Previsão do Tempo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Língua Angolana ... riquíssima !

Língua Angolana ... riquíssima !


O Presidente de Angola foi aos EUA e, na chegada ao aeroporto, passou revista às tropas americanas. Foi então que perguntou a um soldado americano:
- Que farias pela tua Pátria?
O soldado americano respondeu:
- Pela Pátria eu ou mato ou morro.
O Presidente angolano ficou muito espantado com a convicção do soldado e perguntou-lhe porquê. Ao que o soldado responde:
- Porque para mim a Pátria é tudo!!
A situação inverte-se e chegou a vez da visita do Presidente dos EUA a Angola.
Também ele passou revista às tropas angolanas quando chegou ao aeroporto e resolve fazer a seguinte pergunta a um soldado angolano:
- O que farias pela tua Pátria?
O soldado angolano prontamente respondeu:
- Pelas Pátria ou mato ou morro!
O presidente americano perguntou ao soldado angolano o porquê daquela afirmação e este respondeu:
- Porque se os inimigo vem pelos mato eu fujo pelos morro, se eles vem pelos morro eu fujo pelos mato...

Paulo Rafael de Oliveira Ramos, morreu a 1 de Setembro de 1009


Paulo Rafael de Oliveira Ramos, mais conhecido Paulo Ramos (Goiânia30 de julho de 1985  Inhumas1º de setembro de 2009), foi umfutebolista brasileiro que atuava como meia.
Jogou pelo Vila NovaGrêmio e Juventude

Paulo Ramos começou sua carreira profissional no Vila Nova, em 2005. Neste mesmo ano, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi trazido por empréstimo ao Grêmio, junto com o atacante Pedro Júnior, por 1 milhão de dólares.
Em 2005, Paulo Ramos foi reserva do time gaúcho na maior parte do tempo. Em 2006, o jogador chegou a ser titular da equipe, mas a condição não durou muito tempo.
No início de 2007, Paulo Ramos foi emprestado ao Juventude. Por este clube, foi vice-campeão do Campeonato Gaúcho. Na metade de 2007, ele teve seu empréstimo acabado e voltou para o Vila Nova, onde jogou somente até março de 2008, por problemas de saúde.

No dia 1º de setembro de 2009, Paulo Ramos, afastado precocemente do futebol profissional por causa do agravamento de uma arritmia cardíacafaleceuna noite de terça-feira justamente por causa de problemas no coração. Segundo o jornal Diário da Manhã, o meia de 24 anos participava de um jogo com amigos num campo particular em Inhumas, na grande Goiânia, quando sentiu-se mal.
Paulo Ramos foi levado a um hospital onde, segundo os médicos, chegou ainda com vida mas não resistiu. O atleta teve sua arritmia cardíaca descoberta no Grêmio em 2006 e passou a realizar exames médicos a cada três meses. No entanto, no fim de março de 2008, quando estava no Vila Nova, foi afastado devido ao agravamento de seu problema e não voltou mais a jogar profissionalmente

Eneas Faria, morreu a 1 de Setembro de 2004

Enéas Faria (Curitiba16 de novembro de 1940 — 1 de setembro de 2004) foi um político brasileiro.

Filho de José Rocha Faria e D. Maria da Conceição Gomes Pereira Faria, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Filosofia e Letras, pela Faculdade de Paranaguá. Teve três filhos: Andreia Osna Faria, Sergio Osna Faria e Luzardo Faria.
Trabalhou na advocacia e no serviço público, até entrar para a política, sendo sucessivamente eleito para mandatos como vereadordeputado estadual (legislatura de 1974-78), deputado federal - este último por meia legislatura, de 1982 a 1983, quando afastou-se por haver sido eleito senador, cargo que ocupou nas legislaturas de 1983 a 1987 e de 1989 a 1992.No Senado foi o unico paranaense,ao lado do ex-governador paranense Ney Braga,a ser 1º secretário.

Berthold Konrad Hermann Albert Speer, morreu a 1 de Setembro de 1981


Berthold Konrad Hermann Albert Speer (Mannheim19 de março de 1905 – Londres1 de setembro de 1981) foi o arquiteto-chefe e ministro do Armamento do Terceiro Reich. Conhecido como "O bom nazista", ele assumiu todas responsabilidades por seus atos cometidos durante o regime nazi nosJulgamentos de Nuremberg.
Speer entrou para o Partido Nazista em 1931. Com grande talento na arquitetura, rapidamente se tornou uma das pessoas mais próximas de Hitler. O ditador designou Speer para a construção de diversas obras, incluindo a Chancelaria do Reich. Speer também fez planos para a reconstrução de Berlim, com grandes edifícios, amplas alamedas e renovação do sistema de transporte.
Como Ministro do Armamento, Speer foi responsável pela grande produtividade da Alemanha neste setor nos anos finais da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, ele foi julgado em Nuremberg e sentenciado a 20 anos de prisão por sua participação no regime nazista, principalmente pelo uso de trabalho escravo noscampos de concentração. Ele serviu a maior parte de sua sentença na prisão de Spandau na Berlim Ocidental.
Após sair de Spandau em 1966, Speer publicou dois best-sellers autobiográficos: Por Dentro do III Reich e Spandau - O Diário Secreto, detalhando seu relacionamento com Hitler e fornecendo histórias desconhecidas sobre o Terceiro Reich. Ele ainda escreveu um terceiro livro, Infiltration, sobre a Schutzstaffel. Speer morreu de causas naturais em 1981 em uma visita a Londres.

François Mauriac, morreu a 1 de Setembro de 1970



Mauriac, François (1885 - 1970) novelista, ensaísta, poeta, dramaturgo, jornalista e prêmio Nobel de literatura em 1952. Ele pertenceu à corrente de escritores católicos franceses e suas novelas, austeras e algo sombrias, são dramas psicológicos na análise da realidade da vida moderna. Seus personagens lutam com dilemas do pecado, graça e salvação.

Mauriac pertenceu a uma família de classe média católica. Estudou na Universidade de Bordeaux e entrou na École Nationale des Chartes em Paris em 1906, que logo deixou para dedicar-se a escrever. Seu primeiro trabalho publicado foi um volume de versos, Les Mains jointes (1909; "Mãos postas"). Seus primeiros romances foram L'Enfant chargé de chaînes ("Um jovem carregado de ferros") de 1913, e La Robe prétexte (""),de 1914.

Le Noeud de vipères ("O ninho das vespas"), de 1932, é geralmente considerado a obra prima de Mauriac. É um drama matrimonial narrando o rancor de um velho advogado contra sua família, sua paixão por dinheiro, e sua conversão final. Neste, como em outros romances de Mauriac, o amor que seus personagens procuram em vão nas relações humanas é preenchido somente no amor de Deus.

Em 1933 Mauriac foi eleito para a Academia Francesa. Em 1938 Mauriac passou a escrever peças teatrais, começando com o sucesso Asmodée, levada ao palco em 1937, na qual o herói é um mau caráter que controla indivíduos mais fracos, um tema repetido em Les Mal Aimés,("Os mal amados"), de 1945.

Mauriac foi também um escritor polêmico. Protestou vigorosamente em 1930, condenando o totalitarismo em todas as suas formas, e denunciando o fascismo na Itália e na Espanha. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou com os escritores da Resistance. Após a guerra discutiu temas políticos com vigor, apoiando o General De Gaulle em 1962. Escreveu De Gaulle, em 1964. Na França é considerado o maior novelista francês depois de Marcel Proust.

Sebastiano Conca Solimena, morreua 1 de Setembro de 1764


Fuga para o Egipto

Sebastiano Conca Solimena
começou sua carreira. Mudou-se para Roma em 1707 e lá permaneceu até seu retorno a Nápoles, em 1752. Em 1710, ele fundou sua própria escola, a Accademia del Nudo, atrai jovens artistas de toda a Europa, incluindo Mengs , Giaquinto ou Batoni. Acadêmico da São Lucas, em 1718, ele era príncipe da academia duas vezes (1729 e 1739). prelados Familiar poderoso, ele foi apresentado pelo chefe de seu patrono, o cardeal Ottoboni, o Papa Clemente IX, que o condecorou, depois que pintou a Jeremias da Basílica de S. João de Latrão. Seus vínculos com os arquitetos Juvarra Vanvitelli fornecer-lhe as comissões de prestígio do rei da Sardenha, o reino de Nápoles ou a Savoy. A coroação de Santa Cecília, teto rococó famoso correr para a igreja homônimo em Trastevere (1723-1725), o fato para a vanguarda da cena da arte romana. Efetua a síntese de influências: a lição de Solimena e memórias de pinturas recentes de Luca Giordano, ele mistura exemplos Roman, mais decorativa e Pozzo Gaulli. Arnold como pontos de Brejon Lavergnée: "Acima de tudo, ele tem variado seu estilo como as composições oficiais, continuam a ser equilibrada marratesques da mente, todas as pinturas de casas particulares são mais espiritual com a busca do efeito líquido ". Conca de trabalho foi muito influenciado jovens artistas franceses, que vieram sob a direção de François de Troy, Jean ou Natoire aperfeiçoando sua arte-educação em Roma. Conscientes da importância da educação, escreveu em 1739 Conca "Ammonimenti" um livro de aconselhamento técnico e moral para a atenção de jovens pintores.

Luís XIV de Bourbon (em francês Louis XIV, morreu a 1 de Setembro de 1715



Luís XIV de Bourbon (em francês Louis XIV
; Saint-Germain-en-Laye, 5 de Setembro de 1638 - Versalhes, 1 de Setembro de 1715), conhecido como "Rei-Sol", foi o maior monarca absolutista da França, e reinou de 1643 a 1715.

A ele é atribuída a famosa frase: "L'État c'est moi" (O Estado sou eu), apesar de grande parte dos historiadores achar que isso é apenas um mito. Construiu o Palácio dos Inválidos e o luxuoso palácio de Versalhes, perto de Paris, onde faleceu em 1715.



Quando nasceu, em 1638, seus pais, Luís XIII e Ana de Áustria, consideraram-no uma bênção divina, já que o casal ainda não tivera nenhum filho em vinte e três anos de matrimónio. Por isso alguns historiadores acreditam que ele não era filho biológico de Luís XIII. Foi batizado Louis-Dieudonné ("Luís, o presente de Deus") e recebeu além do tradicional título de Delfim o de Premier Fils de France ("Primogênito da França").

Luís XIII e Ana tiveram um segundo filho, Filipe I, duque de Orleães. O rei não confiava em sua mulher e procurou evitar que ela ganhasse influência sobre o país. Porém, após sua morte em 1643, Ana tornou-se regente. Ela confiou todos os poderes do Estado ao cardeal italiano Giulio Mazarino, que era odiado pela maioria dos círculos políticos franceses.

Ao mesmo tempo que a Guerra dos Trinta Anos acabava em 1648, uma guerra civil francesa conhecida como Frondacomeçou. O cardeal Mazarino deu continuidade à centralização do poder iniciada pelo seu antecessor, o Cardeal Richelieu. Tentou aumentar o poder da Coroa às custas da nobreza e impôs uma taxa aos membros do Parlamento, na época composto na maior parte pelo alto clero e nobreza.

O Parlamento não só se recusou a pagar como anulou todos os éditos financeiros anteriores promulgados por Mazarino, que por conta disso mandou prende-los, o que fez Paris ser tomada por revoltas. Luís XIV e a corte tiveram que deixar a cidade.

Quando o tumulto começou a passar foi assinada a Paz de Westphalia, que restaurou o controle da Coroa sobre o Exército Francês, e que foi sucedida pelaPaz de Rueil, que encerrou os conflitos temporariamente.



O período de regência exercido pela mãe de Luís terminou oficialmente em 1651, quando ele tinha 16 anos. Luís assumiu o trono, mas Mazarino continuou a controlar os assuntos de estado até 1661. Outros membros do governo esperavam que fosse substituído por Nicolas Fouquet, o superintendente de finanças. Ele não só não assumiu como foi preso por má administração do Tesouro francês. O rei anunciou em seguida que não indicaria outro primeiro-ministro e assumiria ele próprio o governo do reino. Seu conselho, o conseil d'en haut, contava com nomes de prestígio como Jean-Baptiste Colbert, Hugues de Lionne e François-Michel le Tellier. Nenhum destes pertencia a alta aristocracia, o que levou o grande memorialista do fim do reinado, o Duque e Par do Reino Louis de Rouvroy, Duque de Saint-Simon a chamar o governo de "Reino da pequena burguesia".

O Tesouro estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder. As coisas não melhoraram já que ele gastava dinheiro extravagantemente, despendendo vastas somas de dinheiro financiando a Corte Real. Felizmente, parte desse dinheiro ele gastou como patrono das artes, financiando nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste Lully. Também gastou muito em melhorias no antigo Palácio do Louvre, que acabou por abandonar em favor da nova fundação de Versalhes, construído sobre um antigo pavilhão de caça de Luís XIII.

Em 1665, Luís XIV nomeou Jean-Baptiste Colbert para a chefia da Controladoria Geral. Colbert reduziu o défice daFrança através de uma reforma fiscal, que tornou os impostos mais eficientes. Seu plano incluía os aides e douanes(ambos taxas comerciais), a gabelle (imposto sobre o sal) e o taille (imposto sobre as terras). Por outro lado, não aboliu a isenção fiscal de que se valia o clero e a nobreza. O método de coleta de impostos também foi melhorado.

Colbert fez planos de longo prazo para o desenvolvimento da França através do comércio. Sua administração criou novas indústrias e encorajou os fabricantes e inventores a produzir. Também modernizou a Marinha, as estradas e os aquadutos. Ele é considerado um dos pais da escola de pensamento conhecida como mercantilismo, sendo que na França "Colbertinismo" é um sinônimo de mercantilismo.

Luís XIV ordenou a construção do complexo conhecido como Hôtel des las Invalides (Palácio dos Inválidos) para servir de moradia a militares que o serviram lealmente em combate, mas que foram dispensados por motivo de ferimento de guerra ou idade avançada - e que até então tinham como alternativas apenas a mendicância e o banditismo.

No seu reinado foi construído o Canal Midi que uniu o Mediterrâneo e o Atlântico e foi muito importante para o desenvolvimento econômico da França e da Europa sendo considerado fundamental para a Revolução Industrial. O Canal tem 240 km e foi projetado por Pierre Paul Riquet, sendo inaugurado em 1681.

Enquanto, a guerra com Espanha continuava, os franceses receberam apoio militar da Inglaterra, dirigida por Oliver Cromwell. A aliança Anglo-francesa venceu a guerra em 1658 na Batalha das Dunas. O resultado foi o Tratado dos Pirenéus que fixou a fronteira entre Espanha e França. A Espanha cedeu varias províncias e cidades a França nos Países Baixos Espanhóis e em Rousillon. Como meio de fixar ainda mais a paz e as fronteiras dos dois reinos, uma união entre as duas famílias reais, de Espanha e de França, foi proposta. Tal proposta estava seduzindo imensamente Ana de Áustria, a mãe de Luís XIV, que sempre desejou ver seu filho casado com uma parente sua da Casa de Habsburgo. Entretanto, a hesitação espanhola conduziu a um esquema em que o Cardeal Jules Mazarin, primeiro-ministro da França, fingia procurar uma união para o rei com Catarina de Bragança. Quando Filipe IV de Espanha ouviu sobre a reunião em Lyon entre as casas de França e de Portugal, ele enviou uma mensagem especial para a corte francesa, afim de abrir as negociações de paz e de um casamento real. Então Luís XIV aceita de boa vontade, casar-se com Maria Teresa de Espanha, a infanta, filha de Filipe IV, rei da Espanha, e Isabel da França, sua tia , irmã de seu pai. O casamento teve lugar em 9 de Junho de 1660 em Saint-Jean-de-Luz. Para prevenir uma união das duas coroas, os diplomatas espanhóis incluíram uma cláusula na qual Maria Teresa e seus descendentes seriam desprovidos de qualquer direito ao trono espanhol. Mas pela habilidade de Jules Mazarin, a clausula só seria valida mediante pagamento de um grande dote. A Espanha estava empobrecida após décadas de guerra, e foi incapaz de pagar um dote de tais proporções, e a Françanunca recebeu a quantia acordada de 500.000 Escudos.

Henry More, nasceu em 1614, em Grantham, Lincolnshire, faleceu a 1 de setembro, 1687



Henry More, nasceu em 1614, em Grantham, Lincolnshire, faleceu a 1 de setembro, 1687, em Cambridge, Cambridgeshire) poeta e filósofo da religião cuja afinidade pela metafísica de Platão o coloca entre os grupo de pensadores conhecidos como Platonistas de Cambridge.

Educado como calvinista, More tornou-se um anglicano na juventude. No Christ's Colege, em Cambridge, ele encontrou platonistas como Edward Fowler e John Worthington e ficou sob influencia de Joseph Mead (ou Mede), o místico que escreveu Clavis Apocalyptica (1627; A chave para o Apocalipse"). Em 1639 ele foi eleito para uma bolsa em Cambridge. Entre seus alunos estava Lady Anne Conway, cujo entusiasmo religioso influenciou More e sob cuja solicitação ele depois escreveu "Conjectura Cabalística" (1653).

Em contacto estreito com os principais filósofos e cientista de seu tempo More gradualmente abandonou sua admiração pelo pensamento do racionalista francês René Descartes, o qual separou espírito e matéria, e veio a ver o naturalismo mecanicista e ateísmo como um resultado inevitável da filosofia cartesiana. Em sua correspondência de 1648-49, publicada como The Immortality of the Soule ("A Imortalidade da Alma "-1659) e no seu mais importante trabalho metafísico, Enchiridion Metaphysicum (1671), More argumentou contra o ceticismo de Descartes e manteve seus próprias pontos de vista espiritualistas. Em um modo similar, ele buscou refutar a pretensão do filósofo inglês Thomas Hobbes de que o teísmo é impossível porque a mente humana não pode conhecer uma substância imaterial.

A primeira poesia de More, escrita em um estilo afim ao do lírico inglês Edmund Spenser, tratava de matéria metafísica e incluía quadros satíricos da religião puritana, contra a qual ele havia se rebelado. Seus pontos de vista religiosos, mais claramente expostos em An Explanation of the Grand Mystery of Godliness(1660) e Divine Dialogues (1668), centrados na sua idéia que "Não há choque verdadeiro absolutamente entre um ponto genuíno do Cristianismo e o que a verdadeira filosofia ou razão correta determina ou aceita". Seus escritos éticos incluem Enchiridion Ethicum (1667); seu trabalho An Antidote against Atheism(1652) está curiosamente devotada, em grande parte, a estórias de bruxas e fantasmas. Sua poesia está publicada no Complete Poems of Henry More (1878) de Älkexander Balloch Grosart. Trechos de seus escritos filosóficos aparecem em Philosophical Writings of Henry More (1925) de Flora Isabel MacKinnon.

Jan Brueghel o velho, morreu a 1 de Setembro de 1625



Jan Brueghel o velho (Bruxelas, 1568 — Antuérpia, 1625) foi um dos mais notáveis pintores quinhentistas flamencos. Segundo filho de Pieter Brueghel o velho, irmão de Pieter Brueghel o jovem e pai de Jan Brueghel o jovem, Jan é muito conhecido pelas suas naturalistas paisagens campestres ou pelos seus realistasbouquets de flores.

Nascido no seio de uma família de pintores flamencos, Jan teve, desde cedo, um grande contacto com a arte, tendo aprendido, por exemplo, com a sua avó, a pintar com aquarelas. Tinha diversos apelidos, como "veludo" e "flor", para assim se poder distinguir dos outros membros da família.

Estudou na escola de Antuérpia, onde foi aluno de Pieter Goctkind e, provavelmente, de Gillis van Coninxloo, durante oito anos. Esteve em Itália alguns anos, porém, retornou à sua cidade de Antuérpia em 1598. Lá se casou, um ano depois, com Isabella de Jode, de quem teve dois filhos, incluindo Jan Brueghel o jovem. Porém, sua mulher morreu em 1603.

Em 1605, Jan casou-se de novo, desta vez com Catherinne van Marienberghe, de quem teve oito filhos.

Durante toda a sua vida foi-lhe assegurada fama e fortuna, em parte, devido ao enorme reconhecimento do seu pai entre a aristocracia e artistas flamengos. Todavia, nem a fama nem a fortuna lhe valeram muito quando contraiu cólera e morreu, em 1625.

Frans Hals, morreu a 1 de Setembro de 1666



Frans Hals - 1580 - 1666

Suas telas e até a mobília constantemenete eram penhoradas para garantir pagamento ao padeiro e o leiteiro. Sua pintura mais importante fora realizada enquanto fugia do leiteiro que lhe cobrava 140 florins.
Dos pincéis de Hals saíram os mais vigorosos e alegres retratos de sua época. Todo o período de sua carreira fez uma arte franca e fecunda que ornam as mais importantes coleções de quadros. A pequena Holanda, tinha a pouco tempo se libertado dos punhos de aço da Espanha, e a energia da liberdade se espalhava e expandiam em uma vida exuberante.
Flamengo, nascido no Haarlem, devido sua leviandade e prodigalidade fora vítima de vários credores. Sua obra mais importante " O Alegre Tocador de Alaúde" foi pintado entre uma fuga e outra. Um leiteiro de quem era cliente, não lhe dava sossego, queria receber uma dívida de 140 Florins. Aos 50 anos ele continuava sem perspectivas financeiras; teve de penhorar toda seu acervo de quadros para pagar o padeiro. Quando completou 60 anos, recebeu uma citação judicial por não pagar os suportes que utilizava para pintar. Aos 70 anos, um credor usurário penhourou não somente suas telas, mas também a mobília de sua casa.
Sua vida continuava finaceiramente ladeira a baixo. Já era um ancião, então, as autoridades locais lhe concederam uma pensão de 4.000 Florins. Ao falecer em 1666, não tinha dinheiro para ser enterrado, o funeral foi custeado pelo município. "O Alegre Tocador de Alaúde" pertence à coleção do cubano Oscar B. Cintas.

Dulce Berenguer de Barcelona ou de Aragão, morreu a 1 de Setembro de 1198


2- Rainha D. Dulce.jpg

Dulce Berenguer de Barcelona ou de Aragão (1160 - Coimbra1 de Setembro de 1198) foi uma infanta aragonesa e a segunda rainha de Portugal, de 1185 até à sua morte.
D. Dulce era filha do conde Raimundo Berenguer IV de Barcelona com a rainha Petronila de Aragão e irmã de Afonso II de Aragão. Em 1175 casou-se com o herdeiro do trono português, o infante D. Sancho. Com a morte do rei D. Afonso Henriques em 1185, este ascendeu ao trono como D. Sancho I. Dulce faleceu em Coimbra, tendo sido sepultada no Mosteiro de Santa Cruz, junto do marido.
As rainhas de Portugal contaram, desde muito cedo, com os rendimentos de bens, adquiridos, na sua grande maioria, por doação. Sancho I, em testamento de1188, doou os rendimentos de Alenquer, terras do Vouga, de Santa Maria e do Porto, a D. Dulce de Aragão. A rainha ainda adquiriu outras propriedades no termo e sabe-se que foi, de facto, senhora de Alenquer.