sábado, 7 de maio de 2016

O fogo não dá tréguas no Canadá





O fogo não dá tréguas no Canadá. O incêndio que está a atingir a zona de Fort McMurray, na província de Alberta, obrigou já 88 mil pessoas a deixar a cidade e causou novas evacuações, esta quinta-feira. O alerta foi agora extendido a três outras comunidades: Anzac, Gregoire Lake Estates e uma reserva aborígene, Fort McMurray First Nation.
“Não é só Fort McMurray, embora esta seja, sem dúvida, a maior e mais atacada comunidade. Pedimos a todos os cidadãos da província de Alberta que sejam extremamente cuidadosos e façam todos os possíveis por evitar acidentes com o fogo”, disse a chefe do governo de Alberta, Rachel Notley.
O aeroporto de Fort McMurray chegou a estar ameaçado. Um hotel no complexo foi mesmo atingido pelas chamas, mas a situação foi controlada. O calor, a seca e o vento têm sido os maiores inimigos dos bombeiros no combate ao fogo. As últimas previsões meteorológicas dão uma descida de temperatura e possibilidade de chuva, o que traz alguma esperança de fim do incêndio.
O fogo não fez, até agora, qualquer vítima. No entanto, as autoridades constataram um acidente de viação mortal durante as operações de evacuação.