Previsão do Tempo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Principais acontecimentos registados a 11 de Junho
1509 - Henrique VIII, de Inglaterra, casa com Catarina de Aragão.

          - Tropas de Florença tomam a cidade de Pisa, Itália.
1557 - Morre D. João III de Portugal.
1675 - A França e a Polónia constituem uma aliança.
1685 - Na Inglaterra, eclode a revolta do duque de Monumouth.
1704 - Nasce o compositor português Carlos Seixas.
1719 - Os espanhóis que invadem a Escócia são derrotados em Glenshiels, rendendo-se.
1898 - A Grã-Bretanha anexa a Togolândia, com o objectivo de bloquear o acesso do Transval ao mar.
         - O imperador chinês Te Tsung inicia a reforma dos 100 dias, sob a orientação de Kang yu-wei.
1941 - O Presidente Roosevelt, dos EUA, apela ao povo italiano, no decurso da II Guerra Mundial, para se libertar do ditador Benito Mussolini, pondo fim à guerra.
1963 - O primeiro-ministro grego, Constantino Karamanlis, demite- se em protesto contra a visita de Estado do rei Paul a Grã- Bretanha.
1967 - Israel e a Síria acordam num cessar-fogo na guerra dos seis dias, enquanto as forças israelitas continuam a manter posições dentro do território sírio.
1969 - Tropas chinesas e soviéticas entram em confronto na região fronteiriça de Sinkiang.
1971 - François Mitterrand e outros membros socialistas franceses fundam o Partido Socialista francês
1973 - O chanceler alemão federal Willy Brandt termina uma visita a Israel, apelando a amizade entre judeus e alemães.
1976 - O Presidente ugandês, Idi Amin, escapa a um atentado, quando três granadas são atiradas para a parada onde estão perfilados policias recrutas.
1979 - Morre o actor cinematográfico norte-americano John Wayne.

1981 - Um sismo ocorrido na região sudoeste do Irão provoca cerca de 1.500 mortos.
1984 - Morre Enrico Berlinguer, chefe do partido comunista italiano desde 1972, o maior Partido comunista do ocidente. O dirigente comunista sofrera um derrame cerebral, quando participava num comício em Pádua, no dia 7.
1985 - O filho de Josef Mengele, o mais procurado criminoso de guerra Nazi, com paradeiro desconhecido, revela que o pai morrera perto de S. Paulo, no Brasil, há mais de seis anos.
1986 - Um bebé de 16 dias é submetido a uma transplantação cardíaca no hospital da Universidade de Loma Linda, Califórnia, EUA.
1987 - Margaret Thatcher, a frente do partido conservador britânico, vence, pela terceira vez consecutiva, as eleições legislativas, conseguindo a maioria no parlamento.
1995 - O filme "Madagascar", do cubano Fernando Perez, conquista o "golfinho de ouro" do Festroia, 11ª edição do festival de cinema de Tróia.
1996 - O Medianeiro do processo de paz angolano, Alioune Blondin Beye, presencia no Dundo, Lunda-Sul, a ultima etapa de aquartelamento de 4.666 elementos da Policia de Intervenção Rápido.

          - O Chefe do Estado maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), General João Baptista de Matos, em entrevista ao "Jornal de Angola", em Londres, Grã-bretanha, admite que o retorno a guerra no pais esta "definitivamente" afastado do cenário angolano, por não haver, neste momento razões para que se reacenda a guerra.

         - A Companhia de sapadores da África do Sul ao serviço da Unavem-III, anuncia a desminagem de mais de 150 quilómetros de estradas e a reabilitação de duas pontes, na via que liga as províncias ao Kuando-Kubango.
1997 - A Assembleia Nacional (Parlamento) aprova, em Luanda, as Resoluções sobre a constituição do fórum parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de Coordenação aos incidentes registados durante a extensão da legalidade estatal na Kibala, Província do Kwanza-Sul.
1998- A "troika" de observadores do processo de paz angolano entrega, em Nova Iorque, ao Conselho de Segurança um projecto de resolução, propondo a adopção de sanções financeiras aos dirigentes da UNITA até 25 do mês em curso, caso a organização de Jonas Savimbi não entregasse as localidades de Bailando e Mungo, Huambo, Andulo e Nhearea, Bié.
1999 - Sophia de Mello Breyner Andersen, poeta, contista e ensaísta portuguesa é distinguida do "prémio Camões".

              Este é o centésimo sexagésimo segundo dia do ano. 
Faltam 203 dias para acabar 2010.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário