Previsão do Tempo

sábado, 30 de novembro de 2013

Vossemecê Fado. Desgarrada II





Vou abrir a desgarrada
desgarrada singular
com a garganta afinada
Alexandre podes cantar

Ó sua descaradona
tire a roupa da janela
que essa camisa sem dona
lembra-me a dona sem ela

Ó Senhor dos Aflitos
por mim não tens compaixão
deste-me 3 pernas lindas
mas uma não chega ao chão

A Maria mamalhuda
mandou fazer 2 camas
uma p'ra se deitar ela
outra p'ra deitar as mamas

Fiz amor c'uma galinha
com grande satisfação
p'ra ver o gozo que tinha
fazer dum galo um cabrão

Meninas amai um coxo
Que um coxo também se ama
só a graça qu'ele tem
d'ir aos saltinhos p'rá cama

Homem velho, mulher nova
dá-me sempre a impressão
do inverno entrar na cova
com a primavera pela mão

Minha irmã foi ao dentista
porque lhe doía um dente
o dentista enganou-se
e tirou-lhe os 3 da frente

Torradinhas, torradinhas
torradinhas comeste tu
a Miraldina é como a cabra
não tem p... no c... / não tem cabelo nas costas

Atirei c'uma pedrinha
à janela do meu bem
p'ra fazer sinal ao filho
parti os c... à mãe / parti a cabeça à mãe

Sino, coração da aldeia
Coração, sino da gente
Um, a sentir quando bate
Outro, a bater quando sente

Nem por isso gosto menos
duma mulher que se pinta
As mulheres são como os chocos
E eu, como-os sempre com tinta

Cabelo branco é saudade
da mocidade perdida
às vezes não é da idade
são os desgostos da vida

Os p... saem do c...
como os pombos dos pombais
Os pombos ainda voltam
os p... não voltam mais

Ninguém sabe dizer nada
da formosa Marilú
foi apanhada na escada
a comer bacalhau cru

Tenho uma rata no sótão
ao pé da lata da tinta
Todos os dias vou lá ver
se aquela rata já pinta

Casado que arrasta a asa
à mulher deste e daquele
merece encontrar em casa
outro homem no lugar dele

Ó minha mãe, minha mãe
Ó minha mãe, minha amada
quem tem uma mãe tem tudo
quem não tem mãe é órfão

Nas ondas do teu cabelo
ensinaste-me a nadar
mas quando estiveres careca
ensinas-me a patinar

Cabelo branco é saudade
da mocidade risonha
às vezes não é da idade
mas sim da pouca vergonha

Eu não sei porque razão
certas mulheres, a meu ver
quanto mais pequenas são
mais grandes se querem fazer

Acabou a desgarrada
que não ofendeu ninguém
Boa noite, meus senhores
Passem todos muito bem!





SEM PALAVRAS!...

COELHO NEM VÊ-LO ! ENCHI POR COMPLETO.

Cavaco reage indignado ao artigo do New York Times, em que nos chamam bu...



Cavaco Silva nem queria acreditar quando abriu o New York Times. O influente jornal americano compara os portugueses ao burro mirandês, animal em extinção.
Tamanha afronta levou o Presidente da República a fazer uma comunicação urgente ao País, que aplaudimos vivamente, pois está em causa o nosso prestígio, a nossa História de 204 séculos, o nosso brio e a nossa imagem internacional.
Recorde-se que o jornal norte-americano The New York Times, naquela que é a sua edição internacional, compara os portugueses ao burro mirandês. Isto porque, de acordo com aquela publicação, esta raça retrata a situação o País: o seu papel foi essencial durante anos, mas agora está em risco de extinção e vive dependente de verbas da União Europeia.

Noutro vídeo mostramos-lhe em exclusivo mundial como somos, afinal. Fique a conhecer o seu verdadeiro retrato, igual ao de 10 milhões de portugueses, fora os muitos que se encontram na diáspora. E veja também a forma como somo tratados pelo nosso amo, o Mister João Troika das Neves.
VÍDEO DISPONÍVEL AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=wSrpy...
"Não é fácil ser um burro hoje em dia". É assim que começa o texto publicado na quinta-feira no The New York Times, que se refere à extinção do burro mirandês.
De acordo com aquela publicação norte-americana, a situação vivida em Portugal é semelhante ao destino da raça. Isto porque, apesar de o animal ter sido essencial durante séculos no sector agrícola, está actualmente em vias de extinção devido à desertificação do interior do País, dependendo de apoios externos para evitar o pior.
Segundo está escrito no artigo, "depois de décadas de negligência e mal-entendidos, argumentam alguns, o destino do burro veio a assemelhar-se ao dos seus homólogos humanos no interior da Europa em dificuldades: ameaçados pela população em declínio e dependentes dos subsídios da União Europeia para sobreviverem".
Além disso, "como os jovens continuam a deixar as áreas rurais e a deslocar-se para as cidades, os burros estão a ser ameaçados também porque os onze agricultores que cuidavam deles estão a ficar velhos demais para o continuar a fazer".
No texto assinado pelo jornalista Raphael Minder, que se deslocou até à Paradela, lê-se ainda que "o grande e dócil burro mirandês é considerado uma espécie ameaçada desde 2003", mas isso não impediu que fosse substituído "pelo tractor e equipamento agrícola mais moderno".

Em Portugal a criatividade ainda não morreu!



Bicicleta híbrida que atinge 80 km/hora produzida por autodidacta de Tondela
Dois anos e quatro meses de trabalho levou um autodidacta de Tondela a produzir uma bicicleta híbrida (eléctrica e a pedal) que atinge os 80 quilómetros/hora e que agora colocou à venda para recuperar o investimento para novos projectos.
Luís Pacheco, 39 anos, disse aos que a máquina é perfeitamente funcional, chegou a fazer um pouco mais de 180 quilómetros, com o mesmo motor mas num quadro de BTT, com uma única carga eléctrica, cujo carregamento calcula ter um custo entre os 20 e os 30 cêntimos após entre sete a oito horas de carga.
A bicicleta, com uma visual arrojado, devido ao quadro em alumínio soldado – que lhe dá um ar invulgar – está à venda num site de anúncios gratuitos pela melhor proposta superior ao valor base de 9750 euros.
Apesar de atingir velocidades pouco comuns numa bicicleta, a máquina tem um limitador que determina o desempenho desejado entre os 10 e os 80 km/hora, explicou o criador da LUPA 1, assim baptizada com as primeiras iniciais do seu nome e por ser o seu primeiro protótipo.
A autonomia invulgar deve-se, segundo explicou, às duas baterias de lítio que integra e que são também dos componentes mais caros: 890 euros cada uma.
O projeto foi desenvolvido a pensar no seu fabrico em série futuramente e foi até já observado por empresários chineses, contou Luís Pacheco.
Contudo, o inventor confessou preferir que a LUPA 1 fique em Portugal e seja desenvolvida através de investidores nacionais, embora até agora ainda não tenham aparecido candidatos.
Caso consiga negociar o seu “brinquedo pessoal”, como chama à bicicleta, Luís Pacheco pretende construir um triciclo, igualmente híbrido, mas com cabine.
O projeto foi concretizado com o apoio da empresa Tojaltec, faz questão de salientar Luís Pacheco referindo também que foi a empresa onde trabalha que transformou um carro convencional numa viatura elétrica em 2007 e posteriormente uma outra deixou também de andar exclusivamente a gasolina para passar a mover-se a energia elétrica, mantendo a anterior caixa de velocidades

O poder medicinal das bagas gojiI...



Já ouviu falar das bagas goji? Saiba porque razão estão na moda. Há cada vez mais estudos a reforçar os benefícios deste fruto, com múltiplas propriedades. Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha, com um aspecto semelhante à uva passa.

Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

Conheça algumas das suas propriedades:

Ajuda a proteger os olhos
As bagas goji são uma fonte rica de carotenoides beta-caroteno e zeaxantina, que desempenham um papel fundamental em manter a retina saudável.
Além disto, ao incluir carotenoides regularmente na sua dieta, pode também ajudar a diminuir o risco de degeneração macular que se desenvolve com a idade, ajudando ainda a melhorar a sua visão geral e a função ocular.

Redução dos níveis de glicose no sangue
Outra razão para incluir no seu dia a dia as bagas goji é porque se tem verificado que ajudam a reduzir os níveis de glucose no sangue que se verificam após uma refeição rica em hidrocarbonatos. Isto significa que não terá tantos problemas com as variações de energia ao longo do dia e pode ajudar os que sofrem de diabetes.

Ajuda do sistema imunitário
Se tem tendência para adoecer com frequência no inverno, as bagas goji podem ajudar a evita-lo, estimulando o seu sistema imunitário.
Os que praticam exercício intenso também devem prestar atenção a este benefício, uma vez que o exercício intenso também pode com o tempo enfraquecer o sistema imunitário tornando-se vital que faça tudo o que puder para o fortalecer.

Diminuição dos níveis de colesterol
Outro benefício que as bagas de goji é que podem ajudar a diminuir os seus níveis de colesterol quando consumidas com regularidade.

Outros benefícios:
-Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
-Promove a energia e bem-estar em geral
- Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
- Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
- Combate a artrite
-Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
- Fortalece os ossos e os tendões
- Mantém um sistema nervoso saudável
- Protege a pele dos danos causados pelo sol
- Aumenta a líbido e o desempenho sexual
- Promove a fertilidade

Como usar

Ingerir diretamente do pacote ou misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás. Também podem ser demolhadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem

Quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Pensamento do dia!...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Que país é este?



Mais uma noite vivida com tristeza, de ver nossos semelhantes a dormirem nos mais variados sítios, a tentar ignorar um frio que gelava até a alma.
Pessoas nas calçadas, em barracas, em carros abandonados, em pleno jardim, em escadas a beira do metro... Casas abandonadas...Fabricas em ruínas...Este é o cenário que encontramos no nosso país!

QUE PAÍS É ESTE?

ESTE PAÍS É PORTUGAL, QUE AUMENTOU AS EXPORTAÇÕES,QUE SAIU DA RECESSÃO ECONÓMICA,O PORTUGAL DA EQUIDADE SOCIAL, O PORTUGAL DA JUSTIÇA , NUMA PALAVRA ESTE É O MEU PAÍS.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mais uma pérola da música portuguesa!

Vejam a ginástica de um português para chegar ao fim do mês!



O Zé Laustiba faz a mesma proeza de Jean Claude Van Damme. " The Epic Split" versão TUGA. 

Maravilha da Natureza - Uma incrível revoada de milhares de andorinhas



Uma andorinha não faz verão, mas milhares delas fazem um espectáculo fantástico.

Balé de Andorinhas / Ballet Swallows

Sintonia Grupal - Estorninhos

FALÊNCIAS INDIVIDUAIS 30 PESSOAS POR DIA DECLARAM FALÊNCIA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Acorda Portugal!...

CARNAVAIS, CIRCO E FUTEBÓIS

À espera que rebente a esfera de fogo ardente
que traz dias cinzentos de grandes temporais
E sentados à espera afundam na galera
as vítimas de guerra dos lucros imorais

Há quem fique indiferente, levado pela corrente
embalado na lábia das prosas banais
virá o ferro em brasa para os marcar em massa
servindo-os de repasto aos bandos de chacais

Carnavais e circos e futebóis,
deixaram-te ó povo em tão maus lençóis
nesses trapos velhos te vão embrulhar
servem de mortalha para te enterrar

Novos oportunistas tal como parasitas
"doutores" e "engenheiros" da maquinação
pavões, galos de crista a querer dar nas vistas
a defender a obra de destruição

E passeia o pedante altivo e triunfante
engendrando mais formas de nos explorar
Guiando o carro novo (aquele que pagou o povo)
vai largando miséria por onde passar

Rectângulo esquisito, hás de estar sempre aflito
enquanto não souberes andar pela tua mão
põe o ferro na forja, livra-te dessa corja,
e aprende esta palavra: REVOLUÇÃO!

Miguel Calhaz


A Ordem Criminosa do Mundo - Documentário Legendado PT



Grande documentário exibido pela TVE que aborda a visão de dois grandes humanistas contemporâneos, Eduardo Galeano e Jean Ziegler, sobre o mundo atual.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Para o Ministro Miguel Macedo!...


Cena do filme " Os deuses devem estar loucos"

Mais uma verdadeira pérola da música popular portuguesa - Leonel Nunes - Rock Da Cuequinha

GOVERNO DE GAROTOS COM CRIANÇAS ASSESSORAS.

GOVERNO DE GAROTOS COM CRIANÇAS ASSESSORAS.

ROUBO DE SALÁRIOS, SUBSIDIOS DE FÉRIAS + NATAL E PENSÕES PARA DAR DE MAMAR A ASSESSORES DO GOVERNO.

Enquanto impõem ao povo português sacrifícios ilimitados, destroem a classe média em nome de um tipo de capitalismo podre, esta corja do PSD e do CDS que que nos (des)governa, contempla os seus rapazes imberbes e inexperientes, com os salários, além de mordomias, como abaixo podem constatar.

Também já repararam que quando os ministros aparecem na TV, em Conselho de Ministros, estão todos na galhofa, a rirem com o que todos nós que sofremos? Da mesma forma mal-educada que o senhor ministro da Educação se referiu à professora que, em Viseu, teve a coragem de se lhe dirigir para que ele explicasse o que estava a fazer ao sistema educativo em Portugal.

Lista de apenas 29 assessores / adjuntos (há mais umas centenas de boys deste tipo) a "trabalhar" nos Ministérios do PPD/PSD e CDS, onde já estiveram outros do PS, todos de idade inferior a 30 anos, havendo entre estes 14 "especialistas Cerelac" com idades entre os 24 e os 25 anos.


MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL (2)

Cargo: Assessora
Nome: Ana Miguel Marques Neves dos Santos
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
4.069,33 €
Cargo: Adjunto
Nome: João Miguel Saraiva Annes
Idade:28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.183,63 €
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS (1)
Cargo: Adjunto
Nome: Filipe Fernandes
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.633,82 €

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (4)
Cargo: Adjunto
Nome: Carlos Correia de Oliveira Vaz de Almeida
Idade: 26 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.069,33 €
Cargo: Assessor
Nome: Bruno Miguel Ribeiro Escada
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.854 €

Cargo: Assessor
Nome: Filipe Gil França Abreu
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.854 €

Cargo: Adjunto
Nome: Nelson Rodrigo Rocha Gomes
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA (2)
Cargo: Assessor
Nome: Jorge Afonso Moutinho Garcez Nogueira
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.069,33 €

Cargo: Assessor
Nome: André Manuel Santos Rodrigues Barbosa
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
4.364,50 €
MINISTRO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES (5)
Cargo: Especialista
Nome: Diogo Rolo Mendonça Noivo
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.069,33 €

Cargo: Adjunto
Nome: Ademar Vala Marques
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: Tatiana Filipa Abreu Lopes Canas da Silva Canas
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: Rita Ferreira Roquete Teles Branco Chaves
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €

Cargo: Especialista
Nome: André Tiago Pardal da Silva
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €

MINISTÉRIO DA ECONOMIA (8)
Cargo: Adjunta
Nome: Cláudia de Moura Alves Saavedra Pinto
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €

Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Tiago Lebres Moutinho
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €

Cargo: Especialista/Assessor
Nome: João Miguel Cristóvão Baptista
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €

Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Tiago José de Oliveira Bolhão Páscoa
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €

Cargo: Especialista/Assessor
Nome: André Filipe Abreu Regateiro
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €

Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Ana da Conceição Gracias Duarte
Idade: 25 anos (deve ser mesmo boa)
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: David Emanuel de Carvalho Figueiredo Martins
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: João Miguel Folgado Verol Marques
Idade: 24 anos (deve ser mesmo bom)
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (3)
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Joana Maria Enes da Silva Malheiro Novo
Idade: 25 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.069,33 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Antero Silva
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.069,33 €

Cargo: Especialista
Nome: Tiago de Melo Sousa Martins Cartaxo
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
3.069,33 €

MINISTÉRIO DA SAÚDE (1)

Cargo: Adjunto
Nome: Tiago Menezes Moutinho Macieirinha
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
5.069,37 €
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA (2)
Cargo: Assessoria Técnica
Nome: Ana Isabel Barreira de Figueiredo
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
4.198,80 €

Cargo: Assessor
Nome: Ricardo Morgado
Idade: 24 anos 
(deve ser mesmo bom)
Vencimento Mensal Bruto: 4.505,46 €

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA (1)
Cargo: Colaboradora/Especialista
Nome: Filipa Martins
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 
2.950,00 €*
DE MENTIRA EM MENTIRA, DE CANALHICE EM CANALHICE, MAIS UM ATENTADO TODOS OS MESES A QUEM TRABALHA OU TEM UMA PENSÃO DE REFORMA,ALÉM DOS ROUBOS DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL, ALGO NUNCA VISTO, PARA ALIMENTAR OINFANTÁRIO QUE TUTELA ESTA CORJA DE BOYS, ONDE TODOS CONTAM COM O BENEPLÁCITO DO AMIGO DO BOLO REI....
ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR ISTO?!* 

 

Sem palavras, a imagem diz tudo!

cadavezmaiores

A matança do porco.






QUE BELA FORNADA

- Oh vizinha que belas peças vossemecê aí tem!
- É verdade oh Tia Aninhas, deram muito trabalho mas valeu a pena!
- Coitados dos meus netos, vivem lá para Paris e quando cá vêm até choram ao provar os meus enchidos!
- Pois, agora só comem daquelas comidas modernas que ninguém sabe de que são feitas e de onde vêm... dizem que isto faz mal ao colesterol mas ao que fará mal aquelas porcarias de plástico que comem hoje em dia!? Depois é só doenças novas...
- Nossa rica aldeia! Bem vou-me lá tratar dos meus que para a semana também vão à faca. Até logo vizinha!
- Já vai? Coma uma fêvera que o lume está aceso!

Texto: Paulo Costa 









Aldous Huxley (escritor) Autor de Admirável Mundo Novo (legendado) (pt-BR)

O Choque do futuro - Alvin Toffler

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley



Original 1980 Produção BBC

Em uma sociedade futura baseada no prazer, sem preocupações morais, o amor é proibido, mas o sexo casual, agora chamado de "engajamento", é fortemente encorajada. Todo mundo é mantido feliz com uma droga legal, soma. As pessoas estão chocados e clonado em correias transportadoras para atender às exigências de cinco diferentes classes sociais, de governar para Alfas-robô como Epsilons. Bernard Marx é um macho alfa diferente, com uma inclinação para o pensamento. Ele e uma menina chamada Lenina da Disney ir visitar uma reserva de "selvagens", onde eles encontram um belo e jovem homem John e trazê-lo de volta à "civilização". John acaba por ser o filho do diretor da autoridade de clonagem, o que provoca um escândalo e faz uma aberração John celebridade. John se apaixona por Lenina, mas seu desejo é arruinada por sua moral antiquada sexual derivada da leitura de Shakespeare. John odeia a civilização sobre-social, mas anti-emocional, pede para ser enviado para viver em isolamento, e consegue um emprego como guarda de farol. Mas, mesmo lá, ele não pode esquecer Lenina ou escapar de seu status de celebridade.

Maravilha: A natureza e a intervenção do Homem!...



Casa tartaruga

domingo, 24 de novembro de 2013

Eles estão aí : os lobos - Vieira da Silva

Sem comentários, a imagem diz tudo!...

O Rio Douro : a água e o vinho.

DOURO ANTIGO

Benfica 1 0 Braga - Golo de Nemanja Matic (Relato de Nuno Matos A1) [HD]

A UE vai gastar centenas de milhões de euros em publicidade e propaganda...

Agora não tenho dúvidas: "Portugal está mesmo à venda"

Afinal como se escreve "Viagem, viajem"?

       

Escreve-se viagem ou viajem ?

Pois bem, os dois termos estão correctos. A sua aplicação é que tem nuances.

Ora vejam :

« As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra viagem é um substantivo comum, sinónimo de jornada e deslocamento. Viajem é a forma do verbo viajar conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo. Viajar se refere, principalmente, ao ato de se deslocar, passear, transitar, visitar.

Assim, se estamos falando de uma jornada, de um passeio para um determinado lugar, de um deslocamento de alguém de um ponto mais próximo para um ponto mais distante, devemos utilizar o substantivo comum viagem. Esta palavra pode ser ainda uma gíria que significa uma experiência de alterações sensoriais provocadas por substâncias alucinogénias. Viagem tem sua origem no provençal viatge, pelo latim viaticu. Deve ser escrita com g por causa de uma regra da língua portuguesa que afirma que os substantivos terminados em –agem, - igem, -ugem são escritos com g: viagem, passagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem.

Se estivermos falando do verbo viajar conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, devemos utilizar viajem. O verbo viajar é formado a partir do substantivo viagem mais o sufixo verbal –ar, sendo escrito com j para manter a sonoridade. Viajar se refere ao ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar, imaginar.

Conforme as regras ortográficas da língua portuguesa, devemos escrever com j todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar: viajar (viajo, viajas, viaja, viajamos,…), trajar (trajarei, trajarás, trajará, trajaremos,…), arranjar (arranjava, arranjavas, arranjava, arranjávamos,…).»
in Dicionário On-Line Português

sábado, 23 de novembro de 2013

A batata e sua utilidade além da alimentação!



13 coisas que pode fazer com uma batata.... Para além de a comer, claro!!!



É sempre bom saber...





Retirar papos nos olhos


Esta é talvez a dica mais conhecida das batatas. Para quem costuma acordar com os olhos inchados e com alguns papos, aplique uma rodela de batata crua sobre cada um dos olhos e repouse durante alguns minutos. Parece mentira mas a batata vai retirar algum do inchaço com que acordou!



Trocar uma lâmpada partida

Precisa trocar uma lâmpada que se partiu no candeeiro, sobrando apenas o casquilho? Desligue o candeeiro, corte uma batata ao meio e pressione-a no resto da lâmpada que sobrou. Vá rodando com cuidado e desenroscando até remover a lâmpada por completo.



Vidros sem chuva e sem embaciar

Tem o vidro do seu carro a embaciar ou os limpa pára-brisas avariaram? Corte uma rodela de batata e esfregue-a sobre o vidro. Quase por magia, o vidro não irá embaciar nem as gotas da chuva vão aderir ao vidro! Pode dar jeito algum dia, nunca se sabe!



Limpe talheres de prata

Não tem um limpa-pratas em casa e gostava de dar um toque especial às suas pratas? Pegue em algumas batatas e coza-as normalmente. Reserve as batatas para alguma refeição e coloque os objetos de prata dentro da água onde foram cozidas as batatas. Deixe repousar durante uma hora. Lave-os de seguida e verá a diferença nas suas pratas!



Faça carimbos para si ou para as crianças

Porque não usar uma simples batata como um carimbo para envelopes de Natal ou para as crianças brincarem? Corte uma batata ao meio no sentido da largura e vá esculpindo um pequeno relevo na batata ou então use um pequeno molde para fazer o relevo para o carimbo. Prepare um pouco de tinta de aguarela e use a imaginação ou divirta-se com os seus filhos.




Faça um teste aos seus filhos

Mostre aos seus filhos a força da pressão atmosférica, fazendo este pequeno teste. Pegue no meio de uma palhinha de plástico e tente espetá-la numa batata. A palhinha dobra e não consegue introduzi-la na batata. Pegue agora noutra palinha e tape o orifício de cima com o dedo. Vai ver que consegue introduzir a palhinha na batata sem dificuldade. Isto acontece porque o ar que ficou preso faz pressão contra as paredes da palinha, tornando-a mais dura. Quanto mais introduz a palinha na batata, menos espaço existe para o ar e mais dura esta se torna. Interessante não é?



Tirar o sal de um cozinhado

Sem querer colocou sal a mais na sopa ou em algum cozinhado? Corte algumas batatas em rodelas grossas e com o cozinhado ainda ao lume, deite algumas na panela. Após sensívelmente 10 minutos, o tempo das batatas ficarem cozidas, retire-as e utilize-as, por exemplo, em saladas ou noutro prato. As batatas terão absorvido o excesso de sal e poderá usá-las em qualquer outro prato.



Plantas sem vermes

As plantas da sua casa estão com vermes nas raízes? Coloque algumas rodelas de batata crua à volta da planta afetada para atrair os vermes. Quando estes passarem para a batata, retire-as e coloque-as no lixo.



Arranjo floral com batata

Precisa fazer um arranjo floral mas não tem a espuma para fixar as flores? Experimente usar uma batata grande, cortando-a ao meio, no sentido do comprimento, e coloque-a com o lado cortado e liso para baixo, servindo de base. Faça furos na batata, nos locais onde quer colocar as plantas e introduza-as nos respetivos buracos.



Sardinheira saudável

Uma batata crua, fornece todos os nutrientes que esta bonita planta necessita. Faça um furo numa batata e coloque o caule da sardinheira dentro. De seguida, plante-a juntamente com a batata, garantindo um crescimento muito mais saudável.



Limpeza das mãos

Uma das melhores formas de limpar as mãos e a pele de manchas de cenoura e abóbora, depois de ter feito um creme destas verduras, é esfregar as mãos numa batata durante alguns segundos. Veja a facilidade com que as mãos ficam limpas!



Compressas quentes ou frias

A batata tem a capacidade de conservar bem a temperatura, sendo ideal para o frio e para o calor. Se necessitar de uma compressa quente, coza a batata e embrulhe-a numa toalha, aplicando sobre a área afetada. Se precisar de uma compressa fria, coloque a batata cozida no frigorífico durante algumas horas, aplicando no local afetado da mesma forma.


Recupere sapatos velhos

Tem uns sapatos com um aspeto velho e gasto? Antes de os deitar fora, experimente cortar uma batata ao meio e esfregá-la por todo o sapato. De seguida, engraxe-os muito bem e vai ver que ficarão com uma nova cara!

A História contemporânea com um simples Clique!

Um documento EXTRAORDINÁRIO.
Clicando no nome acima da foto, aparecem as centenas de cenas que testemunham a destruição da II Guerra Mundial.
Interessante a sequência de ótimas fotos de forma cronológica, que contam uma grande parte de nossa história contemporânea com reflexos ainda nos dias de hoje.

Clique em cada foto, pois cada uma abre uma das coleções citadas.


http://www.theatlantic.com/infocus/pages/ww2/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novo modelo de caravana para professores !



A melhor resposta à grande procura.

Ideologia e suas nuances!...



"O desenvolvimento da mundialização do capital e do capitalismo global, a partir da década de 1980, implicou numa nova divisão internacional do trabalho, com impactos significativos em alguns sectores industriais nos países capitalistas do Primeiro Mundo. É nesse contexto, numa pequena cidade industrial ao norte da Espanha, na região da Galícia, que um grupo de amigos, ex-operários metalúrgicos de um estaleiro naval que foi adquirido (e desactivado) por investidores coreanos, se reúne no bar Naval onde conversam e compartilham frustrações e esperanças. Na verdade, em torno do bar Naval gravitam as narrativas dramáticas desses homens, vítimas do desemprego, que giram, como astros excêntricos, no sistema solar do capital.
Neste trecho, um dos personagens, ao ler a fábula "A Cigarra e a Formiga", questiona as nuances ideológicas presentes na história."

A figura do Dr. Cavaco!


«O dr. Cavaco consumiu vinte minutos, no Centro Cultural de Belém, a esclarecer os portugueses que não havia português como ele. Os portugueses, diminuídos com a presunção e esmagados pela soberba, escutaram a criatura de olhos arregalados. Elogio em boca própria é vitupério, mas o dr. Cavaco ignora essa verdade axiomática, como, aliás, ignora um número quase infindável de coisas.
O discurso, além de tolo, era um arrazoado de banalidades, redigido
num idioma de eguariço. São conhecidas as amargas dificuldades que aquele senhor demonstra em expressar-se com exactidão. Mas, desta vez, o assunto atingiu as raias da nossa indignação. Segundo ele de si próprio diz, tem sido um estadista exemplar, repleto de êxitos políticos e de realizações ímpares. E acrescentou que, moralmente, é inatacável.
O passado dele não o recomenda. Infelizmente. Foi um dos piores
primeiros-ministros, depois do 25 de Abril. Recebeu, de Bruxelas,
oceanos de dinheiro e esbanjou-os nas futilidades de regime que,
habitualmente, são para "encher o olho" e cuja utilidade é duvidosa.
Preferiu o betão ao desenvolvimento harmonioso do nosso estrato
educacional; desprezou a memória colectiva como projecto ideológico, nisso associando-se ao ideário da senhora Tatcher e do senhor Regan; incentivou, desbragadamente, o culto da juventude pela juventude, característica das doutrinas fascistas; crispou a sociedade portuguesa com uma cultura de espeque e atrabiliária e, não o esqueçamos nunca, recusou a pensão de sangue à viúva de Salgueiro Maia, um dos mais abnegados heróis de Abril, atribuindo outras a agentes da PIDE, "por serviços relevantes à pátria." A lista de anomalias é medonha.
Como Presidente é um homem indeciso, cheio de fragilidades e de
ressentimentos, com a ausência de grandeza exigida pela função. O
caso, sinistro, das "escutas a Belém" é um dos episódios mais vis da
história da II República. Sobre o caso escrevi, no Negócios, o que
tinha de escrever. Mas não esqueço o manobrismo nem a desvergonha, minimizados por uma Imprensa minada por simpatizantes de jornalismos e por estipendiados inquietantes. Em qualquer país do mundo, seriamente democrático, o dr. Cavaco teria sido corrido a sete pés.
O lastro de opróbrio, de fiasco e de humilhação que tem deixado atrás de si, chega para acreditar que as forças que o sustentam, a
manipulação a que os cidadãos têm sido sujeitos, é da ordem da mancha histórica. E os panegíricos que lhe tecem são ultrajantes para aqueles que o antecederam em Belém e ferem a nossa elementar decência.
É este homem de poucas qualidades que, no Centro Cultural de Belém, teve o descoco de se apresentar como símbolo de virtudes e sinónimo de impolutabilidade. É este homem, que as circunstâncias determinadas pelas torções da História alisaram um caminho sem pedras e empurraram para um destino que não merece. Triste República, nas mãos de gente que a não ama, que a não desenvolve, que a não resguarda e a não protege!
Estamos a assistir ao fim de muitas esperanças, de muitos sonhos
acalentados, e à traição imposta a gerações de homens e de mulheres. É gente deste jaez e estilo que corrói os alicerces intelectuais, políticos e morais de uma democracia que, cada vez mais, existe, apenas, na superfície. O estado a que chegámos é, substancialmente, da responsabilidade deste cavalheiro e de outros como ele.
Como é possível que, estando o País de pantanas, o homem que se
apresenta como candidato ao mais alto emprego do Estado, não tenha, nem agora nem antes, actuado com o poder de que dispõe? Como é possível? Há outros problemas que se põem: foi o dr. Cavaco que escreveu o discurso? Se foi, a sua conhecida mediocridade pode ser atenuante. Se não foi, há alguém, em Belém, que o quer tramar.
Um amigo meu, fundador de PSD, antigo companheiro de Sá Carneiro eleitor omnívoro de literatura de todos os géneros e projecções, que me dizia:
"Como é que você quer que isto se endireite se o dr. Cavaco e a
maioria dos políticos no activo diz 'competividade' em vez de
'competitividade' e julga que o Padre António Vieira é um pároco de qualquer igreja?"
Pessoalmente, não quero nada. Mas desejava, ardentemente desejava, ter um Presidente da República que, pelo menos, soubesse quantos cantos tem "Os Lusiadas”

António Fernando Roque Ferreira



sábado, 16 de novembro de 2013

Carlos do carmo - "Alfabeto Fadista"



Alfabeto Fadista

(A) de amor, (B) de beleza
De (C) curvo a criança,
(D) de Deus ou de descrença
Mas com (E) escreve se esperança

O (F) vai para o fado,
o (G) vai para guitarra,
(H) p'ra homem honrado
Que ao (I) d' ideal se agarra

As letras são vinte e três
Palavras são vinte e tal
Alfabeto português
Dum fadista em Portugal

O (J) Fica à janela,
o (L) fica Lisboa,
(M) de mulher mais bela
(N) a meio da canoa

(O) de olhar que me fascina,
(P) de porta sempre aberta
(Q) de quadra, (R) de rima,
com a saudade o (S) acerta

As letras são vinte e três
Palavras são vinte e tal
Alfabeto português
Dum fadista em Portugal

(T) de terra, (U) de universo
Onde uma noutra desanda
(V) de viola ou de verso,
(X) de xaile sem (Z) de zanga

As letras são vinte e três
Palavras são vinte e tal
Alfabeto português
Dum fadista em Portugal

TEMPO DE CASTANHAS E VINHO NOVO, VAMOS A ELAS!

Paulo de Carvalho - Sábado à tarde






Perdia meia hora,
parado em frente ao espelho,
mudava de camisa...vestia-me outra vez.
Fechava a porta à chave... acendia um cigarro.
E ensaiando os gestos...passava já das 3,
vestia o meu casaco, corria sem parar
e à porta do cinema, morria de pensar,
que talvez não viesses,
não pudesses entrar...
num filme para adultos...até te ver chegar.

Perdia meia hora, num gesto do meu braço
a procurar coragem ...
para que fosse abraço.
Chegava o intervalo, fumava sem prazer
e os gestos que ensaiara, morriam ao nascer
por fim vencia o medo, quase sem te ver,
esquecia os meus dedos...
cansados de tremer...
por sobre o teu joelho...
esperando a tua mão...
num filme para adultos ...
crescíamos então...
(um beijo de paixão).

Sábado à tarde no cinema da avenida,
mal as luzes se apagavam...
acendia o coração...

Sábado à tarde... era uma noite bonita...
noite que sendo infinita ...
cabia na minha/nossa mão..

16 de novembro de 1941 - Início da Batalha de Moscovo 2ª Guerra Mundial



A Batalha de Moscovo - a luta sangrenta que definiu os rumos da Segunda Guerra Mundial




16 de Novembro de 1922, nasceu José Saramago.



Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino.
Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.

José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.

Fundação Saramago

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O QUE DISTINGUE O GOVERNO SÓCRATES DO GOVERNO PASSOS COELHO/PAULO PORTAS!

REACÇÃO POPULAR À PROPAGADA SAÍDA DA RECESSÃO ECONÓMICA EM PORTUGAL.

BATIDA FRONTAL A 190 Km/h ... LEIAM,ANTES DE VER O VÍDEO !!!



BATIDA FRONTAL A 190 Km/h ...
LEIAM,ANTES DE VER O VÍDEO !!!

OS MELHORES CARROS (NACIONAIS E IMPORTADOS), DISPONÍVEIS NO MERCADO, FACILMENTE PODEM VIAJAR A MAIS DE 150, 160 Km/h.
COMO QUASE TODOS ELES POSSUEM ISOLAMENTO ACÚSTICO EXCELENTE, OS SEUS OCUPANTES NÃO TÊM A EXATA PERCEÇÃO DA VELOCIDADE A QUE SEGUEM, E MUITO MENOS IDEIA DO RISCO QUE CORREM.

Assista ao embate frontal de um veículo a 190 Km/h com um obstáculo parado.

Num veículo que bate a essa velocidade, não adianta nada sonhar com equipamentos de segurança. Não existe air bag, cinto de segurança, travões, ABS, controle de tração, carroçaria retráctil ou quaisquer outros equipamentos de segurança, que possam minimizar o terrível resultado.

Na realidade, nada poderá salvar a vida dos ocupantes do carro! Quando você tiver a tentação de "pisar a fundo" no acelerador do seu veículo, lembre-se deste vídeo!

Nota: Nos testes de colisão a que se assiste na TV (que os fabricantes de veículos divulgam), os carros não passam das míseras 45 Milhas/h (72Km/h).

O teste deste vídeo, a 190 Km/h, mostra a realidade nua e crua, do que acontece num acidente, quando a uma velocidade 3 vezes maior!
O resultado do estudo, que foi monitorizado por computador, mostra que os ocupantes do veículo são submetidos a uma aceleração negativa (porque tudo tem que parar), equivalente a 400 vezes a atração da gravidade.

A total destruição do carro e dos ocupantes ocorre em apenas 68 milésimos de segundo!
Sabe o que é isto? Tome 1 segundo, divida em 1000 partes e então fique com apenas 68 delas.

Este é o tempo exato gasto entre o para-choques tocar o obstáculo e o carro parar !!!


Em 15 de Novembro de 1917 - Faleceu o sociólogo francês Émile Durkheim




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Portugal e a divida pública!... O mito de Sisifo.

O Mito de Sísifo


Sísifo, uma personagem da mitologia grega, condenado a repetir sempre a mesma tarefa de empurrar uma pedra de uma montanha até o topo, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível.
Camus esboça o mito de Sísifo, que desafiou os deuses; quando capturado sofreu uma punição: para toda eternidade, ele teria de empurrar uma pedra de uma montanha até o topo; a pedra então rolaria para baixo e ele novamente teria que começar tudo. Camus vê em Sísifo o ser que vive a vida ao máximo, odeia a morte e é condenado a uma tarefa sem sentido, como o herói absurdo. Não obstante reconheça a falta de sentido, Sísifo continua executando sua tarefa diária.

Benefícios do chá de carqueja



A carqueja é uma planta medicinal que pode ser utilizada no combate a diversas doenças e que também ajuda a emagrecer. Mas ela não deve ser utilizada em caso de pressão baixa e durante a gravidez. Veja para que serve a carqueja em: http://www.tuasaude.com/carqueja/

Em apoio à luta dos profissionais dos CTT que lutam contra a privatização.



O Carteiro
Conjunto António Mafra

Composição: António Mafra


Manhã cedo segue a marcha
sempre na mesma cadência
e lá vai de caixa em caixa
metendo a correspondência
para uns são alegrias
para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa
é a sua profissão

Chegou o carteiro
das nove p´ras dez
a vizinha do lado
de roupão enfiado
chegou-se à janela
em bicos de pés
e logo gritou:
"Traz carta p´ra mim?"
e o carteiro que é gago
espera um bocado
e responde-lhe:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote
da sua criada"

E o sr. Roque desespera
pelo vale que nunca vem
vai sentindo infelizmente
como faz falta o vintém
para uns são alegrias
para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa
é a sua profissão

Chegou o carteiro
das nove p´ras dez
a vizinha do lado
de roupão enfiado
chegou-se à janela
em bicos de pés
e logo gritou:
"Traz carta p´ra mim?"
e o carteiro que é gago
espera um bocado
e responde-lhe:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote
da sua criada"

Quando o carteiro se atrasa
os protestos são em coro
as garotas ansiosas
por notícias do namoro
para umas são alegrias
para outras tristezas são
o carteiro não tem culpa
é a sua profissão

Chegou o carteiro
das nove p´ras dez
a vizinha do lado
de roupão enfiado
chegou-se à janela
em bicos de pés
e logo gritou:
"Traz carta p´ra mim?"
e o carteiro que é gago
espera um bocado
e responde-lhe:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote
da sua criada"

Ao heróico povo de Cambedo - Chaves



DEZEMBRO de 1946 - aldeia de Cambedo da Raia - Chaves
A povoação é cercada, bombardeada e um terço dos seus habitantes são presos por acolher supostos salteadores. Na verdade, tratam-se de maquis, guerrilheiros espanhóis que se dedicam à luta contra o franquismo. Acossados pela Guardia Civil, recolhem-se nesta aldeia raiana que sempre manteve uma longa tradição de relações afectivas e solidárias com o outro lado da fronteira. A escória salazarenta encarregar-se-á de os entregar à sua congénere espanhola onde vão enfrentar os pelotões de fuzilamento. A gente boa de Cambedo conhecerá os carceres da PIDE e o campo de Concentração do Tarrafal.
.................
Quando, neste país, se quer transformar a Solidariedade numa palavra vã e se fomenta o esquecimento, há que resistir e lembrar esse bravo povo de Trás-os- Montes!
Quanto mais não seja porque... a SOLIDARIEDADE é um bem revolucionário e ELES ... souberam sê-lo!


Em 12 de Novembro de 1989 - Faleceu Dolores Gomes Ibarruri - La Passionária" salientou-se como líder comunista da Guerra Espanhola.




PARABÉNS A TODOS OS VISITANTES DO BLOG ABACIENTE, ESTAMOS PRESTES A ATINGIR AS 850.000 VISITAS

Os meus blogues

Abaciente  ·  Estatísticas  ›  Visão geral



Gráfico de visualizações de página no Blogger  05/11/2013 07:00 – 12/11/2013 06:00


Visualizações de páginas de hoje
331
Visualizações de página de ontem
1 618
Visualizações de páginas no último mês
33 260
Histórico total de visualizações de páginas
849 614




                                 PARABÉNS







segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novo conceito de evolução civilizacional!

Depois de tantos cortes nos salários e Pensões, o Povo ainda continua com imaginação para fazer estas brincadeiras.




"Projecto 3 Amálias "

Aproveitando a musica de Alfredo Marceneiro "Fados Bailado" que é também conhecido por causa do poema de Amália como "Estranha Forma de Vida", o Projecto 3 Amálias apresenta na sua primeira actuação, um Fado de Intervenção humoristica, introspectivo, melancólico, mas cheio de raça e raiva à mistura, com as presenças de Paulo Portões à Guitarra, Pedro Passos Lebre à viola, nas vozes Amália KATTY, Amália FANNY e Amália PIPI.
O segundo Fado, mais rasgadinho da autoria de Alberto Janes, conhecido popularmente como Fado da Mariquinhas, tantas vezes interpretado por Amália Rodrigues, mostra mais uma adaptação deste trio de Amálias, com uma vontade enorme de dar de beber à dor...
A Troika, a Crise, o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros , a nossa politica ao mais alto nivel. Está cá tudo!!!

O "Movimento das batatas"



"movimento das batatas" ou "movimento sem intermediários" na #Grécia Atenas - Quando chega o fim de semana, várias praças em cidades gregas se transformam em mercados de venda direta, onde os agricultores oferecem seus produtos a preços baixos, uma prática que a crise tornou possível. O que há dois anos nasceu como uma ideia espontânea de protesto contra as consequências de uma crise cada vez mais grave, com o tempo foi ganhando forma até se transformar no chamado "movimento sem intermediários", cujo objetivo é pôr os produtores diretamente em contato com os consumidores, evitando as redes comerciais tradicionais que aumentam excessivamente os preços. Tudo começou em dezembro de 2011, quando os agricultores de Drama, uma cidade próxima à fronteira com a Bulgária, cansados de vender sua produção a baixo preço, decidiram presentear em Salônica pacotes de batatas de dois quilos. Um mês mais tarde, uma associação local de Katerini, no norte do país, convidou os agricultores de Drama a lhes vender diretamente seus produtos. Em duas semanas, esses mesmos agricultores já estavam vendendo em Volos, no centro da Grécia. E depois em outras cidades. Foi aí que o que teve início com o nome de "movimento das batatas" se transformou no "movimento sem intermediários". Dezenas de grupos auto-organizados e até municípios em todo o país entraram em contacto com cooperativas de agricultores para possibilitar em suas praças a venda direta de vários produtos.

11 de Novembro de 1918, terminava a 1ª Guerra Mundial


domingo, 10 de novembro de 2013

COMÍCIO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DE ÁLVARO CUNHAL