Previsão do Tempo

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A 12 de Outubro de 1888 - Nasce o pintor e professor português Abel Manta





Pintor e caricaturista português, João Abel Manta nasceu a 12 de outubro de 1888, em Gouveia, e morreu a 9 deagosto de 1982, em Lisboa.
Ingressou na Escola de Belas-Artes de Lisboa em 1908, onde se formou em Pintura, tendo como mestre o pintorCarlos Reis. Após uma estada em Paris entre 1919 e 1926, onde expôs algumas das suas obras nos salons, AbelManta regressou a Portugal. Paralelamente ao exercício da docência da disciplina de Desenho, consagrou-secomo pintor naturalista, particularmente no campo do retrato, da natureza-morta e da paisagem (As Maçãs,Folgosinho e Vistas de Gouveia, de 1925, são alguns dos quadros desta época). Em 1926, realizou umaexposição individual, às quais se seguiram exposições coletivas como o Salão de outono da Academia Nacionalde Belas-Artes do mesmo ano e várias exposições no Salão de Arte Moderna do Secretariado da PropagandaNacional.
Ao longo da sua carreira, foi agraciado com alguns prémios importantes, tendo conquistado, por exemplo, oprémio atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, na categoria de pintura, na I Exposição de Artes Plásticas,em 1957. Em 1979, foi condecorado pelo então Presidente da República, Ramalho Eanes, com a comenda daOrdem de Sant'Iago de Espada.
Abel Manta destaca-se na sua geração pelo conjunto de excelentes retratos de personalidades da época querealizou. A ele se devem igualmente representações de paisagens urbanas, nomeadamente das cidades de Lisboae do Funchal.
O quadro mais marcante da sua pouco divulgada obra é o Jogo de Damas, de 1927 (Coleção Museu do Chiado). Ainfluência de Cézanne (pintor francês pós-impressionista) manifesta-se no tratamento das superfícies facetadasdos volumes e na acentuação do claro-escuro. A caracterização psicológica das figuras masculina e femininapresentes no quadro é acentuada pela representação dinâmica e quase abstrata do fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário