Previsão do Tempo

domingo, 31 de maio de 2015

A 31 de Maio de 1859 - O Big Ben entra em funcionamento


Ao contrário do que muitos pensam, o Big Ben não é o nome do famoso relógio do Parlamento Inglês, nem da sua torre. É sim o nome de um sino, que foi instalado no Palácio de Westminster em 1859, quando era ministro das Obras Públicas da Inglaterra, sir Benjamin Hall. Por ser um homem alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben e daí vem o nome do famoso sino que mede quase 3 metros de diâmetro e pesa 13 toneladas e meia.Todos os dias, a rádio BBC transmite as suas badaladas para o mundo inteiro. O nome do relógio é Tower Clock, e a torre é a Clock Tower. O relógio ganhou a fama pela sua precisão e por ser um dos maiores do mundo.

A 31 de Maio de 1945 - Nasce Rainer Werner Fassbinder, importante director de cinema e actor alemão, um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão!



Rainer Werner Fassbinder nasceu em Bad Wörishofen/Alemanha a 31 de maio de 1945 e morreu em Munique a 10 de junho de 1982, com 37 anos, foi um director de cinema e actor alemão, um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão.
Nasceu em Bad Wörishofen, uma cidade da Baviera. Durante a sua carreira fez 43 filmes (incluindo dois curta-metragens e Berlin Alexanderplatz, de 15 horas e meia) e trabalhou como actor de cinema e teatro, cinegrafista, compositor, designer de produção, editor de cinema, produtor de cinema e administrador de teatro.
Fez, em média, um filme a cada 100 dias. A sua disciplina intensa e energia criativa fenomenal ao trabalhar faziam contraste com os excessos de relacionamentos destrutivos da sua vida pessoal com as pessoas que ele atraiu: actores (incluindo Kurt Raab e Hanna Schygulla), cinegrafistas e técnicos (notavelmente Michael Ballhaus) e da mesma forma John Cassavetes.
Fassbinder era homossexual assumido. A condição humana, mesmo demonstrada através do amor lésbico, é o tema fundamental em seu filme “As Lágrimas Amargas” de Petra von Kant (1971).
A solidão, o medo, o desespero, uma angústia, uma busca pela própria identidade e o amor não correspondido são assuntos recorrentes nos seus filmes.
As paixões íntimas como forma de retratar uma época - conseqüências da Alemanha dos anos setenta que ainda carregava marcas do fascismo, da democracia recebida como compensação - e dar o testemunho de suas dificuldades económicas, políticas, morais e sexuais são os grandes temas do cinema de Fassbinder.
Nele haverá sempre um lugar essencial para uma mulher, figura que servirá para propagar diversas fórmulas de emancipação feminina e para representar a nação alemã, especialmente através de três heroínas que protagonizam a sua trilogia da Alemanha Ocidental: Maria Braun, interpretada por Hanna Schygulla em "O Casamento de Maria Braun" (1979), Lola, vivida por Barbara Sukowa em "Lola" (1981) e Veronika Voss, interpretada por Rosel Zech em "O Desespero de Veronika Voss"(1982).
"O incrível era que esse contraditório animava os outros com o seu medo", apontou certa vez o cineasta e ator Hark Bohm, que juntamente com Susan Sontag considera Fassbinder uma das referências culturais do século XX.
Fassbinder morreu de uma overdose aos 36 anos.
Há controvérsias se a overdose foi voluntária ou não e se a discriminação sofrida por ser ele, um homossexual declarado, não tenha contribuido ao seu fim prematuro.
A sua morte é considerada um marco no fim do Novo Cinema Alemão.
O estilo de Fassbinder é muito variado (clássico, barroco, realista, alegórico, expressionista, moderno), não apenas considerando o conjunto da sua filmografia, mas também cada filme em particular.
À boca pequena fala-se de Fassbinder como um grande diretor de cena, já que cada plano é minuciosamente desenhado para provocar um forte impacto estético na tela, com sobriedade e variações técnicas. Nos seus primeiros filmes, abundam os planos lentos, muitas vezes estáticos e, inclusive, repetidos, como, por exemplo, em obras como Katzelmacher, de 1969, e Martha, de 1973.
A sua estreita colaboração com o câmara Michael Ballhaus permitiu ir ao fundo em todo o tipo de audácia na filmagem, conseguindo em alguns filmes verdadeiros atrevimentos técnicos, como em Roleta Chinesa, de 1976.
Ambos ensaiaram juntos pela primeira vez a rotação completa de 360 graus no filme Marta, que, posteriormente, se converteu na marca pessoal de Ballhaus em sua carreira em Hollywood, quando trabalhou ao lado de Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Paul Newman.
Esse atrevimento estético e técnico, no entanto, nunca foram meros exercícios de estilo.
Sempre estiveram por trás de uma formação que Fassbinder herdou de mestres do melodrama hollywoodiano, como Raoul Walsh, de quem se apropriava do nome sempre como pseudónimo, ou Douglas Sirk, a quem conheceu pessoalmente, colaborando, inclusive, como ator em seu último filme, o curta-metragem Bourbon Street Blues, de 1978.
Em sua filmografia, cheia de personagens femininos inesquecíveis, deve-se destacar algumas atrizes com quem trabalhou intensamente, como Hanna Shygulla, Margit Carstensen, Ingrid Caven ou Irm Hermann. Todas elas de sua mesma geração, formaram parte de uma equipe desde o início, porém Fassbinder também trabalhou com atrizes diferenciadas, como Brigitte Mira, com quem dividiu trabalhos como Todos nos Chamamos Alí, de 1973, e Viagem à Felicidade de Mamãe Küsters, de 1975.
Em sua profícua carreira, Fassbinder conseguir fazer um retrato exaustivo da Alemanha. A sua história, a sua sociedade, cultura e geografia. Muitos críticos assinalam que as obras do diretor são indispensáveis para entender o que é hoje a Alemanha.
Ele filmou por todo o país, situando histórias em locais diversos, como Baviera, Baden, Frankfurt, Berlim. Retratou todas as classes sociais, como os burgueses, em Roleta Chinesa, os comerciantes, em O mercador de quatro estações, o proletariado, em Viagem à felicidade de Mamãe Küster, o lúmpen, em O amor é mais frio que a morte, os intelectuais, em Satansbraten, os jornalistas, em As lágrimas Amargas de Petra von Kant, ou os emigrantes, em Katzelmacher.
Levou ao cinema obras capitais da literatura alemã, como Effi Brest (1894), de Theodor Fontane, considerado o mais importante escritor alemão do século XIX, tendo esse livro sido considerado a Madame Bovary alemã. Também filmou Berlin Alexanderplatz (1929), de Alfred Döblin, que retrata a crise social e moral da Alemanha pré-nazista.
Realizou também uma trilogia sobre a República Federal no pós-guerra, a era Adenauer, assim como retratou o nascimento do nazismo, assim como seu auge e queda, em filmes como Desespero (Eine Reise Ins Licht-Despair) e Lili Marlene.

A 31 de Maio de 1594 - Morreu Jacopo Robusti, conhecido por Tintoretto

A 31 de Maio de 1809 - Morreu Franz Joseph Haydn

A 31 Maio de 1923 - Nasce Rainier III do Mónaco

A 31 de Maio de 1469 - Nasce D. Manuel I

A 31 de Maio de 1930 - Nasce Clint Eastwood

A 31 de Maio de 2010 - Morre o compositor argentino Ruben Jurez, 63 anos, intérprete de bandonéon, cantor e escritor de canções, um dos mais genuínos autores do tango, na senda de Aníbal Troilo e Astor Piazzolla.

A 31 de Maio de 2008 - Morre o treinador de futebol Carlos Alhinho, antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto e internacional português, e que contava 59 anos, vítima de uma queda acidental no fosso de um elevador em Benguela, Angola



A 31 de Maio de 2007 - O escritor Mário Cláudio recebe a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

A 31 de Maio de 2007 - Maria Helena de Azeredo Pais Spranger Pitta vence o Prémio de Tradução Literária Casa da América Latina 2007, pela tradução do romance "Malinche", da escritora mexicana Laura Esquivel.

"Eu estou obcecado em ser invisível nos textos"

Helena Pitta venceu por unanimidade o Prémio de Tradução Literária Casa da América Latina 2007, pela sua tradução do romance «Malinche», da escritora mexicana Laura Esquivel, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Lisboa.

Vasco Graça Moura, que presidiu ao júri, disse à Lusa que, «apesar do mérito de outras traduções apresentadas, a tradução de Helena Pitta revela um grande rigor e um resultado estético muito válido enquanto tradução».
O poeta e escritor salientou ainda o facto de Helena Pitta «ter encontrado um registo bem conseguido entre uma linguagem que varia muita entre um tempo mais próximo e um outro mais recuado».
Além de Graça Moura, que presidiu, constituíram o júri Annabela Rita, em representação da Associação Portuguesa de Tradutores, o jornalista e crítico literário Francisco Belard e o secretário-geral da Casa da América Latina, Mário Quartim Graça, sem direito a voto.
O prémio, com o valor pecuniário de 7500 euros, inclui ainda um troféu e um diploma.
Maria Helena de Azeredo Pais Spranger Pitta é licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, especializou-se na tradução para português de obras literárias em língua castelhana, estando já publicadas em Portugal, por cerca de uma dezena de editoras, mais de sessenta traduções da sua autoria, referentes a obras de autores espanhóis e latino-americanos.
Ao Prémio de Tradução Literária Casa da América Latina 2007, destinado a distinguir uma tradução de obra publicada em Portugal entre 1 de Janeiro de 2005 e 31 de Dezembro de 2006, concorreram 16 tradutores com 23 obras publicadas por oito editoras, de 23 autores latino-americanos.

A 31 de Maio de 2006 - O Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2006 é atribuído ao escritor norte-americano Paul Auster.

A 31 de Maio de 2006 -- Abertura de 122 centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para os quais esta prevista a qualificação de cerca de um milhão de pessoas até 2010.

A 31 de Maio de 2005 - Demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, após os resultados do referendo ao Tratado Constitucional Europeu. Domininque de Villepin é convidado a formar Governo.

A 31 de Maio de 2005 - O antigo diretor do FBI Mark Felt revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, "Garganta Funda", durante a investigação do caso Watergate.

A 31 de Maio de 2003 - O Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.

A 31 de Maio de 2002 -- Começa o XVII Campeonato do Mundo de Futebol, na Coreia do Sul e Japão.

A 31 de Maio de 2001 -- Morre Faisal Husseini, 60 anos, responsável da OLP por Jerusalém, um dos principais negociadores com Israel.

A 31 de Maio de 1996 - Morre o norte-americano Timothy Leary, 75 anos, investigador, promotor do LSD e "guru" da comunidade hippy dos anos de 1960.

A 31 de Maio de 1991 - Assinatura do Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.

A 31 de Maio de 1962 -- Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

A 31 de Maio de 1961 -- O Benfica conquista a Taça dos Clubes Campeões Europeus. A equipa ganha ao Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça.

A 31 de Maio de 1947 - Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa contra a ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, diretor da Faculdade, apresenta a demissão.

Ficheiro:Oliveira-J-Candido.jpg
João Cândido de Oliveira (1906-1991
Sucedeu a Nicolau Bettencourt e, após o falecimento inesperado deste, apressaram-se as provas de doutoramento e agregação, sob os auspícios de Pulido Valente. Dedicou a sua carreira à prática, desenvolvimento e docência da bacteriologia.
Foi envolvido no processo com que Salazar varreu a FML, tendo sido aposentado compulsivamente, em 14/06/1947 e reintegrado em 24/09/1947, face à onda de protestos então levantada. Levou o seu munus até à jubilação, com prestígio para a FML e bacteriologia nacional.
A cidade de Lisboa homenageou-o, atribuindo o seu nome a uma rua do bairro do Lumiar (Rua Prof. Cândido de Oliveira)

ANTÓNIO JOSÉ PEREIRA FLORES
 
Concluída a licenciatura (1906), partiu para França, passando depois para a Alemanha, onde frequentou as grandes clínicas neurológicas, detendo-se aí cerca de 5 anos. Nos seus estágios esteve com Aloi Alzheimer. Foi-lhe destinado um trabalho sobre o sistema nervoso do ouriço caixeiro, o qual viria a ser publicado na Alemanha e traduzido para português, constituindo a sua tese. Regressou a Portugal na altura em que era criada a FML e, com ela, a cadeira de Neurologia (1911); no entanto, não conseguiu a cátedra que seria entregue a Egas Moniz, processo aliás que não foi pacífico no seio da classe médica lisboeta. António Flores detinha uma sólida preparação neurológica e foi o grande clínico da Escola de Neurologia de Lisboa. Segundo Juvenal Esteves, as suas “Lições de Neurologia” constituíram um dos pontos mais altos do ensino na FML do seu tempo. Por limitações no quadro de Neurologia da FML, viria a ocupar a cátedra de Psiquiatria e só mais tarde transitaria para a de Neurologia, sucedendo a Egas Moniz. Em 31 de Maio de 1947 demitiu-se de Director da FML, na sequência de uma carga policial. Fez parte da comissão que acompanhou a criação do Hospital Júlio de Matos, do qual viria a ser director. Viria a ser homenageado com a atribuição do seu nome (Centro de Alcoologia de Lisboa António Flores) no Hospital Júlio de Matos. Na Amadora existe a Rua Prof. Dr. António Flores

A 31 de Maio de 1942 -- II Guerra Mundial. Patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo, em Praga, Heydrich Reinhard.

A 31 de Maio de 1912 - Nasce o contra tenor, regente e musicólogo inglês Alfred Deller.

A 31 de Maio de 1911 -- Fundação da editora Gallimard (França), por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger



Programa televisivo sobre o lançamento do Livro A Filha de Kafka pela editora Gallimard na França!

A 31 de Maio de 1910 - É fundada a União da África do Sul.



A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral. É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. Duas dessas línguas são de origem europeia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do holandês que é falada pela maioria dos brancos e coloured sul-africanos, e o inglês sul-africano. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.
A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.
A África do Sul é uma democracia constitucional, na forma de uma república parlamentar; ao contrário da maioria das repúblicas parlamentares, os cargos de chefe de Estado e chefe de governo são mesclados em um presidente dependente do parlamento. É um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20, do G8+5 e é uma das nações BRICS.

A 31 de Maio de 1819 -- Nasce o poeta norte-americano Walt Whitman, autor de "Leaves of Grass".

A 31 de Maio de 1302 - D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.

A 31 de Maio de 1232 - Canonização de Santo António de Lisboa.




31 de Maio de 2015 - Dia Nacional das Coletividades



As razões de uma celebração

"Em 1924, nos dias 31 de Maio, 1, 2 e 3 de Junho, realizou-se em Lisboa, na extinta Academia Recreativa de Lisboa, popularmente designada por “Academia do Socorro”, o 1.º Congresso Regional das Sociedades de Recreio, com a presença de 65 sociedades, tendo-se constituído a Federação Distrital das Sociedades Populares de Educação e Recreio que foi fundada por 47 sociedades. (…) Em 1934, de 30 de Maio a 8 de Junho, realizou-se em Lisboa o 2.º Congresso Regional, que aprovou novos estatutos, com 75 artigos, passando a designar-se Federação das Sociedades de Educação e Recreio e dá abertura à criação de Delegações (ou Associações) nas capitais de distrito" – pode ler-se no historial da Confederação Portuguesas das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Em evocação do Congresso de 1924 e assinalando o momento fundacional das estruturas associativas que, após diversas metamorfoses, viriam a materializar-se na criação daquela Confederação, celebra-se a 31 de Maio o Dia Nacional das Colectividades.

31 de Maio de 2015 - Dia Nacional do Pescador





31 de Maio de 2015 - Dia Mundial Sem Tabaco


O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.


O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.

O tabaco é responsável pela morte de um em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde

As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Frases

Não fume, por si e pelos outros.
Se ama a sua família, deixe de fumar.
Diga não ao tabaco, diga sim à vida.

sábado, 30 de maio de 2015

A versatilidade de Luís Franco Bastos

A atitude dos jogadores do Real Madrid depois de Ancelotti ter sido despedido

É um facto, as coisas não estão muito bonitas para os lados do Real Madrid. O treinador Carlo Ancelotti foi recentemente despedido, ao contrário do desejo dos jogadores, que gostavam muito dele como treinador, e parece que a confusão instalou-se no clube. Para piorar as coisas, a confirmação de Rafa Benítez na equipa como novo treinador é quase certa, e certos jogadores não querem que isso aconteça, um deles é o português Cristiano Ronaldo.
Veja interessante reacção dos jogadores num momento em que provavelmente já todos sabiam que Ancelotti ia ser despedido, o que acha da atitude deles perante Florentino Pérez?

A 30 de Maio de 1536 - Henrique VIII casa-se com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena.

A 30 de Maio de 1951 - nasceu Fernando Armindo Lugo de Méndez



Fernando Armindo Lugo de Méndez nasceu em San Pedro del Paraná/Paraguai a 30 de maio de 1951, é um ex-bispo católico e político paraguaio, ex-presidente do seu país.
Fernando Lugo nasceu de uma família humilde de San Solano, no distrito de San Pedro del Paraná, departamento de Itapúa, a 400 quilómetros ao sul de Assunção.
Filho de Guillermo Lugo e Maximina Mendez Fleitas, parte da sua família foi vítima de perseguição política durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).
Em 1 de março de 1970 ingressou no noviciado dos Missionários do Verbo Divino.
Paralelamente, realizou os seus estudos superiores na Universidade Católica Nuestra Señora de la Asunción, na capital do país, onde se licenciou em Ciência da Religião.
Foi ordenado sacerdote católico em 15 de agosto de 1977 e posteriormente transferiu-se para o Equador a fim de trabalhar como missionário na diocese de Bolívar, com o monsenhor Leonidas Proaño (1910-1988), um dos expoentes da Teologia da Libertação.
Em 1983 foi para Roma onde realizou estudos de Espiritualidade e Sociologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 17 de abril de 1994, de regresso ao Paraguai, foi nomeado bispo da diocese de San Pedro, uma das regiões mais pobres do país, pelo papa João Paulo II, em 1994.
Adepto da Teologia da Libertação, Lugo é próximo do brasileiro Frei Betto e admirador de Leonardo Boff e de dom Hélder Câmara.
Foi membro da Conferência Episcopal Paraguaia e da equipa de Reflexão Teológica do Conselho Episcopal Latino-Americano.
Em 2004, sem divulgar as razões, a Igreja Católica aposentou-o do cargo - hoje seu título é o de "bispo emérito". Muitos no Paraguai acreditam que isso se deveu à sua militância política.
Alheio às críticas ou às possíveis sanções da Igreja, em março de 2006, Lugo liderou o movimento Resistência Cidadã, que reunia os principais partidos políticos da oposição, cinco centrais sindicais e mais de cem associações e movimentos civis.
No mesmo mês, foi o principal orador de uma manifestação de protesto contra o governo, convocada pela Resistência Cidadã, que reuniu mais de 30 mil pessoas em frente à sede do Congresso.
Participou também em 2006, do lançamento do Movimento Paraguai Possível (MPP), que impulsionou a sua candidatura ao pleito de 2008. O coordenador do MPP é seu irmão Pompeyo Lugo, um dissidente do Partido Colorado, partido que governou o Paraguai nos últimos 61 anos.
Desde março de 2006, quando liderou uma passeata de 40 mil pessoas contra o projeto de reeleição do presidente Nicanor Duarte e manutenção dos colorados no poder, Fernando Lugo tornou-se uma referência da oposição.
Em dezembro do mesmo ano, anunciou que abandonaria a batina para se dedicar à política e concorrer à presidência do país em 2008 - a lei paraguaia exige a desvinculação.
Em seguida, apresentou o seu pedido de renúncia à vida religiosa. Em resposta, o Vaticano enviou-lhe uma carta na qual sugeria que ele "refletisse melhor" e abandonasse a pretensão de entrar na política.
Por ter efetivado sua renúncia sem esperar a resposta do Vaticano e por manter sua atividade política, recebeu uma suspensão a divinis, do Papa Bento XVI, ou seja, deixa de exercer as funções eclesiais embora ainda seja um bispo.
"Ele não esperou a resposta do Vaticano. Então está oficialmente em rebeldia. Pode até ser excomungado. Ele ainda é bispo", disse na ocasião o presidente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), monsenhor Ignacio Gogorza.
Em abril de 2009, Fernando Lugo reconheceu a paternidade de Guillermo Armindo Carrillo, após processo movido pela mãe do menino, Viviana Rosalith Carrillo.
Em 23 de fevereiro de 2007, o Ministério do Interior paraguaio ofereceu a Lugo proteção em decorrência de ameaças de morte que havia recebido pelas suas atividades políticas. Segundo sondagem realizada naquele mês, Lugo era um dos favoritos para as eleições presidenciais de abril de 2008 .
Em 30 de outubro o jornal paraguaio ABC Color indicou que Lugo não teria futuro como candidato do Partido Democrata Cristão do Paraguai.
Embora, em 16 de novembro, o presidente da Associação Nacional Republicana (Partido Colorado), Nicanor Duarte Frutos, negasse que o seu partido estivesse bloqueando a candidatura de Lugo, havia um debate sobre a sua legalidade, pois o artigo 235º da Constituição paraguaia proíbe ministros de qualquer denominação religiosa de ocupar cargos eletivos e o Papa Bento XVI havia recusado o pedido de demissão do sacerdócio de Lugo.
Ao mesmo tempo, sondagens apontavam o favoritismo do bispo para as eleições presidenciais, em relação a seus oponentes —- Blanca Ovelar, do Partido Colorado, e o general Lino Oviedo.
Durante a sua campanha, o candidato ganhou o nome guarani de Tekojoja (que significa "viver entre iguais") e prometeu que seu governo evitará se posicionar em um dos pólos de esquerda sul-americana.
Apesar de ter afirmado que considera "interessante" o governo do venezuelano Hugo Chávez, Lugo distanciou-se dos líderes populistas da América do Sul, concentrando-se principalmente na questão da desigualdade social no Paraguai.
Disse que fará uma reforma agrária, respeitando a Constituição, e que pretende renegociar a maneira como o Paraguai vende a energia elétrica da central binacional de Itaipu ao Brasil, no sentido de obter "um preço de mercado justo".
Pelo Tratado de Itaipu, firmado por Brasil e Paraguai em 1973, a energia gerada pela central deve ser dividida igualmente entre os dois sócios. Mas o Paraguai utiliza apenas cerca de 5% dessa energia, quantia suficiente para suprir 95% de sua demanda. O excedente é vendido - a preço de custo - ao Brasil, onde 20% da energia elétrica consumida vem de Itaipu.
Além da reforma agrária, Fernando Lugo prometeu empenhar-se na luta contra a corrupção e favorecer o nacionalismo, no plano económico.
Conhecido como o "bispo dos pobres", Lugo era visto por muitos como a ameaça mais séria ao domínio do Partido Colorado.Mais da metade dos seis milhões de paraguaios vive em situação de pobreza.
Em 2008 Fernando Lugo ganhou as eleições presidenciais.
Em 6 de agosto de 2010, em conferência de imprensa, uma médica oficial do governo de Lugo declarou ter sido detectado um cancro no presidente. Declarou que a doença é potencialmente curável e não afetaria as suas atividades. O linfoma foi descoberto depois da análise de um nódulo na virilha, que foi retirado cirurgicamente em 4 de agosto.
No dia 1 de dezembro de 2010, Fernando Lugo regressa para casa após ter sido internado em um hospital em São Paulo, Brasil. Depois de ser submetido à sua sexta e última quimioterapia, o cateter foi retirado. O PET-scan foi satisfatório e não foi detetado qualquer tipo de tumor linfático. O relatório médico fala um sucesso total, até mesmo de uma cura.
No dia 22 de junho de 2012, o presidente foi destituído do cargo pelo Senado, por 39 votos a 4, depois de um rápido julgamento político em que foi considerado culpado por “mau desempenho”, sendo substituído pelo vice-presidente Federico Franco. O processo de impeachment durou menos de 36 horas. Embora tenha acatado o veredito, Lugo declarou que considerava o impeachment como um golpe.
O vice-presidente Federico Franco um autêntico lacaio da oligarquia e da CIA, assumiu o cargo da presidência do país no mesmo dia da consumação do impeachment!
Actualmente Fernando Lugo é membro do Senado!

A 30 de Maio de 1640 - Morreu Peter Paul Rubens, pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade

A 30 de Maio de 2009 – Morre Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau, irmão de Amílcar Cabral, 81 anos.



Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau independente, hoje falecido em Lisboa, há muito que deixou de fazer política, guardando, porém, um "ódio de estimação" ao "traidor" que o derrubou em 1980, "Nino" Vieira, assassinado em Março último.
Natural de Bissau, onde nasceu a 11 de Abril de 1931, Luís Cabral é uma das mais importantes personalidades políticas da Guiné-Bissau e nunca perdoou a João Bernardo "Nino" Vieira o golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980, localmente conhecido por "Movimento Reajustador", que o afastou da presidência que assumira sete anos antes, em 1973.

A 30 de Maio de 2007 - Morre Albino Jardim, 91 anos, fundador da Fábrica de Chaves do Areeiro.

A 30 de Maio de 2007 - Morre Cacho Tirao, 66 anos, guitarrista e compositor argentino, membro do antigo quinteto de Astor Piazzola.

A 30 de Maio de 2007 - Morre Jean-Claude Brialy, 74 anos, ator e realizador francês, uma das principais figuras da “Nouvelle Vague” do cinema francês.

A 30 de Maio de 2006 - O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha recebe o Prémio Pritzker de Arquitetura.

A 30 de Maio de 2004 – É inaugurada a ponte de Santa Isabel, em Coimbra.

A 30 de Maio de 2002 – Morre o escritor, compositor e ator brasileiro Mário Lago, 90 anos

A 30 de Maio de 1989 - Os estudantes chineses concentrados na Praça Tiananmen, em Pequim, erguem a Estátua da Democracia.

A 30 de Maio de 1982 – Entrada de Espanha na NATO.

A 30 de Maio de 1958 - O general Humberto Delgado e Arlindo Vicente firmam o "Pacto de Cacilhas" que viabiliza uma só candidatura da Oposição Democrática, a do chamado General sem Medo, às Presidenciais.


Na noite de 29 de Maio de 1958, Almada foi palco de um acontecimento histórico durante o comício que Humberto Delgado realizou na Academia Almadense: a desistência da candidatura de Arlindo Vicente, apoiada pelo PCP, a favor da candidatura do “General Sem Medo”.
Apesar de a PIDE, ter feito tudo para que Arlindo Vicente, não conseguisse chegar a Almada, o candidato conseguiu furar todas as barreiras e reuniu-se nos bastidores do palco da sala da Academia, onde  trocaram as primeiras impressões sobre o acordo. A conversa dos dois democratas perseguiu em Lisboa, na casa do general, onde ambos assinaram o pacto de união, intitulado, “Aos Portugueses”, na madrugada de 30 de Maio. Nesse mesmo dia Arlindo Vicente anunciou aos órgãos da comunicação social a sua decisão de retirar a sua candidatura, em favor de Humberto Delgado.
O encontro da noite de 29 de Maio de 1958, entre Humberto Delgado e Arlindo Vicente, na sede da Academia Almadense, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República de 1958, foi baptizado com um sentido pejorativo, como o “Pacto de Cacilhas”, pelos órgãos de comunicação social afectos ao Salazarismo, ligando-o às populares burricadas.
O Pacto deveria ser reconhecido como "Pacto de Almada", de uma vez por todas, em nome do rigor histórico.

A 30 de Maio de 1928 - Nasce o cravista, regente e musicólogo holandês Gustav Leonhardt, nome fundador do movimento da interpretação historicamente informada.

A 30 de Maio de 1911 - Primeira edição das 500 milhas de Indianápolis. A prova atrai mais de 80 mil espetadores e é vencida por Ray Harroun, com uma velocidade média de 120 km/h.

A 30 de Maio de 1909 - Nasce o chefe de orquestra e clarinetista norte-americano Benny Goodman.

A 30 de Maio de 1896 – Nasce o cineasta norte-americano Howard Hawks, realizador de “Ter e Não Ter”.

A 30 de Maio de 1672 - Nasce Pedro O Grande, czar da Rússia.

A 30 de Maio de 1431 - Joana d'Arc é queimada na fogueira, em França.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A 29 de Maio de 1453 - Constantinopla cai nas mãos do otomano Mehmed II



A 29 de maio de 1944 - Nasceu Maurice Rupert Bishop

 
Maurice Rupert Bishop nasceu em Aruba/Granada a 29 de maio de 1944 e foi assassinado a 19 de outubro de 1983, com 39 anos, pelo imperialismo norte-americano, foi um advogado e político revolucionário de Granada.
Maurice licenciou-se em Direito na Grã-Bretanha.
Em 1966 casou com Angela Redhead. Tiveram dois filhos, John e Nadia. Angela Bishop emigrou para o Canadá com os dois filhos em 1981, quando Bishop era primeiro-ministro
O Movimento New Jewel, ao qual pertencia, derrubou o regime de Eric Gairy em 1979 e nomeou-o primeiro-ministro do Governo Revolucionário e Popular de Granada.
O seu governo levou a cabo muitas alterações políticas a favor dos trabalhadores e do povo e estreitou relações com Cuba, URSS e outros países socialistas ou progressistas.
Bishop iniciou vários projetos, incluindo a construção de um novo aeroporto internacional no extremo sul da ilha.
O imperialismo estava a agir para destruir esta experiência revolucionária desta pequena ilha, no contexto de uma ofensiva contra o socialismo.
Ronald Reagan, fantoche dos verdadeiros detentores do poder, os capitalistas, arranjou o “pretexto” para agir e esse pretexto era de que Bishop queria utilizar o novo aeroporto como base militar soviética.
E assim encontraram os LACAIOS para que com eles, à semelhança do que fizeram no Chile e em várias partes do mundo, dessem um golpe de estado contra Bishop, preparando a invasão de Granada.
Finalmente, o novo aeroporto ficou completo com ajuda dos Estados Unidos, alguns anos depois.
Mais tarde, ao nível internacional, como em muitas outras situações, PROVOU-SE que na sua construção apenas havia trabalhadores civis cubanos e nenhum assessor militar cubano ou soviético.
Em outubro de 1983, ao regressar de uma visita diplomática à Checoslováquia e Hungria, Bishop foi derrubado pelos partidários do vice-primeiro-ministro Bernard Coard (antigo companheiro de Bishop), e colocado sob detenção domiciliária, após a qual as relações de Granada com Cuba e com o resto dos países socialistas se deterioraram.
Cá está um LACAIO DO IMPERIALISMO, bem pago para trair um camarada e ex-amigo, assim como o seu povo!
O povo movimentou-se, resistiu e lutou e uma revolta popular iria libertá-lo!
No entanto, o governo do traidor Bernard Coard, apoiado por Hudson Austin, ordenou a sua execução na base militar de Fort Rupert.
Bishop foi executado em 19 de outubro de 1983, junto com a sua companheira e ministra da Educação do seu governo, Jacqueline Creft e o mesmo aconteceu a outros membros do seu executivo, como Unison Whitman.
Durante a invasão de Granada, feita pelos yanquis e ocorrida a partir de 25 de outubro, os Estados Unidos tomaram de assalto o aeroporto em construção, morrendo na operação vários trabalhadores civis cubanos.

A 29 de Maio de 1917 - Nasceu John F Kennedy

A 29 de Maio de 1956 - Nasce LaToya Jackson

A 29 de Maio de 2009 -- Morre Armando Rocha Trindade, fundador da Universidade Aberta, 72 anos


Engenheiro e professor (Lisboa, 28.5.1937 - ibid., 28.5.2009). Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 1961; doutorou-se em Física, em 1970, pela Faculdade de Ciências da Universidade Paris; tendo-se tornado Professor Extraordinário e Agregado em Física no IST, em 1974 e, em 1980, Professor Catedrático do Grupo de Disciplinas de Física do mesmo Instituto.
Figura que desde sempre se destacou pelo seu interesse pelo Ensino, e pela procura de soluções originais e inovadoras para os problemas educativos do País, Rocha Trindade desempenhou os cargos de Director-Geral do Ensino Superior (1975-1976); de Presidente da Comissão Científico Pedagógica do Ano Propedêutico (1978-1981); de Presidente do Instituto Português de Ensino a Distância (1980-1988) e de Presidente do Instituto de Tecnologia Educativa (1987-1988).
(...) fundou a Universidade Aberta, em 1988, e dela foi Reitor em dois mandatos consecutivos (1989-1994 e 1994-1998), tendo também impulsionado a criação da Universidade Aberta Internacional da Ásia, constituída há 15 anos, em Macau.
Participou igualmente na fundação de algumas das principais redes europeias de educação a distância (como a EDEN - European Distance and E-Learning Network e a EADTU-European Association of Distance Teaching Universities), tendo exercido o cargo de Presidente do ICDE-International Council for Open and Distance Education (1995-1999); de membro do Conselho Executivo da EADTU (1987-1997) e de vice-presidente da EDEN (1990-1998).

A 29 de Maio de 2007 - A japonesa Riyo Moru é eleita Miss Universo 2007.

A 29 de Maio de 2003 - Morre o cientista Ilia Prigonine, 86 anos, Prémio Nobel da Física.

A 29 de Maio de 2003 - Lançamento da "Odisseia", de Homero, traduzida do grego, em verso, por Frederico Lourenço.

A 29 de Maio de 1991 - O Prémio Camões é atribuído ao poeta moçambicano José Craveirinha.

A 29 de Maio de 1990 - Boris Ieltsin é eleito Presidente da Federação Russa.

A 29 de Maio de 1986 -- A nova bandeira da CEE, um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul, é içada em frente à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

A 29 de Maio de 1985 -- Final da Taça europeia de futebol, no estádio de Heysel, Bruxelas. Apoiantes do Liverpool atacam adeptos do Juventus, uma hora antes do início do encontro. Morrem 38 pessoas.

A 29 de Maio de 1964 -- Estreia do Coro Gulbenkian, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a primeira audição em Portugal da "Paixão Segundo São Mateus", de Georg-Philipp Telemann.

A 29 de Maio de 1953 -- O cume do Monte Evereste é atingido pela primeira vez, pelos alpinistas Edmond Hillary, da Nova Zelândia, e Tenzing Norgay, do Nepal.

A 29 de Maio de 1926 - Realiza-se o II Congresso do PCP.

A 29 de Maio de 1922 - Nasce o compositor de origem grega Iannis Xenakis.

29 de Maio de 2015 - Dia Internacional das Forças de Paz das Nações Unidas



29 de Maio de 2015 - Dia Mundial e Nacional da Energia






quinta-feira, 28 de maio de 2015

A 28 de maio de 1954 - Nasceu João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo



João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba/Brasil a 28 de maio de 1954 e morreu em São Paulo/Brasil a 29 de maio de 1999, no dia seguinte a comemorar o seu 45º aniversário, foi um atleta brasileiro especializado em saltos, ex-recordista mundial do triplo salto, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo salto e no salto em comprimento.
Militar por formação profissional, após abandonar o atletismo, depois de perder uma perna num desastre automobilístico.
João Carlos era órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade, como lavador de carros.
Em 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, bateu o record mundial junior de triplo salto no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, com a marca de 14,75 m.
Em 1975, já como atleta senior nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, conquistou a medalha de ouro no salto em comprimento com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no triplo salto, com a incrível marca de 17,89 m, batendo o record mundial desta modalidade em 45 cm, que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.
Era o favorito à medalha de ouro no triplo salto nas Olimpíadas de Montreal mas, convalescendo de uma cirurgia, saltou apenas 16,90 m, sendo batido por Saneyev (17,29 m) e pelo norte-americano James Butts (17,18 m), ficando com a medalha de bronze.
Além disso, foi quarto classificado no salto em comprimento.
Nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bi-campeão tanto no triplo salto como no salto em comprimento, acumulando um tetra-campeonato panamericano nas duas provas.
Neste último, derrotou o futuro tetra-campeão olímpico da prova, Carl Lewis.
Nas Olimpíadas de Moscovo 1980, João era então o recordista mundial do triplo salto com a marca até então inatingível de 17,89 m, conquistada em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México e era o maior adversário dos dois atletas soviéticos , o tri-campeão olímpico Viktor Saneyev e o seu compatriota Jaak Uudmae.
A prova foi vencida por Jaak Uudmae, com 17,35 m, ficando Saneyev com a medalha de prata – 17,24 m – e João do Pulo ficou com o bronze com 17,22 m.
João do Pulo foi tri-campeão mundial do triplo salto em 1977 (em Düsseldorf), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma), com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae, um ano depois dos Jogos Olímpicos e o futuro recordista mundial Willie Banks, dos Estados Unidos).
João do Pulo foi o porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura das Olimpíadas de Montreal 1976 e em Moscovo 1980.
João do Pulo foi o principal ídolo do desporto dito amador brasileiro entre 1975 e 1981.
João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta de alta competição brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente automobilístico.
Após quase um ano internado, a sua perna direita teve de ser amputada, o que significou o encerramento da sua carreira de atleta.
Nos anos seguintes estudou Educação Física.
João do Pulo morreu em 1999, com 45 anos, devido a uma cirrose hepática e uma infecção generalizada; passou os últimos anos de vida sozinho, sofrendo de depressão, alcoolismo e com problemas financeiros (chegou a ser preso por não pagar a pensão alimentícia a um de seus dois filhos).
A sua única fonte de rendimento era a pensão de segundo tenente reformado do Exército.
O seu record mundial do triplo salto apenas foi batido quase dez anos depois, pelo norte-americano Willie Banks, com 17,90 m, em Indianápolis, em 16 de junho de 1985
O seu record brasileiro e sul-americano só foi batido mais de vinte e um anos depois, por Jadel Gregório, com 17,90 m, em Belém, em 20 de maio de 2007 (que coincidentemente também foi atleta do antigo técnico de João do Pulo).
Foi eleito pela Federação Mundial de Atletismo como o 4.º maior triplista da história, João também teve seu nome marcado na MPB, sendo homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção "João do Pulo".

A 28 de Maio 1922 - Nasceu José João Craveirinha

José João Craveirinha nasceu em 28 de Maio 1922 em Maputo e morreu em Maputo a 6 de Fevereiro de 2003.
Iniciou a sua carreira como jornalista no "O Brado Africano", e colaborou/trabalhou com diversos orgãos de informação em Moçambique.
Teve um papel importante na vida da Associação Africana a partir dos anos 50. Grande parte da sua poesia ainda se mantém dispersa na imprensa, não tendo sido incluída nos livros que publicou até à data. Outra parte permanece inédita.
Esteve preso pela Pide, de 1965 a 1969, na celebre Cela 1 com Malangatana e Rui Nogar, entre outros.
Utilizou os seguintes pseudónimos: Mário Vieira, J.C., J. Cravo, José Cravo, Jesuíno Cravo e Abílio Cossa. Foi presidente da Associação Africana na década de 1950.
Tem muitas obras publicadas, sendo considerado um dos grandes poetas de Africa e da Língua Portuguesa.
José Craveirinha é considerado o poeta maior de Moçambique.
Depoimento autobiográfico, Janeiro de 1977:
"Nasci a primeira vez em 28 de Maio de 1922. Isto num domingo. Chamaram-me Sontinho, diminutivo de Sonto. Pela parte da minha mãe, claro. Por parte do meu pai fiquei José. Aonde? Na Av. do Zichacha entre o Alto Maé e como quem vai para o Xipamanine. Bairros de quem? Bairros de pobres.
Nasci a segunda vez quando me fizeram descobrir que era mulato.
A seguir fui nascendo à medida das circunstancias impostas pelos outros.
Quando o meu pai foi de vez, tive outro pai: o seu irmão.
E a partir de cada nascimento eu tinha a felicidade de ver um problema a menos e um dilema a mais. Por isso, muito cedo, a terra natal em termos de Pátria e de opção. Quando a minha mãe foi de vez, outra mãe: Moçambique.
A opção por causa do meu pai branco e da minha mãe negra.
Nasci ainda mais uma vez no jornal "O Brado Africano". No mesmo em que também nasceram Rui de Noronha e Noemia de Sousa.
Muito desporto marcou-me o corpo e o espírito. Esforço, competição, vitória e derrota, sacrifício até à exaustão. Temperado por tudo isso. Talvez por causa do meu pai, mais agnóstico do que ateu.
Talvez por causa do meu pai, encontrando no Amor a sublimação de tudo. Mesmo da Pátria. Ou antes: principalmente da Pátria. Por causa da minha mãe só resignação.
Uma luta incessante comigo próprio. Autodidacta.
Minha grande aventura: ser pai. Depois eu casado. Mas casado quando quis. E como quis.
Escrever poemas, o meu refúgio, o meu país também. Uma necessidade angustiosa e urgente de ser cidadão desse país, muitas vezes altas horas da noite."

A 28 de Maio de 1973 - Nasceu Sofia Grilo (Sofia Ferreira Queimado Monteiro Grillo)

A 28 de Maio de 1967 - Nasceu Diogo Infante (Diogo Nuno Infante de Lacerda)

A 28 de Maio de 1944 - Nasce Lia Gama



Lia Gama (Fundão, 28 de Maio de 1944), de seu verdadeiro nome, Maria Isilda Gama Gil, é uma actriz portuguesa. 

Biografia Nascida no Fundão, veio ainda criança para Lisboa onde completa os estudos secundários. A sua primeira aparição no mundo do espectáculo foi a vender margaridas no foyer do Teatro Monumental, no ano de 1960, como promoção da peça A margarida da rua. Em 1963, inicia-se no palco, na peça Vamos contar mentiras encenada por Manuel Santos Carvalho. Em 1965 parte para Paris onde frequenta a Escola de Teatro de René Simon. De regresso a Portugal, integrou o elenco do Teatro Estúdio de Lisboa, onde, sob a direcção de Luzia Maria Martins, participou em várias peças entre 1966 e 1968. Ao mesmo tempo tempo, inicia-se no cinema, sob a direcção de António de Macedo no filme Sete Balas para Selma (1967). Em 1968 vai para o Teatro Experimental de Cascais, onde é dirigida por Carlos Avilez. Em 1970 faz um interregno na sua carreira, ocupado por um casamento e um filho. Regressa aos palcos em 1972 e, a partir daí, percorre uma carreira em diferentes companhias teatrais: Casa da Comédia, Teatro da Cornucópia, Os Cómicos, Teatro da Graça, Grupo 4 e Comuna - Teatro de Pesquisa, dirigida por nomes tão importantes como João Lourenço, Jorge Silva Melo, Luís Miguel Cintra, Ricardo Pais, Jorge Listopad, Fernando Gusmão e João Mota. Nos tempos livres, faz incursões no teatro televisivo e, a partir de 1974, inicia uma carreira regular no cinema, impondo o seu rosto, indelevelmente, no écran. Principais peças teatrais Protagonizou o recital de canções portuguesas Remix deLuxe, com Jeff Cohen ao piano e encenado por Cândida Vieira, e integrou o elenco de Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices (a partir de Harold Pinter, Antonio Tarantino, Arne Sierens, Irmãos Presniakov, Jon Fosse, Miguel Castro Caldas entre outros), encenado por Jorge Silva Melo. Em 2005 e 2006 integrou o elenco da peça de Paula Vogel, com encenação de Fernanada Lapa, A Mais Velha Profissão (Globo de Ouro 2005 para Melhor Produção), também no Teatro Nacional D. Maria II. A sua mais recente interpretação foi no musical O Assobio da Cobra, dirigido por Adriano Luz no (Teatro São Luiz) em 2006. Reconhecimentos Entre outros, recebeu o Prémio da Casa da Imprensa pela sua interpretação no filme Kilas, o Mau da Fita, a Medalha 25 de Abril da Associação Portuguesa dos Críticos de Teatro e a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 2006.

A 28 de Maio de 2014 - Malcolm Glazer, norte-americano dono do Manchester United, da liga inglesa de futebol, e dos Tampa Bay Buccaneers, clube de futebol americano, morre aos 86 anos.

A 28 de Maio de 2014 – Morre Maya Angelou, poetisa norte-americana e militante dos direitos cívicos, aos 86 anos.

A 28 de Maio de 2012 - Morre Rui de Medina, embaixador que chefiou a delegação portuguesa que negociou a transferência da soberania de Macau para a China, aos 87 anos, vítima de doença prolongada.



O embaixador chefiou a delegação de Portugal que negociou a transferência da soberania de Macau de Portugal para a República Popular da China e, a 26 de março de 1987, rubricou a Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau, nome oficial do tratado internacional que determinou a passagem da soberania, que se concretizaria a 20 de dezembro de 1999.
Ao longo da sua carreira, Rui de Medina foi representante de Portugal junto da ONU e embaixador em países como Itália, Israel, Suécia, Alemanha e Líbano.

A 28 de Maio de 2011 - Morreu Manuel Brito

Ficheiro:Manuel Brito.jpg

Foi um dos melhores jogadores de sempre do Andebol português, sendo internacional por 57 vezes, participando, entre outras competições, em dois Campeonatos do Mundo e nos já extintos Jogos Luso-Brasileiros, conquistados pelo Sporting em 1969, em representação de Portugal.
O seu palmarés é impressionante: 2 vezes Campeão Regional e 2 vezes Campeão Nacional de Andebol de onze de júniores, 3 vezes Campeão Regional, 11 vezes Campeão Nacional (1 de júniores), vencedor de 8 Taças de Portugal de Andebol de sete e de 1 Supertaça.
Como técnico esteve ligado durante anos aos escalões de formação de Andebol do Sporting, sendo Campeão Nacional de Juvenis em 1984/85, Campeão Nacional de Juniores em 1996/97 e Taça Nacional de Juniores em 1997/98, tendo ainda assumido por três vezes o comando da equipa principal. Nos últimos anos deixou o clube de Alvalade para treinar o Boa-Hora, Caselas, TAP e Benfica.
Manuel Brito foi ainda distinguido com vários galardões, entre eles, o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador em 1977, a Medalha de Mérito do Sporting, a Menção de Honra do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Rugidos de Leão.
Faleceu vitima de morte súbita, na madrugada de 28 de Maio de 2011, quando tinha 62 anos de idade.

A 28 de Maio de 2007 - Morre Eduard Pons Prades, 87 anos, escritor e historiador espanhol, autor de várias obras sobre a Guerra Civil de Espanha.

A 28 de Maio de 2007 - Morre Joerg Immendorff, 61 anos, pintor e escultor alemão.

A 28 de Maio de 2007 - O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal e do Festival de Almada, é distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

A 28 de Maio de 2006 - Deu-se a Solene Beatificação de Madre Rita


Rita Lopes de Almeida nasceu no lugar de Casalmendinho, freguesia de Ribafeita, conselho de Viseu, a 5 de março de 1848. Era filha de Manuel Lopes e de Josefa de Jesus de Almeida, lavradores. Por ordem de nascimento, era a quarta de seis irmãos.
Desde criança sentiu, de várias maneiras, luminosos apelos à vida de união com Deus.
Apenas com vinte e quatro anos de idade a voz de Deus inspira-a a fundar um convento para albergar aí toda a classe de mulheres e crianças e as livrar da corrupção. Passa por muitas e diversas tribulações durante oito anos, até escutar do diretor espiritual a confirmação de que se trata de inspiração divina e que pode fundar a Congregação, algo que veio a concretizar-se a 24 de Setembro de 1880.
O clima republicano não era o mais favorável. Foi um período de grave agitação político-social. A Maçonaria não a deixa em paz. Rita, porém, levada sempre pela fortaleza do Espírito Santo, consegue superar as mais fortes muralhas. O seu arrojo e espírito de fortaleza só lhe fazia temer o pecado e nunca os inimigos de Deus.
Também a nível de comunidade religiosa suporta graves contradições. Só a heróica virtude de Rita, apoiada na vontade divina, consegue refundar o Instituto e restituir-lhe o primitivo fervor.
Quando o Instituto JMJ difundia o seu bom nome nas dioceses de Portugal, a revolução de 1910 lança tudo por terra.
Não desiste, porém, do seu projeto de sempre. Em pouco mais de dois anos consegue arranjar lugar no Brasil para ali colocar as irmãs do Instituto.
No mesmo dia do embarque do segundo grupo de irmãs, Rida de Jesus entrega a Deus o seu espírito a 6 de Janeiro de 2013, na freguesia de Ribafeita.
O funeral foi um pregão solene do seu heroísmo cristão, religioso e social.
O processo para a sua beatificação entrou na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos no ano de 1997. Em 2003 foi declarada Venerável e no dia 11 de março de 2004 foi aprovado o milagre que permite a Beatificação.
A Solene Beatificação de Madre Rita deu-se a 28 de maio de 2006, em Viseu.

A 28 de Maio de 2005 - Morre Jean Négroni, 84 anos, ator francês, fundador do Festival de Avignon.

A 28 de Maio de 2005 - Cimeira Ibero-Americana em Guimarães. Portugal e Espanha decidem propor à União Europeia o relançamento de negociações com o Mercosul.



No Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães,realizou-se uma cimeira ibero-americana de ministros dos negóciso estrangeiros.
A reunião juntou 22 ministros representativos de Portugal, Espanha, Bolívia, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela bem como Andorra.
Esta reunião Extraordinária de Ministros das Relações Exteriores da Ibero‐América onde, por indicações dos Chefes de Estado e de Governo, os Chanceleres Ibero‐Americanos designaram o uruguaio Enrique V. Iglesias como Secretário‐Geral Ibero‐Americano.

O encontro serviu ainda para preparar uma outra cimeira mas de Chefes de Estado e de Governo daqueles países, marcada para 14 e 15 de Outubro, na cidade espanhola de Salamanca.
O programa encerrou com um jantar no Paço dos Duques de Bragança, seguido de um passeio pelo Centro Histórico.

A 28 de Maio de 2004 – Início do I Festival Rock in Rio Lisboa.

A 28 de Maio de 1989 - Morre o escritor cabo-verdiano Baltazar Lopes, 83 anos.

Baltazar Lopes

Filólogo, poeta e ficcionista cabo-verdiano, Baltazar Lopes da Silva nasceu em 1907, na Vila da Ribeira Brava (ilha de S. Nicolau), em Cabo Verde, e iniciou, no seminário da mesma localidade, os estudos secundários, que terminou em S. Vicente. Licenciado em Direito e Filologia Românica com excelentes classificações pela Universidade de Lisboa, voltou para Cabo Verde e ingressou como professor no Liceu Gil Eanes, de S. Vicente, sendo mais tarde nomeado reitor do mesmo estabelecimento.
Em 1936, fundou, juntamente com outros intelectuais cabo-verdianos, a revista literária Claridade, onde colaborou assiduamente, na companhia de escritores como Manuel Lopes, Manuel Ferreira, António Aurélio Gonçalves, Francisco José Tenreiro, Jorge Barbosa e Daniel Filipe.
Filólogo, poeta, professor, novelista e ensaísta, Baltazar Lopes, além de ter diversos contos publicados em várias revistas, publicou também muitos poemas sob o pseudónimo de Osvaldo Alcântara. Esta produção poética está justamente representada em várias antologias.
Em 1947, publicou o seu primeiro romance, Chiquinho, que retrata, com uma autenticidade e um realismo muito fortes, a força dramática do povo cabo-verdiano, revelando gentes, costumes, problemas íntimos e familiares, paisagens, solidão e angústia. Por isso, esta é considerada uma obra de profunda densidade poética cujas melhores páginas identificam Baltazar Lopes com alguns dos maiores escritores de língua portuguesa, tais como Graciliano Ramos, José Lins do Rego ou mesmo Jorge Amado.
Sendo um escritor crioulo e consciente da sua posição de homem posto perante os grandes problemas da nossa época, organizou uma Antologia da Ficção Cabo-Verdiana. Em 1956, publicou o folheto polémico Cabo Verde visto por Gilberto Freyre e, em 1957, O Dialeto Crioulo de Cabo Verde.
Baltazar Lopes faleceu em 1990, em Cabo Verde.

A 28 de Maio de 1975 – Fundação da Comunidade Económica da África Ocidental.

A 28 de Maio de 1964 - É criada a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

A 28 de Maio de 1963 – Cai o teto em betão da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa. Morrem 49 pessoas e cerca de quarenta ficam feridas.

[Foto0463%255B5%255D.jpg]

A 28 de Maio de 1961 - Nasce a Amnistia Internacional. A sua criação tem origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que é referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lança então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

A 28 de Maio de 1961 – Última viagem do comboio Expresso do Oriente, depois de 75 anos de atividade.

A 28 de Maio de 1952 - É inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.



A cerimónia de inauguração contou com a presença do General Craveiro Lopes, então Presidente da República, que desceu ao relvado para colocar no estandarte do FC Porto a Medalha de Mérito Desportivo e para passar revista à guarda de honra, formada por um batalhão de milícias da Mocidade Portuguesa. Além do General Craveiro Lopes, a inauguração do estádio contou com outro ilustre convidado, o Benfica! Como foram convidados de honra, os encarnados levaram consigo um troféu (na foto) com 18 quilos de peso, destinado ao vencedor dessa partida.
No entanto, o resultado desse jogo acabou por não ser propriamente o que os portistas desejavam que ficasse associado à inauguração do novo estádio: 2-8!

A 28 de Maio de 1936 - Anastasio Somoza assume o poder na Nicarágua.

A 28 de Maio de 1926 - Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da Ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.

A 28 de Maio de 1923 - Nasce o compositor húngaro Gyorgy Ligeti.

A 28 de Maio de 1911 - Eleições para a Assembleia Constituinte da I República



A Assembleia Nacional Constituinte foi eleita num sufrágio em que só houve eleições em cerca de metade dos círculos eleitorais. Não havendo mais candidatos do que lugares a preencher em determinada circunscrição eleitoral, aqueles eram proclamados "eleitos" sem votação.
O sufrágio universal foi afastado, tendo votado apenas os cidadãos alfabetizados e os chefes de família (1), maiores de 21 anos.
Tratou-se de um sufrágio onde, pela primeira vez, se utilizou o método da representação proporcional de Hondt na conversão dos votos em mandatos, embora apenas nas cidades de Lisboa e Porto.
Para além da elaboração e aprovação da Constituição, concluída a 21 de Agosto de 1911, a Assembleia Constituinte discutiu e aprovou projectos de lei sobre os mais variados assuntos, confirmou os poderes do governo provisório, acompanhou e fiscalizou a sua actuação, assumindo assim poderes que a tornam no primeiro parlamento da República, protagonista principal de um sistema de governo parlamentar.
Após a aprovação da Constituição, a Assembleia Nacional Constituinte elegeu o primeiro Presidente da República por sufrágio secreto e transformou-se no Congresso da República, desdobrando-se na Câmara dos Deputados e no Senado, nos termos previstos nas disposições transitórias do texto constitucional de 1911.
Os 71 senadores foram assim eleitos de entre os deputados constituintes, maiores de 30 anos, num sistema de eleição por listas, de forma a procurar assegurar a representação de todos os distritos. Os restantes 152 membros da Assembleia Constituinte constituíram a Câmara dos Deputados.
O mandato desta duas Câmaras terminou com a eleição, em 1915, do Congresso da República nos moldes previstos na Constituição.

A 28 de Maio de 1903 – É inaugurada a iluminação elétrica de Lisboa.


A FÁBRICA QUE ELETRIFICOU LISBOA


A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu de eletricidade, toda a cidade e região de Lisboa. Está situada em Belém, Lisboa, e o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.

Em 1975 foi desclassificada, saindo do sistema produtivo. Ao longo do tempo sofreu diversas modificações e ampliações, tendo passado por contínuas fases de construção e alteração dos sistemas produtivos.

CRGE

A CRGE foi constituída em 1891 e resultou da fusão entre a Companhia Lisbonense de Iluminação a Gás (1848) e a Companhia Gás de Lisboa (1887), com a finalidade de produzir e distribuir gás e eletricidade e obter contratos de exclusividade de fornecimento de energia à cidade de Lisboa. A Companhia Gás de Lisboa era detida por capital financeiro de origem belga enquanto a CLIG era dominada por capitais portugueses. Na nova empresa, os capitais belgas dominavam a administração. Além do negócio principal do gás, a empresa detinha a pequena central elétrica da Avenida (1889). Em 1903, com a criação da Central da Boavista (local da futura sede da EDP), a empresa inicia a expansão na área da eletricidade.
A partir de 1898, com a criação da Sofina, sociedade financeira da iniciativa do grupo AEG-UEG, os interesses belgas são conjugados com os interesses industriais alemães e os interesses dos grupos americanos Thomson-Houston e General Electric. Sob o impulso de Dannie Heineman, que viria a constituir e a liderar o principal conglomerado energético mundial, a partir de 1913 a Sofina passa a dominar o capital da CRGE. Em Portugal, na gestão da CRGE, notabilizou-se nesta primeira fase a figura do eng. António Centeno.

Central Tejo I (Central da Junqueira)

A primitiva Central Tejo, popularmente conhecida como Central da Junqueira, cujos edifícios já não existem, foi construída em 1908, iniciou a laboração em 1909 e funcionou até 1921. Foi projetada pelo engenheiro Lucien Neu e a sua construção ficou a cargo da firma Vieillard & Touzet (Fernand Touzet).
A partir de 1921 até 1938, o edifício foi utilizado principalmente como espaço oficinal e de armazém. Em 1938 foi demolido para dar lugar à construção da Central Tejo III (Edifício da Alta Pressão).
No apogeu da sua capacidade, a primitiva Central Tejo dispunha de quinze pequenas caldeiras Belleville e cinco grupos geradores que forneciam a rede elétrica da cidade de Lisboa. O edifício apresentava um tipo de arquitetura característica das pequenas centrais elétricas dos finais do século XIX, as então denominadas “fábricas de eletricidade”. A sua planta correspondia a uma nave longitudinal coberta a duas vertentes e três pavilhões contíguos transversalmente do lado ocidental; entre eles, duas esbeltas chaminés dobravam a altura do corpo da fábrica e “vigiavam” o espaço. Nas suas fachadas Norte – Sul podia-se apreciar a inscrição: “1909 / Cªs Reunidas Gás e Eletricidade / Estação
 Elétrica Central Tejo”.
Esta primitiva Central Tejo foi programada para laborar durante um período de seis anos (1909-1914), até as CRGE conseguirem os meios necessários para a construção de um central de maiores dimensões e capacidade. Contudo, devido a dificuldades de financiamento e à eclosão da Primeira Guerra Mundial nesse último ano, levou a que esta fase primitiva da Central Tejo se prolongasse e continuasse operativa até 1921.

Central Tejo II (Baixa Pressão)

Em 1914, a 10 metros de distância da Central Tejo I, foram iniciadas as obras de novos edifícios que viriam a ser ampliados várias vezes. O projeto incluía diversos corpos da fábrica: sala para seis caldeiras, uma sala de máquinas com capacidade para dois turboalternadores alemães AEG de 8MW de potência; e um edifício de comando e subestação de menor dimensão.
Pouco tempo depois do início das obras, estalou a Primeira Grande Guerra, provocando atrasos em prazos estabelecidos e problemas na receção dos turboalternadores encomendados à Alemanha, que permaneceram retidos até ao fim do conflito. Só em 1921 o plano estaria concluído. Mas em 1922, em função do aumento dos consumos, foi de novo indispensável efetuar novos e importantes trabalhos na Central para aumentar a sala das caldeiras de baixa pressão.
O programa elaborado pelas CRGE consistia na ampliação de uma nave industrial que alojaria três novas caldeiras de baixa pressão e a aquisição de um novo grupo gerador. Mais uma vez, no fim dos trabalhos em 1928 e pelas mesmas razões, decidiu-se optar por nova ampliação. Assim, no final dos anos trinta, existiam onze caldeiras em funcionamento e cinco turbo-grupos alternadores. Dez caldeiras Babcock & Wilcox (tecnologia britânica) e uma da marca Humboldt (origem alemã). A sala de máquinas alojava cinco grupos geradores de várias potências e diversas marcas: Escher & Wiss, AEG, Stal-Asea y Escher Wiss/Thompson.
Ao longo deste período de 15 anos, também foram construídos os canais e dois sifões nas novas docas do circuito de refrigeração, o qual conduzia a água desde o rio até ao interior da Central.

Central Tejo III (Alta Pressão)

Finalmente, em 1941 teve lugar a construção do edifício das caldeiras de alta pressão, o corpo de maior envergadura da central, o qual foi ampliado em 1951 com a inclusão de mais uma caldeira.