Previsão do Tempo

sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Ponte Salazar sobre o rio Tejo em Lisboa - 1966



A Ponte sobre o rio Tejo em Lisboa - 1966

Filme documentário, realizado por Leitão de Barros, sobre a construção da ponte sobre o Tejo em Lisboa e sua inauguração a 6 de Agosto de 1966.
 Para a ponte suspensa, toda a monumental fabricação metálica de 22.000 toneladas das peças de aço, destinado à viga de rigidez e tabuleiro, foi executada em Portugal nas oficinas da SOREFAME. Bem assim como a grelha metálica rodoviária. Para além de outras estruturas referidas pelo narrador fabricadas nos estaleiros norte.
 Tempos em que a mão-de-obra caseira tinha uma incorporação muito significativa nas grandes obras nacionais.
 Reparem que muitos dos trabalhos se realizavam num plano a cerca de 70 metros acima do nível médio das águas do rio Tejo e, pelo que se vê, infelizmente nenhum trabalhador utilizava qualquer sistema de protecção e segurança, contudo veja-se o à vontade com que alguns trabalhadores se deslocavam naquelas vigas como se de um simples corredor se tratasse, para não falar em registos arrepiantemente incríveis quando estão a martelar em posições, de equilíbrio instável.
 Este filme é um registo muito singular de uma obra que marcou o país naqueles anos.
 É igualmente de registar o estado da margem sul, onde se veem apenas campos de cultivo, ainda longe de se adivinhar que um amontoado habitacional iria emergir.

Sem comentários:

Enviar um comentário