Previsão do Tempo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Receita de Bifanas à moda do Porto

Drama da humanidade!



São cerca de 4 mil os migrantes que ocupam agora a chamada “Selva” situada a este de Calais.
O governo francês anunciou a obrigatoriedade de saída de um milhar de migrantes, sem esconder que recorrerá à força para viabilizar o plano de desmantelamento da zona sul da “Selva”, cerca de 50% da área total, correspondente a 7 hectares.
Numa carta aberta a Bernard Cazeneuve, ministro do Interior, oito organizações de ajuda humanitária manifestaram a sua “profunda oposição” ao plano, que não se faz acompanhar, dizem, de “verdadeiras soluções alternativas”.
Os números dos migrantes envolvidos no desmantelamento também diverge: o departamento de Pas-de-Calais fala de cerca de 800 pessoas, as associações humanitárias referem 2 000, das quais muitas são crianças desacompanhadas” .
As autoridades locais, por seu turno, não hesitam em reafirmar a impossibilidade de gestão desta massa humana, sem levar por diante o plano de demolição.
A alternativa oferecida pelo governo passa pela escolha entre o “Centro de Acolhimento Provisório:https://renverse.ch/Calais-Le-camp-de-containers-a-ete-construit-508?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter” (CAP) aberto em Janeiro na parte norte do campo e capaz de acolher 1500 pessoas em contentores preparados ou diferentes Centros de Acolhimento e de Orientação (CAO) criados noutros pontos de França.
As condições do CAP são postas em causa por quem se voluntaria no terreno, como Maya Konforti: “Disseram às pessoas para se realojarem nos contentores, onde há uma cama quente, mas só há isso mesmo. Não se pode fazer uma chávena de chá. Não há nada, não há locais comunitários, para vida social, não há escolas, não há igreja, não há mesquita. Não há absolutamente nada.”
O novo campo tem electricidade, mas, para os migrantes, a resistência à mudança cresce também com o anúncio da implementação de medidas securitárias rígidas.
O Reino Unido continua a ser a terra desejada e, defendem as organizações humanitárias, o que se desenha agora com a demolição e o realocamento é a falta absoluta de condições de permanência aliado ao controlo rigoroso dos migrantes e não um plano de desmantelamento progressivo, bem estruturado e que os salvaguarde. Quanto aos Centros de Acolhimento e Orientação noutros pontos de França, falam em improvisação e em falta de resposta total aos objectivos para que foram criadas.
Uma das maiores preocupações das organizações assistencialistas passa pelas crianças que vivem na “Selva”, muitas delas desacompanhadas, e pelo desaparecimento que se vai verificando à medida que os refugiados pegam no que ainda lhes resta e partem.
“O salto para o Reino Unido:http://elpais.com/elpais/2016/01/28/planeta_futuro/1453996214_796662.html” é um cenário constante, e todas as vias são tentadas, com o desespero a aumentar face ao prazo apontado para o desmantelamento.
Calais assistiu aos primeiros campos improvisados para refugiados em 2002 e às sucessivas demolições pelas autoridades francesas. A “Selva”, contudo, parece resistir à erradicação.

Filme dedicado a Van Gogh e a sua trágica morte



Loving Vincent é um filme dedicado a Van Gogh e a sua trágica morte. Cada cena do filme será realizada a partir de quadros óleo sobre tela inteiramente pintados à mão, usando exatamente as mesmas técnicas que eram utilizadas pelo artista.
Serão mais de 56 mil as imagens pintadas à mão necessárias para completar a realização da película.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O aquário do Dubai


Paisagens europeias


Um segundo depois..


Coisas do nosso Álgarve praia do Barril Tavira


Feito a lápis


AO LONGO DO DANÚBIO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ana Moura - "O Meu Amor Foi para o Brasil"



O meu amor foi para o Brasil nesse vapor
Gravou a fumo o seu adeus no azul do céu
Quando chegou ao Rio de Janeiro
Nem uma linha escreveu
Já passou um ano inteiro

Deixou promessa de carta de chamada
Nesta barriga deixou uma semente
A flor nasceu e ficou espigada
Quer saber do pai ausente
E eu não lhe sei dizer nada

Anda perdido no meio das caboclas
Mulheres que não sabem o que é pecado
Os santos delas são mais fortes
do que os meus
Que fazem orelhas moucas
No peditório dos céus
Já deve estar por lá amarrado
Num rosário de búzios
Que o deixou enfeitiçado

O meu amor foi seringueiro no Pará
Foi recoveiro nos sertões do Piauí
Foi funileiro em terras do Maranhão
Alguém me disse que o viu
Num domingo a fazer pão

O meu amor já tem jeitinho brasileiro
Meteu açúcar com canela nas vogais
Já dança o fórró e arrisca no pandeiro
Quem sabe um dia vai
Arriscar outros carnavais

Anda perdido no meio das mulatas
Já deve estar noutros braços derretido
Já sei que os santos delas são milagreiros
Dançam com alegria
No batuque dos terreiros
Mas tenho esperança
Que um dia a saudade
Bata e ele volte para
os meus braços caseiros

Está em São Paulo e trabalha em telecom
Já deve ter Doutor escrito num cartão
À noite samba no Ó-de-Boro-gódó
Esqueceu o solidó
E já não chora a ouvir fado
Não sei que diga ele era tão desengonçado
Se o vir já não o quero
Deve estar um enjoado

Liberdade! Liberdade!Fazer uso do próprio nome...

Ilusão fantástica em 5 Minutos.

A 22 de Fevereiro de 1942 -Suicidou-se o escritor austríaco Stefan Zweig, pela "amargura de ver a Europa espezinhada por Hitler".



Pedro Abrunhosa no início da carreira!



O vídeo que lhe mostramos acima recorda Pedro Abrunhosa no ano de 1989, no ‘Natal dos Hospitais’ da RTP, nesse tempo distante em que não usava óculos.

Como fazer bolinhas de sabão!...

Bom dia!... Vamos lá sair do ovo!

CHAGALL

Como as coisas mudam!...

PICASSO AZUL

Vistas gerais de Vila Real - Portugal

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Efeitos das novas tecnologias!...

HÁ PARA TODOS OS GOSTOS



A lenda das duas chaves



"A lenda das duas chaves"

"No tempo que reinava o imperador Tito Flávio Vespasiano, as legiões romanas chegaram triunfantes à Ibèria, atravessando as regiões da Galiza e de Trás-os- Montes. Porque a terra era boa, fixaram-se nesta última província, começando a construir estradas e pontes.
Ora , tendo os romanos uma autêntica devoção pela água, grande foi a sua alegria quando descobriram “águas quentes jorrando da terra”.
Construíram logo aquedutos e um grande tanque onde se iam banhar, conseguindo curas fantásticas por intermédio dessas águas medicinais. Tal foi a sua fama, que chamaram à cidade ali construída “ Aquae Flaviae” ( nome que os romanos deram à vila de águas que produziam curas maravilhosas, aludindo à proficiência das suas águas e à família dos Flávios).
Tão progressiva se tornou, que o próprio imperador Tito Vespasiano, colocou ai como procurador, um seu primo, o jovem Décio Flávio, então comandante da Legião Sétima.
Certo dia, o cônsul Cornelio Máximo, recebeu em Roma uma mensagem do jovem Décio Flávio, e achou por bem consultar sua filha Lúcia. O cônsul apresentou a sua filha uma caixa forrada de seda e contendo duas chaves de ouro, que simbolizavam saúde e amor.
Décio, na sua mensagem oferece um lugar em Aquae Flaviae, para que Lúcia tenha possibilidade de tomar os banhos dessas águas extraordinárias e encontre a cura para os seus males (pois estava cheia de feridas na cara e mãos). Alguns meses passaram, obtida a necessária licença do Imperador Vespesiano .
Cornélio Maximo seguiu com sua filha para a então famosa Aquae Flaviae, uma das mais florescentes cidades do Império, na Península.
Duas semanas depois de chegarem e de tratamento já se notavam melhoras em Lúcia.
Agradeceu a Décio Flávio aquela caixa tão bonita forrada de seda e contendo duas chaves de ouro. O jovem romano acariciou os cabelos da sua amada e pediu-lhe:
-“Lúcia, guarda essas duas chaves por toda a nossa vida”. "
Ela respondeu:” assim farei, e se possível for, que elas fiquem por toda a nossa eternidade, contando à gente vindoura o que pode um verdadeiro amor”.

Como embelezar a sua cidade!

Está a achar a sua cidade sem graça, com prédios caindo aos pedaços e paisagem desgastada? O artista francês Julien Malland resolveu mudar tudo, transformando fachadas de prédios e muros em obras de arte, num verdadeiro grande quadro. Em 3 anos, ele percorreu a Índia, China, México, Indonésia e Vietnan para criar suas obras. Confira.

A EUROPA DA ESCRAVATURA



A EUROPA DA ESCRAVATURA
A ideia da cee era criar na Europa uma zona franca e de solidariedade entre os países membros existindo um apoio dos mais ricos aos mais pobres só que a Alemanha com os agiotas (bancos ) e mercados conseguiram criar dificuldades aos mais pobres aparecendo depois como amigos mas escravizando os povos como compensação. HITLER QUIZ DOMINAR A EUROPA PELA GUERRA. Estes governantes alemães é pela escravatura económica. 

Bom dia! Vamos todos sonhar, sonhar ainda não paga impostos.

Este frio matinal!...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A 17 de Fevereiro de 1781 - Nasceu René-Théophile-Hyacinthe Laennec


René Laennec



René-Théophile-Hyacinthe Laennec foi um médico francês e o inventor do estetoscópio, nascido em 1781 e falecido em 1826, foi aluno de Corvisart e dotado de grande genialidade para o diagnóstico. Professor da Faculdade de Medicina de Paris onde, em 1814, descobriu o princípio do estetoscópio, e desenvolveu a técnica da auscultação com a ajuda da qual diagnosticou doenças dos pulmões e coração. A sua obra De l'ausculation médiate foi um importante contributo para o progresso do diagnóstico em Medicina.
Reconheceu e diagnosticou a maior parte das doenças pulmonares e desenvolveu um método anatomo-clínico que é ainda uma base da medicina.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

As viagens dos barcos rabelos


A Furia do Rio - Sonoplastia from Um Segundo Filmes on Vimeo.

Até que enfim brilha o sol!... Toca a abrir as janelas!

É ISSO AÍ!...

A 15 de Fevereiro de 1564 - Nasceu Galileu Galilei

A 15 de Fevereiro de 1965 - Morreu Nat King Cole



Nat King Cole, nome artístico de Nathaniel Adams Coles morreu em Santa Mónica/EUA a 15 de fevereiro de 1965.
A sua voz marcante imortalizou várias canções, como: Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Christmas Song, "Quizás, Quizás, Quizás", entre outras, algumas das quais nas línguas espanhola e portuguesa.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

A 14 de Fevereiro de 1926 - Nasceu António Alva Rosa Coutinho



António Alva Rosa Coutinho, nasceu em Lisboa a 14 de Fevereiro de 1926 e faleceu a 2 de Junho de 2010.
Rosa Coutinho foi um almirante e político português da segunda metade do século XX, participante activo na revolução do 25 de Abril!
Oficial da Armada, passou grande parte da sua carreira naval a bordo e, a partir de um certo momento, no comando de navios hidrográficos.
No período do 25 de Abril de 1974 era capitão de fragata e foi um dos elementos da Armada designados para integrar a Junta de Salvação Nacional (JSN), datando de então a sua promoção a Vice-Almirante.
Nos primeiros meses da revolução de Abril a sua actuação foi discreta e chegou a coordenar o Serviço de Extinção da PIDE-DGS e Legião Portuguesa.
Em finais de Julho, após a demissão do último Governador-Geral de Angola, Rosa Coutinho foi chamado a substituí-lo, na qualidade de Presidente da Junta Governativa de Angola.
Confirmado membro da JSN após a tentaiva golpista de Spinola e Palma Carlos em 28 de Setembro de 1974, passando à qualidade de Alto-Comissário em Angola a partir de Outubro.
Rosa Coutinho permaneceu em Angola até à assinatura dos Acordos de Alvor (Janeiro de 1975), entre o Estado Português e os três movimentos de libertação - FNLA, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
A sua actuação em Angola pautou-se de acortdo com as orientações do MFA e do governo português. Defendeu sempre a integridade territorial de Angola contra o separatismo de Cabinda apoiado pelo Zaire.
Isto e a sua intervenção ao longo de 1975 sempre na defesa dos trabalhadores, valeram-lhe o epíteto de «almirante vermelho».
Nos primeiros meses do ano participou na preparação de «legislação revolucionária», num sentido da consolidação do processo político iniciado em Abril do ano anterior, o que se concretizou após nova tentativa golpista em 11 de Março.
Após o 11 de Março passou a integrar o Conselho da Revolução (CR), então criado.
Se a sua imagem democrata e homem de esquerda não deixou de se acentuar, saliente-se que aquando da tentativa de Golpe de 25 de Novembro de 1975 deu apoio às instruções do Presidente da República e Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Francisco da Costa Gomes (1914-2001).
Pouco tempo depois do 25 de Novembro o Almirante Rosa Coutinho passaria á reserva.
A partir daí e até à sua morte foi sempre um participante activo na vida política progressista e nas suas principais manifestações, na maior parte das vezes acompanhado do General Vasco Gonçalves!

Apesar de tudo ainda há!...



Bom dia!

[feliz_dia_namorados_02022016_1_by_aalmeidah%255B4%255D.png]

A origem do dia dos namorados!



Na verdade, a exacta origem e identidade de São Valentim é pouco clara. De acordo com a Enciclopédia Católica, “pelo menos três diferentes santos com o nome Valentim, todos eles mártires, são mencionados nos mais antigos martirológios com a mesma data, a de 14 de Fevereiro." O primeiro era um padre de Roma, o segundo, um bispo de Interamna, e o terceiro, um mártir numa província romana da África.
As lendas variam sobre a forma como o nome do mártir passou a ser relacionado com o romance entre duas pessoas.
A data da sua morte pode-se ter confundido com a Festa de Lupercália, um festival pagão do amor. Nessas ocasiões, o nome de jovens mulheres era colocado numa caixa, posteriormente sorteado e, logo em seguida, tirado pelos homens com os quais casariam.
Em 496 d.C., o papa Gelásio decidiu pôr fim à Festa de Lupercália e decretou que a data de 14 de Fevereiro deveria ser celebrada como o Dia de São Valentim.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Avô e neto: genial ...

Treino diário de um "pugilista"!...

A 13 de Fevereiro de 1906 - Nasceu Agostinho da Silva



Agostinho da Silva foi dos mais paradoxais pensadores portugueses. "Para mim, é a personalidade mais marcante da 2.ª metade do século XX português, tal como Fernando Pessoa é da 1.ª metade", afirma o escritor Fernando Dacosta. "Conciliava um raciocínio rigorosíssimo com um mistério profundo das coisas. Conseguiu a harmonia de realidades verdadeiramente inconciliáveis." Não é por acaso que ele se autodefiniu com a seguinte frase: "Não sou um ortodoxo nem um heterodoxo. Sou um paradoxo."
O tema mais candente da sua obra foi a cultura de língua portuguesa, num fraternal abraço ao Brasil e aos países lusófonos. Todavia, a questão das filosofias nacionais não é para ele decisiva, parecendo-lhe antes uma questão académica: "Não sei se há filosofias nacionais, e não sei se os filósofos, exactamente porque reflectem sobre o geral, se não internacionalizam desde logo." Agostinho da Silva tinha uma visão analítica aguçadíssima. "Foi um exemplo de cidadania. Era inconformado e tinha um sentido crítico que lhe permitia ver a conjuntura política e intelectual da sua época", assegura o tenente Gonçalves Neves, investigador do Museu de Marinha. Tinha uma marcada visão da cultura portuguesa, como parte importante de uma visão do mundo, diferente da nórdica, da "capitalista".
Embarcando num sonho universalista em que os portugueses que vivem apenas para Portugal não têm razão de ser, apresentou-se aos olhos tantas vezes desconcertados dos seus leitores como um cavaleiro do Quinto Império, um reinado do Espírito Santo, respirando um misto de franciscanismo e de joaquimismo e, em todo o caso, obra mais de cigarras do que de formigas como era próprio das crianças: "Restaurar a criança em nós, e em nós a coroarmos imperador, eis aí o primeiro passo para a formação do império."
George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto em 13 de Fevereiro de 1906 (de família alentejana e algarvia), tendo vivido parte da sua infância em Barca de Alva, junto do Douro, localidade que muito o marcou. Após concluir a licenciatura e doutoramento em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, frequenta a Escola Normal Superior, em Lisboa, tendo recebido uma bolsa para estudar em França. De regresso a Portugal, foi colocado no Liceu de Aveiro, onde recusou assinar uma declaração que o obrigava a não seguir a ideologia marxista. Ele ensinava a liberdade de pensamento - e assim procedeu. Foi demitido.
Uma das suas características mais marcantes é a capacidade de comunicação. Era magnético na oralidade. "É um orador ao nível de um Padre António Vieira ou de um Santo António", opina Fernando Dacosta. "É notável a sua capacidade de se expressar, o seu raciocínio, um raciocínio sempre imbuído de uma afectuosidade muito peculiar." Ao longo da sua vida foi convidado para fazer conferências onde se juntavam centenas de pessoas só para o ouvir. "Isso provocou a inveja dos papas da cultura instituída. Em Portugal, as pessoas da cultura caracterizam-se por uma postura de gravidade, distanciamento e quase intocabilidade. Agostinho da Silva é o grande subversor. Subverte este esquema."
Entre 1935 e 1944 reside em Madrid (como bolseiro) e depois em Lisboa (vivendo de aulas no ensino particular e de explicações), onde se relaciona com o grupo "Seara Nova" e, posteriormente, com António Sérgio. Em 1944 parte para o Brasil, onde escreve nesse mesmo ano o livro "Considerações". Reside no Uruguai e na Argentina, realizando trabalhos no domínio da histologia. Em 1947, regressa ao Brasil, onde ajuda a fundar universidades (afastadas, normalmente, dos grandes pólos de desenvolvimento), estações científicas, centros de pesquisa e intercâmbio, a par de intensa actividade pedagógica e pesquisas em entomologia e parasitologia. "A obra que ele deixou no Brasil é gigantesca", salienta o fadista Carlos do Carmo. "E, ao mesmo tempo, tinha um sentimento muito positivo em relação ao ser português." Em 1953 Agostinho da Silva publica a sua única obra de ficção propriamente dita, "Herta, Teresinha, Joan".
Realiza inúmeras viagens pelo mundo, visitando países como o Japão (que percorre demoradamente), Macau e Timor. Em 1969 passa a residir em Portugal, tendo sido nomeado conselheiro e consultor junto do ICALP e ainda no Centro de Estudos da América Latina - Universidade Técnica de Lisboa. Morre em Lisboa no Hospital de S. Francisco Xavier, num domingo de Páscoa, em 3 de Abril de 1994, depois de ter vivido toda a vida em constante vigilância.

Para reflexão!...

Historia Volkswagen Passat

Vamos lá fazer uma macumba a ver se resulta, puff

A 13 de Fevereiro de 1933 - Nasceu Kim Novak


Kim Novak, nome artístico de Marilyn Pauline Novak nasceu em Chicago/EUA a 13 de fevereiro de 1933, é uma grande actriz norte-americana.
Kim Novak resistiu às pressões da Columbia Pictures, estúdio ao qual tinha contrato, para que adoptasse o nome artístico de Kit Marlowe, e apenas concordou com a mudança de Marilyn para Kim para evitar que as pessoas a confundissem com a também atriz Marilyn Monroe.
Em 1957 fez uma greve em protesto contra o salário que recebia na época.
Novak decidiu retirar-se do cinema durante a produção de Liebestraum (1991), de Mike Figgis.
Antes disso, havia actuado em séries de televisão como Falcon Crest, entre os anos de 1986 e 1987 como participante especial. Actualmente cria cavalos e lhamas no Oregon e na Califórnia.
Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6336 Hollywood Boulevard.

A 13 de Fevereiro de 1950 - Nasceu Peter Brian Gabriel



Peter Brian Gabriel nasceu em Chobham a 13 de fevereiro de 1950 e é um músico inglês, um dos maiores representantes da World Music desde o final dos anos 70.
Começou como vocalista, flautista e líder da banda de rock progressivo Genesis, mas, posteriormente, lançou-se numa bem-sucedida carreira solo.
Peter também é um notório activista dos direitos humanos.
Peter Gabriel fundou o Genesis em 1967 juntamente com seus amigos Tony Banks, Anthony Phillips, Mike Rutherford e Chris Stewart, todos alunos da Charterhouse School, em Godalming, Inglaterra.
O nome da banda foi sugerido por um aluno mais velho do colégio, Jonathan King, que àquela altura já era um reconhecido empresário de música pop. O primeiro álbum do quinteto chamou-se From Genesis to Revelation, de cujo título foi tirado o nome do grupo.
Apaixonado pela soul music, Gabriel foi influenciado por diferentes artistas, incluindo Nina Simone, Gary Brooker do Procol Harum e Cat Stevens.
Tocou flauta no álbum de Stevens Mona Bone Jakon, de 1970.
No entanto, as maiores influências de Gabriel foram dois de seus contemporâneos: David Bowie e Syd Barrett, este líder do Pink Floyd, que estavam redefinindo a cena musical britânica no final dos anos 60 e início dos anos 70.
O Genesis tornou-se rapidamente uma das bandas mais comentadas do país e, sem demora, conquistou fãs na Itália, Bélgica, Alemanha e em outros países da Europa.
O apelo inicial da banda estava na presença de palco misteriosa de Gabriel, que se disfarçava com máscaras, maquiagens e trajes teatrais nos shows, representando personagens e símbolos das músicas.
Outro recurso que Peter Gabriel usava ao vivo eram as histórias de suspense e humor que contava durante as pausas entre as músicas, enquanto os outros integrantes afinavam seus instrumentos.
Nessa primeira fase do Genesis havia uso frequente de luz ultravioleta e bombas de fumaça no palco.
Entre as fantasias mais famosas de Gabriel (que ele desenvolveu como forma de superação do medo de palco), incluem "The Flower" ("Supper's Ready", de Foxtrot), "Magog" ("Supper's Ready"), "Britannia" ("Dancing With The Moonlit Knight," de Selling England by the Pound), "The Old Man" ("The Musical Box", de Nursery Cryme), "Rael" (The Lamb Lies Down on Broadway) e "The Slipperman" ("The Colony of Slippermen," também de The Lamb Lies Down on Broadway).
O vocal de apoio para Gabriel era geralmente feito por Mike Rutherford, Tony Banks e Phil Collins, que após longa busca por um substituto, acabou tornando-se vocalista da banda após a saída de Gabriel em 1975.
A saída de Gabriel do Genesis resultou de diversos fatores.
Gabriel recusou-se a intitular seus quatro primeiro álbuns-solo (todos são chamados Peter Gabriel, diferindo somente na arte da capa), já que gostaria que as capas tivessem o mesmo impacto de uma edição especial da revista Time, que normalmente é composta apenas de uma foto e o nome da publicação; posteriormente, nos EUA, os quatros primeiros álbuns foram diferenciados através de numeração e da imagem frontal, na ordem I - Car, II - Scratch, III - Melt e IV - Security. Três deles foram produzidos entre 1976 e 1982 por Bob Ezrin. Gabriel trabalhou com o guitarrista Robert Fripp (do King Crimson) como produtor em seu segundo LP solo, de 1978.
Esse álbum é tido como o mais obscuro e experimental por não ter produzido hits.
O terceiro álbum, lançado em 1980, trouxe a colaboração de Steve Lillywhite, que despontava com os primeiros álbuns do U2. É lembrado pelos compactos "Games Without Frontiers" e "Biko", que mostram o novo interesse de Gabriel pela world music (especialmente na percussão, no emprego da então nascente técnica do "gated drum", também chamada de "gated reverb", na qual, dentre outras características, não são usados os pratos da bateria), e pela esmerada produção, que fez uso extenso dos recursos de estúdio e processamentos de som.
As sessões de gravação entre 1981 e 1982 com o produtor David Lord acabaram resultando no quarto LP, Security, cuja produção teve mais participação do cantor e letrista. Apesar do som peculiar e dos temas introspectivos (preferidos por Gabriel), o álbum foi bem sucedido e rendeu um sucesso, "Shock the Monkey", para o qual foi realizado um videoclipe inovador.
Em outubro de 1982, Peter Gabriel reuniu-se com o Genesis para um show exclusivo, chamado Six of the Best, no estádio Milton Keynes, na Inglaterra.
Gabriel apresentou-se no Live 8 em julho de 2005, e um DVD do evento foi lançado. Também tocou no palco com Cat Stevens, 33 anos após participar do álbum Mona Bone Jakon. O evento ocorreu em Joanesburgo durante concerto para Nelson Mandela. No final de 2005 foi lançado novo DVD duplo, Peter Gabriel Live & Unwrapped.
A FIFA convidou Peter Gabriel e Brian Eno para organizar uma cerimônia de abertura para a final do Mundial de 2006 na Alemanha.
Peter começou o projeto no Olympic Stadium de Berlim, mas o espetáculo foi cancelado em janeiro do mesmo ano pela FIFA por falta de caixa e suposta falta de interesse, ainda que explicação oficial fosse de um potencial dano no relvado do estádio.
Rumores de uma possível reunião da formação clássica do Genesis circularam entre 2004 e 2005, especialmente após Phil Collins declarar em entrevista que era aberto à ideia de voltar às baquetas e deixar o microfone à Peter Gabriel.
Gabriel encontrou-se com os outros membros em 2005 e 2006 e uma possível turné para The Lamb Lies Down on Broadway foi discutida. Apesar de Gabriel não ter se interessado pelo projeto, Collins, Banks, Rutherford, Stuermer e Thompson embarcaram em uma série de concertos pela Europa.
Gabriel apresentou "Imagine" de John Lennon na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, em 10 de fevereiro de 2006.
Peter Gabriel compôs a música "Down to Earth" para a banda sonora do filme WALL-E (2008).

A 13 de Fevereiro de 1965 - Foi assassinado pela PIDE, o General Humberto Delgado





Humberto da Silva Delgado foi assassinado pela PIDE em Villanueva del Fresno/Espanha a 13 de Fevereiro de 1965, foi um militar português da Força Aérea que corporizou um amplo e intenso movimento popular de apoio à sua candidatura à Presidência da República em 8 de junho de 1958, onde através de uma autêntica burla e fraude deram a vitória ao famigerado fascista Américo Tomás.

A 13 de Fevereiro de 1946 - Nasceu Artur Jorge



Artur Jorge Braga de Melo Teixeira nasceu a 13 de Fevereiro de 1946, no Porto.
Desde tenra idade que mostrou talento para o desporto. Com apenas 14 anos fundou um clube de futebol, o Centro Académico Futebol Clube.
Pouco depois extinguiu o clube que fundara e dedicou-se ao Clube Académico do Porto.
Aos 16 anos, foi eleito vogal da direcção – curiosamente José Maria Pedroto (então treinador do FC Porto) era o presidente do Conselho Fiscal.
Ingressou nos juvenis do FC Porto. Nas Antas trilhou o caminho normal de qualquer aspirante a futebolista profissional.
Em 1964/65, com Otto Glória como técnico, integrou o plantel sénior dos azuis e brancos.
Azarado, sofreu uma lesão que o afastou da equipa titular. No final dessa época solicitou transferir-se para a Académica de Coimbra de forma a conciliar o futebol com os estudos.
Nos estudantes “pegou de estaca”. Catorze golos na primeira época, 25 na segunda, 28 na terceira, cinco na quarta. E transferiu-se para o Benfica.
A primeira época na Luz não foi fácil. O serviço militar e o facto do plantel dos encarnados ser uma verdadeira constelação de estrelas limitaram-lhe o sucesso. No ano seguinte (em 1970/71) tudo mudou. Artur Jorge foi o melhor marcador do campeonato (23 golos) e sagrou-se campeão nacional.
Na época seguinte, o mesmo cenário. Na segunda metade da temporada de 1972/73, o infortúnio bateu-lhe à porta. Foi operado cinco vezes ao joelho. Em 1974/75 ingressou no Belenenses.
No Restelo voltou a jogar – teve ainda uma curta incursão pela equipa norte-americana do Rochester Lancers –, regressou à selecção (16 internacionalizações) até que um dia fracturou uma perna num treino, no Estádio Nacional. E acabou a carreira.
Como futebolista conquistou quatro campeonatos nacionais e duas taças de Portugal.
Foi 16 vezes internacional.
Artur Jorge foi um dos obreiros da fundação do SJPF. A constituição do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol reporta-se a 23 de Fevereiro de 1972, em pleno regime fascista.
A primeira comissão directiva era composta por Artur Jorge, Eusébio, António Simões, Fernando Peres, Rolando, Manuel Pedro Gomes e João Barnabé, entre outros. Foi o primeiro presidente da direcção do SJPF.
Após a carreira de jogador, Artur Jorge decidiu tornar-se treinador.
Passou por 18 equipas e três selecções (Portugal, Suíça e Camarões).
Começou pelo Belenenses e Portimonense e alcançou a glória no FC Porto.
No clube presidido por Pinto da Costa venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, frente ao Bayern de Munique.
Foi o primeiro treinador português a fazê-lo. Após este triunfo inesquecível seguiu-se a o estrangeiro.
Foi para Paris, treinar o Matra. Voltaria ao FC Porto e a Paris (agora para o PSG).
A convite de Manuel Damásio, em 1994 aceitou treinar o Benfica. A partir daí a sua carreira entrou numa fase descendente apesar de ainda ter sido convidado a orientar a Suíça na fase final do Europeu de 1996.
O seu último clube como treinador foi o Créteil, uma equipa das divisões secundárias de França, em 2006/07. Desde então deixou o futebol e diz fazer coisas que antes não fazia. “Estar com a família, estar em casa, ler livros, ir ao cinema, ter tempo livre.”


A 13 de Fevereiro de 1928 - Nasceu Catarina Eufémia






Catarina Eufémia nasceu a 13 de Fevereiro de 1928, na aldeia de Baleizão, concelho de Beja. Segunda filha de um casal de camponeses pobres, Catarina Eufémia bem cedo experimentou as dificuldades de sobrevivência dos «sem terra» em zona de latifúndio.
Cresceu com os trigos, contou os anos pelas ceifas e por escola teve a lonjura da campina, onde a escrita se fazia com o gadanho e a foice.
Ainda criança perdeu o pai, José Diogo Baleizão, e abandonou as bonecas de trapos, farinha e papel, para colaborar no sustento da família, constituída pela mãe, pela irmã mais velha Maria Eufémia, por ela (Catarina) e a mais nova, Delmira da Assunção.
A adolescência passou-a nas terras do Monte Olival, propriedade do agrário Fernando Nunes, gerando lucros com fome. calor, sede e magra jorna.
Aos 17 anos casou com um conterrâneo, o «Carmona», então trabalhador da CUF, e muda-se para o Barreiro onde nasceria a primeira filha do casal, Maria Catarina. Porém, o companheiro de Catarina é despedido e o agregado familiar volta para Baleizão.
Corriam, na época, tempos de grandes fomes e heróicas lutas. O proletariado agrícola alentejano fervia de revolta face às aviltantes condições de trabalho, sendo remetido a uma dieta espartana de pão duro, alho e bacalhau seco.
A aldeia de Baleizão não destoava na paisagem económicosocial do Alentejo dos anos 50, e Catarina Eufémia, que se recusara a aceitar um salário de miséria, discutido com José Vedor, feitor de Fernando Nunes, palmilhava diariamente 12 quilómetros até ao Monte Campano, por a jorna ser ali mais alta do que no Monte Olival.
Em 1954, a luta do campesinato alentejano ganhou novas e redobradas energias.
É nesta lida, dia a dia mais pesada, que se vai gerando o futuro António Gaspar, segundo filho e primeiro rapaz de Catarina, nascido em Baleizão.
Já experimentada na resistência à ofensiva de fome e exploração, Catarina Eufémia ingressa no PCP com 24 anos e, pouco depois, fazendo parte do Comité Local, lidera a organização das mulheres da sua terra.
Entretanto, o marido fora colocado em Quintos, como cantoneiro, e para lá se encaminha Catarina onde, no Outono de 1953, nasce o seu terceiro rebento, o José Adolfo. Contudo, não havendo condições de permanência na «casa dos cantoneiros», Mãe Catarina regressa com a sua prole a Baleizão.
Em 1954, a luta do campesinato alentejano ganhou novas e redobradas energias, como, nos dá conta «o camponês», publicado em Março desse ano: «A participação das mulheres camponesas na luta por melhores jornas é um grande passo em frente no reforçamento da Unidade. Em muitos lados, elas vão à Praça de Jornas, fazem parte de Comissões com os homens e constituem também as suas próprias Comissões. Esta rica experiência deve ser seguida, chamando as camponesas à luta pela conquista de melhores jornas nas ceifas».
Tal como em anos anteriores, os agrários e o Governo aprontavam-se para imporem o pagamento de jornas baixas e impedirem, por qualquer meio, a resistência dos explorados. Porém, a tais manobras e intimidações se opunha, cada vez com mais firmeza, a luta unida e organizada dos trabalhadores.
E assim que, por todo o lado, se vão multiplicando amplas comissões de unidade, com homens e mulheres, nas Praças de Jornas, em herdades, montes e ranchos, conduzindo, sem tréguas, a luta contra o fascismo e os latifundiários.
Entretanto, já em Fevereiro desse ano, a GNR insultara uma comissão de 25 mulheres em Vale de Vargo e espancara uma delas, tendo o Tribunal de Serpa condenado 3 camponesas a 18 dias de prisão.
Nos campos crescia a agitação social e Baleizão não era obviamente diferente dos demais baluartes de resistência. Aí, perante a recusa sistemática do agrário Fernando Nunes em pagar a jorna pretendida para a apanha das favas, os camponeses deliberaram entrar em greve e, a partir de sábado (15 de Maio), ninguém foi trabalhar.
Dado o impasse da situação, na terça-feira seguinte (18 de Maio), um grupo de camponeses onde figurava Catarina Eufémia, vai ao Monte Olival para tentar negociar, mais uma vez com o feitor, o aumento. Em vão!
Contudo, no dia seguinte, o conflito iria sofrer dramática evolução, pois Fernando Nunes apostara quebrar a Unidade dos grevistas e mandara buscar um rancho a Penedo Gordo, pagando 18$00 aos homens e 12$00 às mulheres.
A notícia correu célebre entre as gentes de Baleizão, que, perante esta acção divisionista, decidem ir falar aos trabalhadores do rancho de Penedo Gordo.
A justeza da posição reúne 300 baleizoeiros que tomam o caminho do Monte Olival, no intuito de esclarecerem o rancho de fora quanto aos motivos porque lutavam e exortá-los à Unidade. «Não foram precisas muitas falas para os trabalhadores se entenderem. Estavam todos de acordo, não se trabalhava com salários de fome». No entanto, alguém previra o natural acordo e solidariedade, e teimando em vergar a vontade popular, chamara a GNR, que prontamente cerca o rancho do Penedo Gordo, obrigando-o a trabalhar sob a ameaça das armas e pela jorna determinada pelo «senhor da terra».
O Povo de Baleizão, ao tomar conhecimento da provocação, avança unido para a herdade, determinado a demover o grupo «contratado», mas depara com forte barreira de guardas republicanos que, de espingardas aperradas, lhe impede a marcha.
Perante a pertinaz resistência do proletariado agrícola, inabalavelmente convicto dos seus direitos e firme nos objectivos, os guardas deixam passar um grupo de 15 mulheres lideradas por Catarina Eufémia.
Grávida e com o pequenito José Adolfo, de 8 meses, ao colo, esta avança decidida, confiante e sem temor, para o diálogo.
É então que, detrás de um monte de favas, lhe salta traiçoeiramente ao caminho o facínora tenente Carrajola que, recém-chegado de Beja com reforços, lhe aponta uma pistola-metralhadora, perguntando: «O que queres, bruta?»
«O que eu quero é pão para matar a fome aos meus filhos! »
A resposta soou em três tiros desfechados à queimaroupa.
Mortalmente ferida, tombou de pé Catarina Eufémia, vítima da besta fascista.
(...) Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou
(...)
Morreu de pé e sem medo «como deve saber morrer um membro do Partido à frente das massas, encabeçando a luta de classe».
No dia 19 de Maio de 1954, às 11 horas da manhã, Catarina Eufémia, mulher esforçada e mãe corajosa, destemida comunista, ultrapassou a morte e, vencendo o tempo, reergueu-se em vermelha bandeira dentro de cada um de nós.

A Volta Mais Fantástica da História da F1 - Ayrton Senna - Donington Park 1993



Ayrton Senna deu um Show em pista molhada passando todos os pilotos que estavam na sua frente na primeira volta da corrida.

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de Fevereiro.


O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de Fevereiro.

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
O tema do Dia Mundial da Rádio 2016 é a emergência social e o papel da rádio nos desastres.
A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.
A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.



Letra:

Não há passado ou presente
Nem há hora tão tardia
Em que a rádio não invente
Uma nova melodia
Pode ir escrevendo o futuro
Pode às vezes dar saudade
Mas é nela que eu descubro
Um sabor a novidade

Com ela senti o valor da amizade

No final de uma canção
Antes de vir a seguinte
O silêncio é a paixão
Entre a rádio e o ouvinte
Entre o drama e a comédia
Na aldeia ou na cidade
FM ou onda média
Ensinando a igualdade

E foi ela que anunciou a liberdade

Nas horas de festa
A rádio empresta
Um não sei quê de alegria
Em contradição
Quando há solidão
Ela é que me faz companhia
Mora aonde eu moro
Chora quando choro
E ri porque quer que eu me ria
Não me pede nada
E de madrugada
A rádio é que me diz bom dia

Nas horas de festa
A rádio empresta
Um não sei quê de alegria
Em contradição
Quando há solidão
Ela é que me faz companhia
Mora aonde eu moro
Chora quando choro
E ri porque quer que eu me ria
Não me pede nada
E de madrugada
A rádio é que me diz bom dia

Sei que a rádio é uma escola
Ouvimos o que ela diz
Desde os relatos da bola
Às notícias do país

E porque é nossa a vitória

A pé ou de bicicleta
A Rádio é que conta a História
De quem vai cruzar a meta
Quem a inventou com certeza era um poeta

Se a selecção sofre um golo
A rádio é que se levanta
E é ela que dá consolo
Se a tristeza se agiganta

Quando o sol ‘stá a cair
E a noite se inquieta
A rádio não vai dormir
Segue sempre em linha recta

É uma paixão que o coração quer secreta

Nas horas de festa
A rádio empresta
Um não sei quê de alegria
Em contradição
Quando há solidão
Ela é que me faz companhia
Mora aonde eu moro
Chora quando choro
E ri porque quer que eu me ria
Não me pede nada
E de madrugada
A rádio é que me diz bom dia

Nas horas de festa
A rádio empresta
Um não sei quê de alegria
Em contradição
Quando há solidão
Ela é que me faz companhia
Mora aonde eu moro
Chora quando choro
E ri porque quer que eu me ria
Não me pede nada
E de madrugada

A rádio é que me diz bom dia.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O verdadeiro parto sem dor!...

Jerusalém é linda... vista panorâmica.

25ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

E o prémio de melhor fotógrafa do ano vai para...

É isso!... A chuva e o vento continuam.

Bom dia Vila Real!...


Good Morning Vila Real from Guilherme Sousa on Vimeo.

TERRITÓRIOS DO CÔA


TERRITÓRIOS DO CÔA 2015 from Territórios do Côa on Vimeo.


Município de Torre de Moncorvo from Territórios do Côa on Vimeo.


Município de Freixo de Espada à Cinta from Territórios do Côa on Vimeo.


Municipio de Almeida from Territórios do Côa on Vimeo.


Município da Meda from Territórios do Côa on Vimeo.


Município Foz Côa from Territórios do Côa on Vimeo.


Município de Trancoso from Territórios do Côa on Vimeo.


Municipio do Sabugal from Territórios do Côa on Vimeo.


Município de Figueira de Castelo Rodrigo from Territórios do Côa on Vimeo.


Municipio de Pinhel from Territórios do Côa on Vimeo.


Município de Mogadouro from Territórios do Côa on Vimeo.







Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. (Fernando Pessoa)

Agora percebo o motivo das amizades do Relvas, Duarte Lima, Dias Loureiro, Sócrates e de muitos outros!...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ex director das finanças decidiu divulgar aos Portugueses algo muito grave!


Ex director das finanças decidiu divulgar aos... por muitobomtv

A Administração fiscal não pode fazer nada ?! Como ? Não pode denunciar ? O que não pode é encobrir nem deixar que o tempo passa ao ponto dos prevaricadores ficarem impunes.
O Director das Finanças também terá assim culpas no cartório por outro lado é de desconfiar que as declarações produzidas só o sejam depois de ter deixado o cargo.

A chuva e o vento continuam!... Até quando?

11 DE FEVEREIRO DE 2016 - BOM DIA

BOM DIA!



SEGUNDO 

Instituto Português do Mar e da Atmosfera 


A CHUVA E O VENTO VÃO CONTINUAR



A 11 de Fevereiro de 2012 - Morreu Whitney Elizabeth Houston



Whitney Elizabeth Houston nasceu em Newark/EUA a 9 de agosto de 1963 e morreu em Beverly Hills a 11 de fevereiro de 2012, com 48 anos, foi uma cantora norte-americana de R&B, pop, gospel, além de atriz e mod
Whitney Houston é a artista feminina mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records e a sua lista de prémios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 425 prémios conquistados na sua carreira até 2013.
Houston também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.
Inspirada por vários cantores de soul de destaque na sua família, incluindo a mãe, Cissy Houston, as primas Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como sua madrinha, Aretha Franklin, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior Igreja de Nova Jersey aos 11 anos de idade.
Depois de começar a actuar ao lado da sua mãe em casas noturnas na cidade de Nova York, foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records.
Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de banda sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA).
O seu álbum de estreia auto-intitulado, lançado em 1985, tornou-se o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias vendidas.
O seu segundo álbum, Whitney (1987), tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200.
Whitney alcançou grandes sucessos nas paradas de música popular, bem como sua proeminência na MTV, começando com seu vídeo de How Will I Know, permitiu várias artistas femininas afro-americanas seguirem seu sucesso.
O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista.
A banda sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de Álbum do Ano.
O seu primeiro single, I Will Always Love You, tornou-se o mais vendido por uma artista feminina na história da música.
O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o quarto lugar.
Houston continuou como estrela de filmes e contribuiu com a banda sonora dos mesmos, inclusive com os filmes Waiting to Exhale (1995) e The Preacher's Wife (1996).
Três anos após o lançamento de seu quarto álbum, My Love Is Your Love (1998), Whitney renovou o seu contrato com a gravadora Arista Records.
Ela lançou seu quinto álbum de estúdio, Just Whitney, em 2002 e o álbum de Natal com o título One Wish: The Holiday Album em 2003.
No meio da ampla cobertura da mídia de sua turbulência pessoal e profissional, Houston terminou o seu casamento de 14 anos com o cantor Bobby Brown, em 2006.
Em 2009, Houston lançou o seu sétimo e último álbum de estúdio, I Look to You.
Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária.
Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz).
Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.
Whitney faleceu em 11 de fevereiro de 2012.
O laudo do Instituto de Criminalística de Los Angeles disse que a morte de Whitney Houston foi acidental. A cantora afogou-se na banheira, mas, segundo os peritos, outros dois fatores contribuíram para a sua morte: uma doença nas artérias do coração e traços de cocaína que foram encontrados durante a autópsia.
Em 9 de fevereiro de 2012 Whitney visitou as cantoras Brandy e Monica, juntamente com Clive Davis, nos seus ensaios para a festa anual do pré-Grammy no Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills.
No mesmo dia, Whitney fez sua última apresentação pública, juntamente com Kelly Price, numa casa noturna em Hollywood, Califórnia em uma performance da canção Jesus Loves Me.
Em 11 de fevereiro de 2012, Whitney foi encontrada morta no hotel Beverly Hilton. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas sem sucesso.
Foi declarada morta em torno das 15h55min UTC−8, hora local de Los Angeles. O Departamento de Medicina Legal de Los Angeles anunciou em 22 de março de 2012 que a causa oficial da morte da artista norte-americana é afogamento acidental, apesar de revelar que existiam indícios de doença cardíaca e vestígios de cocaína, que teriam contribuído para o óbito.
Whitney teve seu memorial realizado em 18 de fevereiro de 2012, na New Hope Baptist Church, em Newark, Nova Jersey, cidade natal da cantora.
Inicialmente, o memorial foi programado para duas horas, mas durou quatro horas.
Entre aqueles que homenagearam Whitney no funeral estavam Stevie Wonder, que cantou uma versão reescrita de Ribbon in the Sky e Love’s in Need of Love Today, CeCe Winans com Don’t Cry for Me e Jesus Loves Me, Alicia Keys com Send Me an Angel, Kim Burrell com uma versão reescrita de A Change Is Gonna Come e R. Kelly com I Look to You, intercalada com hinos do coral da igreja e depoimentos de Clive Davis, produtor de Whitney; Kevin Costner; Ricky Minor, seu diretor musical; sua prima Dionne Warwick e Ray Watson; seu guarda-costas durante os últimos onze anos.
Whitney foi enterrada no domingo, 19 de fevereiro, no cemitério Fairview, no Westfield, Nova Jersey, ao lado do seu pai, John Russell Houston, que morreu em 2003.



Moscovo no tempo da União Soviética

Vista aérea da povoação do Barrigueiro, freguesia de Pomares, concelho de Arganil.

"Avô", Oliveira do Hospital, Coimbra



 "Avô", Oliveira do Hospital, Coimbra

Avô é uma bela vila situada no Centro de Portugal, banhada pelo Rio Alva e pela ribeira de Pomares que aqui tem a sua foz. A vila de Avô remonta aos tempos romanos tendo também sido povoada por Mouros e reconquistada por D. Afonso Henriques que reedificou o Castelo, que agora se encontra em ruínas. Para além destas ruínas, onde se incluem também as ruínas da Ermida de São Miguel (século XVI, XVII), Vila do Avô possui muitos outros monumentos dignos de interesse entre a igreja Matriz, duas Capelas e o seu pelourinho manuelino. Além dos monumentos vale a pena observar a vista do Miradouro de Avô que é caracterizada pela beleza patrimonial da vila em conjunto com a bela natureza envolvente. Nesta beleza enquadra-se a praia fluvial, recentemente renovada, situada na margem do Rio Alva.

Choquequirao - Perú



Choquequirao é o nome da cidade irmã de Machu Picchu em Cuzco, Peru. Ela foi esculpida em pedra pelos Incas, a 3.085 metros de altitude. Era importante para o culto político e religioso e cheia de riquezas do mundo antigo.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Gaiteiros de Vinhais - “Tu já namoras”


Gaiteiros de Vinhais - "Tu já namoras" from MPAGDP on Vimeo.

Boa tarde e boa música!


Trago o Alentejo no coração!


A 7 de Fevereiro de 1985 - Morreu Nuno Bragança


Ficcionista, licenciado em Direito, colaborador em vários periódicos, como Vértice, Seara Nova ou O Tempo e o Modo. Revelou-se literariamente com A Noite e o Riso com uma atitude romanesca que, tendo como contexto histórico-literário um período de experimentação e de desconstrução da escrita novelística, nasce da convicção de que "A lucidez do riso face ao absurdo é talvez o grande passo em frente da cultura contemporânea, a invenção da técnica de parir sem dor um mundo novo". (Cf. A Noite e o Riso, Lisboa, 1969, p. 300). No romance seguinte, Square Tolstoi, a autobiografia romanceada, sem se aproximar do nível de desconstrução e de experimentação do seu primeiro romance, absorvendo a lição surrealista, distingue-se de novo por uma irreverência patenteada na ironia, na inovação vocabular, no recurso a vários registos linguísticos, na inventividade das imagens. Colhendo da vida dupla do autor (funcionário diplomático e combatente na clandestinidade) ingredientes que a aproximam do género policial, a narrativa apresenta, a partir de um espaço de liberdade, Paris no rescaldo do maio de 68, uma imagem desencantada de Portugal, país de exilados e de emigrados, durante os anos de estertor do regime, auscultando o seu devir como nação, sob a perspectiva de um herói de cunho hamletiano, em busca de um amor e de um reino perdidos, num romance onde se agudiza a reflexão sobre o papel do intelectual em tempo de revolução, e sobre a compatibilidade ou prioridade de dois meios, escrita e ação direta, na transformação da sociedade. O recurso a um processo irónico, no que ele contém de mergulho na tradição literária portuguesa, será, ao longo de toda a novelística de Nuno Bragança, a arma privilegiada para a crítica mordaz a qualquer mecanismo repressor da liberdade pessoal, seja de carácter institucional (escola, família, religião, normas sociais, no caso de A Noite e o Riso), seja de carácter histórico (o fascismo, visado em Directa e Square Tolstoi), seja sobretudo ao nível da própria expressão literária enquanto instrumento privilegiado dessa libertação.

A 7 de Fevereiro de 1927 - Nasceu Marie-Juliette Gréco, conhecida por Juliette Gréco



Marie-Juliette Gréco, conhecida por Juliette Gréco nasceu em Montpellier/França a 7 de Fevereiro de 1927, é uma cantora e actriz francesa.
Filha de mãe oriunda de Bordéus e de pai corso, Juliette Gréco passou os seus primeiros anos de vida, juntamente com a sua irmã mais velha, Charlotte, educada pelos seus avós maternos, em Bordéus.
Criança muito tímida e reservada, parte com 6 anos de idade, juntamente com a irmã e a mãe, que entretanto se lhes tinha juntado, para Paris, repartindo os seus tempos entre a cidade, o colégio de freiras onde estudava, e as férias na Dordogne numa propriedade da família. É nesta região que, após o início da Segunda Grande Guerra, a mãe de Juliette é presa pelos nazis devido à sua actividade na resistência. Algum tempo depois será a vez Juliette, com apenas 16 anos, e a irmã serem também presas pela Gestapo. Ao ser libertada após um mês, fica alojada em casa de uma antiga professora que habita perto do bairro de Saint-Germain-des-Prés, associado à intelectualidade parisiense.
É neste mesmo bairro de Saint-Germain-des-Prés que participa do ambiente de descompressão do pós-guerra, integrando-se rapidamente no grupo de intelectuais e artistas que frequentavam os bares e cabarés do local.
Em 1946, com 19 anos, tem a sua estreia como actriz numa peça de teatro de Roger Vitrac, Victor ou les enfants au pouvoir. Presença assídua no Le Tabou, inaugurado em 1947, mas rapidamente transformado num dos cabarés da moda, aí conheceria nomes famosos como Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Boris Vian, Jean Cocteau ou Miles Davis.
Neste ambiente conheceria também Jean-Paul Sartre que lhe ofereceu uma canção de uma das suas peças (cantada pela personagem Inès em Huis clos de 1944), no dia seguinte a um jantar no "Cloche d'or" em Saint-Germain. Juliette seguiu o conselho de Sartre conseguindo que a letra fosse musicada por Joseph Kosma.
Esta canção de Jean-Paul Sartre seria apenas uma do rico reportório cedido por muitos outros amigos e admiradores, e que cantaria na sua primeira apresentação pública em 22 de Junho de 1949, na reabertura do cabaré L’œil de Bœuf (antigo Le Bœuf sur le toit). Desde logo foi um sucesso junto dos frequentadores da vida noturna parisiense, até pela combinação de uma forma de cantar sentida, com um toque sensual realçado pelo vestuário e pelos seus longos cabelos escuros.
Logo no ano seguinte, a 4 de Junho de 1950, Juliette Gréco conquista o Grande Prémio da Sacem (Associação francesa de cantores e compositores) pela sua interpretação de "Je hais les dimanches" (letra de Charles Aznavour, música de Florence Véran). Apesar de todo este sucesso junto de sectores mais intelectuais, Juliette só viria a ser conhecida pelo grande público quando da participação no filme "Orphée" de Jean Cocteau.
Em 1951 grava o seu primeiro single com a canção "Je suis comme je suis" escrita por Jacques Prévert e musicada por Joseph Kosma, que se tornaria um clássico do seu reportório.
Em 1952 sai em digressão pelo Brasil e Estados Unidos e, após o seu regresso, faz uma digressão também pela França onde a sua forma de cantar e presença em palco atraem muito público.
O Olympia verá a sua consagração em 1954, ano em que conheceu o seu futuro marido, o actor Philippe Lemaire, durante a rodagem do filme de Jean-Pierre Melville "Quand tu liras cette lettre".
O casamento duraria pouco mais de um ano, tendo-se o casal divorciado em 1956, pouco após o nascimento da filha Laurence-Marie. É nesta época que conhece Georges Brassens de quem canta "Chanson pour l'auvergnat" e Jacques Brel de quem canta "Le Diable".
A sua carreira progride em vários sentidos, a canção, o cinema, o teatro. O seu retorno aos Estados Unidos, e a Nova Iorque em particular, grangeou-lhe uma notoriedade no meio artístico que lhe abriu as portas de Hollywood, onde conhece o produtor Darryl Zanuck, durante a rodagem do filme The sun also rises de Henry King (1957). Nesta passagem por Hollywood convive com nomes como John Huston ou Orson Welles (com quem contracena no filme Drame dans un miroir (1960).
Retornada a França descobre e divulga novos talentos, que convida para escreverem algumas das suas canções. É assim que são ficam conhecidos nomes como Serge Gainsbourg("La Javanaise") ou Léo Ferré ("Jolie Môme").
Em 1965, alcança o auge da fama ao desempenhar papéis de primeiro plano nas séries televisivas Belphégor e Fantôme du Louvre. Apesar disso entra numa profunda depressão e efectua uma tentativa de suicídio. Recuperada, retoma a carreira em pleno e em 1966 actua no TNP(Théâtre National de Paris) na companhia do seu amigo que Georges Brassens, que muito admirava.
Em 1967 casa-se com Michel Piccoli, que seria seu marido até 1977. Ainda em 1967 grava a sua versão da "La chanson des vieux amants" de Jacques Brel. Em 1968 inaugura as sessões das 18:30 no Théâtre de la Ville em Paris, cantando uma das suas mais famosas canções, "Déshabillez-moi", com uma interpretação em que ressalta o seu lado mais sensual.
Prosseguem as suas digressões pelo país e pelo estrangeiro, nomeadamente pela Alemanha e pelo Japão, sempre com grandes sucessos reforçados por uma notável presença em palco. Em 1989 casa-se com o seu pianista e orquestrador Gérard Jouannest, que, apresentado por ela, havia trabalhado durante anos com Jacques Brel.
Em 1999 o governo francês atribui-lhe as Insígnias de Oficial da Ordem nacional de Mérito.
Prosseguindo num intenso ritmo de actuações, vem a Lisboa cantar em Janeiro de 2001, mas em Maio tem um problema cardíaco durante um concerto em Montpellier. Recuperada retoma as digressões.
Em Fevereiro de 2004, já com 77 anos de idade, obtém um novo êxito no Olympia, onde reencontra uma vez mais o seu público fiel.
Imparável, edita em Dezembro de 2006 um novo álbum intitulado "Le temps d'une chanson", onde inclui várias canções que cantou ao longo da sua carreira.


A 7 de Fevereiro de 1952 - Morreu Sebastião da Gama



Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu em 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo falecido a 7 de Fevereiro de 1952. Poeta e pedagogo, foi a voz pioneira na defesa da Serra da Arrábida.



sábado, 6 de fevereiro de 2016

A 6 de Fevereiro de 1953 - Nasceu Zoran Filipovic



Zoran Filipovic nasceu em Titogrado/Jugoslávia a 6 de Fevereiro de 1953, é um ex-futebolista de grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980 na Estrela Vermelha de Belgrado e no SL Benfica.
Actualmente é treinador de futebol.

A 6 de Fevereiro de 2003 - Morreu José Craveirinha




A 6 de Fevereiro de 1950 - Nasceu Stephanie Natalie Maria Cole ou simplesmente Natalie Cole



Stephanie Natalie Maria Cole ou simplesmente Natalie Cole nasceu em Los Angeles/EUA a 6 de fevereiro de 1950 e morreu em Los Angeles/EUA a 31 de dezembro de 2015, foi uma cantora e compositora norte-americana ganhadora de nove prémios GRAMMY Awards.
É filha do também cantor e compositor Nat King Cole (1919 - 1965).
Em 1991 gravou o single “Unforgettable” onde a voz de seu pai, remasterizada, foi misturada à sua para simular que os dois, pai e filha, cantavam juntos.
Morreu na noite do dia 31 de Dezembro de 2015, devido a complicações renais em decorrência da hepatite C.
Em 16 de julho de 2008 a sua assessora de publicidade, Lellie Capwell, divulgou que a Natalie foi diagnosticada hepatite C e provavelmente contraiu a doença hepática pelo uso que fez de drogas há mais de trinta anos.
Segundo foi divulgado também, ela estaria a reagir bem ao tratamento, mas com "efeitos colaterais significativos" que incluem fadiga, dores musculares e desidratação.
Na sua autobiografia "Angel on My Shoulder", publicada em 2000, declarou a sua dependência de cocaína, heroína e álcool e que superou essa dependência após uma longa estadia numa clínica de reabilitação no início dos anos 80.
Na noite de 31 de dezembro de 2015, morreu aos 65 anos de idade, segundo o site TMZ, num hospital de Los Angeles, por insuficiência cardíaca congestiva causada por complicações de um transplante de rim e hepatiteC.
Segundo o site, a cantora ficou doente recentemente, cancelando várias datas de sua tourné no fim de dezembro, incluindo um show na passagem de Ano Novo no Disney Hall, em Los Angeles. Também cancelou um show que aconteceria em fevereiro de 2016 devido à doença.

A 6 de Fevereiro de 1976 - Morreu Vince Guaraldi



Vince Guaraldi faleceu em San Francisco, Califórnia/EUA a 6 de fevereiro de 1976, foi um importante músico norte-americano.
Pianista de jazz, foi o autor da música "Linus and Lucy", que foi a banda sonora do desenho animado dos Peanuts, inspirado em Charles Schulz.

A 6 de Fevereiro de 1958 - Deu-se o chamado "Desastre aéreo de Munique"



Desastre aéreo de Munique é o nome com que ficou conhecido o acidente de aviação que aconteceu em 6 de fevereiro de 1958, quando o voo BE609 da empresa Britânica British European Airways, que levava jogadores e dirigentes do Manchester United, mais jornalistas e alguns adeptos, se despenhou numa tempestade de neve quando tentava descolar, pela terceira tentativa, do aeroporto de Munique.
Foi provado que a causa no acidente não foi falha nos motores, mas sim uma camada de neve derretida na pista, que causou a desaceleração da aeronave, não dando assim capacidade da mesma levantar voo
Ficou provado também que Munique tentou escapar de uma culpa, culpando unicamente o comandante Tain, que pilotava a aeronave.
Munique omitiu depoimentos, culpando assim o comandante.
Onze anos depois o comandante Tain, juntamente com o governo Britânico conseguiu provar a falha na pista.
Munique, porém, nunca reconheceu o erro.
A equipa do Manchester United estava a regressar de Belgrado onde tinha jogado com o Estrela Vermelha de Belgrado para a Liga dos Campeões da UEFA e tinha parado em Munique para reabastecer.
Morreram os jogadores ingleses Roger Byrne, Mark Jones, Duncan Edwards, Eddie Colman, Tommy Taylor, David Pegg, Geoff Bent e o jogador irlandês Liam Whelan.
Além destes jogadores, morreram outros 15 passageiros/tripulação.
Sobreviveram os jogadores ingleses Johnny Berry, Dennis Viollet, Ray Wood, Albert Scanlon, Bill Foulkes, o jogador norte-irlandês Jackie Blanchflower, e o jogador galês Kenny Morgans entretanto já falecidos. Para além destes sobreviveram e ainda estão vivos Bobby Charlton (Inglaterra), Harry Gregg (Irlanda do Norte), Eder A. A. (Brasil) e Andrey M. A. (Brasil).


A 6 de Fevereiro de 1918 - Morreu Gustav Klimt, grande pintor simbolista austríaco.




A 6 de Fevereiro de 1945 - Nasceu Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley



Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em Nine Mile/Jamaica a 6 de fevereiro de 1945 e morreu em Miami/EUA a 11 de maio de 1981, com 36 anos.
Foi um músico,cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.
Já se venderam mais de 75 milhões de discos de Bob Marley.
A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade, luta e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas da sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica e do mundo.
Possuía o dom de saber conjugar canções românticas e canções de intervenção com poemas evocativos, e também o seu estilo de cantar se revelou marcante.
A África e seus problemas como a miséria, guerras coloniais e domínio colonial, também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafari.
Em 1972, com o grupo Bob Marley and The Wailers lançou internacionalmente o seu primeiro álbum de reggae intitulado Catch a fire.
As suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up "," Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready ", "Exodus", "Is this Love" e " Three Little Birds ", assim como lançamentos póstumos como "Buffalo Soldier " e " Iron Lion Zion ".
A coletânea “Legend”, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista é o álbum de reggae mais vendido da história.
Bob foi casado com Rita Marley, de 1966 até a morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional.
Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adoptados), os renomados Ziggy e Stephen Marley (lê-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers.
Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.
Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.
Bob Marley adoeceu com um melanoma maligno na pele, tentou vencê-lo com tratamentos naturistas de um médico alemão durante, entre 1980 e o início de 1981. Durante algum tempo, o estado de Marley parecia ter se estabilizado com esse tratamento, mas o cancro estendeu-se a ouras partes do corpo e nada foi possível! A doença vencia Bob Marley.
Em maio de 1981,face à situação, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos.
Bob Marley não conseguiu completar a sua última viagem, tendo que ser internado num hospital de Miami.
Faleceu pouco antes do meio-dia de 11 de maio de 1981. Menos de 40 horas depois de deixar a Alemanha.

A 6 de Fevereiro de 1962 - Morreu Candido Torquato Portinari




A 6 de Fevereiro de 1932 - Nasceu Camilo Cienfuegos Gorriarán



Camilo Cienfuegos Gorriarán nasceu em Havana a 6 de fevereiro de 1932 e morreu a 28 de outubro de 1959.
Camilo Cienfuegos foi um revolucionário cubano, um dos mais importantes comandantes da revolução cubana.
Participou em atividades revolucionárias contra o ditador e lacaio dos EUA Fulgencio Batista e foi um importante protagonista da Revolução Cubana, ao lado de Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro e outros revolucionmários. Camilo Cienfuegos foi um dos principais líderes da Revolução.
Camilo Cienfuegos morreu vítima de um acidente de avião.
Durante um voo de Camaguey a Havana, o avião desapareceu no oceano, o que causou grande impacto em toda a população, que durante vários dias procurou algum vestígio do líder guerrilheiro, sem obter sucesso.
Rapidamente, Cienfuegos se tornou um dos herois da revolução.
Num de seus discursos na época da catástrofe, Fidel Castro disse o seguinte: “Homens como Camilo surgirão do povo e viverão para o povo. Nossa única compensação ante a perda de um companheiro tão querido é saber que o povo de Cuba produz homens como ele. Camilo vive e viverá junto o povo.”

Che Guevara, um dos seus grandes amigos, dedicou-lhe o seu livro “Guerra de Guerrilhas”.

Raridade - Foto da Ponte pensil no Porto



Partilho convosco esta raridade que foi enviada de França por um coleccionador de fotos antigas. Quem se desloque ao Porto, ainda poderá ver na margem do rio os ancoradouros da tal ponte, bem como a entrada. M.G.S.
Esta fotografia merece toda a atenção dada a sua particularidade de mostrar a extinta Ponte Pênsil a par da Ponte Luís I o que deverá fazer dela uma raridade fotográfica visto que as duas pontes coexistiram durante um curto período de tempo, entre 1886 e 1887. A imagem foi obtida por George Tait, a partir do local onde é hoje o Jardim do Morro.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Da Galiza para o mundo - Tui

A 5 de Fevereiro de 1965 -Nasceu Gheorghe Hagi



Gheorghe Hagi nasceu em Săcele/Roménia a 5 de fevereiro de 1965, é um ex-futebolista internacional romeno, o mais conhecido do seu país.
A sua grande habilidade em dribles com o pé esquerdo e o seu espírito de liderança deram origem à alcunha de "Maradona dos Cárpatos", em referência ao grande Maradona e à região de onde era, a Roménia.
Hagi desde cedo demonstrava talento com a bola, sendo levado com quinze anos ao Luceafărul Bucareste, escola para jovens de talento excepcional.
Entretanto, as precárias condições do lugar fizeram com que voltasse às divisões de formação do Farul Constanţa, onde começara.
Estreou-se na equipa principal em 1982 e, um ano depois, já estava num clube da capital, o Sportul Studenţesc.
No Sportul, a sua liderança e a facilidade de rematar com força e/ou precisão levaram-no rapidamente à Seleção Romena.
Com isso, passou a ser assediado pelos dois principais clubes da capital e do país, o Steaua Bucareste e o Dínamo Bucareste, principalmente após ter levado o Sportul a um vice-campeonato romeno na temporada 1985/86, em que foi o melhor marcador - já o havia sido também na época anterior.
No fim daquela temporada, o Steaua surpreendentemente levara pela primeira vez para a Roménia e o Leste Europeu o título na Taça dos Campeões da UEFA.
Ainda assim, Hagi iniciou a época de 1986/87 ainda no Sportul, sendo transferindo finalmente para o Steaua no decorrer dessa época.
Hagi chegou ao Steaua já após o Mundial Interclubes (perdido para o River Plate), no início de 1987, a tempo de disputar em fevereiro a Supertaça Europeia válida do ano anterior.
Na ocasião, a Supertaça foi decidida contra o Dínamo Kiev e Hagi mostrou logo ao que veio, marcando o único golo do jogo.
No seu primeiro ano na equipa do exército, foi campeão romeno invicto, o que se repetiu nas duas épocas seguintes.
Hagi poderia ter saído do Steaua já após a segunda temporada, em 1988, quando recebeu oferta da Juventus, ansiosa por um substituto do recém-retirado, o ídolo Michel Platini. Acabou por não se concretizar.
Além do terceiro título invicto, seguido, no campeonato e também de uma Taça da Roménia, a temporada 1988/89 viu o Steaua voltar à final da Taça dos Campeões da UEFA, desta vez com Hagi consigo.
Para completar, a final seria novamente na Espanha, onde a equipa fora campeã em 1986 - e agora em Barcelona.
O Milan de Ruud Gullit e Marco van Basten, que fizeram dois golos cada na vitória italiana por 4-0.
Talvez acusando o golpe, a temporada 1989/90 foi a primeira e única no Steaua em que Hagi acabou por não ganhar a Taça nacional.
Hagi, a seguir, disputou o seu primeiro Mundial em 1990.
Não foi muito bem, mas ainda assim atraiu os olhares do Real Madrid.
Ficaria dois anos no Real Madrid, sem conseguir uma boa sequência de jogos. O clube merengue havia conquistado cinco títulos seguidos na Liga de Espanha, acabou por perder o sexto na última jornada. O título acabou para o arquirrival Barcelona. Nos brancos, o seu único título foi uma Supertaça de Espanha em 1990.
Em 1992, após o Real ficar em terceiro lugar, atrás dos rivais Barcelona (novamente campeão) e Atlético de Madrid, Hagi saiu para a modesta equipa do Brescia, então na Serie B italiana, onde estavam os seus compatriotas Florin Răducioiu e Mircea Lucescu (técnico). Com eles, o clube conseguiu o acesso à Serie A, mas voltou a descer logo na época seguinte, a de 1993/94.
Após um estupendo Mundial de 1994, regressou a Espanha, justamente para o Barcelona.
Entretano, não conseguiu sucesso e títulos no Barcelona, não se encaixando no que o técnico Johan Cruijff queria dele: maior marcação defensiva.
Nos dois anos em que passou no Barça, ganhou apenas a Supertaça da Espanha no ano em que chegou - deixando o Barcelona em 1996 para jogar no então obscuro futebol turco, contratado pelo Galatasaray.
Ali, voltou a saborear as conquistas em série que tivera no Steaua e que lhe faltaram na Espanha: foram quatro campeonatos turcos seguidos entre 1997 e 2000, além do título mais importante de um clube do país: a Taça da UEFA em 2000, vencida nos pénaltis sobre o favorito Arsenal.
Jogando ao lado do colega de Seleção Gheorghe Popescu, dos brasileiros Capone, Jardel e Taffarel e de parte da base da Seleção Turca que naquela temporada conquistara vaga para a Europeu 2000 - Bülent Korkmaz, Ergün Penbe, Ümit Davala, Okan Buruk, Arif Erdem e Hakan Şükür, meses depois conquistou o seu último troféu como jogador, a Supertaça Europeia.
Novamente contra um favorito, nada menos que o Real Madrid.
Ainda no Sportul Studenţesc, estreou-se em 1983, ainda com 18 anos, pela Seleção Romena principal.
No ano seguinte, figurou com o país no Europeu de 1984, o primeiro torneio em que a Roménia se classificou desde o Mundial de 1970. Apesar do sucesso no futebol romeno na década de 1980, outra classificação só veio no Mundial de 1990. A Roménia acabou melancolicamente eliminada ainda nos oitavos-de-final, contra uma estreante Irlanda.
Quatro anos depois, Hagi teria atuações importantes no Mundial de 1994. Contra a favorita Colômbia, marcou um golo desferindo um remate a cinquenta metros de distância da baliza de Óscar Córdoba. Contra os EUA, demonstrou toda a sua liderança no elenco: marcava as faltas, os cantos e os pénaltis, sempre seguido pelos colegas.
Nos oitavos-de-final, eliminaram a Argentina por 3-2. Nos quartos-de-final foram eliminados pela Suécia nos pénaltis.
Após um péssimo Europeu de 1996, em que a Roménia perdeu os seus três jogos da primeira fase, Hagi conduziu a selecção a novo Mundial.
No Mundial de 1998, a selecção classificou-se em primeiro no grupo que continha a Inglaterra. Mas a promessa de uma campanha mais longa terminou logo nos oitavos-de-final, com derrota por 0-1 com a Croácia.
Aos 35 anos, embalado com o título na Taça da UEFA com o Galatasaray, despediu-se da Seleção após o Europeu 2000, onde novamente inspirou vitória sobre os ingleses e fez a Romênia passar pela primeira vez - e, até hoje, única - da primeira fase nas Europeus.
Nos quartos-de-final, a Roménia foi eliminada pela Itália.
Hagi estreou-se na nova função de treinador já em 2001, logo na Seleção da Roménia. Entretanto, não teve êxito na tentativa de classificar a selecção do seu país para o Mundial de 2002, sendo eliminado na repescagem pela Eslovénia. Foi substituído.
Voltou à Turquia em 2003, para treinar o Bursaspor e, no ano seguinte, regressava ao Galatasaray. Na sua ex-equipa, levantou o seu único troféu como técnico, uma Taça da Turquia.
Em 2007, foi a vez de comandar outro antigo clube: foi chamado pelo Steaua de Bucareste, que havia conseguido classificar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA e fazia grandes investimentos para voltar a lutar por títulos continentais.
Hagi, porém, pediu demissão após aproximadamente três meses, aborrecido com as seguidas interferências do presidente do Steaua.
Em 2010, Hagi voltou ao comando técnico do Galatasaray.