Previsão do Tempo

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais simbolos dos maçons


Mais símbolos dos Maçons


As imagens não contém mistérios nem magia: são utilizadas para fazer a mente trabalhar. Nada é sagrado nem há culto de adoração aos elementos.  Você jamais verá um irmão curvar-se  diante do que quer que seja.
Cada um deve se apropriar dos signos maçônicos e procurar em sua própria vida o que eles representam e acrescentam. Assim,  o esquadro, símbolo de retidão, provoca a reflexão sobre o que se pode construir com probidade. Os elementos são utilizados para designar os conceitos complexos de modo simples.
Aqui entramos no mundo do imaginário, no qual a razão desaparece. A esse respeito, os maçons costumam dizer que não sabem  nem ler nem escrever, pois as coisas do imaginário não se prestam à linguagem escrita ou falada. Eles reabilitam o pensamento simbólico e o colocam no mesmo plano que o pensamento racional. Isso requer um aprendizado lento e rigoroso. 
Veja mais alguns símbolos da maçonaria:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  acacia
Acácia
Árvore de muitas espécies, disseminada no Egito, Arábia e Palestina. A Acácia era a árvore que fornecia sua madeira aos povos hebreus, a sagrada e aromática madeira Shittim ou Sitim (Êxodo 30;24 e Ese 27;220). Foi muito empregada na construção do Tabernáculo. Planta consagrada nas cerimônias, Graus e Espírito da maçonaria, como símbolo da inocência, iniciação e imortalidade da alma. Na lenda do 3º grau, o ramo de acácia indica o lugar onde os três companheiros homicidas haviam ocultado o corpo do Mestre Hiram, por eles assassinado no Templo de Salomão. Símbolo de imortalidade nos emblemas maçônicos . O famoso Diploma da Acácia é conferido ao maçom assíduo.

colunas maçonColunas
Na Maçonaria usa-se as Colunas de origem grega, a Jônica que corresponde ao Venerável Mestre da Loja a qual significa sabedoria. A Dórica que corresponde ao Primeiro Vigilante e que representa a força. Por último, a Coríntia que corresponde ao segundo Vigilante e representa a beleza. 
Na porta do Templo são colocadas duas Colunas efetivas que são chamadas Boaz ou Booz e Jachim. A primeira, Boaz, se localiza à esquerda e a segunda Jachim à direita da entrada do Templo. As duas combinadas representam “Deus se estabelecerá em força” ou “como fortaleza”.


delta luminoso (1)  Delta Luminoso
O triângulo é a figura geométrica que dá origem à pirâmide e ambos são parte da simbologia maçônica. Representa a presença de Deus, demonstrando a sua onisciência. É um triângulo com um olho no centro. Também chamado de Triângulo Fulgurante, representa na Maçonaria o Supremo Criador de todas as coisas, cujo olho luminoso é o Olho da Sabedoria e da Providência, que observa tudo que vê e provê.

Pavimento XadrezPavimento Xadrez ou Pavimento Mosaico
PAVIMENTO XADREZ: ornamento do centro das Lojas composto de ladrilhos brancos e pretos. Simbolizam seres animados e inanimados que decoram e ornamentam a criação, bem como o enlace do espírito e matéria, dá vida e forma por toda a parte, a união dos maçons do globo, apesar de suas diferentes cores climas e opiniões particulares. Representa também o dualismo. Oposição de diversos contrários,  o bem e o mal, espírito e corpo, luz e trevas. Somente o oficiante poderá pisar o Pavimento Mosaico na abertura e no encerramento dos trabalhos.

espada  maçomEspada
Acessório muito usado nas cerimônias maçônicas, geralmente como símbolo do poder e autoridade, e emblema dissipador das trevas e da ignorância. Nas reuniões de banquetes ritualísticos, é o nome que se dá à faca. É usada como jóia do Primeiro Experto, Cobridor Interno e Externo.

Pedra CúbicaPedra Cúbica
Depois da pedra desbastada pelo Aprendiz, o Companheiro, com o auxílio do esquadro, nível e prumo, torna-a a polida em forma cúbica. Desde os velhos tempos o cubo perfeito simboliza os seres angelicais, a alga de configuração emotiva e harmoniosa. Isso significa a evolução do Companheiro até chegar ao estágio de Mestre.

G. símbolo maçomLetra G
Sétima letra do alfabeto maçônico. Chama-se gimel em hebreu. Em geral significa Geometria, Geração Glória, Grande, Grão. No grau de Companheiro é o emblema misterioso que lhe conduz os passos e naturalmente alude a Geômetra (Deus)





Romã
Romã
Emblemas que coroam as colunas J e dos templos e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica.

fogo5Fogo
O mais sutil, ativo e puro dos quatro elementos terráqueos (terra, ar, água e fogo) é o princípio animador, masculino em oposição à água, e fonte de energia. Nas Lojas Maçônicas mantém-se aceso sob a Estrela Flamígera, onde o Primeiro Diácono leva a luz aos seus Irmãos. 
O fogo sagrado jamais deverá ser soprado, para não ser poluído pelo hálito humano, segundo a antiga tradição persa.


Esses são mais alguns símbolos da maçonaria.

fonte: revista História Viva. ano VI. nº 71. www.brasilmacom.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário