Previsão do Tempo

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Principais acontecimentos registados a 23 de Outubro, na História do Mundo



 Principais acontecimentos registados a 23 de Outubro, na História do Mundo:

425 - Com apenas seis anos, Valentiniano III ascende ao trono romano do ocidente.

1596 - Os turcos, comandados por Mohammed III, derrotam as forças do arquiduque Maximiliano, da Áustria, perto de Erlau, na Hungria.

1685 - Luis XIV da França revoga o Édito de Nantes com o Édito de Fontainebleau.

1821 - O general San Martin decreta a liberdade de imprensa no Perú.

1867 - Falha a tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália.

1899 - Cipriano Castro toma o poder na Venezuela.

1902 - Erupção na Guatemala do vulcão Santa Maria, uma das maiores catástrofes vulcânicas da América-Central.

1906 - Santos Dumont, em Bagatelle, vôa cerca de 50 metros com o 14-Bis, conquistando a taça Archdeacon, sendo considerada a primeira vez que uma aeronave desliza e descola utilizando apenas as suas próprias forças.

1917 - Um cargueiro brasileiro é torpedeado por um submarino alemão, durante a I Guerra Mundial.

- Tropas norte-americanas entram, pela primeira vez, em acção perto de Luneville (França), no decurso da I Guerra Mundial.

- Lenine obtém do Comité Central de Bolchevique o voto para a preparação imediata da insurrecção armada.

1940 - Franco de Espanha entrevista-se com Hitler em Hendaya e rejeita à proposta deste para que a Espanha entre na II Guerra Mundial.

- Nasce Edson Arantes do Nascimento (Pelé), futebolista brasileiro.

1944 - Batalha do Golfo de Leyte, fica registada como a maior batalha naval da história em que a Marinha norte-americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa, durante a II Guerra Mundial.

1947 - Nasce Abdel Aziz ar-Rantisi, co-fundador da organização terrorista islâmica palestina Hamas.

1951 - Morre o Profeta Simão Kimbango, no Congo Belga (actual RDCongo).

1954 - A Grã-Bretanha, França, EUA e URSS aceitam terminar a ocupação da Alemanha.

1956 - Observa-se um levantamento popular em Budapeste contra o regime comunista e a presença de tropas soviéticas no território checoslováquio.

1958 - A URSS aprova a concessão de um empréstimo a República Árabe Unida, destinado a construção da barragem de Assuão, no Egipto.

1962 - Autoridades da URSS afirmam que o bloqueio norte-americano contra Cuba pode "provocar uma guerra nuclear".

1968 - Jactos egípcios e Israelitas entram em confronto sobre o Canal do Suéz, pela primeira vez desde a guerra Israelo-Árabe.

1969 - O presidente Nixon anuncia a retirada norte-americana do Vietname.

1973 - O comando Militar israelita anuncia que o Egipto e Israel aceitaram um novo cessar-fogo na guerra do Médio-Oriente.

- A mezzo-soprano Shirley Verrett entrou para a história do canto lírico ao desempenhar, no mesmo recital, as duas heroínas de Les Troyens (Bizet), Cassandra e Dido.

1974 - Moscovo (URSS) derrota Los Angeles (EUA) na votação da escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980.

1977 - Realiza-se o plebiscito que ratificará a devolução da área do canal ao Panamá, conhecido como os tratados Torrijos-Carter.

1981 - O governo polaco anuncia o envio de tropas para várias zonas do país com o objectivo de limitar a agitação laboral.

1982 - O rei Hassan II de Marrocos afirma que o mundo Árabe reconhece Israel mediante certas concessões, entre as quais a entrega dos territórios ocupados no decurso da guerra Israelo-Árabe de 1967.

1983 - Dois comandos suicidas, do Movimento Islâmico Revolucionário, fazem explodir dois edifícios ocupados por soldados norte-americanos e franceses, em Beirute, matando cerca de 300 fuzileiros dos EUA e paraquedistas franceses.
- Dirigentes dos países das Caraíbas debatem a possibilidade de uma intervenção militar, apoiada pelos Estados Unidos da América.

1984 - A universidade de Coimbra decide atribuir o título de Doutor "Honoris Causa" ao escritor argentino Jorge Luis Borges, de visita a Portugal.

1986 - O antigo imperador Centro-Africano Bokassa, exílado em França é detido ao regressar inesperadamente ao seu país acompanhado da mulher e cinco filhos.

1987 - O dirigente soviético, Mikhail Gorbachov, propõe aos EUA a adopção de uma moratória sobre a produção, testes e instalação de mísseis nucleares de curto e médio alcance, até que haja um acordo entre as duas super-potências para a sua remoção.

1989 - Após 40 anos de regime comunista, a Hungria proclama-se como uma república votada aos valores da "democracia burguesa e do socialismo democrático".

1992 - O presidente norte-americano, George Bush, asssina em Miami a conhecida lei Torricelli e endurece o embargo contra Cuba.

1991 - Assina-se o acordo de paz para o Cambodja, que põe fim a 21 anos de guerra e coloca o país sob a tutela das Nações Unidas até a realização das eleições livres, previstas para 1993.
1994 - O Partido Nacionalista vence as eleições autonómas realizadas no país Basco de Espanha.

1997 - A Bolsa de valores de Hong Kong, uma das maiores do mundo, cai 10,4%. A crise se espalha pelo resto do mundo, com as bolsas a sofrr enormes quedas.
1998 - Assinatura do Memorando de Wye River, resultante do encontro que o presidente norte-americano, Bill Clinton, arranjou entre os líderes Benjamin Netanyahu (israelita) e Yasser Arafat (palestino)
1999 - Em Angola, morre em combate o tenente-general Simione Mukuni, comandante das tropas na província do Bié.

2005 - Referenda-se sobre a proibição do comércio de armas e munição no Brasil que dá a vitória à Frente Parlamentar conservadora pelo direito à legitima defesa (O NÃO).

Este é o ducentésimo nonagésimo sexto dia do ano. Faltam 69 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário