Previsão do Tempo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tarsila do Amaral nasceu a 1 de setembro de 1886



Tarsila do Amaral nasceu a 1 de setembro de 1886 na Fazenda São Bernado, no município de Capivari, que se localiza no interior do Estado de São Paulo. Ela é filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. O pai dela herdou a apreciável fortuna e diversas fazendas de José Estanislau do Amaral (o avô de Tarsila) nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Tarsila começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viajou a Paris e freqüenta a Académie Julien, onde é orientada por Émile Renard. Na França, ela conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, desenvolvendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti,Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamadoGrupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.

Em 1926, casou-se com Oswald de Andrade, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido. É dessa época sua tela Abaporu, cujo nome de origem indígena que significa "antropófago". A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem com uma feição brasileira.

Após viagem à União Soviética, em 1931 passa por uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe. Expõe nas 1ª e 2ª Bienais de São Paulo e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.

10 comentários:

  1. Suas obras são divinas!!!

    parabéns beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. legal achei o que presisava para o trabalho de artes

    ResponderEliminar
  3. esse site me ajudou bastante para fazer meu trabalho da escola
    da Tarsila do Amaral mais eu amo as obras dela eu ja fiz muitas coisas escolhidas por mim mesma na sala de aula da Tarsila do Amaral ela me inspira bastante beijos ate os proximos trabalho da nossa idola .

    ResponderEliminar
  4. esse site me ajudou bastante para estudar para a prova tem muita coisa legal dela adoreii...

    ResponderEliminar
  5. esse gatinho e muito fofo

    ResponderEliminar
  6. vlws me ajudo mt to de recuperação

    ResponderEliminar
  7. VLW ESTA MI AJUDANDO MUITO NO TRABALHO BJS AMEI

    ResponderEliminar
  8. FICOU LEGAL GOSTEI MI AJUDOU NO TRABALHO

    ResponderEliminar