Previsão do Tempo

segunda-feira, 29 de março de 2010

A 29 de Março de 1807, era descoberto o asteróide 4 Vesta.

A 29 de Março de 1807, era descoberto o asteróide 4 Vesta.
ImagemAsteróide 4 Vesta

Vesta (asteróide 4) foi o quarto asteróide, descoberto por Olbers (1807) e é o terceiro maior em tamanho, medindo entre 530 e 468 km em diâmetro. Está localizado na cintura de Asteróides, região entre as órbitas de Marte e Júpiter, a 2,36 UA do Sol. Vesta é um asteróide do tipo S, rico em silicatos. Seu tamanho e brilho pouco comum na superfície, fazem de Vesta o mais brilhante asteróide. É o único asteróide ocasionalmente visível a olho nu.
Imagem
Imagens da rotação 4 Vasta

Vesta foi descoberta pelo astrónomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, a 29 de Março de 1807. O nome provém da deusa Vesta, a deusa virgem da casa. O próximo asteróide, 5 Astreia só foi descoberto 38 anos depois.

Imagem
Vesta reflecte muito bem a luz do Sol

Teoriza-se que, nos primeiros tempos do sistema solar, Vesta era tão quente que o seu interior derreteu. Isto resultou numa diferenciação planetária do asteróide. Provavelmente tem uma estrutura em camadas: um núcleo metálico de níquel-ferro coberto por uma camada (manto) de olivina. É um asteróide tipo S. A superfície é de rocha basáltica, originária de antigas erupções vulcânicas. A actividade vulcânica não existe hoje.

Imagem
Heinrich Wilhelm Olbers

Sem comentários:

Enviar um comentário