Previsão do Tempo

sábado, 6 de março de 2010

Faz no dia 6 de Março 555 anos que nasceu Miguel Ângelo

Miguel Angelo

Escultor e pintor italiano, também arquitecto e poeta. Activo em Florença, a sua cidade natal, e em Roma, o seu enorme talento dominou o renascimento pleno italiano. A sua estátua David (1501-1504), em mármore, hoje na Academia (Florença), estabeleceu um novo padrão para a escultura do nu. A sua figuração assenta em formas maciças, o que é também evidente na pintura de frescos, como os executados na capela Sistina (1508-1512 e 1536-1541), no Vaticano, ou na abóbada da basílica de São Pedro, por exemplo. 
O seu trabalho exerceu forte influência, particularmente na evolução do maneirismo.
Nascido perto de Florença, Miguel Angelo foi discípulo de Ghirlandaio, continuando a sua formação sob a protecção de Lorenzo de Medici. Foram ainda seus patronos vários papas e príncipes da família Medici. Entre 1498 e 1499, executou a Pietà, um grupo escultórico em mármore brilhantemente trabalhado e de grande domínio técnico, que viria a firmar a sua reputação.
O grandioso esquema compositivo para o tecto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Génesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final (1536-1541).

Sem comentários:

Enviar um comentário