiliza da perspectiva subjectivista, elemento exaltado no texto do Jornalismo Literário, em complemento ao texto-objectivo proporcionado pelo Lead, se fez necessária a partir do momento que “o uso de técnicas da literatura na captação, redacção, edição de reportagens e ensaios jornalísticos” pode obter uma minuciosa observação da realidade.



Um artigo da revista da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) mostra o resultado de uma pesquisa com leitores. A mesma notícia foi exibida de quatro formas diferentes. Quando perguntados qual daquelas escritas eles mais gostaram, em primeiro lugar ficou o Jornalismo Literário, em último, o lead. O resultado desta pesquisa revela a aceitação ao jornalismo literário por parte do público leitor.

Esta forma de fazer jornalismo começaria a ser gestada no começo do século XX com poucas obras esparsas. Seu nascimento é creditado por volta de 1946, quando a edição da revista The New Yorker, de 31 de agosto de 1946, dedicou toda a edição para publicar o que se tornaria uma das principais referências em jornalismo literário: Hiroshima, de John Hersey. Pedro Gilberto Gomes, em O jornalismo alternativo no projeto popular, cita Cremilda Medina, afirmando que o equilíbrio entre inovação a serviço da expressividade e clareza a serviço da eficiência da mensagem é o segredo do diálogo possível na formulação e estruturação de uma matéria e na definição do foco narrativo.

2 comentários:

  1. Onde posso encontrar o artigo da intercom citado no texto, procurei no site deles e não achei, poderia disponibilizar o link?

    ResponderEliminar
  2. Algumas sugestões para aprofundamento do tema:
    http://www.infoescola.com/comunicacao/jornalismo-literario/

    http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-lindjane-jornalismo-literario.pdf

    http://www.sergiovilasboas.com.br/blog/cursos/literatura-sem-invencao/

    http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/2644/O%20Jornalismo%20Liter%C3%A1rio%20-%20Ou%20a%20Imprensa%20Ve%C3%ADculo%20da%20Literatura%20Moderna.pdf?sequence=1

    http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/05/08/a-importancia-do-jornalismo-literario/

    Espero que tenham sido úteis as minhas sugestões.

    ResponderEliminar