Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arnaldo Angeli Filho, nasceu em 31 de Agosto de 1956



Arnaldo Angeli Filho, nasceu em 31 de agosto de 1956 na cidade de São Paulo e já aos 14 anos, publicou seu primeiro desenho na extinta revista Senhor.

Premiado pelo HQMix por seis anos consecutivos como o melhor chargista do Brasil, Angeli é responsável pelo cartum editorial da Folha de S.Paulo, onde também publica a tira diária Chiclete com Banana, no caderno Ilustrada, que abriga personagens antológicos como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Skrotinhos, Wood & Stock, entre outros.

Além da Folha de S.Paulo, onde trabalha há 30 anos, Angeli é exclusivo do UOL e colabora diariamente com o Diário de Notícias de Lisboa. Do autor, a editora Devir/Jacaranda já publicou quatro volumes da coleção Sobras Completas que, com 19 livros programados, tem a proposta de registrar as melhores tiras de todos os personagens criados pelo autor. Angeli já publicou na Argentina, Espanha, Itália, México e Portugal, países onde seus livros são lançados regularmente.

É também criador de Chiclete com Banana, publicada pelo Circo Editorial, do editor Toninho Mendes, revista que se tornou um marco no mercado editorial brasileiro, não só pelos altos índices de vendagem, mas sobretudo pela proposta de humor de costumes anárquicos e urbanos. A publicação - que teve Glauco Mattos, Luis Gê, Roberto Piva, Laerte, Glauco, Claudio Willer e Guto Lacaz entre seus principais colaboradores - influenciou toda uma geração e estimulou o surgimento de várias bancas de rock.

Atualmente, Angeli também está envolvido na produção de Sexo, Orégano e Rock'n'Roll, um longa-metragem de animação com seus personagens, produzido e dirigido pelo premiado Otto Guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário