Previsão do Tempo

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Batalha de Actium, foi uma batalha naval ocorrida a 2 de Setembro de 31 a. C., na antiga Grécia

Batalha de Actium

Batalha naval ocorrida a 2 de Setembro de 31 a. C., na antiga Grécia, perto do promontório de Áccio - consagrado a Apolo -, à entrada do Golfo de Arta. Também conhecida como batalha de Ácio, opôs Marco António a Octávio, o futuro imperador romano Augusto, e foi favorável a este último.
Após o fim do segundo triunvirato em 32 a. C., o poder Romano dividia-se entre as intenções de Octávio e Marco António. O primeiro contou com o apoio de um contingente militar novo, defendendo o Ocidente das ameaças do Oriente, simbolizado por António, que se apoiava na grande nobreza, e que mantinha uma forte ligação com o Egipto e com a sua rainha, Cleópatra.
Com o apoio do senado, Octávio declarou guerra ao Egipto. O suporte de António à rainha egípcia envolveu-o na contenda e, em Áccio, deu-se o confronto, vencido por Octávio. António retirou as suas tropas na esperança de poder combater o seu adversário mais tarde no Egipto ou na Síria. Contudo, o abandono das suas legiões retirou-lhe qualquer hipótese de resistência. Marco António suicidou-se em Julho e Cleópatra em Agosto, data em que Octávio se apoderou do Egipto.

Sem comentários:

Enviar um comentário