Previsão do Tempo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A 04 de Dezembro de 1982 - Morreu Louis Aragon



Louis Aragon nasceu em Paris a 3 de outubro de 1897 e morreu em Paris a 4 de dezembro de 1982, foi um poeta e escritor francês.
Em 1957 foi-lhe atribuído o Prémio Lenin da Paz.Louis Aragon, nascido Louis Andrieux, poeta e romancista francês, nasceu numa família proprietária de uma pensão num bairro abastado da capital francesa.
Após concluir os estudos no Liceu Carnot, em 1916, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Paris.
Convocado para o serviço militar, serviu como médico auxiliar durante a I Guerra Mundial.
Após o conflito, retomou os estudos e conheceu André Breton, que o apresentou ao surrealismo. Nos anos seguintes, dirigiu, juntamente com Philippe Soupault e Breton, a revista Littérature.
Aragon estreou-se como poeta em 1920, com o livro “Feu de joie”, ao qual seguiram outras publicações, como o romance “Anicet ou Le Panorama” (1921), a compilação de contos “Le libertinage” (1924) e a narrativa satírica “Le paysan de Paris” (1926), entre outras obras.
Em 1928 conheceu Elsa Triolet, escritora russa, cunhada de Maiakovski, que foi o seu grande amor e com quem se casou.
Filiou-se ao Partido Comunista Francês (PCF) e realizou, em 1930, uma visita à União Soviética.
De volta a Paris, distanciou-se dos surrealistas e publicou “Le front rouge” (1930), poema de temática revolucionária, escrito sob a influência de Maiakovski.
Nos anos seguintes, Aragon publica poemas, artigos de jornal, ensaios e romances de nítida influência marxista.
Durante a Guerra Civil Espanhola, alistou-se como voluntário e combateu ao lado dos republicanos.
Quando a França foi ocupada pelas tropas nazis, em 1940, participou da Resistência, assim como Paul Éluard, também militante do PCF.
Entre os seus livros publicados nesse período destacam-se “Le crève cour” (1941) e “Les yeux d’Elsa” (1942), a sua obra mais conhecida, em que celebra o amor absoluto.
Após a II Guerra Mundial, colabora em jornais e revistas como Ce soir e Les lettres françaises e publica outros livros importantes, como “Elsa” (1958) e “Le Fou d'Elsa” (1963).
Entre os seus últimos títulos publicados destacam-se os romances “La mise à mort” (1965) e “Blancheou l’oubli” (1967).
Louis Aragon, um dos maiores poetas franceses do século XX e um dos fundadores do surrealismo, faleceu em Paris em 1982.




Sem comentários:

Enviar um comentário