Previsão do Tempo

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lisbôa. Cronica anedótica (Leitão de Barros, 1930)



"Lisboa, Crónica Anedótica" é um clássico do cinema mudo português. Realizado por Leitão de Barros, o filme estreou-se a 1 de Abril de 1930 no Cinema S. Luíz.

Síntese:
Lisboa, Crónica Anedótica são curtos episódios da vida Lisboeta.
As figuras-tipo da cidade: o ardina, o polícia, o militar; as cenas do quotidiano: os estudos e o lazer dos alunos, as docas e a faina, os bairros populares, os monumentos e praças (Praça do Comércio e Praça da Figueira), o trânsito em Lisboa, os domingos, os desportos, os turistas, os velhos e as crianças.

...

Em nenhum momento, mesmo naqueles em que predomina uma certa forma dura, recortada, claramente influenciada pela escola soviética, o filme se pretende "realista".
A ideia central de "Lisboa" é juntar o documento e a ficção numa crónica fragmentada que, através de subtis ligações interiores, nos revele progressivamente aquilo a que poderemos chamar a "alma" da cidade e o seu tempo actual e passado, perene, se assim quisermos. Mas a crónica é também "anedótica", entendendo-se a palavra no seu duplo significado: vinha de "anedota", como episódio, e vinha de "anedota", como "história engraçada".
A ideia de fragmentação, de pequenos apontamentos inventados e ligados a outros apontamentos puramente documentais, facilita a crónica (...), a sequência dos factos. E facilita também o trabalho de montagem, que era, de facto, o calcanhar de Aquiles do realizador. Tudo depende da pesquisa, da paciência e da invenção. Por outro lado, a presença de actores misturados com personagens da vida real permite a Leitão de Barros aproveitar a sua capacidade histriónica, digamos, para fazer melhor do que o real.
Não se pode deixar de referir um conjunto de apontamentos ligados a esses actores, velhos e novos, que ainda hoje dão ao filme a sua graça, já que a ficção envelhece menos que o documento: o saloio Estevão Amarante olhando os manequins na montra e replicando ao aviso da empregada Josefina Silva "Não pode ver sem tocar?" com o imediato "Eu até era capaz de tocar sem ver!"; Nascimento Fernandes e as suas mãos maravilhosas seduzindo com boquinhas e piscadelas de olho as bonitas condutoras de automóveis; Vasco Santana e Costinha, no eléctrico do Campo Grande, às voltas com um burro que impede a passagem; o grande Chaby Pinheiro, na sua única aparição cinematográfica, no papel de um vendedor da Feira da Ladra que mostra um corno aos compradores; Alves da Cunha, num momento dramático no Arsenal da Marinha, uma das melhores descrições de ambiente operário do nosso cinema; Teresa Gomes na inenarrável cena de "peixeirada" da Praça da Figueira, com evidentes alusões eróticas de peixes e alhos; Eurico Braga, galã convencional, descendo a Avenida da Liberdade no seu carro e declarando-se às bonitas transeuntes; o conto do vigário da bilha quebrada, com Perpétua Santos.
Alguns documentos visuais também denotam um extraordinário poder de observação e ganham um sentido profundo no contexto do filme, como esses velhos dos Inválidos do Trabalho construindo os seus caixões, cena que liga com a terra e , através dela, com uma criança, sintetizando o ciclo da vida. E o pitoresco - como ao longo do filme os mais variados tipos populares - alterna com imagens de beleza pura, de notável recorte plástico, como os marinheiros no veleiro e as suas fainas, ou como as imagens das diferentes formas arquitectónicas da cidade. Leitão de Barros não deixa de nos mostrar o bulício da cidade, o seu movimento, culminando o filme na viva descrição de um domingo lisboeta, onde, a par de uma captação insólita de costumes, se transmite um "domingo desportivo" cheio de interesse - corridas de out-boards, provas de atletismo, desafios de futebol, touradas, etc.
Esta transformação do documento em crónica, esta transfiguração anedótica do real, gerou alguns equívocos, pois se exigiu a Leitão de Barros uma maior dose de "verdade", de "verosimilhança", de "realismo", quando era outra coisa que estava em causa, do mesmo modo que uma crónica de um jornal não é uma reportagem. A nossa crítica mais responsável, durante muito tempo, preferiu "Nazaré" e "Maria do Mar" a "Lisboa, Crónica Anedótica", mas eu creio que este é muito mais moderno, muito mais imaginativo, muito mais original, muito mais "cinegráfico", se assim quisermos."

In Luís de Pina, in História do Cinema Português, ed. Europa-América, col. Saber, 1986


. . .

Leitão de Barros recriou, como ninguém, o que mais tarde chamou o lado «pobrete mas alegrete» do «fatalismo sem revolta» do «povo ribeirinho da velha Lisboa».

In João Bénard da Costa, Histórias do Cinema, col. Sínteses da Cultura Portuguesa, Europália 91, ed. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1991.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Ó Ana - Adiafa



Adiafa

Ó ana ó ana ó ana
da um geitinho á cintura
la na tua terra ó ana,nem a tua mãe te atura
nem o são bartolomeu
ó ana ó ana ó ana
REFRÃO
tu és minha e eu sou teu,eu sou teu e tu és minha
ó ana ó ana ó ana
da la mais uma voltinha


semeei no meu quintal,uns dentinhos de alho,saltou me o cabo do
sacho e bateu me no......

REFRÃO

eu passei a tua rua e bati as portas todas
saíu o teu pai e disse,
talvez um dia te.....


REFRÃO


fiquei muito satisfeito
apenas so de te ver
mas mais contente eu ficava se te podesse....

ó ana ó ana ó ana...... REFRÃO

Este não podia com "Portas"!



Quem terá sido o arquitecto?

Cagam-se para todos nós e ainda se riem!

Os pobrezinhos

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Aldeias de Xisto - Portugal

MANIFESTANTES PEDEM DEMISSÃO DO GOVERNO EM FRENTE AO PARLAMENTO 29/07/2013



Várias centenas de manifestantes exigiam esta segunda-feira a demissão do Governo em frente ao Parlamento. O protesto foi convocado pela CGTP.

Os manifestantes concentraram-se pelas 15:00 no Largo Camões e desfilaram até à Assembleia da República, onde vai decorrer a votação das iniciativas legislativas da requalificação na Função Pública e o aumento do horário de trabalho para 40 horas semanais, na 'maratona' de votações do último plenário antes de Setembro.
«Está na hora, está na hora, de o Governo ir embora» é uma das palavras de ordem mais ouvidas.

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, é alvo de críticas dos manifestantes após a solução que encontrou para a recente crise política.

domingo, 28 de julho de 2013

Marcha das Vadias - 2013 - Copacabana



"CONVOCATÓRIA MARCHA DAS VADIAS- 27/07/2013

Vem, vem, vem com as Vadias, vem!
Image
Em abril de 2011, um policial canadense afirmou em uma palestra sobre violência que as mulheres evitariam estupros se não se vestissem como vadias/vagabundas (sluts). Essa declaração repercutiu no mundo inteiro e evidenciou uma inversão de valores comum na sociedade, onde o culpado pelo abuso sexual passa a ser a vítima, e não o agressor.
Como uma reação a essa declaração, foi criada a "Slutwalk" (Marcha das Vadias). O nome é uma forma de subverter os códigos linguísticos referentes ao termo "vadia" e expor os preconceitos, o machismo e o moralismo que estão embutidos nesse termo. As mulheres ainda são ensinadas a não serem vadias, pois isso é considerado "repulsivo" e "inadequado". Se afirmar vadia é tanto uma provocação sobre a necessidade de parar de julgar mulheres pela sua sexualidade e aparência, quanto uma exigência de punição para quem comete um crime ao não respeitar a vontade da mulher. É também uma afirmação de que as mulheres não podem ser forçadas a se enquadrar em um modelo de comportamento que nega a sua autonomia e a sua liberdade.
A Marcha das Vadias é um movimento social não institucional e apartidário, formado por pessoas que se identificam com a defesa da autonomia dos corpos. O objetivo da marcha é construir cotidianamente uma sociedade que não aprove e nem aceite qualquer tipo de violência sexual e de gênero.
A opressão de gênero é uma violência velada que está presente no cotidiano de diversos setores da nossa sociedade: entre mulheres, travestis, gays, lésbicas, prostitutas, mulheres negras, mulheres pobres e indígenas. Ela é usada para constranger as minorias citadas a negarem seus desejos e sua liberdade, caracterizando a cultura do estupro. Sem liberdade para as mulheres, não há como existir igualdade entre mulheres e homens. Se ser livre torna uma mulher vadia, então somos todas VADIAS.
É pela nossa liberdade, pela liberdade de nossas filhas e assim por diante, que convocamos a todxs para se juntar, assim como nós, à MARCHA DAS VADIAS, 13h, no posto 5 de Copacabana!
Mulheres do #RioNaRua
Saiba mais:
https://www.facebook.com/events/54895...
http://marchadasvadiasrio.blogspot.co...
http://marchadasvadiasrio.blogspot.co...
https://www.youtube.com/watch?v=WI9AV...
* Os homens do RioNaRua concordam com esse texto e reconhecem que existem questões de gênero e diferenças entre homens e mulheres, portanto, a convocatória é feminista e assinada apenas pela mulheres."

A língua diz muito sobre a sua saúde!

As Batalhas da 1º Guerra Mundial - Episódio 01 - Conflitos de Impérios



O rico conteúdo do material, incluindo imagens raras e inéditas, captura a essência da Primeira Guerra Mundial quase um século depois de sua conclusão.
Também conhecida como Grande Guerra, Guerra das Guerras ou a Última Guerra Feudal, a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito a envolver países de quase todos os cantos do planeta.
Ocorrida entre 1914 e 1918, causou o colapso de impérios, deixou aproximadamente 10 milhões de mortos, e mudou de forma radical o mapa geopolítico do mundo. Um documentário surpreendente sobre este fato histórico.

As Batalhas da 1º Guerra Mundial - Episódio 02 - Estratégia

As Batalhas da 1º Guerra Mundial - Episódio 03 - Procurando um Milagre

As Batalhas da 1º Guerra Mundial - Episódio 04 - Além da Conta

As Batalhas da 1º Guerra Mundial - Episódio 05 - Lutem e Voem

As Batalhas da Primeira Guerra Mundial - Inferno Sem Fim EP.6



Também conhecida como Grande Guerra, Guerra das Guerras ou a Última Guerra Feudal, a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito a envolver países de quase todos os cantos do planeta. Ocorrida entre 1914 e 1918, causou o colapso de impérios, deixou aproximadamente 10 milhões de mortos e mudou, de forma radical, o mapa geopolítico do mundo. Como outros combates anteriores, nações rivais se enfrentaram por terra e mar, mas foi a primeira vez que países atacaram-se pelo ar. No entanto, apesar de sua ferocidade, as batalhas desenvolveram-se principalmente dentro de trincheiras, criando até mesmo um "código de cavalheiros" entre os combatentes que chegavam a ficar centenas de dias em campo aberto, lutando, homem a homem, por pequenos pedaços de terra.

Passaram 99 anos que rebentou a 1ª Guerra Mundial 28/07/1914 - Vamos recordar

Faz hoje 99 anos que rebentou a 1ª Guerra Mundial - Vamos recordar com o "Fado das trincheiras"



Fernando Farinha - fado das trincheiras

O soldado na trincheira, não passa duma toupeira
Vive debaixo do chão.
Só pode ter a alegria de espreitar a luz do dia
Pela boca de um canhão.
Mas quando chegar a hora dele arrancar por aí fora
Ao som da marcha de guerra,
Seus olhos são duas brasas e as toupeiras ganham asas
Como as águias lá da serra.

Refrão :
Rastejando como sapos, com as fardas em farrapos
Pela terra de ninguém
Mas cá dentro o pensamento, corre mais alto que o vento
Quando pela nossa mãe.
E se eu morrer na batalha, só quero ter por mortalha
A bandeira nacional.
E na campa de soldado, só quero um nome gravado
O nome de Portugal.


Soldados da nossa terra, são voluntário da guerra
Que vêm bater-se por brio.
Raça de povo e de glória, que escreveu a nossa história
Nos mundos que descobriu.
Por isso a Pátria distante, brilha em nós a cada instante
Como a luz de uma candeia,
Que arde de noite e de dia no altar da Virgem Maria
Na igreja da nossa aldeia.

PORTUGAL - ARCOS DE VALDEVEZ



Arcos de Valdevez, município de 51 freguesias, com uma área de 450 km2, conserva todo o encanto característico desta região: paisagem verde, frescura abundante, arquitectura solarenga e um rio que espelha toda a vaidade de uma vila carregada de história: O Vez.

As vantagens naturais de um concelho de surpreendente variedade geográfica, fizeram de Arcos de Valdevez um destino de eleição, que oferece um exemplo de harmonia entre a área natural protegida e a vida quotidiana das gentes que ocupam estas terras.
Integrado no complexo montanhoso do Parque Nacional da Peneda Gerês, o concelho dispõe de um diverso e interessante Património Natural, através das múltiplas áreas de regadio e de terrenos férteis proporcionados pelo rio, bem como a existência de amplos anfiteatros naturais, opondo zonas de serra e de planície.

Com a sua vila lendária, com mais de 9 séculos de História, Arcos de Valdevez é detentor de um número infindável de monumentos históricos e etnológicos, que permitem ao visitante uma experiência única. Este vasto e rico panorama constitui o Património Arquitectónico Histórico e Cultural, onde a própria sobriedade dos montes e vales se alia à beleza das mais diversas manifestações artísticas. Castelos, Igrejas, Torres, Pontes, ermidas e vestígios de antigas civilizações, tudo aqui pode ser descoberto.

Na vila, um circuito no centro histórico: que inclui algumas das maiores jóias do Barroco Nacional, patentes na Igreja do Espírito Santo, Matriz ou na Lapa, bem como edifícios de interesse arquitectónico. No concelho uma visita obrigatória ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda, ao Soajo, a Ermelo mas também às belíssimas paisagens serranas, com contrastantes vales e pequenas aldeias típicas.

Arcos de Valdevez é tradição. A tudo isto acresce uma memória que teima guardar as tradições populares das Festas e Romarias, do Folclore, do Artesanato e de uma Gastronomia considerada um autêntico assombro de paladares acompanhada por capitosos Vinhos Verdes.
Arcos de Valdevez oferece todos os encantos das vilas à beira--rio, por toda a parte, a herança de uma antiquíssima memória aliada à preservação de valores tradicionais, à inovação e dinamismo.

Terras de Bouro

O PARQUE NATURAL DA PENEDA-GERÊS

Parque Nacional Peneda Gerês

SE FORES AO ALENTEJO

É TEMPO DE FIGOS LAMPOS.



VAMOS AOS FIGOS!...

Temos lindos campos e praias
E temos um sol sem igual
Se a crise impedir que saias;
Boas férias em Portugal!

Disfrutando da natureza
Que sem artifícios contidos
Tem até charme beleza
Numa recolha de figos…

Martin Santos

PORTUGAL DESCONHECIDO 2ª PARTE

Portugal de Norte a Sul - 2ª Parte

Portugal de Norte a Sul - 1ª Parte

Portugal Desconhecido

Oswaldo Montenegro - Eu quero ser feliz agora - letra

Requisitos para ser Professor:

Para reflectir!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Acordo Ortográfico no seu Melhor



ACORDO ORTOGRÁFICO
Por: JOSÉ MANUEL FERNANDES



Tem-se falado muito do Acordo Ortográfico e da necessidade de a língua evoluir no sentido da simplificação, eliminando letras desnecessárias e acompanhando a forma como as pessoas realmente falam.
Sempre combati o dito Acordo mas, pensando bem, até começo a pensar que este peca por defeito. Acho que toda a escrita deveria ser repensada, tornando-a mais moderna, mais simples, mais fácil de aprender pelos estrangeiros.
Comecemos pelas consoantes mudas: deviam ser todas eliminadas.
É um fato que não se pronunciam .
Se não se pronunciam, porque ão-de escrever-se?
O que estão lá a fazer?
Aliás, o qe estão lá a fazer?
Defendo qe todas as letras qe não se pronunciam devem ser, pura e simplesmente, eliminadas da escrita já qe não existem na oralidade.
Outra complicação decorre da leitura igual qe se faz de letras diferentes e das leituras diferentes qe pode ter a mesma letra.
Porqe é qe “assunção” se escreve com “ç” e “ascensão” se escreve com “s” ?
Seria muito mais fácil para as nossas crianças atribuír um som único a cada letra até porqe, quando aprendem o alfabeto, lhes atribuem um único nome. Além disso, os teclados portugueses deixariam de ser diferentes se eliminássemos liminarmente o “ç” .
Por isso, proponho qe o próximo acordo ortográfico elimine o “ç” e o substitua por um simples “s” o qual passaria a ter um único som. Como consequência, também os “ss” deixariam de ser nesesários já qe um “s” se pasará a ler sempre e apenas “s”.
Esta é uma enorme simplificasão com amplas consequências económicas, designadamente ao nível da redusão do número de carateres a uzar. Claro, “uzar”, é isso mesmo, se o “s” pasar a ter sempre o som de “s” o som “z” pasará a ser sempre reprezentado por um “z”. Simples não é? se o som é “s”, escreve-se sempre com s. Se o som é “z” escreve-se sempre com “z”.
Quanto ao “c” (que se diz “cê” mas qe, na maior parte dos casos, tem valor de “q”) pode, com vantagem, ser substituído pelo “q”. Sou patriota e defendo a língua portugueza, não qonqordo qom a introdusão de letras estrangeiras. Nadade “k”. Ponha um q.
Não pensem qe me esqesi do som “ch”. O som “ch” será reprezentado pela letra “x”. Alguém dix “csix” para dezinar o “x”? Ninguém, pois não? O “x” xama-se “xis”. Poix é iso mexmo qe fiqa.
Qomo podem ver, já eliminámox o “c”, o “h”, o “p” e o “u” inúteix, a tripla leitura da letra “s” e também a tripla leitura da letra “x”. Reparem qomo, gradualmente, a exqrita se torna menox eqívoca, maix fluida, maix qursiva, maix expontânea, maix simplex. Não, não leiam “simpléqs”, leiam simplex. O som “qs” pasa a ser exqrito “qs” u qe é muito maix qonforme à leitura natural.
No entanto, ax mudansax na ortografia podem ainda ir maix longe, melhorar qonsideravelmente. Vejamox o qaso do som “j”. Umax vezex excrevemox exte som qom “j” outrax vezex qom “g”- ixtu é lójiqu? Para qê qomplicar ?!? Se uzarmox sempre o “j” para o som “j” não presizamox do “u” a segir à letra “g” poix exta terá, sempre, o som “g” e nunqa o som “j”. Serto? Maix uma letra mud a qe eliminamox.
É impresionante a quantidade de ambivalênsiax e de letras inuteix qe a língua portugesa tem! Uma língua qe tem pretensõex a ser a qinta língua maix falada do planeta, qomo pode impôr-se qom tantax qompliqasõex? Qomo pode expalhar-se pelo mundo, qomo póde tornar-se realmente impurtante se não aqompanha a evolusão natural da oralidade?
Outro problema é o dox asentox. Ox asentox só qompliqam! Se qada vogal tiver sempre o mexmo som, ox asentox tornam-se dexnesesáriox. A qextão a qoloqar é: á alternativa? Se não ouver alternativa, pasiênsia. É o qazo da letra “a”. Umax vezex lê-se “á”, aberto, outrax vezex lê-se “â”, fexado. Nada a fazer. Max, em outrox qazos, á alternativax. Vejamox o “o”: umax vezex lê-se “ó”, outrax lê-se “u” e outrax, lê-se “ô”. Seria tão maix fásil se aqabásemox qom isso!
qe é qe temux o “u”? Se u som “u” pasar a ser sempre reprezentado pela letra “u” fiqa tudo tão maix fásil! Pur seu lado, u “o” pasa a suar sempre “ó”, tornandu até dexnesesáriu u asentu. Já nu qazu da letra “e”, também pudemux fazer alguma qoiza: quandu soa “é”, abertu, pudemux usar u “e”. U mexmu para u som “ê”. Max quandu u “e” se lê “i”, deverá ser subxtituídu pelu “i”. I naqelex qazux em qe u “e” se lê “â” deve ser subxtituidu pelu “a”.
Sempre. Simplex i sem qompliqasõex.
Pudemux ainda melhurar maix alguma qoiza: eliminamux u “til” subxtituindu, nus ditongux, “ão” pur “aum”, “ães” – ou melhor “ãix” - pur “ainx” i “õix” pur “oinx” . Ixtu até satixfax aqeles xatux purixtax da língua qe goxtaum tantu de arqaíxmux.
Pensu qe ainda puderiamux prupor maix algumax melhuriax max parese-me qe exte breve ezersísiu já e sufisiente para todux perseberem qomu a simplifiqasaum i a aprosimasaum da ortografia à oralidade so pode trazer vantajainx qompetitivax para a língua purtugeza i para a sua aixpansaum nu mundu.
Será qe algum dia xegaremux a exta perfaisaum?

Ana Sofia Varela _ Fado Vadio _Má Fama.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

VISÃO CANINA DOS PARTIDOS DO ARCO DA GOVERNAÇÃO!



UMA VISÃO CANINA DOS PARTIDOS DO ARCO DA GOVERNAÇÃO!
UMA MUDANÇA DE VOTO OBRIGATÓRIA!
A ESTA PROMISCUIDADE QUE DURA HÁ 38 ANOS OS PORTUGUESES EM ELEIÇÕES TÊM OBRIGATÓRIAMENTE NÃO VOTAR NESTES...

Pois, ter cultura não é tudo!

Luz Casal - Piensa en Mi - Fabuloso Directo

Fado Azambuja



Revisitar a lezíria Azambujense nas palavras de Sebastião Arenque cantadas pelo Xico Pimenta, é um daqueles momentos únicos em que Azambuja se lembra de quem é na sua essência. Não é só a terra da Feira de Maio, dos touros e dos campinos, são muitos outros momentos e manifestações que o mestre Sebastião sabe descrever com rigor e sentimento, quem conhece a sua obra sabe que a história da vila não se mostra por inteiro no presente. Excepto quando os grandes poetas e cantores saem à rua. Xico Pimenta é um fadista apreciado neste cantinho, mas o seu sublime cântico não deixa lugar à dúvida da sua qualidade em qualquer parte do Mundo.
Por isso o projecto MOA quer recriar os grandes momentos artísticos da região, relembrar o filme da RTP 1 de 1985, ainda na memória dos mais aguerridos Zambujanas.
De realçar o pormenor da passagem do comboio aqui captado, também realçado no filme de 1985 "quem passa no comboio, não conhece Azambuja..." dizia a locutora Alice Cruz.
Mais um prestimoso contributo dos guitarristas Luis Grácio e Pedro Barrocas e uma vontade importante do fadista Xico Pimenta em querer que o seu marco em prol da comunidade, possa ficar registado online para a posteridade, sempre com qualidade ZDT em parceria com MOA.

Azambuja está em Festa



Fado escrito e interpretado por Zé Miguel Amador, entertainer e fadista de Azambuja, dinamizador cultural e organizador do Fado Vadio na Feira de Maio, com uma letra adaptada para música do Fado Manuel Maria. Aqui acompanhado por guitarristas da terra, na guitarra o Luís Grácio e na viola o Pedro Barrocas. Gravado no Largo dos Pescadores em Março de 2013, Azambuja está é Festa é o fado emblemático da Feira de Azambuja e constitui também para as novas gerações o hino da Feira de Maio. O Zé Miguel canta o fado há mais de quarenta anos e costuma estar neste Largo e na Fonte de Santo António na Sexta - Feira Noite da sardinha assada. É nosso objectivo através da futura plataforma MOA recriar e divulgar estas e outras manifestações artísticas da região.

Azambuja também é Portugal - 1985



Um filme excepcional de 1985 que retrata as tradições de Azambuja. O documentário que ate hoje que mais faz vibrar o Azambujense, produzido pela RTP 1.

Swap.Troca de emails confirma que ex-director-geral do Tesouro informou Maria Luís Albuquerque | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

Swap.Troca de emails confirma que ex-director-geral do Tesouro informou Maria Luís Albuquerque | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

Chiu! É hora da sesta!

Óh morcego, olha a morcega!

Hora de relaxe, nada melhor que uma mensagem!

Imagens do acidente de comboio na Galiza

Acidente ocorreu ao início da noite de ontem (foto AP)




















Balanço final do acidente: 77 mortos e mais de 140 feridos no desastre de comboio em Santiago de Compostela

Previsão do tempo para 7 dias em Abaças - Vila Real

7 dias
Quadro | Meteogr.

Prev. met. de 7 dias para Abaças, Portugal

Lat:41.21 Long: -7.70 Altit. Média.: 548m.   (mapa)
DataClima DescriçãoTemp °C
Tempo limpo de manhã,  algumas nuvens durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 29  o
Baixa: 15  oC
W  a
 15 km/h
Céu parcialmente nublado.
Pormenores...
Elev.: 28  o
Baixa: 14  oC
WSW  a
 15 km/h
Céu parcialmente nublado durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 25  o
Baixa: 14  oC
SW  a
 17 km/h
Algumas nuvens pela manhã,  chuva fraca durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 24  o
Baixa: 11  oC
WSW  a
 21 km/h
Céu parcialmente nublado durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 26  o
Baixa: 13  oC
NW  a
 13 km/h
Tempo limpo.
Pormenores...
Elev.: 31  o
Baixa: 13  oC
NNE  a
 7 km/h
Tempo limpo.
Pormenores...
Elev.: 36  o
Baixa: 17  oC
WNW  a
 12 km/h

Já tínhamos a Chávena, agora temos o Pires!



A escolha de Lima para a economia, não é mais que a paga com juros do amigo Portas ao dito. Para além da amizade (e sabe-se lá que mais), Lima, ultra-liberal dos quatro costados, conotado com sonata new a ala mais radical do CDS, preparava há muito nos bastidores podres da política burguesa, a sua ascensão ao poder. Consegui-o, e tal como Portas, já pode telefonar à mãezinha e dizer - MÃE, JÁ SOU MINISTRO.

Já agora, sabem o que diz o Pires para a Chávena ?
_ Ai filha tens o cu tão quente!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Amália Rodrigues - Caldeirada



Caldeirada,uma música e letra visionária,gravada há mais de 30 anos,os génios Alberto Janes,compositor de Foi Deus,Mariquinhas,É ou Não é,juntando-se com a Inteligência afiada de Amália,conseguiram fazer dessa ´música,uma obra de arte para a frente do seu tempo,sendo actual hoje,com todos os problemas de ecologia que passamos hoje,em uma paródia divertida,no começo dos anos 80.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PORTUGAL - VIANA DO CASTELO



Viana, enquanto localidade com esse nome, nasceu no século XIII, mas a sua área foi habitada desde o mesolitico conforme atestam os inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana no monte de Santa Luzia. Viana da Foz do Lima, como era chamada, deve a sua fundação a D. Afonso III concedeu-lhe foral em 18 de julho de 1258, tornando-se um importante entreposto comercial perto da foz do rio Lima, e onde foi edificada uma torre forte, a fim de afastar os piratas da Galiza e Norte de África, que frequentavam esta cidade.
O comércio marítimo próspera com o norte da Europa, onde os barcos tomariam o vinho, frutas e sal em troca de trazer talheres, panos, tapeçarias e vidro, produzidos na região de Viana e onde os proprietários ricos possuíam casas comerciais. O espírito comercial de Viana atinge tais proporções que D. Maria II atribuiu alvará à Associação Comercial de Viana do Castelo em 1852, naquela que é na actualidade a 4ª entidade patronal mais antiga do país.
D. Maria II, com um gesto para recompensar a fidelidade da população de Viana, que não se renderam às forças que se levantou de Conde das Antas, decidiu elevar a Viana para uma categoria de cidade, com o nome de Viana do Castelo no dia 20 de Janeiro de 1848.

PORTUGAL É POR AQUI 4 - BRAGANÇA.

Para quem afirmou: “Nunca tenho dúvidas e raramente me engano” é porque sabe bem o que faz!

VEJAM ATÉ ONDE CHEGA A LATA DE QUEM NOS GOVERNA!

OS MEUS PARABÉNS (!!!!!!!!!!!!!!

Os meus parabéns para o Exmo. Sr. Dr. JAIME MANUEL GONÇALVES RAMOS.
Por dois-motivos-dois!!!!!
Em primeiro lugar porque conseguiu, logo que saiu de Presidente da Câmara do Entroncamento, arranjar um emprego à sua medida como: “Presidente do Conselho de Administração da Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado”, esperando que o ordenado seja, pelo menos, do tamanho do nome da Fundação.
Em segundo lugar por ver que o Senhor Ministro da Economia e Emprego, o ÁLVARO, como gosta de ser chamado, lhe reconhece o direito de ser doutor embora as suas habilitações literárias, como o próprio Ministro escreve, sejam: 3º ciclo liceal (deve ser assim no Canadá!)
Se fossem gozar com a pqp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Porto: visto de uma outra forma.

Tomar : O último refugio dos cavaleiros templários



José Luis Giménez delicia-nos novamente com uma fantástica viagem através da cidade Templária de Tomar (Portugal), em visita ao Convento de Cristo, bem como a Igreja de Santa Maria dos Olivais Templária, descobrindo seus enigmas.

Afinal os deputados têm mama na Assembleia da Republica!

Notícias e interesse público!

Amizade Eterna é uma das músicas do novo CD de nome ETERNO de José Manu...




AI SE PASSOS COELHO FOSSE HONESTO !




AI SE PASSOS COELHO FOSSE HONESTO ! Por Joaquim Letria

Se Passos Coelho começasse por congelar as contas dos bandidos do seu partido que afundaram o país, era ...hoje um primeiro ministro que veio para ficar.
Se Passos Coelho congelasse as contas dos off-shore de Sócrates que apenas se conhecem 380 milhões de euros (falta o resto) era hoje considerado um homem de bem.
Se Passos Coelho tivesse despedido no primeiro dia da descoberta das falsas habilitações o seu amigo Relvas, era hoje um homem respeitado.
Se Passos Coelho começasse por tributar os grandes rendimentos dos tubarões, em vez de começar pela classe média baixa, hoje toda a gente lhe fazia um vénia ao passar.
Se Passos Coelho cumprisse o que prometeu, ou pelo menos tivesse explicado aos portugueses porque não o fez, era hoje um Homem com H grande.
Se Passos Coelho, tirasse os subsídios aos políticos quando os roubou aos reformados, era hoje um homem de bem. Se Passos Coelho tivesse avançado com o processo de Camarate, era hoje um verdadeiro Patriota.
Se Passos coelho reduzisse para valores decimais as fundações e os observatórios, era hoje um homem de palavra. Se Passos Coelho avançasse com uma Lei anti- corrupção de verdade doa a quem doer, com os tribunais a trabalharem nela dia e noite, era já hoje venerado como um Santo...etc etc etc.

MAS NÃO !!!!

PASSOS COELHO É HOJE VISTO COMO UM MENTIROSO, UM ALDRABÃO, UM YES MAN AO SERVIÇO DAS GRANDES EMPRESAS, DA SRA. MERKEL, DE DURÃO BARROSO, DE CAVACO SILVA, MANIPULADO A TORTO E A DIREITO PELO MAIOR VIGARISTA DA HISTÓRIA DAS FALSAS HABILITAÇÕES MIGUEL RELVAS, E UM ROBOT DO ROBOT SEM ALMA E CORAÇÃO, VITOR GASPAR.

O Papa no Brasil!



Palavras para quê?

Aprenda a cumprimentar as pessoas!


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Igreja Paroquial da Freguesia de Abaças

Com tanto "expert" em PORTUGAL .... tinha de dar MERDA !

Previsão do tempo para Abaças - Vila Real para os próximos 7 dias



7 dias
Quadro | Meteogr.

Prev. met. de 7 dias para Abaças, Portugal

Lat:41.21 Long: -7.70 Altit. Média.: 548m.   (mapa)
DataClima DescriçãoTemp °C
Céu nublado.
Pormenores...
Elev.: 32  o
Baixa: 14  oC
WSW  a
 13 km/h
Tempo limpo de manhã,  algumas nuvens durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 30  o
Baixa: 14  oC
W  a
 13 km/h
Tempo limpo.
Pormenores...
Elev.: 30  o
Baixa: 14  oC
W  a
 15 km/h
Tempo limpo.
Pormenores...
Elev.: 30  o
Baixa: 15  oC
W  a
 13 km/h
Céu parcialmente nublado.
Pormenores...
Elev.: 29  o
Baixa: 15  oC
WSW  a
 14 km/h
Céu nublado de manhã, nublado com fracos aguaceiros de chuva para o resto do dia.
Pormenores...
Elev.: 24  o
Baixa: 13  oC
WNW  a
 12 km/h
Chuva fraca com períodos de céu pouco nublado durante o dia. Tempo limpo de noite.
Pormenores...
Elev.: 24  o
Baixa: 10  oC
W  a
 17 km/h