Previsão do Tempo

terça-feira, 15 de junho de 2010

Principais acontecimentos registados a 16 de Junho

Principais acontecimentos registados a 16 de Junho

1722 - Morre John Churchill, militar britânico e primeiro Duque de Marlborough. 

1846 - O cardeal Giovanni Maria Mastai Ferretti se torna o Papa Pio IX. 

1911 - Nasce Paulo Gracindo, actor brasileiro conhecido pelo personagem do político Odorico Paraguaçú, na telenovela O Bem-Amado.

1940 - As forças francesas abandonam a linha Maginot, tomada pelos alemães na II Guerra Mundial. 

1950 - As autoridades portuguesas reprimem sangrentamente uma manifestação pacífica realizada em Mueda, Moçambique. 

- Fundação do estádio do Maracanã (Brasil). 

1963 - A soviética Valentina Tereshkova, primeira mulher astronauta, parte para o espaço.

1971 - Nasce Tupac Shakur, Rapper Americano. 

1974 - O Presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon, e as autoridades sírias anunciam, em Damasco, o reatamento das relações diplomáticas interrompidas na sequência da guerra Israelo-Árabe de 1967.

1976 - Na cidade-dormitório de Soweto, nos arredores de Joanesburgo (África do Sul), eclodem uma série de revoltas contra o "Apartheid", em que perderam a vida mais de 600 negros e três brancos.

- O embaixador dos Estados Unidos da América no Líbano é raptado e assassinado em Beirute. 

1977 - Leonid Brejnev, secretário-geral do Partido Comunista Soviético, torna-se no primeiro dirigente a acumular aquele cargo com a de Presidente da União das Repúblicas Socilistas Soviéticas (URSS). 

1983 - O secretário-geral do Partido Comunista Soviético e comandante-em-chefe das Forças Armadas do país, Yuri Andropov, é nomeado Presidente da URSS. 

1986 - No décimo aniversário da revolta do Soweto, mais de 90 porcento dos trabalhadores negros sul-africanos não comparecem ao trabalho. 

1992 - A cimeira americano-russa de Washington, entre Bush e Ieltsin, salda-se pela assinatura de uma "Carta de Cooperação e de Amizade".

1997 - Os Chefes de Estado e do Governo dos quinze aprovam o Tratado de Amsterdão (Holanda). 

2004 - A República da África do Sul homenageia o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a outorga do título póstumo "Oliver Tambo". 

2005 - Ronaldo (brasileiro) e Luis Figo (português), duas estrelas do futebol mundial, participam numa gala oficial do "Fundo Lwini", uma organização não governamental angolana de apoio a pessoas carentes. 

- Vários Chefes de Estados e de Governo do "Grupo dos 77 mais a China", reunidos em Doha (Qatar), discutem estratégias para se encontrar soluções práticas para o combate à pobreza e o desenvolvimento dos países do bloco. 

Este e o centésimo sexagésimo sétimo dia do ano. Faltam 198 dias para o fim de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário