Previsão do Tempo

domingo, 6 de junho de 2010

Paul Gauguin , nasceu a 7 de Junho de 1848

Paul Gauguin 

Pintor pós-impressionista francês cujas cores, formas e temáticas marcariam a História da Arte moderna. Nasceu em 1848, em Paris, no seio de uma família liberal de classe média, tendo vivido quatro anos no Perú e tido uma breve passagem pela marinha mercante francesa. Já casado, com quatro filhos, exerceu a profissão de corrector da bolsa, mas, depois de conhecer Camille Pissaro e ver a primeira exposição impressionista, em 1874, tornou-se pintor amador e fervoroso coleccionador.
Expôs juntamente com os impressionistas nos anos de 1876, 1880, 1881 e 1886. No ano de 1883 optou por dedicar-se completamente à pintura, o que fez com que a mulher e os filhos regressassem para viver com a família dela.
De 1886 a 1891, Paul Gauguin viveria em meios rurais em Inglaterra (tendo neste período feito uma viagem ao Panamá e a Martinica), constituindo o centro de um pequeno grupo de pintores experimentalistas conhecidos como a escola de Pont-Aven.
Conheceu Van Gogh nos dois meses que viveu em Arles, no Sul de França, em 1888.
Passados três anos, arruinado e cheio de dívidas, Gauguin abandonará a civilização ocidental e tudo o que considerava artificial e convencional. Exceptuando uma viagem a França de 1893 a 1895, o pintor viveu nos trópicos o resto da sua vida — primeiro no Taiti e, mais tarde, nas Ilhas Marquesas.
Esta vivência constitui a base das alterações na sua pintura, na qual valoriza as cores, que ganham tons cada vez mais expressivos recusando as perspectivas e as formas rígidas e planas. A influência da Polinésia e dos Trópicos fez-se notar nos seus quadros, usando as temáticas da vida do quotidiano no Taiti (quadros como 
Mulheres Taitianas ou Na Praia).
Cometeu uma tentativa de suícidio falhada, vindo a falecer em 1903, em Atuana.

Sem comentários:

Enviar um comentário