Previsão do Tempo

sábado, 5 de junho de 2010

A 6 de Junho de 1948, morreu Louis Lumière




Louis Lumière, nascido em Besançon, em 1864, foi o inventor do cinematógrafo. Este aparelho representava em 1895 um progresso considerável em relação a todos os outros aparelhos concorrentes, dos quais aliás extraíra diversos diapositivos, porque podia captar qualquer tipo de vistas animadas e projectá-las posteriormente sobre um écran. O seu sucesso mundial foi tão considerável que após a primeira representação em Paris, em 28 de Dezembro de 1895, ele deu origem em França, bem como noutros países, a um novo género de espectáculo e a uma nova indústria.
Desenvolveu-se a arte e a indústria do filme e surgiram os léxicos derivados da palavra cinematógrafo: cine, cinema, cinematografia e outros, todos usados nas línguas vivas.
Louis Lumière, foi um excelente realizador, o primeiro que soube captar a "Natureza ao Vivo", com um décor e um enquadramento pitoresco.
Realizou os famosos filmes-minuto como "A Saída dos Operários das Fábricas Lumière", " A Demolição de um Muro", entre outros. Com o seu filme " A Chegada de Um Comboio", o público sentado num café parisiense, teve a famosa reacção de se levantar e fugir, receando que o comboio entrasse dentro do café, logo a seguir a uma curva!...

Sem comentários:

Enviar um comentário