Previsão do Tempo

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A 22 de Julho de 1969, Juan Carlos foi nomeado rei de Espanha




Em 1969, Juan Carlos I de Bourbon foi nomeado rei. Ainda com a monarquia estabelecida, Franco continuou como chefe de governo até a sua morte, em 1975. O rei Juan Carlos teve, então, importante participação na transição democrática.

Em 1969 D. Juan Carlos de Borbón foi nomeado sucessor da chefia de Estado a título de rei da Espanha.
Em Novembro de 1975 morreu Francisco Franco e foi proclamado rei da Espanha Juan Carlos I. Com ele deu-se inicio uma nova política de abertura e democratização, da que foram frutos as legalizações dos partidos políticos e o projecto de lei para a reforma política, que implicava, antes de mais nada, a criação de novas Cortes e um Senado, além da consulta ao povo sobre qualquer reforma constitucional. Em 15 de Junho de 1977 foram celebradas eleições gerais, que tiveram como consequência a abertura das primeiras Cortes da monarquia. Em 1979 foi reiniciado o processo de descentralização previsto na Constituição, que terminou em 1983 com a nova divisão territorial do país em 17 comunidades autónomas. Em 1985, além de Portugal, Espanha aderiu à Comunidade Económica Europeia (CEE), actualmente União Europeia (UE).
Nos últimos vinte anos dois partidos tem repartido o poder: o Partido Socialista (PSOE), de tendência progressista, e o Partido Popular (PP), de tendência conservadora. Contudo, actualmente o primeiro-ministro é da Esquerda Unida (IU). Nota também para os sucessivos ataques da ETA, que pretende a independência do País Basco e que tem provocado mortes e feridos ao longo dos últimos anos como atitude de reclamação contra a permanência de “Euskadi” enquanto pertença de Espanha.
No dia 11 de Março de 2004 a Espanha viveu o pior acontecimento terrorista de sua história, com o resultado de 192 pessoas mortas em Madrid, numa estação de comboios onde houve uma enorme explosão. Dois meses depois, era o casamento do príncipe com Letízia Ortiz Rocasolano.

Sem comentários:

Enviar um comentário