Previsão do Tempo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Raul Roulien, morreu a 8 de Setembro de 1997




Raul Roulien



Ator, cantor e diretor de teatral e de cinema Raul Roulien, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 8 de Outubro de 1905 e faleceu em São Paulo em 8 de setembro de 2000, 95 anos.

Raul Pepe cantava desde a sua infância. Segundo informações conta-se que ele foi ouvido pelo Presidente Rodrigues Alves e por Rui Barbosa. Ao visitar um irmão em Buenos Aires - Argentina-, fora contratado para cantar no Cine Porteño. Ele casou-se duas vezes, sendo seu primeiro casamento foi com a atriz Abgail Maia , e a segunda, Diva Tosca, Também atriz, que morreu atropelada em Hollywood em 1933, por um motorista embriagado, que era nada mais do que Jonh Houston, então futuro diretor de cinema. Raul Roulien deu início sua carreira com nome de Raul Pepa, aos 8 anos, e era afilhado de Ruy Barbosa, foi homenageado no velório pelo Botafogo, do qual era torcedor apaixonado e pela família imperial, à qual era ligado, por ser monarquista. Ele obteve destaque primeiramente no teatro "ligeiro ". Também foi o maior galã brasileiro de sua época. No ano de 1928 formou a Abgail Maia - Raul Roulien, tendo sido autor de um gênero denominado "teatro de frivolidade", e introdutor de espetáculos rápidos nos intervalos das sessões de cinema. Já entre os anos de 1928 a 1930, investiu na carreira de cantor, tendo gravado 9 discos na extinta Odeon. Ele era o autor de quase todas asmúsicas, e no repertório, tangos Tu amor y un ranchito e Adiós mis farras. O stangos foram gravados também por Francisco Alves, com grande sucesso. No ano de 1929, ainda na Odeon, o fox-trot Miss St. Paul, parceria com Mark Hermanns, o fox-romanza Juventud, o samba Felicidade, a valsa Nunca e o tango Ave noturna e, na Parlophon, os tangos Mala yerba e Bibelot, igualmente de sua autoria.

Gostava de fox-trote

Em 1930, gravou o fox-trot Saudade má, de sua autoria com arranjos de Mark Hermans e a valsa Tua, de sua autoria. Além de ator, foi diretor de teatro e cinema. Em 1931, viajou à Nova Iorque, e conseguiu um contrato na Fox. Estreou na versão em espanhol de Eram 13. Entre os anos de 1931 e 1934, atuou em uma série de filmes nos Estados Unidos, entre os quais, Delicious, dirigido por David Butler, no qual interpretava um compositor russo, e cantava Delicious, dos irmãos Gershwin. Já em 1932, no filme Painted Woman" da Fox, e em 1933 em No dejes la puerta abierta e It's great to be alive. .O filme mais conhecido de sua filmografia Flying down to Rio onde atuou ao lado de Ginger Rogers e Fred Astaire, onde cantava Orchids in the moonlight. Naquele mesmo ano, publicou o livro A verdadeira Hollywood. Como cantor, mudara para a Victor em 1933, onde gravou duas canções que se tornaram clássicas: Favela e Guacyra, de Hekel Tavares e Joraci Camargo. Neste mesmo ano lançou os fox-trotes de Irvin Berlin com versões suas: Mente por favor e Se eu perdesse. Em 1934, atuou em The world moves on, dirigido por John Ford.

Retorno ao Brasil

De volta ao Brasil, dirigiu o filme Grito da mocidade, em 1937, no qual participou, também, como ator. Em 1938, a Companhia Teatral de Raul Roulien encenou a peça Malibu, de Henrique Pongetti, da qual participava a cantora Elisa Coelho. Em 1939, produziu e dirigiu Aves sem ninho e 10 anos mais tarde foi diretor e argumentista de Asas do Brasil. Com atividades bastante diversificadas, foi também apresentador de programas de televisão, repórter de jornais brasileiros e estrangeiros, e promotor do concurso Miss São Paulo, para os Diários Associados, que perdurou por muitos anos. Abandonou o cinema em 1950, tentando retomar esta atividade em 1984, idealizando um documentário sobre a vida do sanitarista Osvaldo Cruz. Em 1995, vitimado por um derrame afastou-se definitivamente da carreira artística

Sem comentários:

Enviar um comentário