Previsão do Tempo

domingo, 11 de julho de 2010

A 12 de Julho de 1975, São Tomé e Príncipe tornou-se independente

O mais pequeno País , de expressão Portuguesa , São Tomé e Príncipe é composto por duas ilhas vulcânicas -Ilha de São Tomé a sul e Ilha do Príncipe a norte- e por alguns ilheus. As ilhas , segundo a história escrita pelos colonizadores Portugueses foram povoadas apartir da chegada destes no início do século XV para onde deportavam os seus prisioneiros e traziam escravos apartir do continente Africano para trabalharem nas plantações do cana de açúcar.
As ilhas também revistiram-se de grande importância como o inter-posto de escravos para as diversas partes do mundo principalmente para o Brazil.

O desejo da independência da população nativa só foi reconhecido depois do golpe de estado em Portugal em 24 de Abril de 1974 apartir do qual um grupo de Santomenses residentes no exterior e que formaram uma associação denominado de Movimento para a libertação de São Tomé e Príncipe ( MLSTP) entraram e lideraram o País com ajuda do sistema pro-soviético impondo um regime de partido único comentendo barbaridades e atrocidades contra o seu próprio povo.
Contudo em 1990 devido o enfraquecimento do sistema soviético e o vento de mudança que vinha do leste-europeu permitiu a criação de uma nova constituição para o País baseado num regime pluralista e multi-partidário.
O sistema Multi-Partidário permitia a criação de outros partidos políticos , o direito a diferença de opiniões e a semi-Autonomia para a Ilha do Príncipe que por motivos do seu isolamento geográfico não beneficiava de vantagens sócio-económicas nacional.

São Tomé e Príncipe enfrenta neste momento o grande desafio da extração e exportação do petroleo bruto de forma a que sua economia não dependa unicamente da exportação do cacau.
Segundo os especialistas internacionais , este país em muito curto espaço de tempo poderá produzir até um milhão de barris de petroleo anualmente o que o colocaria independente das ajudas externas em oposição a sua situação actual.

As empresas petrolíferas já iniciaram a perfuração e espera-se que dentro de dois a três anos o país entre na lista de países produtores de petróleo e seus derivados.
Nome : República Democrática de São Tomé e Príncipe
Data da Independência : 12 de Julho de 1975
População: 169 000 ( Nações Unidas , 2005)
Capital : Cidade de São Tomé.
Area : 1 000 Km2.
Língua oficial : Português
Expectativa de vida : Homem, 62 anos - Mulheres ,64 anos
Religião : Cristianismo
Moeda : Dobras com equivalencia de ( 1 USD » 13000 Dobras )
Maior exportação : Cacau
PIB por Capita : US $390 ( Banco Mundial , 2006)
Domínio de Internet : .st
Codigo Internacional Telefone : +239
Regime Político : Semi-Presidencial
Mandato do Presidente : 5 anos.
Número máximo dos mandatos : 2
Mandato da Assembleia e do Governo : 4 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário