Previsão do Tempo

domingo, 20 de junho de 2010

Benazir Bhutto, nasceu em Karachi (Sul do país) no dia 21 de junho de 1953

ben_bh01.jpg

Nascida em Karachi (Sul do país) no dia 21 de Junho de 1953, Benazir Bhutto foi primeira-ministra durante dois mandatos (1988-90 e 1993-96), e a primeira mulher a assumir o poder de um Estado islâmico. Bhutto era filha do general Zulfikar Ali Bhutto, primeiro-ministro na década de 70 e fundador do Partido do Povo do Paquistão (PPP). O general foi deposto e enforcado após um golpe militar em 1978-79.
Devido à campanha da oposição e denúncias de corrupção, Butho não terminou nenhum dos dois mandatos e optou por se exilar em 1999 no Reino Unido, retornando oito anos depois.
Durante sua juventude em Londres, foi aluna exemplar em Harvard e Oxford, formando-se em Ciências Políticas.
Após os estudos, voltou ao Paquistão com 24 anos e viu a saída de seu pai do poder, sendo dois anos depois assassinado pelo general Zia ul Haq. A partir de então assume a direcção do PPP, fundado em 1967.
Presa por diversas vezes,o seu primeiro exílio aconteceu em 1984, em Londres. Voltou dois anos depois, sendo recebida por uma multidão de simpatizantes.
Casou-se em 1987 com Asif Zardari. Um ano depois, o general Zia ul Haq morre  num acidente de avião misterioso, abrindo o caminho para a realização de novas eleições.
Bhutto assumiu o poder pela primeira vez em 2 de Dezembro de 1988, mas em 6 de Agosto de 1990 foi destituída pelo presidente Ishaq Khan, devido a acusações de corrupção, nepotismo e abuso de poder.
Voltando novamente ao poder em 1993, foi novamente destituída em 1996 por acusações de corrupção e improbidade administrativa.

Três anos depois, Bhutto decidiu retornar do exílio com a permissão de Pervez Musharraf, que lhe deu uma amnistia e com quem negociava a formação de uma aliança política nas próximas eleições gerais de janeiro de 2008.

O comício montado para receber a ex-premiê em seu retorno ao país foi alvo de um atentado suicida que deixou 100 mortos e diversos feridos em Outubro deste ano. Bhutto escapou ilesa e permaneceu os últimos dois meses de sua vida envolta na profunda crise política do regime político paquistanês.
 A 27 de Dezembro de 2007, foi assassinada num comício durante a campanha eleitoral.
De acordo com as informações Benazir Bhutto foi assassinada ao sair de um comício. Ao que parece houve um ataque à bomba e tiros disparados, Benazir foi atingida por tiros e não resistiu aos ferimentos.
Cerca de 20 pessoas morreram na explosão e mais 40 estão feridas.
Mais uma vez a violência prevalece no lugar do diálogo!
Ghandi estava certo: “Olho por olho e o mundo inteiro estará cego!”

Sem comentários:

Enviar um comentário