Previsão do Tempo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Principais acontecimentos registados a 16 de Abril, na História do Mundo:


Principais acontecimentos registados a 16 de Abril, na História do Mundo:
1828 - Morre, em Bordeus, o pintor espanhol Francisco Goya.
1844 - Nasce, em Paris (França), Anatole France (Jacques Thibaut, de nome próprio), poeta, Contista e Critico.
1862 - Napoleão III declara guerra ao dirigente mexicano Juarez.
1866 - A Argentina, Brasil e o Uruguai iniciam uma guerra de aliança contra o Paraguai, que durou até 1870, e um saldo para este último país de meio milhão de mortos.
1883 - Paul Kruger assume a presidência da República sul-africana.
1889 - Nasce, em Londres (Inglaterra), Charles Chaplin, "Charlot".
1913 - A Turquia assina o armistício com a Bulgária.
1917 - Lénine regressa a Rússia depois de anos de exílio na Suíça.
1922 - É assinado o tratado de paz de Rapalo, entre a Alemanha e a Rússia, através do qual são restabelecidas relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, cortadas na sequência da I Guerra Mundial.
1927 - É assinado o diploma que organiza o ensino primário na colónia de Angola, com o contributo das missões católicas.
1930 - Eclode a guerra civil na China.
1938 - A Grã-bretanha e a Itália assinam um pacto, por intermédio do qual o primeiro país reconhece a soberania italiana sobre a Etiópia e o segundo aceita retirar as suas tropas de Espanha.
1943 - O francês Charles Chaplin (charlot) contrai o seu quarto matrimónio com Oona Oneil, filha do escritor Eugene Oneil.
1945 - Tropas norte-americanas entram em Nuremberga, Alemanha, no decurso da I Guerra Mundial.
1948 - É assinada a convenção que institui a Organização Europeia de Cooperação Económica (Oece), actual OCDE.
1952 - O movimento nacionalista revolucionário (mnr) boliviano encabeça uma revolta popular que conduz Victor paz ao cargo de presidente.
1966 - O Governo indiano anuncia um novo plano de controlo de nascimento, destinado a abrandar a taxa de crescimento no país.·1970 - Uma avalanche de neve, em Sallanches, França, soterra um sanatório de crianças, provocando 72 mortos.

          - Soviéticos e norte-americanos iniciam, em Viena, Áustria, a conferência sobre a limitação das armas estratégicas, salt.
1972 - É lançada a nave espacial norte-americana "apollo-16".
1978 - Morre o político Malgache Philibert Tsiranana, fundador da República de Madagáscar.

          - É inaugurada, em Luanda, a Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola.

           - A República de Angola participa, pela primeira vez, no IX Congresso Sindical Mundial.
1980 - O Irão anuncia a formação do "exército revolucionário islâmico" e apela a uma guerra santa, com o objectivo de derrubar o Governo do Iraque.
1984 - Mais de um milhão de brasileiros exige, em S. Paulo, numa das maiores manifestações políticas no país, eleições "directas, e já".
1985 - Chadli Bendjedid converte-se no primeiro Presidente argelino que visita os EUA desde a ascensão do país a independência.
1986 - Entre rumores de um golpe de estado na Líbia, a Rádio Tripoli anuncia que o ataque norte-americano da véspera provocara 17 mortos, entre os quais uma filha adoptiva do Presidente Khadafi, e mais de 100 feridos.
1988 - Entra no 12º dia o sequestro do avião do Kuwait, estacionado no aeroporto de Argel, Argélia, com 32 reféns.·1990 - O rei Birendra do Nepal cede a uma campanha oposicionista de dois meses, com a demissão do Governo e a dissolução da Assembleia Nacional.
1991 - O Conselho da República de Angola, órgão consultivo do Presidente da República, surgido no âmbito da revisão constitucional, toma posse.

           - Morre o realizador cinematográfico britânico David Lean, aos 83 anos de idade.
1992 - O Tribunal Supremo de Angola legaliza o Partido Renovador Democrático (PRD).
1994 - O primeiro-ministro português, Cavaco Silva, chega a Macau para uma visita oficial de quadro dias, no final de uma viagem de oito dias a China.
1995 - Na sua mensagem pascal "urbi et orbi", o papa João Paulo II dirige-se as vítimas da violência.·1996 - Bettino Craxi, antigo primeiro-ministro italiano, é condenado a oito anos e três meses de prisão, por envolvimento em acto de corrupção.

          - Morre o cineasta cubano Tomas Guterres Alea, aos 67 anos de idade.

          - Morre a actriz norte-americana Locille Bremer, aos 79 anos de idade.
1997 - O líder da Aliança Democrática para a Libertação do Congo/ Zaire (ADLCZ), Laurent Joseph Kabila, reúne-se com o Presidente sul-africano, Nelson Mandela, na cidade do Cabo.

           - O Conselho de Segurança aprova por unanimidade o mandato da Unavem III até 30 de Junho, altura em que passara a manter em Angola apenas uma Missão de Observadores (Monua).
1998 - O primeiro-ministro português, António Guterres, inicia uma visita de três dias a China e a Macau.

          - O corpo do ditador e líder dos Kmehrs Vermelhos, Pol Pot, é apresentado ao mundo no Cambodja.
2002 - Os italianos observaram em todo o país, uma greve geral de 24 horas, em protesto contra os planos do Governo de promover uma reforma trabalhista que pode facilitar a contratação e a demissão dos trabalhadores.
2005 - Sete iraquianos, entre eles três polícias, morreram e pelo menos cinco outros ficaram feridos numa explosão ocorrida num restaurante da cidade de Boaquoba, a Norte de Bagdad.

             Este é o centésimo sexto dia do ano.
 Faltam 259 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário