Previsão do Tempo

quinta-feira, 18 de março de 2010

Faz no dia 19 de Março 54 anos a Sinistra Maria de Lurdes Rodrigues


Maria de Lurdes Reis Rodrigues (Lisboa, 19 de Março de 1956) é uma professora universitária e política portuguesa.
Docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, desde 1986, obteve aí o grau de Doutora em Sociologia (1996). Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey, no Eurostat (1996-02); Presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-02); representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação (WPIIS) da OCDE (1999-2002). Exerceu ainda actividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de várias dezenas de publicações, entre livros e artigos científicos.
É, desde 2005, Ministra da Educação do XVII Governo Constitucional, tendo as suas reformas provocado grande contestação nos meios do ensino do país[1]. Entre as polémicas reformas que introduziu encontram-se a separação da categoria dos docentes do ensino secundário em professores e professores titulares (alvo de crítica por permeabilidade à premiação da nomeação política e não ao mérito de docência), o estatuto da carreira docente, o estatuto do aluno, e a avaliação de desempenho dos docentes (baseada em critérios obscuros, com elevadíssima carga burocrática e que levou às maiores manifestações contra a política do sector reunindo 100 000 professores em 8 de Março de 2008 e 120 000 professores em 8 de Novembro do mesmo ano, ambas em Lisboa).
Politicamente inexperiente antes da entrada para o governo de José Sócrates, reuniu contra si toda a oposição e alguns sectores do partido que apoia o governo, além  da categoria profissional de inspectores do próprio ministério que dirigia.

Sem comentários:

Enviar um comentário