Previsão do Tempo

sexta-feira, 10 de julho de 2015

A 10 de Julho de 1925 - Nasce Vasco Granja



Vasco de Oliveira Granja, nasceu no dia 10 de Julho de 1925, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa e faleceu em Cascais a 4 de Maio de 2009, com 83 anos.
Divulgador da banda desenhada e do cinema de animação em Portugal.
Membro do PCP desde o inicio dos anos 50, Vasco Granja foi preso e condenado pela PIDE.
Divulgador da banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, Vasco Granja desde muito jovem manifestou o seu interesse pelo cinema.
Integrante do movimento cineclubista nos anos 50, também um espaço de resistência ao fascismo, Vasco Granja destacou-se pela sua intervenção editorial tendo publicado numerosos artigos e mais tarde integrou a equipa fundadora da revista francesa de crítica e ensaio de banda desenhada Phénix.
Ligado à primeira livraria especializada em banda desenhada em Portugal, Vasco Granja manteve um programa regular sobre cinema de animação na RTP que contou com mais de mil emissões.
Membro do PCP desde o início dos anos 50, Vasco Granja foi preso e condenado pela polícia política do regime fascista em 1954 e 1963, tendo cumprido mais de dois anos de prisão.
Ligado ao seu Partido de sempre, o Partido Comunista Português, Vasco Granja foi homenageado na Festa do «Avante!» de 2007 com a realização de um ciclo de cinema de animação a ele dedicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário