Previsão do Tempo

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Asta Nielsen,nasceu em Copenhaga no dia 11 de Setembro de 1881



Asta Nielsen, actriz dinamarquesa do cinema mudo, nasceu em Copenhaga no dia 11 de Setembro de 1881. Morreu em Frederiksberg, em 24 de Maio de 1972. Foi a primeira grande vedeta do cinema europeu e um sex-symbol dos anos 1910/20.
Setenta dos seus 74 filmes foram produzidos na Alemanha, onde ela era conhecida simplesmente por “Die Asta” (“A Asta”). Era particularmente notada pelos seus grandes olhos escuros e pela sua aparência de menina. Nielsen era, na maioria das vezes, retratada como uma mulher apaixonada e voluntariosa. Devido à natureza erótica das suas performances, os filmes de Nielsen foram censurados nos Estados Unidos, onde o seu trabalho passou relativamente despercebido.
O seu estilo de actuação afastava-se de uma teatralidade aberta, aproximando-se mais de um naturalismo subtil. A sua carreira não sobreviveu, porém, ao fim do cinema mudo. Fez apenas um filme sonoro em 1932.
Fundou o seu próprio estúdio em Berlim durante os anos 1920, mas voltou para a Dinamarca em 1937, após a ascensão de Hitler ao poder. Recusou ser instrumentalizada pelo nazismo, que queria aproveitar o seu carisma em benefício da propaganda nazi.
No resto da sua longa vida, afastou-se da celebridade, desenvolvendo actividades de escritora e de artista plástica. Escreveu a sua autobiografia e, durante a guerra, ajudou financeiramente uma rede de apoio aos judeus acantonados no campo de concentração de Theresienstadt. Quando faleceu, aos 90 anos, foi enterrada no cemitério Vestre em Copenhaga.

Sem comentários:

Enviar um comentário