Previsão do Tempo

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A 1 de Junho de 2008, morreu ,Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent mudou para sempre a roupa de mulher


Nascido em Oran, na Argélia francesa, o lendário costureiro saiu de casa aos 17 anos, tendo ganho um prémio de estilista aos 18 e, nesse mesmo ano, entrou para a casa Dior, que acabaria por recuperar financeiramente, após a morte do fundador, em 1957. Saint Laurent atingiu fama instantânea em 1958, aos 21 anos, quando apresentou a sua colecção Trapeze, a primeira a seguir à morte do mestre. E ao contrário de outros estilistas, conseguiu manter-se actualizado, nota o "New York Times", ao longo de várias gerações.

Nos anos 1960, Yves Saint Laurent desenhava já roupas que reflectiam a mudança do papel das mulheres na sociedade: mulheres mais confiantes, pessoalmente e sexualmente, e activas no mercado de trabalho. Em 1962, com 26 anos, iniciou a sua própria empresa, a YSL, financiada pelo seu companheiro Pierre Bergé, com quem viveu até 1976. Viria a retirar-se da alta costura em 2002 e estava doente desde então. "Encontrei o meu estilo através das mulheres", disse um dia. "A força e vitalidade do meu estilo vem daí porque eu desenho sobre o corpo de uma mulher".

Yves Saint Laurent mudou para sempre a roupa de mulher introduzindo fatos com calças, casacos de safari e camisolas, disse ontem à noite uma especialista em moda da BBC Razia Iqbal. Reconhecido como um grande inovador, ajudou a revitalizar a alta-costura ao mesmo tempo que produzia roupa para vestir no dia-a-dia. "França perdeu não apenas o seu maior costureiro mas também um ícone cultural", disse Razia Iqbal. Vestiram-no Catherine Deneuve, Paloma Picasso, Lauren Bacall e muitas mais mulheres elegantes e felizes.

Your House - Alanis Morissette (traduzido)

Offer - Alanis Morissette

Alanis Nadine Morissette nasceu a 1 de Junho de 1974 no Canadá.

Alanis Nadine Morissette nasceu em 1974 no Canadá.
Ainda muito cedo, descobriu a paixão pela dança, pelas palavras… pela música! Com apenas seis anos de idade, Alanis aprendeu piano, ballet e jazz. Aos nove compôs as primeiras canções e aos onze já dizia aos mais pequenos “You Can’t Do That On Television” – um programa infantil muito popular do canal Nickelodeon.
Com a participação neste programa, fez algumas poupanças e assim editou o seu primeirosingle: “Fate Stay With Me”. O álbum “Alanis” não tardou em chegar e tornou-se rapidamente disco de platina no Canadá. Morissette tinha, nessa altura, 17 anos.
“Now is the Time” foi o disco que se seguiu, mas foi com “Jagged Little Pill”, editado em 1995, que Alanis se deu a conhecer a todo o mundo. Afastando-se de todas as noções preconcebidas de como escrever uma canção, a cantora criou para este álbum grandes hits como "You Oughta Know", "Ironic", "You Learn" ou "Head Over Feet".
“Supposed Former Infatuation Junkie” é posto à venda nas lojas em 1998 e logo se destacou a faixa "Thank U"!
“Alanis Unplugged” – um especial da MTV – deu-nos a conhecer um cover de "King of Pain", dos Police. Este disco inclui, também, o tema "Uninvited", que faz parte da banda sonora do filme “Cidade dos Anjos”, com Meg Ryan e Nicholas Cage!
Seguem-se “Under Rug Swept” com "Hands Clean" e "Precious Illusions", "Utopia'", “Feast On Scraps” e “So-Called Chaos”.
Já em 2005, foi lançado o seu CD de maior sucesso – “Jagged Little Pill” – que teve mais tarde uma edição acústica! Nesse mesmo ano, sai “The Collection” com os seus maiores êxitos.
Ainda em 2005, Alanis compõe o tema "Wunderkind" que integrou a banda sonora de “As Crónicas de Nárnia”.
"Flavors of Entanglement" é o nome do seu mais recente disco. O novo single, "Underneath", é um daqueles temas que fez de Alanis uma artista da primeira liga e a levou a vender milhões de discos em todo o Mundo.

Maria Rueff no "A Última Ceia" (1/4)

Maria Rueff nasceu em Moçambique (Beira), a 1 de Junho de 1972

Maria Rueff nasceu em Moçambique (Beira), a 1 de Junho de 1972 e é uma das melhores actrizes nacionais de comédia, senão a melhor. Após ingressar no Conservatório Nacional de Teatro, onde se formou como actriz, e ficar conhecida na sua família pelas imitações que fazia, apenas em 1991 se estreia no teatro, na peça Quem muda a Fralda à Menina?, dirigida por Armando Cortez. Contudo, sobressai com uma série deCafés-Teatro que criou e representou com João Baião. É num desses espectáculos que Herman José (já homenageado aqui no EnT e considerado, por muitos, o pai do humor português) a descobre e, desde logo, a aconselha a Ana Bola. Seria assim, o início de uma relação profissional e pessoal que muitos anos tem durado e com tantos bons produtos nos tem brindado.
Desde aí, tem vindo a participar é diversas peças de teatro, sendo que foi a caixinha mágica que lhe deu maior visibilidade e a tornou numa das actrizes referência do humor português. Na televisão, estreou-se com Os Bonecos da Bola, dois anos mais tarde, através de Ana Bola. Desempenhando posteriormente o papel de Rosa, empregada doméstica na popular série A Mulher do Senhor Ministro (RTP, 1994), mais uma vez, ao lado de Ana Bola. De facto, vemos que desde há muitos anos, até aos dias de hoje, estas duas actrizes tem cativado uma relação muito especial, em que procuram a excelência profissional, a par de uma amizade que as une.
Não é só Ana Bola que lhe dá grande valor, também Herman José trata de imediato de a ter como colaboradora nos seus programas e amiga. Maria Rueff sempre demonstrou a sua gratidão para com estes dois actores, mas julgo que seja totalmente merecido o sucesso que tem vindo a obter, quer individualmente quer em conjunto.
Desde aí que tem interpretado personagens emblemáticas como Rosette, Idália, Zé Manel Taxista, entre tantas outras. Mais recentemente, a par de Ana Bola, protagoniza o programa Vip Manicure na SIC, que muitas gargalhadas nos tem proporcionado. Sendo que no ano passado também integrou o projecto Os Contemporâneos.

The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band- The Beatles

A 1 de Junho de 1967, os Batles lançam o album:

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band- The Beatles


A 1 de Junho de 1948, morreu José Viana da Motta

José Viana da Motta, nasceu em S. Tomé a 22 de Abril de 1868 e faleceu em Lisboa em 1948, pouco depois de completar os 80 anos.
Foi, sem dúvida, a personalidade mais multifacetada da vida artística portuguesa nos primeiros 50 anos deste século. Virtuose, pedagogo, compositor, ensaísta e filósofo, de raros artistas se poderá dizer, como do insigne Mestre, que foi exemplo a seguir como modelo de trabalho e tenacidade, servindo-se da sua extraordinária vocação para encontrar, através do domínio absoluto da técnica pianística, o equilíbrio da forma e do conteúdo num padrão de superioridade mental e de inexcedível dignidade artística e intelectual.

Precocemente dotado para a música e, particularmente para o piano, cedo suscita aplausos e admiração. D. Fernando (o Rei-Artista, viúvo de D. Maria II) e a Condessa de Edla, que ele escolhera para a esposa, ouvem-no e decidem patrocinar os seus estudos. Terminado o curso do Conservatório de Lisboa parte para Berlim (1882) onde, custeado pelos reis mecenas, continua durante três anos os estudos de piano e composição.
A sua primeira apresentação em Berlim (1885) constitui um inegável êxito. Que mais poderia desejar um adolescente de 17 anos, que iniciava a sua carreira de um modo tão promissor numa Alemanha agitada musicalmente por duas correntes avassaladoras - Brahms e Wagner ? No ano anterior, em Bayreuth, descobrira o encanto da música de Wagner ao assistir a uma representação do "Parsifal". Tinha passado um ano sobre a morte do genial criador da "obra de arte total" e mantinham-se acesas as polémicas que ele provocara. Viana da Mota tomou posição : foi wagneriano fiel, numa paixão que manteve até ao fim da vida. 
Em 1885 o seu desejo de trabalhar com o maior mestre do piano leva-o a Weimar onde é acolhido com agrado por Lizt.
Reconhecendo o talento daquele jovem que aceitara como discípulo, o venerando Mestre oferece-lhe uma fotografia com esta profética dedicatória : " A José Vianna da Motta, saudando os seus futuros sucessos.  Fr. Liszt ".
As lições são interrompidas no ano seguinte devido à morte inesperada do imortal pianista e compositor. Desgostoso, regressa a Berlim e, pouco depois, fixa-se em Frankfurt, onde procura aprofundar a sua formação com Hans von Bullow, que o considera um dos mais brilhantes discípulos de Franz Liszt. Admirador incondicional de Ricardo Wagner, von Bullow defende novos conceitos de execução pianística e de interpretação orquestral. Os seus ensinamentos foram preciosos para Viana da Mota que, rapidamente, se distinguiu como um dos mais reputados pianistas da sua geração. Preparado para enfrentar os auditórios mais exigentes desenvolve uma intensa e triunfante carreira de concertista, intercalada apenas por alguns períodos de férias em Portugal.
A propósito, tem interesse transcrever aqui um pequeno extracto de uma entrevista que, muito mais tarde, Viana da Mota concedeu ao "Século" e onde relata a sua primeira apresentação em Lisboa depois dos êxitos alcançados no estrangeiro: " Apresentei-me no Teatro da Trindade. A Condessa de Edla lá estava, num camarote, ansiosa por ouvir-me tocar. Num dos intervalos fui cumprimentá-la. O público, então, ao ver-me junto dela (e porque toda a gente sabia que fora ela quem pagara todas as despesas da minha educação) levantou-se e, com entusiasmo, fez-lhe uma extraordinária manifestação de simpatia. A Condessa, surpreendida com os aplausos, pegou-me na mão e fez-me avançar, como que entregando ao povo o artista que ela formara. E tão comovida estava que as lágrimas lhe caíam em torrentes pelas faces". 
Viana da Mota, cada vez mais solicitado, não cessa de se apresentar em várias cidades alemãs. Crítica e público rendem-se ao talento superior do virtuose português. Faz uma digressão pela Rússia, em 1888, e coroam-no de louros no final de um concerto em S. Petersburgo. A sua fama cresce e confirma-se, em Paris, ao tocar com a Orquestra Lamoureux.
Em 1892 visita os Estados Unidos. O público americano não esquece o sucesso e obriga-o a voltar em 1898, já depois de novas apresentações em Paris.                        
Inglaterra, Espanha, Itália, Dinamarca, incluem-se no seu itinerário de concertista. Lisboa e Porto também o aplaudem e, nesta última cidade, torna-se amigo do violinista Bernardo Moreira de Sá e ambos percorrem o Brasil e a Argentina numa série de recitais que são outros tantos triunfos.
Quando deflagra a 1ª Grande Guerra Mundial, Viana da Mota tem 46 anos. Forçado pela força das circunstâncias a deixar a Alemanha, acolhe-se na Suíça e, durante dois anos, dirige o Conservatório de Genebra.
1917 é o ano do seu regresso definitivo a Portugal, onde inicia uma nova e não menos profícua fase da sua actividade artística, agora consagrada à vida musical portuguesa. Funda então aSociedade de Concertos, que foi a primeira do seu género no nosso país e mercê da qual, durante 58 anos, os seus associados puderam usufruir a arte dos mais celebrados intérpretes. É justo assinalar que a sobrevivência da "Sociedade", nas duas últimas décadas da sua existência, só foi possível graças ao generoso e esclarecido apoio da Senhora Marquesa do Cadaval.
De 1918 a 1920 dedica-se à direcção de orquestra, regendo 4o concertos sinfónicos no Teatro Politeama, como continuador das gloriosas Tardes de Domingo, iniciadas anos antes, com o maior sucesso, pelo malogrado maestro David de Sousa (1880-1918).
Director do Conservatório Nacional de Lisboa, de 1918 a 1938, o prestígio do seu nome, a profundidade da sua cultura e o brilhantismo da sua inteligência deram àquela instituição uma fecunda vitalidade, para o que muito contribuiu a reforma de 1919, de que , com Luís de Freitas Branco, foi um dos esclarecidos mentores.
Devemos ainda a Viana da Mota a primeira apresentação, entre nós, da audição integral das trinta e duas Sonatas para piano e dos Trios com violino e violoncelo de Beethoven, quando, em 1927, se comemorou o lº Centenário da morte do grande compositor. A receita dos concertos foi destinada à fundação de um prémio "Prémio Beethoven" que era atribuído anualmente ao aluno que mais se distinguisse nas classes de Piano.
Viana da Mota, intérprete excepcional, foi igualmente um grande pedagogo. Como professor, são prova do que soube transmitir aos seus discípulos os nomes de Maria Antoinette de Freitas Branco, Nella Maissa, Luís Costa, Campos Coelho, Helena Sá e Costa, Fernando Lopes Graça, Sequeira e Costa.
Viana da Mota foi também compositor e, se é certo que as suas faculdades de criador não eram tão poderosas como as de intérprete, ocupa, no entanto, um lugar importante na renovação da música portuguesa. Entre as suas obras contam-se uma Sinfonia "À Pátria", "Evocação dos Lusíadas", "Cenas da Montanha" e, ainda, numerosas peças tanto para Piano como para Canto.
Na grande sinfonia "À Pátria" utilizou pela primeira vez no nosso país a forma ditemática ; a orquestração desta obra, terminada em 1896, representa também um enorme avanço sobre o que até então se havia feito entre nós.

Marilyn Monroe Tribute

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe sings Happy Birthday

A 1 de Junho de 1926, nasceu Marilyn Monroe

Marilyn Monroe.comMarilyn Monroe personificou o glamour hollywoodiano com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo. Apesar de sua beleza deslumbrante, suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual na década de 50. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram querida no mundo inteiro. Ela dominou a Era das grandes estrelas e, sem dúvida, foi a mulher mais famosa do século 20. 

Os 120 anos da morte de Camilo Castelo Branco

Camilo vai ser celebrado em Seide


Camilo vai ser celebrado em Seide
O I Encontro das Terras Camilianas assinala amanhã os 120 anos da morte do autor de 'A Queda de Um Anjo'  
Os 120 anos da morte do escritor Camilo Castelo Branco, que se assinalam amanhã, vão ser comemorados na sua Casa-Museu, em S. Miguel de Seide (Vila Nova de Famalicão), com o I Encontro das Terras Camilianas, que pretende debater e explorar factos da vida e da obra do grande autor de Amor de Perdição e A Queda de um Anjo.
Fafe, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Viseu e Vila Nova de Famalicão são os municípios que vão participar no primeiro Encontro das Terras Camilianas.
Em comum têm precisamente Camilo Castelo Branco. Detentores de acervos camilianos ou estando de algum modo ligados a aspectos da vida e obra do escritor, os 11 municípios fundaram, em 2004, a Associação das Terras Camilianas, com o objectivo de contribuir para um melhor aproveitamento e mais qualificado tratamento do património literário e biográfico do escritor.
"A vida e a obra em Camilo Castelo Branco são dois aspectos que se relacionam constantemente, sendo muito difícil estudar um sem conhecer o outro", salienta a propósito o presidente da autarquia famalicense, Armindo Costa. Daí que, segundo o autarca, "a melhor forma de homenagear Camilo Castelo Branco é dar a conhecer a sua vida, as suas memórias, as terras onde viveu e os locais que visitou e que eternizou na sua obra".
O programa do I Encontro das Terras Camilianas congrega uma série de iniciativas (ver caixa com programação) que percorrem parte da atribulada vida de Camilo Castelo Branco, desde que vai viver para Vila Real aos 10 anos de idade até à sua morte, por suicídio, em S. Miguel de Seide, no dia 1 de Junho de 1890.

A 1 de Junho de 1890, morreu Camilo Castelo Branco

Camilo Castelo Branco


Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, num prédio da Rua da Rosa, actualmente com os nºos 5 a 13. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, foi baptizado na Igreja dos Mártires a 14 de Abril de 1825. Os seus padrinhos foram o dr. José Camilo Ferreira Botelho, de Vila Real, e Nossa Senhora da Conceição.
Camilo foi registado como filho de mãe incógnita, pelo que se diz, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse envolvido com alguém de tão humilde condição. A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes. Como era uma criança sensível e muito inteligente, vai sofrer grandes perturbações com todos os acontecimentos da sua infância. Ao longo da sua existência revelou-se um falhado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fazem-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar. Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão.

Principais acontecimentos registados no dia 01 de Junho

Principais acontecimentos registados no dia 01 de Junho"Dia Mundial da Criança": 

1946 - O comissário francês na Indochina, Thierry d'Argelieh, apoia em Saigão a proclamação da República da Conchinchina.
1967 - Edita-se o disco "SGT. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, considerado o melhor álbum de sempre da música popular anglo-saxónica.
1973 - O primeiro-ministro grego, George Papaddopoulos, abole a monarquia.
1976 - Com o pretexto de por fim a guerra Civil no Libano, uma força Síria de mais de 30 mil homens invade o país, capturando no caminho para Beirute, posições muçulmanas e cristãs.
1977 - O Iémen do Norte corta relações diplomáticas com Portugal, protestando contra o estabelecimento de relações entre Lisboa (Portugal) e Telavive (Israel).
1980 - Yasser Arafat é reeleito, por unanimidade, presidente do Comité Central da "Al Fatah", uma das Organizações da Organização de Libertação da Palestina.
1985 - Morre o actor inglês Richard Greene, famoso no desempenho de "Robin Hood", uma série de televisão com 143 episódios.

          - Morrem, pelos menos, 88 pessoas e centenas de edifícios são arrasados pela violência de tornados que atingem dois Estados do Nordeste dos Estados Unidos da América e o Oeste do Canadá.
1987 - Morre, vítima de atentado, o primeiro-ministro libanês, Rashid Karami, aos 66 anos de idade.
1988 - O dirigente Soviético Mikhail Gorbachov e o presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, trocam, no Kremlin, os instrumentos de ratificação do tratado "INF" de eliminação dos mí sseis de alcance intermédio.
1989 - As autoridades chinesas proíbem os jornalistas estrangeiros de efectuarem reportagens, sem autorização prévia, sobre os protestos estudantis e a aplicação da lei marcial em Pequim, China.
1990 - No final da cimeira Bush-Gorbachov, em Washington, os presidemtes norte-americano e soviético assinam uma série de acordos, com destaque para um que prevê a eliminação da maioria das armas químicas.
1992 - Em referendo, os dinamarqueses dizem "não" ao tratado de Maastricht, provocando um forte abalo na Comunidade Europeia.
1996 - O Partido Cívico Democrático do primeiro-ministro Vaclav Havel, vence as eleições legislativas na República Checa.
1997 - Na segunda volta das eleições legislativas antecipadas em França, a esquerda obtém a maioria absoluta, elegendo Lionel Jospin para o cargo de primeiro-ministro.

           - No Canadá, Eleiçoes Gerais antecipadas dão a primeira maioria absoluta, em 44 anos, ao Partido Liberal.
1999 - Nelson Mandela termina o seu mandato de cinco anos no cargo de presidente da África do Sul, ao mesmo tempo que decorrem eleições para um novo Parlamento, o qual, por sua vez, aprova a investidura de Thabo Mbeki, como novo chefe de Estado, Thabo Mbeki.
2000 - Termina o sequestro das crianças no Luxemburgo, quando a polícia abate a tiro o sequestrador, Neji Bejaoui, cidadão de origem tunisina.
2004 - Forças de Paz da ONU, liderado pela ONU, iniciam uma missão de Paz no Haiti.

           - As guerrilhas curdas-turcas anunciam o fim da trégua unilateral dos últimos cinco anos e alertam os estrangeiros e investidores para evitarem o país.
2005 - Mark Felt, número dois do FBI na década 70, confessa a revista "Vanity Fair" ser o "garganta profunda", desencadeador do "escândalo Watergate" que levou a demissão do então presidente norte-americano, Richard Nixon.

           - Um grupo armado degola mais de 46 pessoas na Cotê d'Ivoire.

             Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. 
Faltam 213 dias para acabar 2010.


Marinho Pinto - Sentenças são combinadas antes do próprio julgamento

Verdades, são verdades e nada mais a dizer.


As denúncias de Marinho Pinto





E o governo , nada faz, tudo continua na mesma. Tal como o "Ditado" (Tudo como dantes no quartel de Abrantes)

Mais um vulcão vindo da Islândia!

Islândia
Partido humorístico ganha eleições a prometer «toalhas grátis»
Um partido que promete «toalhas grátis»para os islandeses venceu as eleições autárquicas deste domingo em Reykjavik. Os analistas interpretam o resultado insólito como mais um protesto do eleitorado contra a liderança da ilha virtualmente falida



O auto-proclamado «O Melhor Partido», fundado pelo comediante islandês Jon Gnarr, venceu com 34,7% dos votos as eleições autárquicas de Reykjavik, capital da ilha, ficando à frente do institucional Partido da Independência.
A primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttir declarou-se«chocada» com a vitória dos humoristas.
«O Melhor Partido» conquistou o eleitorado com propostas como a construção de uma Disneylândia na ilha, a compra de um urso polar para o zoo de Reykjavik e a distribuição gratuita de toalhas.
«Vamos prometer o dobro dos outros partidos e cumprir o mesmo: nada!», declarou Gnarr durante a campanha.
Não é claro se o partido humorístico vai assumir o mandato, sendo a vitória considerada pelos analistas como um voto de protesto dos islandeses contra a liderança política do país.
A ilha nórdica encontra-se virtualmente falida depois do colapso do seu sistema bancário, assente na especulação financeira. O governo islandês encontra-se sob pressão internacional para pagar dívidas de instituições nacionais falidas junto de investidores e depositantes estrangeiros. O desemprego disparou e há agora uma inédita corrente de emigração naquele que era um dos países mais avançados do mundo.
SOL com agências

domingo, 30 de maio de 2010

Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio mais famoso do mundo, o do Titanic, morreu no dia 31 de Maio de 2009

Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio mais famoso do mundo, o do Titanic, morreu no dia 31 de Maio de 2009, na Inglaterra, aos 97 anos, anunciou a imprensa britânica.
Dean tinha apenas dois meses quando aconteceu a tragédia no Atlântico, quando o navio chocou com um iceberg. Sua família tentava emigrar para o Kansas, nos Estados Unidos, para começar uma nova nova.
A mãe e um irmão haviam também sobrevivido, mas Millvina Dean perdeu o pai no naufrágio, somando-se aos 1.500 mortos. Nascida em 12 de fevereiro de 1912, ela era a mais jovem passageira a embarcar no Titanic.
Após o naufrágio, retornou com a família a Southampton. Segundo o site Encyclopedia Titanica (ET), Dean trabalhou como cartógrafa para o governo durante a 2ª Guerra Mundial e, depois, para uma empresa de engenharia
Os restos do transatlântico foram descobertos em 1985 e, a partir daí, vivia sendo solicitada para documentários e entrevistas. Em 1997, aceitou um lugar no navio Queen Elizabeth 2 para concluir a viagem tragicamente interrompida.
Mas chegou a recusar um convite para a estreia do filme "Titanic", muito emocionante para ela. Ela mal conseguia pagar as contas da casa de repouso onde vivia.
Em outubro de 2008, conseguiu colectar 31,1 mil libras (quase R$ 100 mil) após ter leiloado objectos vindos do navio ou que remontavam à época. Foi obrigada a vender uma valise de mais de um século cheia de roupas dadas à sua família por moradores de Nova York quando chegou aos Estados Unidos após ter sido socorrida.
Após os leilões, amigos e membros da British Titanic Society e da Belfast Titanic Society  mobilizaram-se para ajudá-la. Entre os doadores figuravam os actores Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, astros do filme "Titanic". Os dois e o director do filme, James Cameron, chegaram a doar US$ 30 mil no total.
A última sobrevivente americana, Lillian Asplund, morreu em maio de 2006 aos 99 anos. Ela tinha cinco anos no momento do naufrágio.
O Titanic, famoso pelo luxo de suas instalações, foi construído com a finalidade de servir de transporte entre os Estados Unidos e Europa pela empresa britânica White Star Line. Era notável pelas suas dimensões, na época.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912 e só foi descoberto em terra graças a um radioamador que escutou os pedidos de socorro, em Nova Jersey. O Titanic afundou na sua viagem inaugural, quando fazia o trajecto entre Southampton (Inglaterra) e Nova York. 

The Blue Lagoon - Brooke Shields & Chris Atkins

Brooke Shields... "Back to back" ...

Brooke Shields

A 31 de Maio de 1965, nasceu Christa Brooke Camille Shields

Nome: Christa Brooke Camille ShieldsData de Nascimento: 31 de Maio de 1965
Local de Nascimento: New York City, New York, USA

Alguns fatos de sua vida:
Nascida em Nova York em 31-05-1965, Brooke ganhou o concurso que escolhia o Bebé Sabonete Ivory quando tinha apenas 11 meses. Aos 3 anos de idade começou a desfilar como manequim infantil, aos 12 estreou no cinema  num filme de terror - Alice Sweet Alice (1977) - , aos 10 posou nua numa banheira para o fotografo Gary Gross e aos 13 fez Menina Bonita, interpretando uma prostituta, que chegou a ser proibido no Canadá. Nessa altura, ela já era uma veterana das passarelas e dos estúdios dos fotógrafos, graças ao pulso de ferro com que sua mãe Teri Shields, conduzia sua carreira desde os tempos de bebê.

Eleita pela revista Penthouse como a "nova rainha do sexo em Hollywood", foi vendida em matrimónio em Rei dos Ciganos (1978) e encontrada nua no banco traseiro de um carro em Somente Eu e Você (1979); passeou seminua por uma ilha deserta e descobriu o amor em A Lagoa Azul (1980); transou com seu namorado adolescente em Amor Sem Fim (1981) e travestiu-se de homem em Sahara (1984).

Paralelamente, continuou a sua carreira como modelo, aparecendo nas capas das mais importantes revistas do mundo e participando de campanhas publicitárias milionárias. Uma delas, para Calvin Klein, acabou  transformando-se  num escândalo por causa do seu alto teor de erotismo, repetindo-se as críticas contra a maneira liberal com que Teri conduzia a vida e a carreira de sua filha. Aparentemente, esses factos não chegaram a perturbar Brooke, que jamais se queixou do acúmulo de trabalho. "Sempre me diverti com o que faço, desde os tempos de criança. Minha ideia sempre foi a de ser uma profissional. Lembro-me de que meu sonho era sair na capa da revista Seventeen. Quando finalmente cheguei lá, não conseguia mais imaginar um estilo diferente de vida."

No entanto, depois de fazer o telefilme Ouro da Cobiça (1984), Brooke  afastou-se do cinema para se dedicar aos estudos na Universidade de Princeton. Retornou três anos depois - segundo ela própria, mais "livre e independente da influência da mãe" - no telefilme O Grande Roubo do Diamante (1988), fazendo em seguida a personagem título de Brenda Starr (1989), inspirada na personagem de história em quadrinhos de Dale Messick, e um papel coadjuvante em Speed Zone (1989).

Marilia Gabriela no Programa do Jo 4 / 4

Marilia Gabriela no programa do jo 3 / 4

Marilia Gabriela no programa do jo 2 / 4

Marilia Gabriela no programa do jo 1 / 4

MARÍLIA GABRIELA ENTREVISTA JÔ SOARES GNT PARTE I

A 31 de Maio de1948, nasceu Maria Gabriela



  • Marília Gabriela
  • Marília Gabriela Baston de Toledo Cochrane, filha do engenheiro Alonso e da dona-de-casa Clélia, nasceu em Campinas (SP), no dia 31 de Maio de 1948. Marília era o nome de uma parteira que ajudou no seu nascimento, e Gabriela foi homenagem à avó italiana.
    Morou em Ribeirão Preto (SP) dos 11 aos 20 anos, onde se formou professora primária. Também estudou Psicologia e Artes Plásticas, migrou para a capital para estudar cinema e comunicação publicitária, mas logo começou a trabalhar na Rede Globo. Em 1969, disse ao então director de jornalismo da emissora, Paulo Mário Mansur: "É a única coisa que vou saber fazer na minha vida". O tempo provaria que ela podia mais. Conseguiu uma vaga de estagiária e logo no primeiro dia um repórter faltou, o que abriu a chance de Gabi fazer sua primeira reportagem. Desde então, formou um bem sucedido currículo.

Clint Eastwood and women

Clint Eastwood Sudden Impact Coffee

A 31 de Maio de 1930, nasce Clint Eastwood

Clint Eastwood (1930- )Filho de Margaret Ruth (nascida Runner), uma trabalhadora fabril, e de Clinton Eastwood,Senior um serralheiro migrante. Nascido em plena depressão americana, em 1930, Clint passou a infância ajudando o pai a transportar combustível pelos desertos da Califórnia. Após completar com muito esforço o ensino básico, Clint abandonou os estudos para trabalhar. Chegou a trabalhar como operário de uma siderúrgia até conseguir um papel de figurante num pequeno filme para a TV.Depois disso a carreira do actor não parou de crescer. Adquiriu reconhecimento dando vida a Rowdy Yates, na famosa série “Rawhide” e realizou 11 tele-filmes, na sua maioria farwest, em menos de três anos. Mas foi em 1964 que a carreira de Clint deu uma viragem. Quando parecia destinado a ser um actor de TV, ele foi “descoberto” pelos produtores italianos Arrigo Colombo e Giorgio Papi, que o chamaram para protagonizar “A Fistful Of Dollars”. O filme, dirigido pelo lendário Sérgio Leone, foi um grande sucesso, dando origem aos spagheti western à italiana. O filme ainda rendeu duas réplicas com mesma equipe: “For a Few Dollars Mores” e “The Good, the Bad and the Ugly”. Com a trilogia de Leone, Clint ganhou credibilidade nos Estados Unidos, para onde voltou e não parou mais de filmar. De então para cá já filmou mais de 40 filmes, onde Eastwood reforça seu estereótipo de durão e calado.O que ninguém esperava era que aquele personagem se fosse transformar num director de sensibilidade extrema. Sua trajectória por trás das câmaras começou em 1971 com o elogiado “Play Misty for Me”, que contava a história de um homem da rádio (Eastwood) e uma ouvinte que pede, todas as noites, que ele toque a música “Misty” só pra ela. Em 1988, Clint produziu e dirigiu “Bird”, excelente filme sobre a vida do saxofonista Charlie Parker. Mas a maior surpresa veio em 1992 com “Unforgiven”, filme que deu sobrevida aos farwests e conquistou os Oscars de melhor filme e melhor director, para Eastwood. O filme é excelente e conta com as ilustres presenças de Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris.Em 1995, o actor/director/produtor encantou o mundo com o romance cor de rosa “The Bridges of Madison County”, ao lado da magnífica Meryl Streep, onde mostrou possuir sensibilidade também na frente Mystic River”, filme aclamado pela crítica americana e que conta com um super elenco: Sean Penn, Kevin Bacon, Tim Robbins, Laurence Fishburne e Laura Linney. O filme conquistou dois Oscars, melhor actor e melhor actor coadjuvante para Penn e Robbins respectivamente. No ano seguinte, 2004, Eastwood voltou a ganhar destaque na Academia, com seu "Million Dollar Baby" recebendo os prémios de Melhor Filme e Melhor Director.Após " Dollar Baby ", Clint decidiu fazer algo mais ousado e, como de costume, foi bem sucedido. Com a co-produção do amigo Steven Spielberg, Eastwood realizou "Flags of Our Fathers" e "Letters from Iwo Jima", dois filmes de guerra, rodados no mesmo ano, que trazem a pespectiva americana e japonesa, respectivamente, da batalha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial.

A 31 de Maio de 1809, morreu Joseph Hayden

Joseph Haydn (1732/1809 ) - Uma Biografia
.
Nasceu durante o período barroco, em Rohrau - Áustria (próximo da fronteira com a Hungria).
Apesar de não ter historial de músicos profissionais na família, a infância de Haydn foi impregnada de musicalidade com frequentes serões de canto.
Seu pai era tenor amador e fazia-se acompanhar sempre de uma harpa, embora não soubesse ler uma nota musical (cantava e tocava de ouvido).
 .
O dom de Haydn para a música, começou cedo e seus pais resolveram enviá-lo  para casa de um familiar que era mestre capela em Hainburg. Com Johann Matthias Franck, aprendeu a tocar cravo e violino, mas apesar de tudo foi um período difícil para o jovem, que passava fome e por algumas humilhações, em casa deste seu parente.
 .
Em 1740, descoberto o seu enorme talento vocal, foi enviado para Viena onde trabalhou durante nove anos como cantor. Aos 18 anos, foi expulso por já não ter voz apropriada para cantar num coro infantil.
Nos anos que se seguiram, Haydn tornou-se músico ambulante, chegando mesmo a dormir na rua. No entanto, isto levou-o a introduzir-se nos meios intelectuais da época e em 1753 tornou-se secretário do então famoso Nicola Porpora com quem aprende os fundamentos da composição.
Em 1756 compõe algumas missas e sua primeira ópera (que acabou por se perder).
Em 1759 consegue o seu primeiro cargo importante, como mestre capela para o conde Karl Von Morzin. Haydn, passa a dirigir a orquestra do conde e compõem as suas primeiras sinfonias. Alguns anos mais tarde, devido a problemas financeiros é dissolvida esta aliança e Karl Von Morzin dispensa os serviços de Haydn.
Haydn passa então, a exercer funções como mestre capela assistente para a família dos príncipes de Ezsterhazy.
Nicolaus I Ezsterhazy torna-se seu mecenas e concede-lhe todos as condições necessárias para o seu desenvolvimento musical.
Com a morte do mestre capela, passa Haydn a exercer essas funções.
Fica ao serviço da família por mais de trinta anos, período durante o qual o seu estilo musical amadurece.
Em 1781 estabelece uma sólida amizade com Mozart e os dois influenciam-mutuamente. Mozart chega mesmo a dedicar seis dos seus quartetos, ao amigo.
 .
Em 1790, com a morte de príncipe dissolve-se a estrutura musical da família Ezsterhazy e Haydn fica livre de obrigações. Resolve então, aceitar a proposta do violinista Johann Peter Salomon, para conduzir uma grande orquestra, em Inglaterra. Para a ocasião, compõe as suas últimas doze sinfonias, que obtiveram grande sucesso.
É durante os seus últimos anos de vida que Haydn compõe grandes obras para coro e orquestra, tais como A CriaçãoAs EstaçõesTe Deum. Estas obras marcam o ponto máximo na sua obra musical.
A partir de 1802 devido à sua debilidade física, Haydn vê-se obrigado a abandonar a composição.
Em 1809 morre (aos 77 anos de idade), durante um bombardeamento nas vésperas da tomada de Viena pelo exército de Napoleão Bonaparte.
 .
Figura fundamental na evolução do estilo clássico, Haydn personifica o classicismo vienense ao lado de figuras como Mozart e Beethven. Foram até apelidados de “A trindade vienense”.
Considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.
É através da inovação na música instrumental que Haydn ganha notoriedade
Haydn era um autodidacta, afastado da corrente musical da sua época; o compositor disse que este isolamento o forçou à originalidade.
As 104 sinfonias de Haydn constituem um marco importante na história da música clássica.

A 31 de Maio de 1469, nasceu D.Manuel I

D. Manuel I

Monarca português, filho do infante D. Fernando, irmão de D. Afonso V, e de D. Brites, nasceu em 1469, em Alcochete e faleceu em 1521, em Lisboa. Décimo quarto rei de Portugal (1495-1521), é conhecido pelo cognome de "o Venturoso". Casou três vezes. Primeiro, em 1497, com D. Isabel, filha dos Reis Católicos e viúva do príncipe D. Afonso, filho de D. João II. Com a morte de D. Isabel, de parto, casou pela segunda vez, em 1500, com a infanta D. Maria de Castela, irmã de D. Isabel. Deste casamento nasceram vários filhos, entre eles D. João, o futuro rei, e D. Beatriz, duquesa de Sabóia. Viúvo novamente, casou, em 1518, com a infanta D. Leonor, irmã de Carlos V.
D. Manuel subiu ao trono em 1495, após a morte de D. João II, seu cunhado, de acordo com o testamento do falecido rei. Tal ficou a dever-se à morte do único filho legítimo de D. João, o príncipe D. Afonso, e à não aceitação de legitimação de um filho bastardo de D. João. Foi ainda possível porque tinham morrido os outros irmãos mais velhos de D. Manuel.
No plano interno, D. Manuel I vai continuar a centralização do poder, mas de uma maneira mais sensata que D. João II. Logo nas Cortes de Montemor-o-Novo, no início do seu reinado, foram tomadas medidas que vão nesse sentido, como mandar confirmar as doações feitas, os privilégios e cartas de mercê; reformou os tribunais superiores. Por outro lado, só reuniu Cortes mais três vezes: em 1498, em 1499 e em 1502.
Em 1496, obriga todos os judeus e mouros que não quisessem baptizar-se a sair do país no prazo de dez meses, sob pena de confisco dos bens e condenação à morte.
Como as 
Ordenações Afonsinas estavam já desactualizadas, o rei mandou proceder a nova compilação das leis. Assim, entre 1512 e 1531, são publicadas as Ordenações Manuelinas. D. Manuel procede também à reforma dos forais, bem como da sisa e dos direitos alfandegários.
No que respeita à política ultramarina, quando sobe ao trono, em 1495, tinha-se dobrado já o Cabo da Boa Esperança e preparava-se a viagem marítima que levaria os portugueses até à Índia. D. Manuel deu continuidade a esses preparativos e em 5 de Julho de 1497 partia de Lisboa uma armada chefiada por Vasco da Gama, que atingiu Calecute em 20 de Maio de 1498. Estava consumada a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Em 1500 manda D. Manuel uma outra armada à Índia, comandada por Pedro Álvares Cabral, que, desviando a rota mais para sudoeste, acaba por atingir as costas da Terra de Vera Cruz. Estava descoberto o Brasil, que se encontrava ainda nos nossos limites do Tratado de Tordesilhas, o que leva a supor que D. João II já tinha conhecimento destas terras aquando da assinatura do Tratado.
D. Manuel decide enviar todos os anos uma armada à Índia, não só para consolidar o domínio português no Oriente como para ajudar na luta contra os inimigos dos portugueses naquelas paragens. Para poder impor a nossa presença, D. Francisco de Almeida foi para a Índia como vice-rei, tentando manter o monopólio da navegação e do comércio português na área, com certos apoios em terra, sendo Cochim o respectivo centro. Sucede-lhe Afonso de Albuquerque, que conquistou Goa, transformada então em capital do Estado da Índia, e manda proceder à exploração de outras terras daquelas paragens, chegando a Timor.
No reinado de D. Manuel fizeram-se também viagens para ocidente, tendo-se atingido a Gronelândia e Labrador. No Norte de África prosseguiram algumas conquistas, como Safim e Azamor.
Nas relações com os outros países, o rei tentou usar da maior habilidade e diplomacia, procurando manter-se neutral e não se envolvendo nas lutas do seu tempo. Ficou célebre, pelo seu fausto, uma comitiva que enviou ao papa Leão X em 1513.
A nível cultural, D. Manuel procedeu à reforma dos Estudos Gerais, criando novos planos de estudo e bolsas de estudo. É nesta época que surge o estilo manuelino, com motivos inspirados no mar e nas grandes viagens, em monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. É na sua Corte ainda que surge Gil Vicente.
D. Manuel vem a falecer em 1521, estando sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.