Previsão do Tempo

terça-feira, 23 de junho de 2015

A 23 de Junho de 2009 -- Morre Emílio Ferreira Rato, antigo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, eleito pela CDU, 82 anos.



Emílio Ferreira Rato, 82 anos, autarca que presidiu à autarquia, eleito pela CDU, entre 1983 a 1989, tendo sido também vereador nos executivos presididos por Artur Neto Barros e João Barros Duarte.
Emílio Rato começou a trabalhar aos 10 anos, na secção de pintura da Ivima. Em 1961 foi morar para S. Pedro de Moel, onde fundou a Pensão D. Dinis, que durante anos foi uma referência para o turismo do concelho. Em sua casa chegou a dar abrigo a antifascistas perseguidos pela PIDE.
Após o 25 de Abril de 1974 foi convidado a integrar o MDP-CDE e, em simultâneo, a Comissão de Moradores de S. Pedro de Moel, tendo iniciado então a colaboração com a Comissão Administrativa que geria o município.
Alberto Cascalho, presidente da Câmara da Marinha Grande, afirmou, na ocasião, que «muito se aprendeu com a sua postura e verticalidade, em defesa da causa pública». Salientou ainda a «transparência», «capacidade de agir» e «eficácia de acção [de Emílio Rato] para o progresso deste concelho».

Sem comentários:

Enviar um comentário