Previsão do Tempo

domingo, 31 de julho de 2011

Um país chamado Portugal


Uma viagem, em trabalho, do Minho ao Algarve, verificando-se duas realidades nacionais: a de maior investimento que junta Algarve, Alentejo e Lisboa;e a que é deixada à sua sorte, englobando o Norte e zona Centro, consideradas num passado recente locais onde a iniciativa privada foi mais pungente. Temos, hoje, um país a duas velocidades e que importa rever. Para que serve o chamado "Eixo Atlântico", associando o litoral Norte e Galiza, senão para contrariar esta anomalia nacional com epicentro em Lisboa?

Portugal, o jardim do Atlântico!


Eis o lindo e maravilhoso NORTE DE PORTUGAL retratado neste vídeo,tendo como som de fundo a música folclórica portuguesa característica

dessa região...

PORTUGAL...!!!

passado,presente e futuro,

de norte a sul NOSSO ORGULHO...!!!

Principais acontecimentos registados no dia 01 de agosto



Principais acontecimentos registados no dia 01 de agosto, Dia Mundial do Aleitamento Materno:


30 a.C. -- Augustus entra em Alexandria anexando o Egito ao Império Romano.

1291 - É fundada a Confederação Helvética, com a união de Uri, comunidade livre do vale de Schwyz, e Nidwalden. Festa nacional suíça.

1492 -- Emissão do decreto de expulsão dos judeus de Espanha, pelos reis Católicos Fernando e Isabel.

1498 -- Cristóvão Colombo chega à costa da atual Venezuela.

1619 -- Começa o comércio de escravos da América do Norte, com a chegada dos primeiros africanos a Jamestown, Virgínia.

1774 -- Identificação do elemento Oxigénio, pelo químico inglês Joseph Priestley, que prosseguira as investigações do alemão Carl Wilhelm Scheele.

1800 -- A Lei da União, da Coroa britânica, estabelece o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.

1808 - Tropas britânicas iniciam o desembarque em Lavos, na Figueira da Foz, na guerra contra as forças de Napoleão Bonaparte.

1819 -- Nasce o escritor norte-americano Herman Melville, autor de "Bartleby" e "Moby Dick".

1856 -- Começa a chamada Revolta das Subsistências em Portugal. O mau ano agrícola provoca manifestações em Lisboa. Os tumultos e assaltos a lojas, prolongam-se pelo mês de agosto.

1857 - Garibaldi forma a Associação Nacional Italiana com o objetivo de unificar o país.

1868 -- A Rússia vende o Alaska aos EUA.

1894 -- Início da primeira guerra Sino-japonesa, pela posse da Coreia.

1900 -- O médico cubano Carlos Finlay identifica o mosquito propagador da febre-amarela.

1902 -- Os EUA adquirem os direitos do Canal do Panamá à França.

1903 - É fundado o Boavista Futebol Clube, no Porto.

1914 -- I Guerra Mundial. A Alemanha declara guerra à Rússia, invade o Luxemburgo e faz o ultimato à Bélgica. A França lança a mobilização geral.

1922 -- Morre Alexander Graham Bell, inventor do telefone.

1927 -- Levantamento de Nanchang, na China.

1936 -- Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha nazi de Adolf Hitler.

1940 -- II Guerra Mundial. A Itália de Mussolini ataca a Somália britânica.

1943 -- II Guerra Mundial. Ataque aéreo dos EUA aos campos de petróleo da Roménia, controlados pelos nazis.

- A Birmânia proclama a independência.

1941 -- É produzido o primeiro Jeep, em Toledo, EUA.

1944 -- II Guerra Mundial. Início da insurreição de Varsóvia contra as forças nazis de ocupação. A revolta durou 63 dias, causou 200 mil mortos e foi sufocada pelas tropas de Hitler.

- II Guerra Mundial. Itália. As forças aliadas libertam Florença. O general Patton assume o comando do 3º Exército norte-americano.

1946 -- É criada a Comissão de Energia Atómica.

1947 - As Nações Unidas apelam ao cessar-fogo na Indonésia, entre as forças revolucionários e a potência colonial, a Holanda.

1950 -- A URSS regressa ao Conselho de Segurança da ONU.

1957 -- Os EUA e o Canadá estabelecem o NORAD, Comando de Defesa Aérea da América do Norte.

1958 - Hussein da Jordânia dissolve a Federação com o Iraque.

1960 -- Independência do Daomé.

1961 -- Ocupação do Forte de São João Baptista de Ajudá pelo Benin (Daomé), que anexa a fortaleza. A anexação apenas será reconhecida por Portugal em 1985.

1965 -- Guerra do Vietname. Tropas Vietcong conquistam a base norte-americana de Da Nang.

1966 -- Massacre da Universidade do Texas. O atirador Charles Joseph Whitman assassina 15 pessoas, antes de ser morto pela polícia.

1974 -- Chega a Lisboa o primeiro representante diplomático de um país do Bloco de Leste, Erich Butzke, embaixador da RDA.

- O Governo grego restabelece a Constituição que vigorava no país antes do golpe militar de 1967, abrindo o caminho à Democracia.

1975 -- Representantes de 35 nações ocidentais, reunidos na Finlândia, em Helsínquia, assinam a Acta Final da Conferência de Segurança e Cooperação na Europa, documento na base da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (1994).

1976 -- Começam, em Montreal, Canadá, os XXI Jogos Olímpicos da era moderna.

1977 - Morre o Cardeal Patriarca Resignatário de Lisboa Manuel Gonçalves Cerejeira.

1981 -- Início das emissões do canal de música por cabo MTV.

1983 - Começa, em Genebra, a segunda conferência da ONU sobre o racismo e a discriminação racial. Em causa, a política de apartheid da África do Sul.

1990 -- São fechadas as fronteiras terrestres entre o Iraque e o Kuwait.

1991 - O Governo israelita aceita a realização de uma conferência de paz para o Médio Oriente.

2002 -- Os Estados membros da CPLP assinam o acordo de cooperação para o combate à Sida, que prevê um investimento de 30 milhões de euros, no fecho da IV Cimeira, em Brasília.

2003 - Morre a atriz francesa Marie Tritignant, 41 anos, vítima de agressão do companheiro.

2004 -- Entra em vigor a redução da Zona Económica Exclusiva dos Açores das 200 para as cem milhas.

- Acordo dos 147 países da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, impõe redução de subsídios agrícolas à União Europeia, aos EUA e ao Japão.

2005 -- Morre o Rei Fahd da Arábia Saudita, 84 anos. Sucede-lhe Abdala bin Abdelaziz.

2006 -- O Provedor de Justiça considera ilegal o despacho do Ministério da Educação que permite aos alunos repetir os exames nacionais de Química e Física.

- O presidente cubano Fidel Castro delega o poder, pela primeira vez, no irmão Raul Castro.
2007- Entra em funcionamento o terminal 2 do Aeroporto da Portela.

- O colapso de uma ponte sobre o Rio Mississipi, Minneapolis, em plena hora de ponta, provoca pelo menos nove mortos e quatro desaparecidos.

- Morre Ryan Cox, 28 anos, ciclista sul-africano, companheiro do português Hugo Sabino na equipa britânica Barloworld.

- Morre Tommy Makem, 74 anos, compositor e cantor irlandês, membro dos Clancy Brothers, considerado o "padrinho" da música "folk" irlandesa.

- Morre Sergei Antonov, 59 anos, búlgaro acusado de envolvimento na tentativa de assassínio do Papa João Paulo II em 1981, absolvido por falta de provas.

- Morre Hugo Guerra, 25 anos, atirador.

2008 - Mark Deputter, diretor artístico do festival Alkantara, é o novo responsável pela direção do Teatro Municipal Maria Matos, sucedendo no cargo a Diogo Infante.

- As análises de laboratório realizadas na sonda exploradora "Phoenix" confirmaram a existência de água no planeta Marte, informou a NASA

- Nélson Évora, campeão do Mundo de triplo salto, é nomeado pela chefia da Missão Olímpica para representar Portugal como porta-bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos Pequim2008, a 08 de agosto.

2009 -- Morre Manuel dos Santos Lourenço, M.S. Lourenço, poeta e filósofo, autor de "Os Degraus do Parnaso", 73 anos.

- Morre António Adriano Lopes dos Santos, general, último governador português de Cabo Verde e ex-governador de Macau, 92 anos.

- Morre Francis Jeanson, filósofo francês, fundador da rede de apoio à Frente de Libertação Nacional, durante a guerra da Argélia (1954-1962), 87 anos.

2010 - A Holanda retira as suas tropas do Afeganistão (onde há nove anos os aliados combatem os talibãs e a Al-Qaeda) tornando-se o primeiro país membro da NATO a fazê-lo.

- Entra em vigor a convenção internacional que proíbe a produção, uso, armazenamento e transporte de bombas de fragmentação

- O maestro Martin André inicia funções como diretor artístico do Teatro Nacional de S. Carlos

- Sara Moreira conquista a medalha de bronze dos 5000 metros no Campeonato da Europa de Atletismo, que decorreu em Barcelona (Espanha).

- Morre, aos 111 anos, Maria Virgínia Pestana. Foi membro da primeira turma de mulheres a entrar no ensino superior português, em 1917, e fundadora da primeira república estudantil feminina de Coimbra. Viúva de Ernesto Pestana, governador civil de Coimbra nos anos 50.

===============.

Este é o ducentésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 152 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Se a natureza não é contra nós, também não é por nós". Hermann Melville (1819-91), escritor norte-americano.


Principais acontecimentos registados no dia 31 de julho

Principais acontecimentos registados no dia 31 de julho, Dia Internacional do Orgasmo e Dia Universal dos Microorganismos:


1501 -- Data provável para o regresso da armada de Pedro Álvares Cabral a Lisboa, depois da descoberta do Brasil e da viagem à Índia, onde assinou o primeiro acordo comercial com o potentado de Calecute.

1750 - Morre D. João V, fundador da Academia Real de História, da escola cirúrgica do Hospital Real de Todos os Santos e do Seminário da Patriarcal.

1814 -- O Papa Pio VII restitui, "no mesmo estado antigo", o património da Companhia de Jesus.

1872 -- Nasce o poeta Ângelo Lima, nome da revista Orpheu, diretor artístico da Geração Nova.

1886 -- Morre o compositor e pianista húngaro Franz Liszt.

1911 -- Morre a Rainha Maria Pia, em Stupinigi (arredores da cidade italiana de Turim).

1919 - Nasce o escritor italiano Primo Levi, autor de "Se Isto É um Homem" e "Sistema Periódico", sobrevivente do campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1944 - II Guerra Mundial. Antoine de Saint-Exupéry, 43 anos, escritor e aviador francês, autor de "O Principezinho", desaparece num voo de reconhecimento.

1952 -- A CP apresenta o Plano da Rede Unificada Portuguesa.

1954 - É inaugurada a Barragem do Cabril.

1959 -- Constituição da organização separatista basca ETA (Euskadi Ta Askatasuna -- Pátria Basca e Liberdade) por estudantes dissidentes dos grupos nacionalistas EKIN-EGI.

1961 -- A Irlanda pede a adesão à CEE.

1963 -- O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que condena a política colonialista da Ditadura de Oliveira Salazar.

1975 - A Turquia rejeita o pedido do presidente dos EUA Gerald Ford para a reabertura das bases militares norte-americanas no país.

1983 - A União Cívica Radical, o segundo partido da Argentina depois dos peronistas, escolhe o advogado Raul Alfonsin para candidato às presidenciais de 30 de outubro.

1986 - As agências Notícias de Portugal e ANOP assinam o protocolo para a constituição de uma única agência nacional de notícias, a LUSA, que entrará em funcionamento a 01 de janeiro de 1987.

1988 -- Husein da Jordânia renuncia ao território da Cisjordânia, ocupado por Israel desde 1967, para favorecer a criação do Estado palestiniano.

1991 -- São assinados os acordos do Tratado START, para a diminuição em 30 por cento do arsenal nuclear dos EUA e da URSS.

1994 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza a intervenção militar no Haiti, sob comando dos EUA, para permitir o regresso do presidente no exílio, Jean-Bertrand Aristide.

1995 - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a lotaria instantânea.

2001 -- Morre o marechal Francisco da Costa Gomes, 87 anos, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (1973-74), membro da antiga Junta de Salvação Nacional, presidente da República Portuguesa (1974-76).

2002 -- Começa a IV Cimeira da CPLP, em Brasília, com o novo Estado membro, Timor-Leste.

-- A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebe o Prémio Camões.

2003 - O Presidente da República veta a Lei-quadro de criação dos Municípios. Nem Fátima, nem Canas de Senhorim passam a concelho.

- Deixa de ser produzido o modelo "carocha" da Volkswagen.

2004 -- Explosão e incêndio da refinaria da Galp, em Leixões, causados pela fuga de crude numa conduta.

2005 - A Coreia do Norte e a Coreia do Sul chegam a acordo sobre a reposição das ligações por estrada e caminhos-de-ferro, até ao final do ano.

-- Morre Manuela Tojal, 49 anos, estilista.

2006 - O Ministério das Finanças divulga a Lista dos Devedores ao Fisco.

- O Ministério Público arquiva o processo por suspeita de abuso de poder, corrupção passiva e violação do segredo de Estado do antigo ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes, no âmbito do caso Portucale.

- O Conselho de Estado de Timor-Leste autoriza Xanana Gusmão a prorrogar o estado de emergência no país até 20 de agosto.

- O Conselho de Segurança da ONU exige ao Irão a suspensão do programa nuclear até 31 de agosto. Teerão rejeita.

2007 - O ex-GNR de Santa Comba Dão António Costa, acusado do homicídio de três jovens, é condenado a 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pelo Tribunal da Figueira da Foz.

- Abre ao público, em Matosinhos, a maior loja Ikea da Península Ibérica e a segunda em Portugal.

- É inaugurado o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, um investimento de 18 milhões de euros, que vai servir dois milhões de passageiros por ano.

-- O Conselho de Segurança da ONU aprova uma resolução que prevê o destacamento de uma força conjunta das Nações Unidas e da União Africana para o Darfur, no Sudão. A Unamid será constituída por cerca de 26.000 militares e polícias, maioritariamente africanos.

- O exército britânico conclui a missão de segurança na Irlanda do Norte.

2008 - Numa declaração que abriu os noticiários das televisões, o Presidente da República, Cavaco Silva, alerta para a possibilidade de o novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores colocar em causa a separação de poderes e as competências dos órgãos de soberania consagrados na Constituição

- O Conselho de Ministros nomeia a professora universitária Maria João Monteiro Brilhante como a nova presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II

- Morre o artista plástico brasileiro Athos Bulcão, cujas esculturas e azulejos decoram os principais edifícios de Brasília, aos 90 anos, vítima de ataque cardíaco.

2010 - Chelsea Clinton, a única filha de Hillary e Bill Clinton, casa-se em Rhinebeck, a norte de Nova Iorque, com Marc Mezvinsky, um investidor bancário de 32 anos.

- Morre, aos 68 anos, vítima de cancro, Tom Mankiewicz, realizador e argumentista norte-americano, autor de argumentos para a saga "James Bond" e de "Super-Homem".

- Morre, aos 96 anos, Suso Cecchi d'Amico, dita a "rainha dos argumentistas", figura fundamental do cinema italiano do pós-guerra e do movimento neo-realista, que assinou obras de Visconti, Rosselllini e De Sica. Em 1994, recebeu o Leão de Ouro de homenagem à carreira no Festival de Veneza.
================.
Este é o ducentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 153 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "É dever do homem justo fazer guerra a todo o privilégio não merecido, na certeza de que se trata de uma guerra sem fim". Primo Levi (1919-87), escritor e cientista italiano.

A 31 de Julho de 2001, morreu o Marechal Costa Gomes



A 31 de Julho de 2001, morre, no Hospital Militar de Lisboa, Francisco da Costa Gomes. Desempenhou altos cargos nas Forças Armadas e foi Presidente da República portuguesa de 30 de Setembro de 1974 a 27 de Junho de 1976.

Francisco da Costa Gomes, (1914-2001)

O marechal Costa Gomes nasceu em Trás-os-Montes, tendo optado pela carreira militar após obter sólida formação matemática universitária. Integrou a primeira geração de oficiais que, no início dos anos cinquenta, recebeu formação na NATO, parte dos quais irão adoptar posições críticas quanto ao regime ou até conspirar contra ele. A sua carreira pública e mais notória coincide com a sua nomeação, por Oliveira Salazar, para subsecretário de Estado do Exército, lugar que ocupou de 1958 - na remodelação ministerial que se seguiu às eleições presidenciais a que se candidata Humberto Delgado - até 1961. A sua exoneração deveu-se ao seu profundo envolvimento na «Abrilada», tentativa de golpe militar para derrubar Salazar dirigido pelo ministro da Defesa, Júlio Botelho Moniz e que envolvia também, entre outros, o general Albuquerque de Freitas, chefe do Estado-Maior da Força Aérea e o coronel Almeida Fernandes, ministro do Exército.
Após esta exoneração foi chefiar um Distrito de Recrutamento e Mobilização. As suas qualidades militares aliadas a uma inteligência profunda a que não faltava um grande sentido de equilíbrio político, conduziram a que fosse nomeado comandante da Região Militar de Moçambique, cargo que ocupou entre 1967 e 1969. As dificuldades experimentadas por Marcelo Caetano no teatro de operações de Angola levaram à sua nomeação como comandante-chefe da R.M. de Angola, entre 1970 e 1972, cargo que exerceu de tal modo que conseguiu reduzir significativamente a actividade guerrilheira, mormente na frente leste, então dominada pelo MPLA.
Nomeado, após o seu regresso de Angola, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, foi exonerado em Março de 1974 por se ter recusado comandar os oficiais-generais que foram prestar vassalagem ao então chefe do Governo, Marcelo Caetano.
As posições de Costa Gomes foram sempre favoráveis a uma negociação política para solucionar o problema das guerras coloniais - como escreveu em artigo do Diário Popular, logo em 1961 e como demonstra a habilidade com que manobrou para que o livro do general António de Spínola, Portugal e o Futuro, fosse publicado, em Fevereiro de 1974.
Em 30 de Setembro de 1974 - após ter sido um dos grandes apoios do movimento dos capitães substitui (#) chefia do Estado. Com a primeira eleição presidencial por sufrágio directo, em Junho de 1976, passou à reserva nesse mesmo ano. A sua participação no Conselho Mundial da Paz, claramente subsidiário da URSS e as suas hesitações aparentes no denominado «Verão Quente de 1975» projectaram uma imagem negativa do general Costa Gomes em certos sectores da opinião pública. A verdade é que a NATO nunca deixou de ouvi-lo e hoje muitos autores pensam ter sido este oficial-general decisivo para evitar enfrentamentos violentos em 1974 e 1975. O Conselho da Revolução, extinto com a revisão constitucional de 1982, promoveu-o a marechal.

31 DE JULHO - AS HISTÓRIAS DESTE DIA



DESCRIÇÃO A Alemanha inicia a República de Weimar. O nazi Hermann Goering dá ordens para a "solução final da questão judaica". Fundado o Partido Nacionalista Basco. Fidel Castro entrega a liderança de Cuba ao irmão, Raul Castro. Nasceram Jean Dubuffet e J.K. Rowling. Antoine de Saint-Exupéry desaparece no Mediterrâneo. James Taylor e "You've got a friend".

30 DE JULHO - AS HISTÓRIAS DESTE DIA



DESCRIÇÃO Fundação da cidade de Bagdad. A iluminação a gás chega às ruas de Lisboa. A primeira defenestração de Praga. A invenção dos "corn flakes". O último Volkswagen carocha sai das fábricas. Nasceram Emily Brontë, Henry Ford, Eunice Muñoz e Nicolau Breyner. Os Troggs com "Wild Thing".

Principais acontecimentos registados no dia 30 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 30 de julho:
1784 -- Morre Dennis Diderot, escritor, filósofo e enciclopedista francês, autor de "A Religiosa", figura maior da Idade das Luzes.
1818 -- Nasce a escritora britânica Emily Bronte, autora de "O Monte dos Vendavais".
1848 - É inaugurada a iluminação a gás, na Baixa de Lisboa, a primeira em Portugal.
1863 -- Nasce Henry Ford, construtor que revolucionaria a indústria automóvel, ao estabelecer a primeira linha de montagem.
1898 -- Nasce o escultor britânico Henry Moore.
1906 -- Gabriel Lippmann apresenta, na Academia de Ciências de Paris, o primeiro método para a reprodução fotográfica a cor.
1926 - As fronteiras da Albânia são reconhecidas internacionalmente.
1930 -- Oliveira Salazar cria a União Nacional, partido político único, e são ilegalizados todos os restantes partidos e associações políticas.
1932 -- Eleições na Alemanha. O partido nazi, de Adolf Hitler, duplica o número de lugares no Parlamento, mas não atinge a maioria. Hitler bloqueia o funcionamento das instituições e lança uma campanha terrorista, apoiado nos batalhões de SA.
1948 -- O presidente húngaro moderado Zoltan Tildy não resiste à pressão de Moscovo e demite-se. É substituído por Arpád Szakasits.
1957 -- O Reino Unido concede a autonomia à Nigéria.
1971 - Os astronautas da nave espacial norte-americana Apollo 15, David R. Scott e James B. Irwin, chegam à lua.
1973 -- Caso Watergate. Depoimento do antigo chefe de gabinete de Richard Nixon, HR Haldeman, no Senado, nega qualquer participação da Casa Branca na tentativa de encobrimento. A divulgação das gravações de 23 de junho de 1972 revela a conversa entre Nixon e Haldeman, sobre a tentativa de afastar o FBI da investigação.
- O Supremo Tribunal britânico aprova o pagamento de 50 milhões de libras de indemnização a vítimas da talidomida.
1974 - A Grécia e a Turquia, com o patrocínio do Reino Unido, assinam a declaração que prevê o cessar-fogo em Chipre.
1981 - A intervenção de tropas senegalesas faz abortar uma tentativa de golpe de estado na Gâmbia.
1983 - Morre o cineasta espanhol Luís Buñuel, 83 anos, realizador de "O Cão Andaluz", "Viridiana", "O Fantasma da Liberdade".
1989 -- O povo chileno aprova, com mais de 85 por cento dos votos, as reformas constitucionais para a democracia.
1992 - O Governo português decide-se pela ligação Sacavém-Montijo, para a construção da nova ponte sobre o Tejo.
- Morre o pianista português Paulo Santiago, 34 anos, pouco depois da apresentação em recital no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
1993 - Morre Jorge Campinos, 56 anos, fundador do PS, ex-deputado e antigo ministro dos governos de Mário Soares.
-- Morrem duas crianças, por falta de condições de segurança, no Aquaparque, em Lisboa.
1996 - Morre a atriz Claudette Colbert, rosto para o cinema norte-americano dos anos 30, protagonista de "Uma Noite Aconteceu", de Frank Capra.
1999 -- É apresentado, em Sarajevo, o pacto de estabilidade para os Balcãs.
2000 -- O militar Hugo Chávez ganha as eleições presidenciais na Venezuela.
2002 -- O Conselho de Ministros da CPLP aprova a criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
2003 -- Incêndios florestais impõem o acionamento dos planos municipais de emergência em Castelo Branco, Oleiros e Fundão.
2004 - O preço do barril de Brent, no Reino Unido, ultrapassa pela primeira vez a barreira dos 40 dólares, em 24 anos, fixando-se nos 40,05. O crude atinge o valor máximo em Nova Iorque, com os 43,8 dólares por barril.
2005 - É suspensa a publicação dos jornais A Capital e O Comércio do Porto.
- Último espetáculo da companhia Ballet Gulbenkian, por iniciativa dos bailarinos, no Teatro Camões, em Lisboa.
- Morre John Garang, 60 anos, antigo chefe dos rebeldes do Sul do Sudão, vice-presidente do país.
2006 -- A aviação israelita ataca um edifício civil, em Canã, no Sul do Líbano, causando a morte de dezenas de pessoas, na maioria crianças.
- Fradique de Menezes é reeleito presidente de São Tomé e Príncipe, com 60,03 por cento dos votos.
- Primeiras eleições presidenciais e legislativas democráticas na República Democrática do Congo, desde a independência, em 1960.
2007 - É publicado o decreto-lei que cria a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, IGAS.
- O líder do Partido Democrático timorense Fernando "La Sama" de Araújo é eleito presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste.
- Pedro Martins, com "Carrinho de Mão", vence o I Concurso Contos de Terror, no valor de 500 euros, organizado pelo Cineclube de Terror de Lisboa.
- O filme "Iron Island", do iraniano Mohammad Rasoulof, vence o prémio para a melhor longa-metragem e o prémio para o melhor argumento dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia - AVANCA'07.
- O júri do 26º concurso internacional de música Vianna da Motta decide não atribuir o primeiro prémio a um dos seis pianistas que estavam na final. O segundo prémio, no valor de 20 mil euros, distingue o ucraniano Dmytro Onyshchenko, de 22 anos, e o sul-coreano Yung Wook Yoo, de 29 anos.
- Morre o cineasta e encenador Ingmar Bergman, com 89 anos, na ilha sueca de Faarö (Gotland). Ao longo da sua extensa carreira realizou mais de 40 filmes, entre os quais se destacam "Um Verão de Amor" (1951), "O Sétimo Selo" (1957), "Morangos Silvestres" (1957), "Em Busca da Verdade" (1961), "Lágrimas e Suspiros" (1972) "Sonata de Outono" (1978) "Fanny e Alexander" (1982) ou "Saraband" (2003). Além da sua obra cinematográfica, Bergman foi durante toda a vida um homem de teatro, tendo encenado numerosas peças
- Morre o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, um dos grandes mestres do cinema europeu, em Roma com 94 anos. Cineasta da incomunicabilidade ou da dificuldade de viver e amar, dirigiu duas dezenas de filmes, entre os quais "Escândalo de Amor" (1950) e "O Grito" (1957), a trilogia constituída por "A Aventura" (1960), "A Noite" (1961) e "O Eclipse" (1962), e ainda "O Grito" (1957), "O Deserto Vermelho" (1964), "Blow-up" (1966), ou "Identificação de uma Mulher" (1982). Consagrado internacionalmente, ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1964, com "O Deserto Vermelho", a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1967 com "Blow-up", o Prémio Especial do Júri de Cannes com "Identificação de uma Mulher" em 1982, um Óscar de Hollywood pelo conjunto da sua carreira em 1955 e também um Leão de Ouro pela carreira em Veneza, em 1997.
2008 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia a distribuição de 500 mil computadores portáteis -- Magalhães - aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do novo programa 'e.escolhinha', que terão um custo máximo de 50 euros
- O Ministério da Ciência e do Ensino Superior notifica a Universidade Moderna e a Dinensino, empresa proprietária, da decisão de encerrar compulsivamente a instituição por falta de viabilidade económica e grave degradação pedagógica.
2010 - A dupla Fernando Pimenta/João Ribeiro sagra-se campeã da Europa sub-23 de canoagem, enquanto o K1 500 Teresa Portela e o K2 Teresa Portela/Joana Vasconcelos conquistaram a prata em Moscovo, Rússia.
- É inaugurado o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, 15 anos após os protestos de ambientalistas e especialistas em arte rupestre que ditaram a suspensão, pelo governo socialista presidido por António Guterres, da construção da barragem.
================.
Este é o ducentésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 154 dias para o termo de 2011.
Pensamento do dia: "O que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos". Denis Diderot (1713-1784), escritor e filósofo francês.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ouro azul: A guerra mundial pela água 7/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 6/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 5/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 4/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 3/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 2/7

Ouro azul: A guerra mundial pela água 1/7


Documentário sobre as atuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água mundialmente está sendo mal gerida, esgotada e poluída.A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Água.As constantes lutas entre o povo e os altos poderes económicos e governamentais.As Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta.

Candidatura Portuguesa Mundial Parapente 2013

Depois dos juízes, advogados apanhados a copiar - Sociedade - PUBLICO.PT

Depois dos juízes, advogados apanhados a copiar - Sociedade - PUBLICO.PT

António Feio deixou-nos há um ano

Inauguração da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa. O comboio da Fertagus faz a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quil


A 29 de Julho de 1999 foi inaugurada a travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

A 29 de julho de 1981, o Príncipe de Gales e Lady Diana casam-se, na Catedral de São Paulo

A 29 de julho de 1981, o Príncipe de Gales e Lady Diana casam-se, na Catedral de São Paulo

Anthony Quinn e Mikis Theodorakis - 2000 Reunião em Munique.

Tributo a Vincent Van Gogh

29 DE JULHO - AS HISTÓRIAS DESTE DIA



DESCRIÇÃO O casamento real de Carlos e Diana. A Inglaterra derrota a Invencível Armada espanhola. Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris. Assinada a I Convenção de Genebra. Nasceram Alexis de Tocqueville e Mikis Teodorakis. Os Doors e "Light my fire".

Principais acontecimentos registados no dia 29 de julho:



Principais acontecimentos registados no dia 29 de julho:



1803 -- É criada a Academia Real da Marinha e Comércio.

1808 -- Invasões Francesas. O Exército de Bonaparte, comandado por Loison, toma a cidade de Évora.

1854 -- É instituído o sistema de padrão ouro, em Portugal.

1856 -- Morre o compositor alemão Robert Schumann, 46 anos.

1861 -- Portugal declara-se neutral em relação à Guerra Civil Americana.

1886 -- O Governo português decreta a reorganização do ensino nos Liceus, definindo programas pedagógicos e melhorando o estatuto dos professores.

1890 -- Morre Vincent van Gogh, 37 anos, maior do pós-impressionismo, dois dias depois de ter atingido o próprio peito com um tiro de pistola.

1899 -- O Governo português aprova a Reforma da Contribuição Predial.

1925 -- Nasce o compositor grego Mikis Theodorakis.

1939 - Morre o médico, historiador e investigador português Ricardo Jorge, epidemiologista e higienista, dinamizador do Instituto Nacional de Higiene, atual Instituto Nacional de Saúde.

1940 -- II Guerra Mundial. Início da guerra-relâmpago ("blitzkrieg") da Alemanha nazi contra o Reino Unido.

1946 -- Começa, em Paris, a conferência das 21 nações aliadas, na II Guerra Mundial, para a elaboração dos tratados de paz.

1948 -- O general Norton de Matos candidata-se à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática.

1957 -- É criada a Agência Internacional de Energia Atómica.

1967 - O incêndio a bordo do porta-aviões norte-americano Forrestal, ao largo do Vietname do Norte, causa a morte a mais de 130 pessoas.

1968 - Paulo VI sublinha a oposição da Igreja Católica Romana aos métodos artificiais para o controlo de nascimentos.

1969 -- Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU aprova a queixa da Zâmbia contra Portugal, pelos ataques aéreos a povoações na zona de fronteira.

1975 - A Organização dos Estados Americanos põe termo ao embargo a Cuba, imposto em 1964.

1976 - A Síria e a Organização de Libertação da Palestina assinam o acordo para o fim da guerra civil no Líbano.

1981 -- Casamento de Carlos e Diana de Gales, na catedral de S. Paulo, Londres.

1983 - Morre o ator britânico David Niven, 73 anos.

1984 - Começam, em Los Angeles, Califórnia, EUA, os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna.

1991 -- Relatório da ONU denuncia a exploração do trabalho infantil no mundo, incluindo Portugal.

1993 - O escritor José Saramago recebe, em Londres, o Prémio de Ficção Estrangeira do jornal The Independent pelo romance "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

1994 - O antigo primeiro-ministro socialista italiano Bettino Craxi e o ex-ministro da Justiça Claudio Martelli são condenados a penas de oito anos de prisão por corrupção.

1995 - Morre o ator, radialista e cantor português Fernando Curado Ribeiro, 76 anos.

1996 - O Departamento de Estado dos EUA embarga a exportação de carros de combate para a Indonésia.

1998 -- A Portugal Telecom adquire, por 500 milhões de dólares, o maior operador brasileiro de telemóveis.

1999 -- Inauguração da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa. O comboio da Fertagus faz a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quilómetros de linha divididos por 14 estações.

2002 - Caças norte-americanos e britânicos bombardeiam um centro de comunicações, no sul do Iraque.

2004 - A Convenção Democrata confirma a candidatura de John Kerry à Presidência dos EUA.

2005 - É aprovada proposta para aumento da idade de reforma de 60 para 65 anos.

- Morre Francis Miroglio, 80 anos, compositor francês, pioneiro da música eletrónica.

2006 -- Morre Jorge Machado, 79 anos, chefe de orquestra e pianista.

2007 - O ciclista espanhol Alberto Contador (Discovery Channel) vence a Volta à França em bicicleta.

- O Iraque vence a Taça das Nações Asiáticas em futebol, ao bater a Arábia Saudita por 1-0. As celebrações da vitória do Iraque são ensombradas por dois atentados que provocam pelo menos sete mortos.

- A atleta Vanessa Fernandes conquista a quarta vitória da época, em etapas da Taça do Mundo de Triatlo, ao vencer em Salford, Inglaterra, a 10ª etapa do circuito internacional.

2008 - O conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, presidido por Carlos Fragateiro, é "dissolvido" por despacho conjunto dos Ministérios da Cultura e das Finanças

- O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais oito normas do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, aprovado por unanimidade no Parlamento em junho

- Morre António Arnão Metelo, em Macau, vítima de doença prolongada. Foi vice-primeiro-ministro de Vasco Gonçalves entre 08 de agosto e 19 de setembro de 1975

- Morre o presidente da Fundação Bissaya Barreto, Nuno Viegas Nascimento, vítima de doença prolongada. Presidia ao conselho de administração da FBB desde 1981.

2010 - A Igreja Universal do Reino de Deus inaugura, no Porto, a primeira catedral construída de raiz em Portugal.

- A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) considera que não ficou demonstrado que a decisão da TVI de suspender o Jornal Nacional de Sexta tenha sido determinada por interferências políticas, mas sim por influência dos administradores da Media Capital.

- O ator António Feio morre, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado. Tinha 55 anos.

- Morre, aos 92 anos, Bernie West, guionista e produtor de séries televisivas como "Família às Direitas" e "Jeffersons".

==============.

Este é o ducentésimo décimo dia do ano. Faltam 155 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Não há certeza alguma neste mundo e tanto basta para dar alforria ao espírito do homem". Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.

O que é um chato»



Saiu a definição definitiva de chato:

- chato é aquele que, quando tá com tosse, em vez de ir ao médico, vai ao teatro!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Noticiário da tarde (28/7/2011)

Marcel Duchamp

A 28 de Julho de 1887 nasce o artista plástico francês Marcel Duchamp


Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968. Irmão do pintor Jacques Villon (Gastón Duchamp) e do escultor Raymond Duchamp-Villon. Freqüentou em Paris a Academie Julian, onde pinta quadros impressionistas, segundo ele, "só para ver como eles faziam isso".
Em 1911-1912 suas obras "O rei e a rainha cercados de nus" e "Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. São quadros simultaneistas, análises do espaço e do movimento. Mas já se destacam pelos títulos, que Duchamp pretende incorporar ao espaço mental da obra.
Entre 1913-1915 elabora os "ready-made", isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários. O caso mais célebre é o de "Fonte", urinol de louça enviado a uma exposição em Nova York e recusado pelo comitê de seleção. Os títulos são sugestivos ou irônicos, como "Um ruído secreto" ou "Farmácia". Detalhe acrescentado em um "ready-made" célebre: uma reprodução da Gioconda, de Leonardo da Vinci, com barbicha e bigodes.
Segundo o crítico e historiador de arte Giulio Carlo Argan, os "'ready-mades' podem ser lidos como gesto gratuito, como ato de protesto dessacralizante contra o conceito 'sacro' da 'obra de arte', mas também como vontade de aceitar na esfera da arte qualquer objeto 'finito', desde que seja designado como 'arte' pelo artista".
Esses "ready-mades" escondem, na verdade, uma crítica agressiva contra a noção comum de obra de arte. Com os títulos literários, Duchamp rebelou-se contra a "arte da retina", cujos significados eram só, segundo ele, impressões visuais. Duchamp declarou preferir ser influenciado pelos escritores (Mallarmé, Laforgue, Raymond Roussel) - e não pretendia criar objetos belos ou interessantes. A crítica da obra de arte se estendia à antítese bom gosto-mau gosto.
Entre 1915 e 1923 o artista dedicou-se à sua obra principal, "O grande vidro", pintura a óleo sobre uma placa de vidro duplo dividido em duas seções. A parte superior chamou de "A noiva desnudada pelos seus celibatários, mesmo"; e a inferior, "Moinho de chocolate". Toda a obra é um pseudomaquinismo: a "noiva" é um aparato mecânico, assim como os "celibatários". Contendo vários níveis de significação, várias hipóteses foram formuladas pela crítica para descobrir o sentido de sua complicada mitologia.
Para Giulio Carlo Argan, "O grande vidro" foi desenvolvido "em torno de significados erótico-místicos, joga com a transparência do espaço, com o significado alquímico e simbólico, com o conceito de 'andrógino', inato em todos os indivíduos".
Coincidir arte e vida Após "O grande vidro", Duchamp dedicou-se aos mecanismos ópticos - que chamou de "rotorrelevos". Em 1941 executa uma "caixa-maleta", contendo modelos reduzidos de suas obras, e, em 1943, a "Caixa verde", contendo fotos, desenhos, cálculos e notas.
A partir de 1957 vive em Nova York, dedicando-se à sua paixão pelo jogo de xadrez. Seu silêncio parece uma redução da capacidade inventiva, mas após sua morte descobre-se que o artista estivera trabalhando secretamente na construção de um "ambiente": um quarto fechado onde repousa uma figura em cera, cercada de vegetações. O ambiente só pode ser visto, por determinação do artista, por um orifício da porta.
A obra de Duchamp, reduzidíssima, foi menos obra do que uma atitude, um gesto crítico radical, mas em muitas declarações o artista recusou-se a ser visto como um destruidor. A atitude crítica de Duchamp ainda repercute, tantos anos depois de suas criações radicais.
Na opinião de Giulio Carlo Argan, "talvez a obra de Duchamp alquímica por excelência seja toda a sua vida, que serve de modelo para todas as novas vanguardas do segundo pós-guerra, do 'New Dada' às experiências de recuperação do corpo como expressão artística, na intenção de fazer coincidir arte e vida".

A 28 de Julho de 1446 são publicadas as Ordenações Afonsinas

As Ordenações Afonsinas, publicadas em 1446, durante o reinado de D. Afonso V, constituiam uma espécie de colectânea ou código de leis e outras fontes jurídicas e que reunia toda a legislação em vigor na altura. O facto de constituirem a primeira compilação oficial do direito do país, colocam as Ordenações Afonsinas numa posição destacada na história do direito português. Com a publicação das Ordenações Afonsinas, as leis tornaram-se uniformes para todo o país impedindo, desta forma, os abusos praticados pela nobreza no que respeita à sua interpretação, permitindo ao rei amplificar a sua política centralizadora.

A 28 de Julho é fundado o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra

Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra





O MOSTEIRO DE SANTA CRUZ é o mais importante monumento coimbrão, quer pelo 
seu valor artístico quer pela sua história. A sua fundação foi uma das primeiras 
afirmações materiais de poder daquele que primeiro haveria de cingir a coroa 
régia nacional, Afonso Henriques. 
A construção iniciou-se a 28 de Julho de 1131, no local onde existiam os "banhos 
régios", então ainda fora dos muros defensivos da cidade, e a duas escassas 
centenas de metros da fronteira portuguesa com as terras islâmicas: o Rio 
Mondego. Se a fundação foi régia, não deixou de ser importante a acção junto do 
jovem Príncipe do Arcediago D. Telo e do Mestre-Escola D. João Peculiar. Logo no 
ano seguinte, São Teotónio foi eleito prior da comunidade religiosa, que contava já, 
em 1132, com setenta e dois membros. 
O projecto e direcção das obras devem ter estado a cargo do Mestre Roberto que, 
anos depois, edificaria também a Sé. Roberto terá planeado uma igreja de nave 
única, mas excepcionalmente forte, com três capelas de cada lado, igualmente 
abobadadas, e com os eixos perpendiculares à nave, servindo assim de 
gigantescos contrafortes. A cabeceira era tríplice, sendo a ábside bastante maior 
que os absidíolos. No topo contrário ficava um nartex-torre-defensiva da largura e 
comprimento da nave e com dois andares. 
Em épocas sucessivas, o aspecto das diversas dependências foi sendo alterado 
profundamente, nomeadamente na época do priorado de D. Pedro Gavião, 
durante o reinado de D. Manuel I. Em 1507 depois da visita deste Monarca, quando 
se deslocou em peregrinação a Santiago de Compostela, o templo e as 
dependências monásticas foram completamente transformadas; as obras só 
terminaram no reinado de D. João 111. Durante os séculos XVII e XVIII, houve outros 
trabalhos, nunca parando em Santa Cruz a execução de benfeitorias. 

A actual fachada, feita entre 1507 e 1513, segue as linhas da época medieval. 
Igualmente no século XVI, entre 1522 e 1526, foi acrescentado o portal concebido 
por Diogo de Castilho, mas cuja obra escultórica foi deixada ao cuidado do grande 
escultor francês Nicolau Chanterene. Depois de 1530, foram acrescentadas as três 
esculturas que se encontram sobre a porta de entrada, ao nível do coro-alto, 
representando a Virgem, um Profeta e o Rei David; são da autoria de João de 
Ruão. 
Antecede a frontaria um belo arco triunfal, já do início do século XIX, cujo plano foi 
traçado por José do Couto. 
O interior da igreja é espaçoso, apesar de só ter uma nave. Sobre a entrada, erguese o coro-alto construído por Diogo de Castilho, em 1530, no qual se destaca a 
abóbada inferior de tipo estrelado. A decoração já inteiramente renascentista é da 
autoria de João de Ruão. O abobadamento geral do corpo da igreja e da capelamor só foi construído, entre 1507 e 1513, durante o priorado de D. Pedro Gavião, no 
tempo em que Boytac foi o mestre das obras do Mosteiro. 
Lateralmente, abrem-se diversas capelas quatrocentistas e quinhentistas, mas cujos 
arcos de entrada são já do século XVIII. A mais antiga é a dos Mártires de Marrocos, 
situada do lado direito, junto da sacristia nova, tendo sido mandada construir pelo 
faustoso Prior D. Gomes que, antes de vir para Coimbra, foi Prior da Abadia de 
Florença. É uma obra gótica tradicional e data de meados do século XV. 
Um dos grandes motivos de interesse da nave é o magnífico conjunto de azulejos 
historiados, barrocos e monocromáticos, em azul, de fabrico lisboeta do século XVIII. 
Os  da  parede  da  esquerda  são  alusivos  à  Santa  Cruz,  enquanto  os  do  lado  oposto 
têm por tema a Vida de Santo Agostinho. 
No f1anco esquerdo, junto à capela que comunica com o claustro, fica o púlpito, a 
mais notável obra de escultura deste género de todo o renascimento português, e 
que já na época causou espanto e admiração. Estruturalmente está ligado ao 
gótico, mas todos os seus elementos ornamentais mitológicos são renascentistas. 
Esculturas, baixos relevos, motivos ornamentais atingem um nível de execução 

nunca ultrapassado, e nos quais o seu autor demonstra um magnífico 
conhecimento da gramática estilística do século XV do Centro e Norte de Itália. 
Saiu das mãos de Nicolau Chanterene, que o executou em 1521, data inscrita numa 
cartela. 
(…) A capela-mor é coberta por uma abóbada da mesma estrutura, época e 
autoria das da nave, e possui um majestoso altar barroco de madeira, mas imitando 
mármore, e que é a matriz de um núcleo de obras afins existentes em Coimbra e no 
seu aro. A tela que fechava o camarim, que se conserva na sacristia, tem por tema 
a Exaltação da Cruz e é uma obra oitocentista da autoria de António José 
Gonçalves, que substituiu uma idêntica do século anterior. 
O principal motivo de interesse da cabeceira reside nos túmulos dos Reis. São duas 
obras complexas, nas quais trabalharam diversos artistas de muito mérito e, quer 
pela qualidade quer pelas dimensões, são  os mais importantes túmulos existentes 
em Portugal. A sua construção ficou a dever-se  à  iniciativa  de  D.  Manuel  I  que, 
quando da sua já referida passagem por Coimbra, não achou condignas de 
monarcas como D. Afonso Henriques e D. Sancho I as arcas tumulares em que os 
encontrou sepultados, então na parte baixa do nartex da igreja Porém, só dezasseis 
anos depois, se iniciaram as obras que culminaram na mais bela realização da 
tumulária nacional. Diogo de Castilho foi encarregado de pôr em prática o plano 
do seu irmão, o mestre régio João de Castilho e, em 1518, rumou do Mosteiro dos 
Jerónimos de Lisboa com a companha que faria a obra. A ele se deve a direcção; 
a Nicolau Chanterene as esculturas jacentes, as primeiras plenamente 
renascentistas feitas em Portugal; a Diogo Francisco, Pêro Anes, Diogo Fernandes e 
João Fernandes, além de outros cujos nomes desconhecemos, as esculturas e os 
elementos decorativos dos túmulos. Os três primeiros trabalharam com Nicolau 
Chanterene no portal axial dos Jerónimos, e o último com Diogo de Castilho, na: 
mesmas obras de Belém. Os túmulos estavam inicialmente nas paredes da nave, 
rodeados por grades altas, mas foram transferidos para onde agora estão, em 1535. 
(…) O claustro do silêncio foi construído, entre 1517 e 1522, sobre o casco de um 
anterior, provavelmente românico, tendo dirigido as suas obras o mestre régio 



Marcos Pires. Num dos ângulos da quadra central, fica a fonte de Paio Goterres, 
importante pelos ornamentos naturalistas. 
É de plano quadrangular, de cinco capelas por lado, completamente abobadado 
na zona baixa, segundo o tipo do gótico final. Os motivos decorativos estão 
impregnados de forte naturalismo. Em altura, tem dois andares, sendo o térreo o 
mais desenvolvido. 
Em cada topo das naves ou alas, foram colocados magníficos relevos da autoria do 
escultor Nicolau Chanterene. Hoje só três estão visíveis: o Ecce Homo, o Caminho do 
Calvário e a Descida da Cruz; o primeiro reproduz uma gravura de Albrecht Durer. 
No centro do claustro há um excepcional tanque com chafariz, de estilo maneirista, 
datado de 1639. 
O lanço superior do claustro dá acesso ao coro-alto onde está o cadeiral 
manuelino, a melhor obra do género de quantas se conservam em Portugal, 
datadas desta época. Foi executado pelo entalhador flamengo Machim, em 1512, 
tendo ficado inicialmente na capela-mor até que, em 1531, foi colocado onde hoje 
se encontra, altura em que lhe foram acrescentadas as cadeiras dos extremos, da 
autoria do francês Francisco Lorete. É de estrutura e decoração góticas, excepto o 
que saiu da mão de Lorete, já de estilo renascença, e a temática está intimamente 
ligada à expansão ultramarina portuguesa. 
Nas traseiras do conjunto monástico situa-se o CLAUSTRO DA MANGA, bela 
construção renascentista de uma pureza de estilo raramente ultrapassada, entre 
nós. 
A obra, antigamente conhecida por Fonte da Manga, situava-se no centro de um 
dos três claustros do Mosteiro de Santa Cruz, e a sua construção foi promovida pelo 
Prior Reformador Frei Brás de Braga. Depois da extinção das ordens religiosas, e para 
regularização do traçado viário adjacente, uma das alas do claustro foi destruída, 
tendo as restantes vindo a ser remodeladas, em meados do século XX. 
João de Ruão traçou o seu plano e executou os baixos-relevos para o interior dos 
quatro cubelos ou capelas, trabalho pelo qual cobrou a avultada quantia de 

140.000 reais. A obra de pedraria ficou a cargo de Pêro de Évora, Diogo Fernandes 
e Fernão Luís que, em 1533, celebraram o respectivo contrato de empreitada. As 
cantarias foram da responsabilidade do mestre Jerónimo Afonso. 
É uma das primeiras obras arquitectónicas inteiramente renascentistas feitas em 
Portugal e alia-se a este facto o seu valor simbólico, e a sua estrutura evocativa da 
Fonte da Vida, ideia a que não deve ter sido estranha a intervenção de Frei Brás de 
Braga. 
Fonte: Pedro Dias, Coimbra, Guia para uma visita, Coimbra, 2002