Previsão do Tempo

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A 09 de Outubro de 1261- Nasce D. Dinis, "O Lavrador"



Sexto rei de Portugal, filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, nasceu a 9 de outubro de 1261 e faleceu a 7 de janeiro de 1325. Foi aclamado rei em Lisboa, em 1279, tendo governado durante 46 anos. Casou em 1282com D. Isabel de Aragão (a rainha Santa Isabel); a rainha teria também um papel importante ao longo destereinado, não só pelas suas ações de caridade mas, sobretudo, pela sua atuação ao lado do rei na política externa,e entre ele e o filho aquando das lutas entre ambos.
Foi o primeiro rei a não ter que se preocupar com a expansão territorial. Procurou lutar contra os privilégios que, dealguma forma, iam contra a sua autoridade. Em 1282 estabeleceu que todas as apelações de quaisquer juízes sópoderiam fazer-se para o rei. Recorreu a inquirições em 1284, tendo havido outras ao longo do seu reinado.Procurou um acordo com a Igreja, acordo que viria a ser estabelecido por concordata em 1290. Proibiu às Ordense aos clérigos a aquisição de bens de raiz, mas procurou também defender a Igreja dos abusos resultantes dosistema do padroado. Apoiou os cavaleiros da Ordem de Sant'Iago ao separarem-se do seu mestre castelhano, esalvou a dos Templários em Portugal, dando-lhe nova existência sob o nome de Ordem de Cristo.
Entrou em guerra com Castela em 1295, a qual só veio a terminar pelo Tratado de Alcanises, lavrado na vilacastelhana do mesmo nome em 12 de setembro de 1297. Por este tratado previa-se uma paz de 40 anos,amizade e defesa mútuas. Foram também estabilizadas as fronteiras em zonas nevrálgicas como a Beira e oAlentejo, com exceção de pequenas áreas que rapidamente se viriam a integrar no reino.
Desenvolveu as feiras, criando as chamadas feiras francas ao conceder a várias povoações diversos privilégios eisenções. Protegeu as exportações para os portos da Flandres, Inglaterra e França; em 1308 celebrou um tratadode comércio com o rei de Inglaterra e instituiu definitivamente a marinha portuguesa.
Foi, no entanto, a agricultura que mais o interessou (daí o seu cognome, "o Lavrador"). Procurou interessar toda apopulação na exploração das terras, facilitando a sua distribuição. No Entre Douro e Minho dividiu as terras emcasais, cada casal vindo mais tarde a dar origem a uma povoação. Em Trás-os-Montes o rei adotou um regimecoletivista; as terras eram entregues a um grupo que repartia entre si os encargos, determinados serviços eedifícios eram comunitários, tais como o forno do pão, o moinho e a guarda do rebanho. Na Estremadura a formade povoamento dominante foi a que teve por base o imposto da jugada; outros tipos de divisão foram tambémutilizados, como, por exemplo, a parceria.
Ele próprio poeta, D. Dinis deu também um grande impulso à cultura. Ordenou o uso exclusivo da línguaportuguesa nos documentos oficiais. Fundou em Lisboa, em 1290, um Estudo Geral (Universidade) no qual foramdesde logo ensinadas as Artes, o Direito Civil, o Direito Canónico e a Medicina. Mandou traduzir importantesobras, tendo sido a sua Corte um dos maiores centros literários da Península.
D. Dinis. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário