Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A 31 de Agosto de 1991, dá-se a Independência do Quirguistão

Independência do Quirguistão

No início do século XIX, a região sul do território do Quirguistão esteve sob o domínio do Canato de Kokand, mas o território foi ocupado e formalmente anexado pelo Império Russo em 1876. Os russo que havia tomado a região, incitaram inúmeras revoltas contra as autoridades czaristas e muitos quirquiz optaram por sair da região e irem para as Montanhas Pamir ou para o Afeganistão. A repressão contra a revolta de1916 na Ásia Central e a imposição russa de que os quirquiz e outros povos da Ásia Central deveriam servir o exército, forçou muito dos quirquizes migrarem para a China.
O poder soviético se estabeleceu inicialmente na região em 1918, e em 1924, o Óblast Autônomo de Kara-Quirgiz foi criado pela RSFSR (o termo Kara-Quirgiz foi utilizado pelos russos até meados de 1920, para diferencia-los dos cazaques, que também eram chamados de Kirgiz). Em 1926, ela se tornou a República Socialista Soviética Autônoma Quirguiz (RSSA Quirguiz) e em 5 de dezembro de 1936 para República Socialista Soviética Quirguiz, passando a pertencer à U.R.S.S.
Durante os 1920, o Quirguistão passou por uma consideravel mudança cultural, educacional e social. O desenvolvimento econômico e social foi notável. A alfabetização aumentou e uma língua padrão foi introduzida. Em 1924, foi introduzido um alfabeto quirguiz baseado no alfabeto árabe, que foi substituído em 1928 pelo alfabeto latino. Em 1941, o alfabeto cirílico foi adotado. Muito da cultura nacional Quirgiz foi reprimida pelas atividades nacionalistas, durante o governo de Joseph Stalin.
Nos primeiros anos da Glasnost houve pouco efeito no clima político do Quirguistão. No entanto, a impressa do governo foi permitida de adotar uma postura mais liberal e lançar novas publicações, como aLiteraturny Kyrgyzstan da União dos Escritores. Alguns grupos políticos não oficiais foram proibidos, mas muitos grupos que surgiram em 1989 para dialogar com a crise que surgia, foram permitidos de atuarem no cenário político.
Em junho de 1990, surgiram tensões étnicas entre os Uzbeques e Quirguizes no Oblast de Osh, onde os Uzbeques eram a maioria da população. Violentos confrontos foram travados e um estado de emergência foi proclamado pelo governo, porém a ordem não foi restaurada até agosto de 1990.
Em agosto de 1991, a República Socialista Soviética Quirguiz se torna independente e passa a se chamar Quirguistão. Muitos indivíduos, organizações e partidos políticos retornam ao cenário nacional com o objetivo de recuperar uma identidade cultural nacional quirgiz.
No início de 1990, houve fortes mudanças no Quirguistão. O Movimento Democrático do Quirguistão desenvolveu uma significativa mudança política com suporte do parlamento. Em outubro de 1990, o presidente da Academia de Ciências Quirguiz, Askar Akayev, é eleito presidente do país. Em dezembro de 1990, o governo soviético votou para que a república passa-se a se chamar República do Quirguistão. Em 1993, o nome mudou para República Quirguiz. Em fevereiro de 1991, a capital Frunze passa-se se chamar Bishkek.
Apesar desses movimentos rumo a independência, a realidade econômica assumia uma postura contra o rompimento com a União Soviética. Em referendo para a preservação da União Soviética, em março de 1991, 88.7% dos votos aprovou uma proposta para permanecer como parte da união como uma "federação renovada".
Em 19 de agosto de 1991, durante o Putsch de Moscou, houve uma tentativa de depor Akayev do poder no Quirguistão. Após o colapso do Golpe de Estado, Akayev e o vice-presidente German Kuznetsovanunciaram sua desvinculação com o Partido Comunista da União Soviética e todo o secretariado abandonou o seu cargo. Em setembro de 1991, a língua quirguiz é adotada como língua oficial do país.
Em outubro de 1991, houve uma nova votação para a nova república e Akayev foi eleito com 95% dos votos apurados. Juntamente com outras setes repúblicas representativas, ele assinou o Tratado da Nova Economia Comunista. Em 21 de dezembro de 1991, Quirguistão entrou formalmente para a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Sem comentários:

Enviar um comentário