Previsão do Tempo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Irlanda já dá conselhos a Portugal. E «com amor».

Carta dirigida aos portugueses diz que «ajuda do FMI não vai tirar país de dificuldades». Antes pelo contrário.
A Irlanda já está nas mãos do FMI e Portugal para lá caminha. É o que acreditam alguns, mas é também uma ideia rejeitada por outros. Certo é que os irlandeses já começam a dar conselhos aos portugueses.
O jornal irlandês «Sunday Independent» escreveu um artigo de opinião dirigido a Portugal em forma de carta e onde a ironia impera.
«Querido Portugal, daqui quem te escreve é a Irlanda. Sei que não nos conhecemos muito bem e não me quero intrometer, mas li notícias sobre a situação portuguesa e sinto-me capaz de oferecer alguns conselhos» - assim começa a carta onde «ajuda» é a palavra central.
«Como o inglês é a vossa segunda língua podem pensar que a palavra ajuda significa que o país vai ser ajudado pelos nossos irmãos europeus. Permitem-me que vos avise. Essa ajuda não vai tirar o país de dificuldades. Vai prolongar os vossos problemas para as gerações futuras».
O artigo diz ainda que temos obrigação de nos sentirmos gratos por esta ajuda que, diz o «Sunday Independent», é mais uma hipoteca.
No fim, a carta de solidariedade irlandesa dá lugar a um sentimento maior. A saudação final diz: «Com amor, da Irlanda». E, afinal, cartas de amor, quem as não tem?

(Fonte: DN online)

Sem comentários:

Enviar um comentário