Previsão do Tempo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Zeca Medeiros - Casca de Banana

E VÓS ACREDITAIS

A 29 de Julho de 1943 - Nasce Alice Vieira



Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sempre teve a paixão pela escrita e pelo jornalismo, tendo, desde cedo, colaborado em alguns jornais e participado em vários programas de televisão para crianças.
A pedido dos filhos escreveu o seu primeiro livro Rosa, minha irmã Rosa, editado em 1979, que ganhou o Prémio de Literatura Infantil do Ano Internacional da Criança. Desde essa primeira obra e até à actualidade escreveu vários livros de literatura infanto-juvenil, tendo também publicado um vasto conjunto de contos tradicionais, também eles dedicados aos leitores mais pequenos.
Ao longo da sua vida de escritora, Alice Vieira, recebeu vários prémios pela sua obra. Foi o que aconteceu em 1983 quando o seu livro Este Rei que eu escolhi foi distinguido com o Prémio de Literatura para Crianças / Melhor Texto do Biénio (1983-1984) da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1994, foi candidata ao Prémio Hans Christian Anderson da IBBY (International Board on Books for Young People), tendo a obra Olhos de Ana Marta, sido uma das que integraram a lista de honra. Em 1996, recebe pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian.
As suas obras encontram-se traduzidas em diversas línguas e editadas em inúmeros países europeus, sendo uma das escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil com maior sucesso.

A 29 de Julho de 2010 - O ator António Feio morre, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado. Tinha 55 anos.

A 29 de Julho de 2010 - A Igreja Universal do Reino de Deus inaugura, no Porto, a primeira catedral construída de raiz em Portugal.

A 29 de Julho de 2008 - Morre o presidente da Fundação Bissaya Barreto, Nuno Viegas Nascimento, vítima de doença prolongada. Presidia ao conselho de administração da FBB desde 1981.


Viegas Nascimento faleceu ao início da manhã de hoje, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, vítima de leucemia, informou Carlos Páscoa, coordenador das comemorações dos 50 anos da FBB, actualmente em curso.
Nuno José Gaspar Viegas Nascimento, 56 anos, natural da Figueira da Foz, presidia ao conselho de administração da FBB há 27 anos.
Licenciou-se em Engenharia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), iniciou trabalhos para se graduar em Master Science no Imperial College of London, mas a doença súbita do pai, arquitecto naval, fê-lo regressar a Portugal.
Condecorado pelo governo francês com o Grau de "Chevalier de L'Ordre du Mérit", em 1993, Viegas Nascimento foi representante consular de França na Figueira da Foz (1991) e Cônsul de França em Coimbra (2002). Em 1993 candidatou-se a presidente da Câmara da Figueira da Foz.
Ao logo da sua carreira exerceu vários cargos de administrador em diferentes organizações empresariais, de entre as quais se destacam o Instituto Portuário da Figueira da Foz, a Estaleiros Navais do Mondego, Invesvita – Serviços de Saúde de Coimbra, a Beira Televisão e a TV Saúde, o Centro Hospitalar de Coimbra e a Junta Autónoma do Porto da Figueira da Foz.
A Fundação Bissaya Barreto, criada em 1958, está vocacionada para prestar assistência em várias áreas, tendo dedicado especial atenção às crianças. Gere infra-estruturas como o Portugal dos Pequeninos, casas de crianças, campos de férias, colónias balneares e lares para idosos.
A Fundação detém ainda, em Coimbra, um Instituto Superior, uma Maternidade, um Centro de Geriátrico e um colégio de ensino do 1º ciclo, uma Unidade de Atendimento à Surdez, Serviço Domiciliário e a Casa do Pai, um centro de acolhimento para crianças em risco.

A 29 de Julho de 2008 - Morre António Arnão Metelo, em Macau, vítima de doença prolongada. Foi vice-primeiro-ministro de Vasco Gonçalves entre 08 de agosto e 19 de setembro de 1975



António Arnão Metelo, vice-Primeiro Ministro português do V Governo Povisório, liderado por Vasco Gonçalves, faleceu ontem no Hospital Conde de São Januário, vítima de doença prolongada, disse ao JTM um amigo próximo do engenheiro
António Carlos Magalhães Arnão Metelo, engenheiro civil que trabalhava em Macau desde a década de 90 no Laboratório de Engenharia Civil, foi vice-primeiro-ministro de Vasco Gonçalves entre 08 de Agosto de 1975 e 19 de Setembro do mesmo ano.
Antes tinha sido também ministro da Administração Interna do quarto Governo Constitucional, também liderado por Vasco Gonçalves entre 26 de Março de 1975 e 08 de Agosto do mesmo ano.
Ao longo da sua carreira político/militar, António Arnão Metelo foi também chefe do Estado Maior das Forças Armadas em Timor-Leste e representante no território do Movimento das Forças Armadas (MFA) na altura da guerra civil timorense que ditou o abandono da administração portuguesa e a invasão indonésia.
Em Macau, António Arnão Metelo esteve ligado à actividade na área da engenharia antes de ingressar no Laboratório de Engenharia Civil onde desempenhava as funções de chefe de departamento de estruturas.
António Arnão Metelo era também o decano dos ex-alunos do Colégio Militar residentes na RAEM. “É com profundo pesar que todos os ex-alunos do Colégio Militar e amigos, vêem partir o saudoso, António, que com ele privaram de perto”, disse ao JTM um elemento da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar em Macau.

A 29 de Julho de 2007 - O ciclista espanhol Alberto Contador (Discovery Channel) vence a Volta à França em bicicleta.

A 29 de Julho de 2006 -- Morre Jorge Machado, 79 anos, chefe de orquestra e pianista.



O maestro e pianista Jorge Machado, que durante décadas foi responsável pela direcção musical de programas televisivos, faleceu, aos 79 anos, num hospital em Lisboa. Havia dois dias que estava internado, tendo falecido pelas 3.30 da madrugada, vitimado por uma doença prolongada.
De acordo com um familiar, Jorge Machado tinha interrompido apenas há 15 dias, por razões de saúde, a sua actividade de pianista no Hotel Tivoli, onde tocou durante quase 40 anos.
Nascido em Lisboa, onde sempre residiu, a 16 de Agosto de 1927, fez o curso de piano, violoncelo e composição no Conservatório Nacional, tendo estudado com os mestres Lúcio Mendes, Artur Santos, Jorge Croner de Vasconcelos e Isaura Lisboa. Em 1949 colaborou com o grupo coral "Stela Vitae", dirigido por Jorge Manzoni, e em 1951 foi convidado a colaborar como violoncelista no concerto da Federação Internacional das Juventudes Musicais, dirigido pelo maestro Pedro Freitas Branco.
Em 1953, abandonou a Banda da Guarda Nacional Republicana e enveredou definitivamente pela música ligeira, vindo a criar o Conjunto Jorge Machado, em 1956. Tocou noutros conjunto de colegas músicos, casos de Mário Simões, o trompetista Fernando Albuquerque e Shegundo Galarza, entre outros.
Manteve a actividade profissional como pianista e maestro, dirigindo diversas bandas, e foi responsável pela direcção musical de programas da RTP e também por muitos dos Festivais da Canção da Eurovisão. Entrou para o Parque Mayer, escrevendo para o teatro de revista em 1974, com "Até parece Mentira", no Teatro Maria Vitória. Durante cerca de 12 anos colaborou como compositor nos mais variados êxitos de revista. Em 1996 foi convidado para formar o coro da Universidade Lusófona.

A 29 de Julho de 1999 -- Inauguração da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa. O comboio da Fertagus faz a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quilómetros de linha divididos por 14 estações.



A Ponte 25 de Abril (anteriormente conhecida como Ponte Salazar) é uma ponte suspensa rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, em Portugal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.
Características técnicas 1 012,80 metros de comprimento do vão principal 2 277,64 metros de distância de amarração a amarração 70 metros de altura do vão acima do nível da água 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal e uma das pontes mais altas da Europa, com o viaduto de Millau em França) 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço) 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263 000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Na ponte sobre o Tejo pode ouvir-se constantemente este som (59s) que corresponde à deslocação dos carros no tabuleiro.

A 29 de Julho de 1995 - Morre o ator, radialista e cantor português Fernando Curado Ribeiro, 76 anos.

A 29 de Julho de 1993 - O escritor José Saramago recebe, em Londres, o Prémio de Ficção Estrangeira do jornal The Independent pelo romance "O Ano da Morte de Ricardo Reis".



Nasceu em Azinhaga (Golegã) em 16 de Novembro de 1922, de uma família de gente pobre.
Dois anos depois, a família muda-se para Lisboa.Frequenta um curso técnico. O seu primeiro emprego é como serralheiro mecânico. Depois é funcionário público.
Na Biblioteca do Palácio Galveias lê. Muito.
Jovem, iniciou a sua actividade antifascista, participando em várias iniciativas da resistência; em 1948/49 é apoiante e interveniente activo na candidatura de Norton de Matos à Presidência da República.
Escreve poesia: Os Poemas Possíveis (1966) e Provavelmente Alegria (1970).
Em 1969 adere ao Partido Comunista Português, passando desde logo a integrar a organização dos intelectuais de Lisboa.
Em 1969 e 1973 desenvolve intensa actividade na CDE no decorrer das campanhas «eleitorais» para a chamada Assembleia Nacional.
Activista do Conselho Português para a Paz e a Cooperação, participa em várias iniciativas a favor da paz.
A seguir ao 25 de Abril passou a fazer parte da Célula dos Escritores do Sector Intelectual de Lisboa.
Logo a seguir é eleito para a Direcção do Sector de Artes e Letras, organismo entretanto criado e ao qual se manteve ligado durante muitos anos, mesmo depois de ter passado a dedicar-se totalmente à escrita.
No decorrer do processo revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, participa militantemente nas múltiplas iniciativas levadas a cabo pelo Partido, tal como nas importantes e diversificadas acções do movimento operário e popular.
Nesse período foi director-adjunto do Diário de Notícias, cargo de que foi afastado na sequência do golpe contra-revolucionário de 25 de Novembro de 1975.
Nesse ano publica o livro de poemas O Ano de 1993.
Desde 1976, participa, com outros intelectuais comunistas, nas jornadas de trabalho da Festa do Avante.
Em 1977 publica o romance Manual de Pintura e Caligrafia e no ano seguinte o volume de contos Objecto Quase.
Segue-se a publicação sucessiva de um vasto conjunto de obras que o afirmam como figura cimeira da literatura nacional e mundial. Romances: Levantado do Chão (1980); Memorial do Convento (1982); O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984); A Jangada de Pedra (1986); História do Cerco de Lisboa (1989); O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991); Ensaio sobre a Cegueira (1995); Todos os Nomes (1997); A Caverna (2000); O Homem Duplicado (2002); Ensaio sobre a Lucidez (2004); As Intermitências da Morte (2005); A Viagem do Elefante (2008); Caim (2009) -- para além de peças de teatro, livros de crónicas e de viagens, diário.
Entretanto, prossegue a sua actividade político-partidária: nas eleições autárquicas de 1989, proposto pelo Partido, integra a lista da coligação «Por Lisboa» e é eleito Presidente da Assembleia Municipal; foi candidato ao Parlamento Europeu, pela CDU, em todas as eleições para aquele órgão, desde 1987 até 2009.
Em 1998 a qualidade superior da sua obra literária é reconhecida mundialmente com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura -- e sagra-se como o primeiro, e até agora, único escritor de Língua Portuguesa galardoado com esse Prémio.
No dia em que regressou a Lisboa após a atribuição do Nobel, o Partido prestou-lhe homenagem numa sessão memorável, no Centro de Trabalho Vitória -- e, acabada a sessão, dirigiu-se para o Terreiro do Paço a dar um abraço solidário aos trabalhadores que ali levavam a cabo uma jornada de luta contra mais um pacote anti-laboral disparado pelo governo então de serviço à política de direita.
Entretanto, a sua Obra atrai a atenção de criadores culturais: inspirado no romance Memorial do Convento, o compositor Azio Carghi produz a ópera Blimunda; o realizador Fernando Meireles transpõe para o cinema o Ensaio sobre a Cegueira.
Em 2008, por ocasião do 10º aniversário da atribuição do Prémio Nobel, José Saramago foi homenageado na Festa do Avante. Não podendo estar presente, por motivos de saúde, enviou uma fraterna mensagem em que saudava os construtores da Festa, aqueles que, «com o seu trabalho voluntário, e não pedindo nada em troca, constroem a Festa»; aqueles para os quais «a Festa é indispensável» e que «são também indispensáveis à Festa».
http://www.pcp.pt/
José Saramago
Cadernos de Lanzarote

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a
nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»
José Saramago Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

A 29 de Julho de 1984 - Começam, em Los Angeles, Califórnia, EUA, os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna.

A 29 de Julho de 1983 - Morre o ator britânico David Niven, 73 anos.

A 29 de Julho de 1981 -- Casamento de Carlos e Diana de Gales, na catedral de S. Paulo, Londres.

A 29 de Julho de 1967 - O incêndio a bordo do porta-aviões norte-americano Forrestal, ao largo do Vietname do Norte, causa a morte a mais de 130 pessoas.





Na manhã do dia 29 de julho de 1967, o Forrestal estava preparando um ataque quando um foguete Zuni de um F-4 foi acidentalmente lançado. O foguete cruzou o convés e acertou um A-4 Skyhawk, rompendo o tanque de combustível. O combustível vazou e rapidamente incendiou e em poucos segundos outros tanques externos de combustível na aeronave, superaquecidos, explodiram, liberando mais combustível e alimentando as chamas. A tragédia estava pronta. O fogo se alastrou ao longo do convés de vôo. O impacto do foguete Zuni também desalojou duas mil libras em bombas prontas para o combate. Pilotos, presos em seus aviões, foram imediatamente informados de que uma catástrofe estava acontecendo, mas somente alguns conseguiram escapar a tempo.

A 29 de Julho de 1957 -- É criada a Agência Internacional de Energia Atómica.



A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é uma organização internacional que se pretende fomentadora da cooperação técnico-científica para uso pacífico da energia nuclear. Criada na década de 1950, é uma organização independente que se relaciona com a Organização das Nações Unidas (ONU) através do acordo especial em que a ONU reconhece a Agência como responsável pelas atividades internacionais para uso pacífico da energia nuclear. Em contrapartida, a AIEA se compromete em, apresentar à Assembleia Geral, relatórios de suas atividades e, quando apropriado, ao Conselho de Segurança, em questões de sua alçada (INFCIRC/11, 1959).
Calcada nos princípios da Carta das Nações Unidas que objetiva a promoção da paz e cooperação internacional, a AIEA atua, juntamente com a ONU, para promover odesarmamento e a segurança. Destarte, a Agência tem procurado assistir os Estados membros na aplicação da ciência nuclear para possibilitar o desenvolvimento social e o bem-estar. Segundo seu Estatuto, é objetivo da Agência:

Artigo II: A Agência procura acelerar e aumentar a contribuição da energia atômica para a paz, saúde e prosperidade em todo o Mundo. Na medida do possível, assegurar-se-á de que o auxilio prestado por ela própria ou a seu pedido ou sob a sua direção ou fiscalização, não seja utilizado de maneira a servir para fins militares. (Estatuto, IAEA)

É composta por órgãos políticos – Conselho de Governadores e Conferência Geral – que decidem os programas e orçamentos, pela Diretoria Geral e por departamentos. O Conselho de governadores é composto por 35 Estados membros eleitos pela Conferência Geral, e tem como função recomendar a esta sobre conta,s programas e orçamentos, bem como aprovar acordos de salvaguardas e nomear o Diretor-Geral. A Conferência Geral, por sua vez, é considerada o mais alto órgão político e é formada por representantes de todos os Estados membros da AIEA.

Além de ser um fórum para a cooperação, cumpre à agência instituir e aplicar salvaguardas que asseverem que os materiais e instrumentos sob controle da Agência sejam destinados, estritamente, para alcançar os objetivos delineados. Salvaguardas são atividades pelas quais a AIEA pode verificar a adequação dos programas nucleares dos Estados membros aos compromissos assumidos internacionalmente. O sistema de salvaguardas conta com um programa de inspeções, auditoria e contabilidade de materiais nucleares e é dividido em duas partes. Uma abrange as obrigações políticas dos Estados e da AIEA; a outra contém uma elaborada articulação técnica de salvaguardas a serem aplicadas (IAEA, 1983).

A 29 de Julho de 1948 -- O general Norton de Matos candidata-se à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática.



O general Norton de Matos apresentou-se oficialmente às eleições para a Presidência da República, em Julho de 1948, após algumas hesitações, já que a sua candidatura demorou a criar consenso. António Sérgio apostava no general Costa Ferreira, que tinha sido ministro da Instrução de Setembro a Dezembro de 1929, e outros preferiam Mário de Azevedo Gomes, um dos patriarcas da oposição ao salazarismo e membro do directório Democrato Social. Manuel Serras e a antiga estrutura do Partido Republicano Português eram da opinião que a Oposição não devia apresentar um candidato às eleições.
A campanha eleitoral começou a 3 de Janeiro de 1949, e as eleições realizaram-se em 13 de Fevereiro, tendo o general Carmona sido reeleito e Norton de Matos desistido no dia anterior.

A 29 de Julho de 1940 -- II Guerra Mundial. Início da guerra-relâmpago ("blitzkrieg") da Alemanha nazi contra o Reino Unido.

A 29 de JUlho de 1939 - Morre o médico, historiador e investigador português Ricardo Jorge, epidemiologista e higienista, dinamizador do Instituto Nacional de Higiene, atual Instituto Nacional de Saúde.


Médico, docente universitário e investigador, destacando-se pelos seus importantes contributos científicos nos domínios da Higiene Social, do Sanitarismo e da Epidemiologia, Ricardo Jorge viria a ser, reconhecidamente, considerado como um dos grandes impulsionadores da Higiene e da Saúde Pública entre o último quartel do século XIX e os finais dos anos trinta do século XX. A importância da sua obra está bem patente na honra que, postumamente, lhe viria a ser atribuída. É hoje o Patrono da Saúde em Portugal.

A 29 de Julho de 1925 -- Nasce o compositor grego Mikis Theodorakis.

A 29 de Julho de 1890 -- Morre Vincent van Gogh, 37 anos, maior do pós-impressionismo, dois dias depois de ter atingido o próprio peito com um tiro de pistola.

A 29 de Julho de 1856 -- Morre o compositor alemão Robert Schumann, 46 anos.

A 29 de Julho de 1803 -- É criada a Academia Real da Marinha e Comércio.

(Academia Real da Marinha e Comércio no Porto)

A Academia Real de Marinha e Comércio foi criada em 29 de Julho de 1803, na dependência da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (CGAVAD), com o objectivo principal de formar os seus futuros quadros técnicos. A ser criada, a nova Academia absorveu duas escolas já existentes anteriormente, a Aula de Náutica e a Aula de Desenho e Debuxo. A Aula de Náutica tinha sido criada em 1762, pelos grandes comerciantes do Porto, com o objectivo de formar oficiais de marinha para servirem na frota de navios da CGAVAD, sendo instalada no edifício do antigo Colégio de Nossa Senhora da Graça dos Meninos Órfãos. A Aula de Desenho e Debuxo havia sido criada também pela CGAVD, em 1779, para ministrar uma formação artística, saindo dali artistas famosos como é o caso de Vieira Portuense. Na Academia da Marinha e Comércio seriam realizados os cursos de matemática, de pilotagem, de comércio, de desenho e de agricultura Para instalar a Academia, logo em 1803, foi projectado um novo edifício por José da Costa e Silva, a ser construído no local do antigo Colégio da Graça. No entanto, o projecto definitivo, seria realizado apenas em 1807, por Carlos Amarante. A construção do edifício iria prolongar-se por um longo período. Para ajudar ao seu financiamento, a Junta Administrativa da CGAVAD iria lançar o Subsídio Literário, um imposto sobre cada quartilho de vinho vendido no Porto e nas áreas de jurisdição da Companhia. Contribuiria também, para aquela construção, a Câmara Municipal do Porto.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Novo Feriado Nacional - 1 de Abril - Dia Passos Coelho

 - 1 de Abril

A 28 de Julho de 1960 - Nasce Paulo Matos

A 28 de Julho de 2010 - Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.

A 28 de Julho de 2010 - Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiros, despenha-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro.

A 28 de Julho de 2004 - Morre Francis Crick, 88 anos, cientista britânico, Prémio Nobel da Medicina, membro da equipa que descobriu e identificou a estrutura em hélice dupla do ADN.

A 28 de Julho de 2004 - A União Africana faz a denúncia oficial do genocídio de Darfur.

A 28 de Julho de 2003 - Morre o ator de comédia norte-americano Bob Hope, 100 anos.

A 28 de Julho de 2002 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence, pelo quarto ano consecutivo, a Volta à França em Bicicleta.

A 28 de Julho de 1965 - Edward Heath é eleito dirigente do Partido Conservador britânico, substituindo Alec Douglas-Home.

A 28 de Julho de 1945 - Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.

A 28 de Julho de 1936 -- Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazi de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.



O Junkers Ju 87, popularmente conhecido como Stuka (do alemão Sturzkampfflugzeug, bombardeiro de mergulho), foi um bombardeiro utilizado pela força aérea alemã (Luftwaffe) e pela Regia Aeronautica Italiana durante a Segunda Guerra Mundial
A Alemanha utilizou o "Stuka" pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola tripulados por pilotos voluntários da Legião Condor. Posteriormente, na invasão da Polónia (1939), contra alvos fixos, como as bases da Força Aérea Polaca. Além disso, a aeronave foi também utilizada para apoiar o avanço alemão, na função de apoio aéreo aproximado, e combater as tentativas polacas de resistência no sul do país.
Conseguia carregar grande carga de bombas para seu tamanho pequeno, porém mantendo formas agressivas que eram muito temidas pelos aliados. Em algumas versões, o Stuka era ainda acrescido de uma sirene de mergulho instalada na parte superior do trem de pouso, cujo único propósito era aterrorizar quem quer que estivesse no caminho de suas bombas.

A 28 de Julho de 1927 -- Nasce o poeta norte-americano John Ashbery, autor de "Auto-retrato num Espelho Convexo", Prémio Pulitzer, prémio do Livro e da Crítica, nos EUA.

A 28 de Julho de 1914 -- Grande Guerra 1914-19. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.

A 28 de Julho de 1909 -- Nasce o escritor inglês Malcolm Lowry, autor de "Ultramarina", "Barco de Outubro para Gabriola", "Escuro como o Túmulo onde Jaz o Meu Amigo" e "Debaixo do Vulcão".

A 28 de Julho de 1887 -- Nasce o artista plástico francês Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas "ready made", revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela "Nu Descendo uma Escada II".

A 28 de Julho de 1794 - Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.



Na Revolução Francesa, o Reino do Terror, ou simplesmente O Terror, foi um período compreendido entre agosto de 1792 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos). Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários (um número indeterminado, entre 16.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas). O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794.
O que inicialmente era uma perseguição velada aos girondinos tornou-se uma perseguição geral a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive alguns elementos jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton. O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.
Após a instituição da Convenção, o governo, precisando do apoio das massas populares (os sans-culottes) promulgou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). Houve certa resistência contra essas leis, que se somava à pressão externa contra a França.
O Terror terminou com o golpe do 9 de Termidor (27/28 de julho de 1794), que desalojou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e no dia seguinte, Robespierre e Saint-Just e mais de uma centena de jacobinos foram executados na guilhotina.
Após o fim do período do terror, a revolução francesa assumiu definitivamente um caráter burguês, com o poder nas mãos do diretório (alta burguesia).

A 28 de Julho de 1750 -- Morre o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela, hoje, mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.

A 28 de Julho de 1446 - São publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português.

A 28 de Julho de 1131 -- É fundado o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho, base de apoio a Afonso Henriques, na fundação da nacionalidade.

28 de Julho de 2015 - Dia Mundial das Hepatites




28 de Julho de 2015 - Dia Nacional da Conservação da Natureza



segunda-feira, 27 de julho de 2015

Fraga da Pena (Cascata) - Piódão - Foz de Égua (Vista aérea)



Entre nesta mágica aventura sobre a Serra do Açor, a Cascata da Fraga da Pena, as aldeias de xisto do Piódão e a Foz de Égua - Arganil.
A aldeia de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.


A 27 de Julho de 1985 - Nasce Benedita Gonçalves Aires Pereira, uma actriz portuguesa

A 27 de Julho de 1927 - Nasce Adelaide João



Adelaide João (Lisboa, 27 de Julho de 1927) é uma actriz portuguesa. Teve papel relevante no grupo de teatroO Bando. Participou num número significativo de filmes portugueses, trabalhando com realizadores tão diversos como Ernesto de Sousa, José Fonseca e Costa, Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Ricardo Costa, entre outros.

A 27 de Julho de 1933 - Nasce José da Fonseca e Costa


José da Fonseca e Costa (Caala, Huambo, 27 de Junho de 1933) é um cineasta português, um dos pioneiros em Portugal do movimento do Novo Cinema.
A viver em Lisboa desde 1945, frequenta o Curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa(1951/1955), que não termina para se dedicar às actividades cinematográficas.
Membro da direcção do Cineclube Imagem, faz crítica de Cinema nas revistas Imagem e Seara Nova. Traduz para português livros de teoria cinematográfica da autoria de Eisenstein, Guido Aristarco e alguns romances, entre eles, Il Compagno de Cesare Pavese e Passione di Rosa de Alba de Cespedes.
Concorrente ao lugar de assistente de realização da RTP (à data da sua fundação, 1958) é impedido de entrar nos quadros da empresa por interferência da PIDE, embora fique classificado em primeiro lugar. Em 1960 é lhe recusada uma bolsa de estudo, solicitada ao Fundo do Cinema Nacional, para freqüência de um curso de cinema no estrangeiro, novamente por informação da PIDE, em cujas prisões é encarcerado por actividades de oposição política à ditadura.
Inicia a sua formação profissional estagiando em Itália, por volta de 1961, onde trabalha com Michelangelo Antonioni no filme L'Eclisse (O Eclipse).
De regresso a Portugal, em 1964, produz e dirige centenas de filmes publicitários e alguns documentários industriais e turísticos, actividade que interrompe a partir dos anos 70, quando dirige o seu primeiro filme de ficção ( A Metafísica do Chocolate, 1967). É um dos cineastas do movimento do Novo Cinema em Portugal. Seguem-se O Recado (1972), Os Demónios de Alcácer Quibir (1977) e Kilas o Mau da Fita (1981).
Foi sócio-fundador e dirigente, nos anos 60, do Centro Português de Cinema, e, mais recentemente, daAssociação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais, de cuja primeira Direcção foi presidente. Foi eleito Vogal e, depois, Presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa, entre 1992 e 1996. Foi nomeado, em1998, para representar o Ministério da Economia no recém-criado Conselho Superior do Cinema, do Audiovisual e do Multimédia, onde nunca chegou a exercer funções.
Foi eleito para o Conselho de Opinião da RTP em sessão da Assembleia da República realizada a 2 de Novembro de 2000.
Neste momento, dedica a sua actividade ao ensino universitário de disciplinas cinematográficas, à escrita de crónicas jornalísticas e de argumentos dos seus filmes.
Depois de Cinco Dias, Cinco Noites (1996), filme premiado no Festival de Gramado, nos Globos de Ouro emPortugal e seleccionado para o Montreal World Film Festival, Fonseca e Costa assinou ainda O Fascínio(2003) e Viúva Rica Solteira Não Fica (2006), seus mais recentes trabalhos.

A 27 de Julho de 2010 - Morre, aos 88 anos, Theo Albrecht, dono de uma das maiores fortunas do mundo e um dos proprietários, a par do irmão, da cadeia de supermercados Aldi que domina o mercado alemão e que teve origem na mercearia da mãe de ambos.

A 27 de Julho de 2008 - Morre a atriz italiana Marisa Merlini, que participou em mais de 70 filmes, a maioria comédias, aos 84 anos, em Roma.

A 27 de Julho de 2008 - Morre o realizador Yusef Chahin, considerado o pai do cinema egípcio, aos 82 anos. "Águas negras", com Omar Sharif, e "Estação Central" (1958) são algumas das obras marcantes do cineasta

A 27 de Julho de 2008 -- Morre o antigo dirigente da CGTP-IN e deputado do PCP Álvaro Rana, em Lisboa vítima de doença prolongada


Álvaro Rana foi um ativo sindicalista no processo de fundação da CGTP, em 1970, e um destacado dirigente do Sindicato dos Delegados da Propaganda Médica, antes e depois de Abril de 1974, de acordo com um comunicado da Intersindical.
Integrou o primeiro secretariado estruturado da CGTP desde 1973, foi eleito dirigente no primeiro congresso e chegou a ser membro da Comissão Executiva da Intersindical, tendo assumido a responsabilidade de dirigir a área de Relações Internacionais. “Mesmo nos últimos anos, já aposentado ou mesmo doente, ele manteve sempre estreita ligação e atenção aos problemas dos trabalhadores do seu sector de atividade”, diz um comunicado da CGTP-IN.
Álvaro Rana foi ainda militante do PCP e deputado na Assembleia da República pelo mesmo partido. “Álvaro Rana foi um lutador perene pelas causas sociais e políticas dos trabalhadores e, nesse sentido, a sua morte constitui uma perda assinalável que se lamenta”, diz o comunicado.

A 27 de Julho de 2007 - O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, um dos autores do projeto do Centro Cultural de Belém, vence o Prémio Trienal, atribuído pela primeira Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa.

A 27 de Julho de 2006 - Morre Carlos Roque, 70 anos, autor de banda desenhada e designer gráfico, membro das edições portuguesas das revistas Tintin e Spirou.



Nascido em Lisboa a 12 de Abril de 1936, Carlos Roque fez o curso da Escola António Arroio, tendo trabalhado como paginador e desenhador em vários títulos portugueses antes de ter emigrado para a Bélgica, onde desenhou para o Tintin e principalmente para o Spirou.

A 27 de Julho de 2005 - Morre José Pedro Machado, 90 anos, investigador, fundador e primeiro presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, autor do "Grande Dicionário da Língua Portuguesa".


José Pedro Machado era licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra. Professor, investigador, filólogo, arabista, dicionarista, foi membro de algumas das mais prestigiadas instituições culturais e científicas portuguesas e estrangeiras. Integrou a comissão encarregada da organização do Vocabulário da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu a medalha de mérito cultural do Ministério da Cultura, a medalha de ouro do município de Faro e, em 1996, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História pelo seu mérito cultural e científico recebendo o cargo de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa - 5 Volumes
Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa 

A 27 de Julho de 2004 - Morre Fernando Luso Soares, advogado e escritor, 80 anos.


Fernando Luso Soares, de seu nome completo Fernando Augusto de Freitas Motta Luso Soares, nasceu em Alenquer aos 2 de Março de 1924 e faleceu em Lisboa aos 27 de Julho de 2004.
Licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1947, tendo iniciado a sua actividade profissional como Delegado do Procurador da República, em Coruche. Foi entretanto destacado para a Polícia Judiciária de Lisboa, onde exerceu as funções de Inspector.
A partir de 1956, em regime de licença ilimitada, iniciou o exercício da Advocacia, que abraça para o resto da vida. A par da sua actividade de Advogado foi ficcionista, ensaísta e dramaturgo.
A partir do ano lectivo de 1977-78 lecciona na Faculdade de Direito de Lisboa, o que se verificou até 1992, assegurando as disciplinas de Teoria Geral do Direito Civil, Processo Civil Declarativo, Processo Civil Executivo e Processo Penal. Posteriormente regeu Processo Civil Declarativo e Filosofia do Direito no Departamento de Direito da Universidade Moderna de Lisboa.
Obteve o grau de Mestre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa aos 30 de Janeiro de 1986. No âmbito da Ordem dos Advogados, por múltiplas vezes incorporou júris de agregação.
Da sua bibliografia jurídica destacam-se, entre outros, os seguintes trabalhos: Uma Introdução Crítica ao Estudo do Processo Penal. O Processo Penal como Jurisdição Voluntária (Almedina, 1981); O Agravo e o seu Regime de Subida (Almedina, 1982); Processo Civil de Declaração. História – Teoria – Prática (Almedina, 1985); A Responsabilidade Processual Civil (Dissertação de Mestrado, Almedina, 1987); Tópicos e Sumários de Processo Civil, vol. I (s.e., 1991); e A Decisão Judicial e o Raciocínio Tópico-Abdutivo do Juiz. Um Ensaio de Lógica para Juristas (Cosmos / Arco-Íris, 1993).
No que, por seu turno, respeita à sua obra literária refiram-se, por exemplo, os títulos seguintes: Crime a Três Incógnitas (distribuição da Agência Portuguesa de Revistas, 1953); O Crime de um Fantasma (distribuição da Portugália-Editora, 1954); O Mais Inteligente dos Estúpidos (s.e., 1956); O Quinto Império. Ensaio sobre a Anatomia da Esperança (Separata do Tempo Presente. Revista Portuguesa de Cultura, n.os 17-18, II ano, Set.-Out., 1960); O Juiz e a Pedra. Contos (Verbo, 1960); Tentação Escarlate com Eficácia em Cor de Burro quando Foge. Carta Aberta ao Escritor Mário Braga a Propósito da sua Crítica em Vértice ao meu Livro O Juiz e a Pedra (s.e., 1960); O Parque dos Camaleões. Contos (Aga, 1962); Os Cavalos Marinhos. Drama (Guimarães, 1963); Vontade de ser Ministro (Cronos, 1965); A Outra Morte de Inês (Peça em 14 episódios) (Europa-América, 1968, levada à Cena pelo Teatro Estúdio de Lisboa – Companhia de Luzia Maria Martins e Helena Félix, 8.ª Temporada, 1971-72); Cadáver Adiado que Procria. Carta ao Arqueológico João Gaspar Simões (Cronos, 1969); Literatura. Dialéctica. Estrutura. Ensaios (Cronos, 1971); António Vieira (Jornal do Fundão, 1973; Cosmos, 1997); Teatro Vanguarda. Revolução e Segurança Burguesa (Edições Afrodite, 1973); Grandezas e Misérias num Sonho de Maiorais de Gado (edição clandestina, 1973, levada à cena pelo Grupo T. A. P., com estreia em 9 de Abril de 1975 na Academia de Santo Amaro); A Novela Policial-Dedutiva em Fernando Pessoa (Diabril, 1976); e O Poeta era um Fingidor (Cosmos, 1999).
Fernando Luso Soares foi porém – acima de tudo – Causídico.

A 27 de Julho de 1996 - Rebenta uma bomba em Atlanta, durante os Jogos Olímpicos, causando a morte de uma pessoa e ferimentos em mais de cem.

A 27 de Julho de 1993 - Morre o escritor, dramaturgo e publicista português Luís de Sttau Monteiro, 67 anos, autor de "Angústia para o Jantar" e "Felizmente Há Luar".

A 27 de Julho de 1990 -- A fábrica da Citroen, em Mangualde, produz o último 2CV.

A 27 de Julho de 1984 - Ricardo Roque, presidente da AAC (Associação académica de Coimbra) e Jorge Anjinho, presidente do CAC (Clube académico de Coimbra) assinam o protocolo que consagra a extinção do Clube Académico de Coimbra e a sua reintegração na casa mãe, agora com o estatuto de organismo autónomo. Nasce então a AAC/OAF -- Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol.

A 27 de Julho de 1984 - Morre o ator britânico James Mason, 75 anos, protagonista de "Bigger than Life", de Nicholas Ray, "Lolita", de Stanley Kubrick, e "A Star Is Born", de George Cukor.

A 27 de Julho de 1970 - Morre António de Oliveira Salazar, 81 anos, antigo ministro das Finanças, presidente do Governo da ditadura do Estado Novo durante 35 anos.

A 27 de Julho de 1953 -- A Guerra da Coreia termina com a assinatura do armistício de Panmunjon.

A 27 de Julho de 1946 - Morre a escritora norte-americana Gertrude Stein, 72 anos, autora de "Ida", "Três Vidas".

A 27 de Julho de 1940 -- Estreia de Bugs Bunny, Pernalonga, no desenho animado "A Wild Hare", da Warner Brothers, curta-metragem dirigida por Tex Avery.

A 27 de Julho de 1921 -- Os fisiologistas Frederick Banting e John James Richard Macleod da Universidade de Toronto, Canadá, isolam a insulina. O Nobel da Medicina ser-lhes-á atribuído em 1923.

A 27 de Julho de 1882 - Nasce o engenheiro britânico Geoffrey De Havilland, pioneiro da aviação, criador do Havilland Comet, primeiro avião a jacto de uso regular, e do "Mosquito", avião de combate da RAF, o mais versátil da II Guerra Mundial.

A 27 de Julho de 1877 - Nasce o compositor e regente de origem húngara Erno Dohnanyi.

A 27 de Julho de 1867 -- Nasce o compositor espanhol Enrique Granados.

A 27 de Julho de 1866 - Nasce António José de Almeida, político republicano, sexto presidente da República (1919-23), fundador e diretor do jornal República.

A 27 de Julho de 1830 - A revolução rebenta em Paris. O povo e a burguesia contestam as medidas repressivas impostas por Carlos X.

domingo, 26 de julho de 2015

A rota da seda


As melhores vistas do mundo!...


Seis imagens de belas vistas e peturbação da visão!








O mês de Agosto é o mês das festas, não me faças "festas"!


A 26 de Julho de 1966 - Portugal perde a meia-final com a Inglaterra. O Diário Popular do dia seguinte escreve: «Embora perdendo, aumentou a já imensa projecção internacional conquistada [...] Portugal justificou a aclamação dos muitos milhares de pessoas presentes em Wembley [...] e as lágrimas que Eusébio, o novo Rei, não conseguiu evitar no termo do jogo - essas, se foram a nível de derrota, foram, também, símbolo de que se bateram com galhardia, com alma, com classe, até ao derradeiro resultado. Portugal está de parabéns!»

A 26 de Julho de 1943 - Nasce Mick Jagger ou Michael Philip Jagger, é o vocalista dos The Rolling Stones, uma das bandas inglesas de rock mais famosas do século XX.

A 26 de Julho de 2008 - Morre a fadista Adelina Ramos, 82 anos, que foi proprietária do restaurante típico A Tipóia. A fadista foi a criadora de "Não passes com ela à minha rua", que Fernanda Maria popularizou décadas mais tarde, e do êxito "Ouvi cantar o Ginguinhas"

A 26 de Julho de 2008 - O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro é distinguido com o Prémio Camões 2008, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa. É o oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com este prémio

A 26 de Julho de 2006 - Morre Raquel Maria, 60 anos, atriz de teatro e cinema.


Raquel Maria (Castro Verde, 1946 — m. Lisboa, 26 de Julho de 2006) foi uma actriz portuguesa.
Actriz de sucesso no teatro amador, recebeu formação no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Em 1973integra o núcleo fundador do Teatro da Cornucópia, ao lado de Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, grupo que abandonou em 1987, deixando para trás êxitos como Não se Paga! Não se Paga de Dario Fo (1981) ouPáscoa de August Strindberg (1986) de entre quase trinta peças em que participou. Ingressou posteriormente no Teatro da Malaposta, participando em espectáculos como O Render dos Heróis de José Cardoso Pires ou A Estalajadeira de Carlo Goldoni.
Estreia-se no cinema em 1982, no filme de João César Monteiro, Silvestre, aparecendo no mesmo ano em A Vida é Bela?! de Luís Galvão Teles. Somava depois uma filmografia com cerca de dez títulos - Paisagem sem Barcos de Artur Semedo (1983), Os Abismos da Meia-Noite de António de Macedo (1984), O Bobo de José Álvaro de Morais (1987), Rosa Negra de Margarida Gil (1992), Terra Fria de António Campos (1993), Mal deAlberto Seixas Santos (1999), Um Tiro no Escuro de Leonel Vieira (2005).
Na televisão aparece em 1981, no telefilme de Monique Rutler, Assoa o Nariz e Porta-te Bem, seguindo-se participações em Passeio dos Alegres (1981), Festa é Festa (1982) e 1, 2, 3 (1985). A partir dos anos 90 foi presença regular em séries e sitcoms (1993 - Ora Bolas Marina, 1995 - Os Malucos do Riso, 1997 - As Aventuras do Camilo, 1999 - Companhia do Riso, 2000 - Bacalhau com Todos, 2002 - Não Há Pai).
Raquel Maria foi premiada em 1986 com o Prémio de Melhor Actriz da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, com a peça Páscoa, no Teatro da Cornucópia.
Faleceu na noite de 26 de Julho de 2006 com um cancro no pâncreas.

A 26 de Julho de 1994 - Inauguração do Museu da Música na estação Alto dos Moinhos, do Metro de Lisboa.

A 26 de Julho de 1986 - Morre o cineasta norte-americano Vincent Minnelli, 83 anos, realizador de "Gigi", "Um Americano em Paris".

A 26 de Julho de 1964 -- Desastre ferroviário de Custóias causa a morte a cerca de 100 pessoas.


Desastre Ferroviário de Custóias - Na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, a unidade de cauda de uma composição formada por automotoras da Série 9300 dos Caminhos de Ferro Portugueses desengata-se do resto da composição, descarrilando e colidindo com um pontão. Este acidente foi provocado pelo excesso de peso devido a sobrelotação, embora também se aponte um possível excesso de velocidade como causa. Deste acidente resultaram entre 91 a 102 vítimas mortais.

A 26 de Julho de 1952 -- Morte de Eva Péron, 33 anos, mulher do dirigente populista argentino Juan Perón.



A 26 de Julho de 1928 -- Nasce o cineasta norte-americano Stanley Kubrick, realizador de "Laranja Mecânica", "2001 Odisseia no Espaço".

A 26 de Julho de 1908 -- É criado o FBI - Federal Bureau of Investigation, no âmbito do Departamento de Justiça dos EUA.

A 26 de Julho de 1906 -- Nasce Armando José Fernandes, compositor, discípulo de Luís de Freitas Branco, um dos mais importantes do modernismo português.


Nascido em Lisboa, em 26 de Julho de 1906, Armando José Fernandes começou por seguir o curso de Engenharia, só decidindo consagrar-se à música em 1924, apesar de desde cedo se sentir atraído por esta arte.
Iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa no ano de 1927, tendo tido como professores Alexandre Rey Colaço e Varela Cid (piano), Luís de Freitas Branco (Ciências Musicais) e António Eduardo da Costa Ferreira (Composição). Completou o curso em 1931, obtendo o 1º prémio de piano e o prémio Rodrigo da Fonseca.
Subsidiado pela Junta de Educação Nacional, aprofundou, de 1934 a 1937, os estudos de piano e composição, em Paris, com Alfred Cortot, Nadia Boulanger, Paul Dukas e Igor Stravinsky. De 1940 a 1942, ensinou Piano e Composição na Academia de Amadores de Música.
A partir de 1942, exerceu uma actividade exclusiva de compositor para o Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional de Radiodifusão. Em 1953, Armando José Fernandes entrou como professor de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, cargo de que se jubilou ao perfazer 70 anos.
Embora a sua linhagem, harmonicamente cromática no colorido e formalmente neo-clássica no espírito, traduza um carácter cosmopolita, permeável quer à sensibilidade de um Fauré quer ao construtivismo de um Hindemith, não é isento de inspiração portuguesa graças à eventual motivação em temas populares portugueses.
Foi galardoado com os prémios de composição Moreira de Sá (Porto, Orpheon Portuense, 1944) e Círculo de Cultura Musical (Lisboa, 1946).
Armando José Fernandes morreu em Lisboa em 1983.

A 26 de Julho de 1894 -- Nasce o escritor britânico Aldous Huxley, autor de "Admirável Mundo Novo".




A 26 de Julho de 1893 -- Nasce o artista plástico alemão George Grosz, fundador do movimento Dada, em Berlim.

A 26 de Julho de 1875 -- Nasce o psicanalista suíço Carl Gustav Jung, precursor da Psicologia Analítica.

A 26 de Julho de 1874 -- Nasce o maestro de origem russa Sergei Koussevitzky, impulsionador dos cursos de Tanglewood e da Orquestra de Boston.

A 26 de Julho de 1856 -- Nasce o dramaturgo George Bernard Shaw, em Dublin, na Irlanda, autor de "Pigmalião".

26 de Julho de 2015 - Dia Nacional dos Avós



sábado, 25 de julho de 2015

Bocage ousado!...


Bocage vida e obra


UM POUCO DE CULTURA GERAL....



UM POUCO DE CULTURA GERAL....

Qual o significado de "CARALHO" ???

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas (navios antigos,usados nos descobrimentos) e de onde os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra ou de algum navio pirata.
O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto dos mastros), é onde se manifesta
com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo.O castigado era enviado para cumprir horas, e até dias inteiros, no CARALHO e quando descia, ficava
tão enjoado que se mantinha tranqüilo por um bom par de dias.
Daí vem a célebre expressão: "MANDAR PARA O CARALHO".
CARALHO é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo.
Quantas vezes, ao apreciar uma coisa que é boa ou que te agrade, não exclamaste: isto... "É DO CARALHO"!
Se te aborreceres com alguém, vais mandá-lo para o CARALHO, certamente!
Se algo não te interessa, não vais querer "NEM POR UM CARALHO".
Mas, se esse algo te interessa muito, então vais dizer..."É DO CARALHO".
Também são muito comuns as expressões:
Essa... "É BOA PRA CARALHO".
Esse cara... "É DO CARALHO".
Esse lugar... "É LONGE PRA CARALHO".
IIIHH CUM CARALHO
E não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar, sem se juntar um CARALHO a qualquer expressão
Se um comerciante se sente deprimido pela má situação actual de seu negócio,exclama, quase sempre assim:
"ESTAMOS A IR PRÓ CARALHO"!
Quando se encontra alguém que há muito tempo não se vê, pergunta-se: "ONDE CARALHO TE METESTE"? (aqui, CARALHO é usado como vírgula).
É por isso que estou te enviando esta saudação do CARALHO, e se não és do CARALHO, espero que este texto te agrade pra CARALHO.
A partir deste momento poderemos dizer CARALHO, ou mandar alguém para o CARALHO, com um pouco mais de cultura e autoridade académica.
Que tenhas um dia muito feliz... do CARALHO!!!
Esta não lembra ao CARALHO!
Mesmo assim, custa aceitar! "Cum caralho!!!

E não é que NÃO DÁ MESMO!...

Este é o túmulo mais visitado em Utah-USA por causa do texto na lápide!

Epitáfio

Este é o túmulo mais visitado em Utah-USA por causa do texto na lápide! 

Mr. Russell J. Larsen, de Logan, Utah, morreu sem saber que ganharia um concurso do túmulo mais visitado.
Em sua lápide estão escritas cinco regras para o homem ter uma vida feliz... 







Tradução: 



 1. É importante ter uma mulher que ajude em casa, cozinhe bem, limpe a casa e tenha um trabalho;

 2. É importante ter uma mulher que te faça rir;

 3. É importante ter uma mulher em que possas confiar e não minta;

 4. É importante ter uma mulher que seja boa na cama e que goste de estar contigo;

 5. É muito importante que estas quatro Mulheres nunca se conheçam, caso contrário podes terminar morto como eu.

Para reflectir!... Isto dá mesmo para pensar!


Sai daí FDP!...


Em dia de calor nada melhor para refrescar!...




Com eleições à porta, toma cuidado!...

A 25 de Julho de 1945 - É oficialmente inaugurado o Aerodromo da Ilha de Santa Maria, nos Açores. Custou ao país 75 000 contos (375 000 euros). Na altura é considerado um dos maiores do Mundo.

A 25 de Julho de 1952 - Nasce Eduardo Elísio Machado Souto de Moura



Eduardo Elísio Machado Souto de Moura nasceu no Porto, em 25 de Julho de 1952.
Frequentou o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. No decurso da sua carreira estudantil colaborou no ateliê de Álvaro Siza Vieira entre 1974 e 1979.
Em 1980, ano da conclusão da licenciatura, recebeu o seu primeiro prémio, atribuído pela Fundação Engenheiro António de Almeida, e iniciou a actividade de arquitecto como profissional liberal.
Em 1981 foi nomeado assistente do curso de Arquitectura da FAUP, instituição onde leccionou até 1990 e à qual regressou, mais tarde, em 2003.
Como grandes referências da sua obra devem referir-se, além de Siza Vieira (1933 -), os arquitectos Mies van der Rohe (1886-1969) e Aldo Rossi (1931-1997), as experiências californianas dos anos 50 e 60 (Craig Ellwood, Pierre Köning e as "case study houses"), a arte minimalista (Donald Judd e Sol Lewitt). Souto de Moura foi também influenciado por Bernardo Soares, um dos heterónimos do poeta Fernando Pessoa (1888-1935), por Roland Barthes (1915-1980), pensador e escritor francês, pelo pintor catalão Antoni Tapiès (1923-) e pelo artista alemão Beuys (1921-1986).
Durante os anos oitenta e noventa do século XX foi professor convidado de diversas faculdades e escolas de Arquitectura europeias: Faculdade de Arquitectura de Paris-Belleville (1988), escolas de Arquitectura de Harvard e de Dublin (1989), ETH de Zurich (entre 1990 e 1991) e Escola de Arquitectura de Lausanne (Professor Convidado em 1994).
A conceituada figura da chamada "Escola de Arquitectura do Porto" tem inúmeras obras espalhadas pelo país e fora dele. De entre os projectos de Souto de Moura podem enunciar-se o Mercado Municipal e o Estádio Municipal de Braga (Estádio Axa); a Casa das Artes, a Casa do Cinema de Manoel de Oliveira e o Edifício Burgo, no Porto; a Ponte dell' Accademia, em Veneza (Itália). Dignas de nota são também as intervenções patrimoniais no Convento de Santa Maria do Bouro, em Amares, no edifício da Alfândega Nova (actual Museu dos Transportes e Comunicações/Centro de Congressos e Exposições) e na antiga Cadeia da Relação (convertida no Centro Português de Fotografia), no Porto, e as intervenções territoriais na Faixa Marginal de Matosinhos, no Metro do Porto e na Praça do Município da Maia.
Durante os últimos anos, Souto de Moura também tem trabalhado na área do design de produto e, em 2008, em conjunto com o artista plástico 
Ângelo de Sousa, participou na XI.ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza, em representação de Portugal, com um projecto em co-autoria intitulado "Cá fora. Arquitectura desassossegada." O primeiro Arquitecto a receber o prémio Pessoa não aprecia o relativismo e a desordem do mundo actual. Nos seus trabalhos procura criar uma paisagem exacta e respeitar a construção, a estrutura, a infraestrutura e os acabamentos das opções originais. Gostava de ter desenhado o Parténon - a maior obra de arquitectura existente, segundo o próprio - e o Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe, projectado pelo arquitecto que mais admira.
Em 2011, Souto de Moura tornou-se no segundo arquitecto português, depois de Siza Vieira (1992), a alcançar o Prémio Pritzeker de Arquitectura, o mais conceituado galardão nesta área, atribuído desde 1979 pela americana Hyatt Foundation aos maiores nomes da Arquitectura mundial, como Óscar Niemeyer (1988), Frank Gehry (1898), Norman Foster (1999) e Rem Koolhaas (2000).
Eduardo Souto de Moura vive no Porto com a família, na Praça de Liège, Foz do Douro, numa moradia com 3 habitações que ele próprio projectou e onde é vizinho de Siza Vieira. Trabalha nas proximidades da sua casa, num edifício que partilha com o arquitecto Siza Vieira e Rogério Cavaca.


A 25 de Julho de 2010 - Morre, aos 78 anos, Almeida e Costa, antigo governador de Macau (134.º Governador de Macau, entre junho de 1981 e maio de 1986), após doença prolongada. Fernando Vasco Leote de Almeida e Costa nasceu em 1932. Foi ministro da Administração Interna durante o governo de Pinheiro de Azevedo, de setembro de 1975 a julho de 1976. Em 23 de junho de 1976, tornou-se primeiro ministro interino depois de Pinheiro de Azevedo ter sofrido um ataque cardíaco.



Fernando Vasco Leote de Almeida e Costa, nasceu em 1932. Oficial da marinha serviu como Ministro da Administração Interna durante o governo de José Pinheiro de Azevedo, entre 19 de Setembro de 1975 e 23 de Julho de 1976. Em 23 de Junho de 1976, tornou-se Primeiro-Ministro interino após Pinheiro de Azevedo ter sofrido um ataque cardíaco durante a sua campanha presidencial e assim continuou até ao fim do mandato de Pinheiro de Azevedo, quando este foi substituído por Mário Soares. Foi o 134.º Governador de Macau, de 16 de Junho de 1981 a 15 de Maio de 1986.
A sua governação fica marcada pelo lançamento de alguns dos projectos mais estruturantes para o futuro do Território, mas não só: a nova Taipa, Hotel Royal, Excelsior, aeroporto, etc...
O episódio mais negativo terá sido a dissolução da Assembleia Legislativa em 1984, uma polémica que envolveu a Presidência da República e o Estatuto Orgânico.

A 25 de Julho de 2008 - Morre a fadista e atriz Fernanda Baptista, de 89 anos, criadora de êxitos como "Fado da carta", no hospital de Cascais, onde se encontrava internada. Além do "Fado da carta" (João Nobre/Amadeu do Vale) a fadista criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas, "Chuva de mulheres" e "Fonte luminosa".


Fernanda Baptista, nasceu em Lisboa a 07 de Maio de 1919.
Já aos dez anos de idade, a sua paixão pelo teatro era bem visível; a jovem Fernanda adorava mascarar-se e entrava já em peças infantis.
Tinha a profissão de modista, que abandonou, para se dedicar ao Fado.
Estreou-se no Café Luso, pela mão de Felipe Pinto, no início dos anos quarenta, onde logo teve um êxito assinalável.
A sua estreia profissional no Teatro de Revista, ocorreu em 1945, na sequência de um convite do maestro João Nobre, para participar na revista "Banhos de Sol", substituindo Leónia Mendes. Foi apenas a primeira de mais de trinta revistas em que participou.
Um dos seus maiores sucessos, foi em 1969 na revista "Ena pá já fala", com o fado "Saudades da Júlia Mendes".
Teve no entanto outros grandes êxitos como "Fado do toureiro" , "O Fado está-lhe nas veias", "Ai, ai, Lisboa", "Fado para esta noite", "Trapeiras de Lisboa", "Fui ao baile", "Fado das sombras", "Um fado para Stuart" e, talvez o seu ex-libris, "Fado da carta", além de muitos outros,
A sua gravação mais recente é de 1981, "Meus amigos, isto é Fado", um êxito seu na revista "Dentadinhas na maçã", no Teatro Laura Alves, em Lisboa, em 1974.
Actuou também no Brasil, em Angola e na Argentina e, em 1968, viajou até aos Estados Unidos.
Ao longo de 56 anos de palcos, Fernanda Baptista participou em mais de 45 espectáculos de revista e opereta.
Recentemente integrou o elenco, do musical de Filipe la Féria "A Canção de Lisboa".
Em 2003, o Presidente da República condecorou-a com a Ordem de Mérito.
No dia em que completou 88 anos ( 07/05/2007 ), protagonizou um momento histórico no programa "Contacto" na SIC, ao interpretar colossalmente em directo e ao vivo, o "Fado da carta"
A fadista Fernanda Baptista, que protagonizou uma das mais longas e brilhantes carreiras do panorama artístico nacional, faleceu dia 25 de Julho de 2008, aos 89 anos, no Hospital de Cascais.

A 25 de Julho de 2007 - A nova Presidente indiana, Pratibha Patil, toma posse, numa cerimónia no parlamento, convertendo-se na primeira mulher a ocupar este cargo na Índia.

A 25 de Julho de 2007 - Ramos Santos vence o Prémio Junta de Turismo da Costa Estoril de Pintura Naïf, no valor de 1.500 euros.



Ramos Santos é um pintor autodidata natural de Vila Viçosa que tem vindo a aperfeiçoar o estilo Naïf. O artista já recebeu vários prémios no Salão Internacional de Pintura Naïf, no Casino Estoril.
Ramos Santos está representado no Museu Municipal de Benavente, na Sala Galileo, em Madrid, no Museu de Guimarães e em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

A 25 de Julho de 2003 - Morre o cineasta de origem britânica John Schlesinger, 77 anos, realizador de "O Cowboy da Meia-noite".

A 25 de Julho de 2002 -- É inaugurado o troço final da autoestrada do Algarve, entre Castro Verde e a Via do Infante, 36 anos depois do início da obra.

A 25 de Julho de 2000 -- Primeiro e único acidente com o avião supersónico Concorde. O aparelho da Air France despenha-se nos arredores de Paris, após a descolagem.

A 25 de Julho de 1999 -- Abre ao público o Pavilhão do Conhecimento -- Ciência Viva

A 25 de Julho de 1995 - Morre George Rodger, 87 anos, pioneiro do fotojornalismo internacional e co-fundador da cooperativa Magnum Photos.

A 25 de Julho de 1992 - Morre a atriz francesa Arletty, 94 anos, protagonista dos filmes de Marcel Carné e Jacques Prévert "Le Jour se Leve" e "Les Enfants du Paradis".

A 25 de Julho de 1992 -- Começam, em Barcelona, os XXV Jogos Olímpicos da era moderna.

A 25 de Julho de 1978 -- Nasce o primeiro bebé proveta, Louise Brown. O processo foi concebido pelos médicos britânicos Roger Edwards e Patrick Steptoe.

A 25 de Julho de 1971 - O cirurgião sul-africano Christian Barnard faz o primeiro duplo transplante de pulmões e coração.

A 25 de JUlho de 1970 -- Morrem os deputados da Ala Liberal José Pedro Pinto Leite, Leonardo Coimbra, James Pinto Bull e José Antunes Vicente, num desastre de helicóptero, na Guiné.


Restos do Helicóptero Alloutte III, que se despenhou no dia 25 de Julho de 1970, no Rio Mansoa, em consequência das condições climatéricas.
Um tornado provocou a queda de um helicóptero na Guiné, de que resultou a morte dos deputados portugueses José Pedro Pinto Leite, Leonardo Coimbra, Vicente de Abreu e Pinto Bull. Para além dos deputados morreram ainda o piloto, o mecânico e o Capitão de Cavalaria José Carvalho Andrade.
Buscas ocorreram nos dias seguintes (segundo cópias de documentos constantes no livro), terão sido resgatados das águas lodosas dois corpos identificados como sendo do Dr. Leonardo Coimbra e do Cap. Carvalho de Andrade, e os detroços do aparelho, estes últimos entregues à FAP a 30 de Julho. Uma das lanchas envolvidas nas buscas, "a LPG "Cassiopeia" manteve-se na área até ao dia 2 de Agosto, fazendo buscas sistemáticas das águas do Mansoa entre as ilhas de Lisboa e de Bissai mas nada mais viria a encontrar. (...) botes voltaram por vezes às zonas das buscas, em observação, mas nada mais encontraram."

A 25 de Julho de 1944 -- II Guerra Mundial. O 1º Exército norte-americano lança a Operação Cobra, com o objetivo de quebrar a linha de defesa alemã, na Bretanha.

A 25 de Julho de 1936 -- O regime nazi alemão de Adolf Hitler apoia a insurreição das forças de Francisco Franco, na Guerra Civil de Espanha.

A 25 de Julho de 1909 -- O francês Louis Bleriot realiza o primeiro voo internacional, ao atravessar o Canal da Mancha em avião.

A 25 de Julho de 1905 -- Nasce o escritor de origem búlgara Elias Canetti, Nobel da Literatura, autor de "Auto de Fé" e "O Poder e as Massas".

A 25 de Julho de 1814 -- É apresentada a primeira locomotiva a vapor viável, construída por George Stephenson, segundo os princípios de Watt.

A 25 de Julho de 1415 -- Parte do Tejo a Armada de D. João I, para a conquista de Ceuta.

A 25 de Julho de 1139 - Trava-se a Batalha de Ourique. D. Afonso Henriques derrota os reis mouros da Península. A data é assinalada no Dia do Exército Português.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A Língua Portuguesa continua rica..

A Língua Portuguesa continua rica...


 Os padeiros têm falta de massa.
 Os padres já não comem como abades.
 Os relojoeiros andam com a barriga a dar horas.
 Os talhantes estão feitos ao bife.
 Os criadores de galinhas estão depenados.
 Os pescadores andam a ver navios.
 Os vendedores de carapau estão tesos.
 Os apanhadores de caranguejo vêem a vida a andar para      trás.
 Os desinfestadores estão piores que uma barata.
 Os fabricantes de cerveja perderam o seu ar imperial.
 Os cabeleireiros arrancam os cabelos.
 Os jardineiros engolem sapos.
 Os cardiologistas estão num aperto.
 Os coveiros vivem pela hora da morte.
 Os sapateiros estão com a pedra no sapato.
 As sapatarias não conseguem descalçar a bota.
 Os sinaleiros estão de mãos a abanar.
 Os golfistas não batem bem da bola.
 Os fabricantes de fios estão de mãos atadas.
 Os coxos já não vivem com uma perna às costas.
 Os cavaleiros perdem as estribeiras.
 Os pedreiros trepam pelas paredes.
 Os alfaiates viram as casacas.
 Os almocreves prendem o burro.
 Os pianistas batem na mesma tecla.
 Os pastores procuram o bode expiatório.
 Os pintores carregam nas tintas.
 Os agricultores confundem alhos com bugalhos.
 Os lenhadores não dão galho.
 Os domadores andam maus como as cobras.
 As costureiras não acertam as agulhas.
 Os barbeiros põem as barbas de molho.
 Os aviadores caem das nuvens.
 Os bebés choram sobre o leite derramado.
 Os olivicultores andam com os azeites.
 Os oftalmologistas fazem vista grossa.
 Os veterinários protestam até que a vaca tussa.
 Os criadores de gado pensam na morte da bezerra.
 As cozinheiras não têm papas na língua.
 Os trefiladores vão aos arames.
 Os sobrinhos andam "Ó tio, ó tio".
 Os elefantes andam de trombas.

 SÓ OS POLÍTICOS CONTINUAM, COMO SEMPRE…
GORDOS, CORRUPTOS E MENTIROSOS!!!

A 24 de julho de 1969 - Nasce Jennifer Lopez, Jennifer Lynn Lopez, também conhecida como J.Lo, é uma atriz, cantora, compositora, produtora musical, dançarina, estilista e produtora de televisão norte-americana de ascendência porto-riquenha.

A 24 de Julho de 2010 - É inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor. A nave para treino, construída na pista n.º 2 do Estádio Nacional, contempla a pista coberta, a remodelação das pistas principal e n.º2, uma nova pista de crosse, uma sala de musculação, balneários, um gabinete médico e outras salas dedicadas à fisioterapia, psicologia e recuperação física.

A 24 de Julho de 2006 - O embaixador de Portugal no Brasil Francisco Seixas da Costa é eleito Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

A 24 de Julho de 2005 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong conquista o sétimo título consecutivo na Volta à França em bicicleta e põe fim à carreira desportiva.

A 24 de Julho de 2004 -- O filme "A Passagem da Noite", de Luís Filipe Rocha, obtém a Palma de Prata do XXV Festival de Valência e a protagonista Leonor Seixas conquista o prémio de melhor interpretação feminina.

A 24 de Julho de 2002 - Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.