Previsão do Tempo

domingo, 25 de julho de 2010

A 25 de Julho de 306, morre Constâncio Cloro

Marcus Flavius Valerius Constantius, nado em Salona, Espalato, na Dalmacia no 243, passou à história coma Constancio I Cloro, a causa da sua palidez.

Da sua juventude sabe-se pouco. No ano 272 casa com Helena, beatificada depois coma Santa Helena, mãe do futuro imperador Constantino I o Grande. Poucas coisas se sabem a ciência verdadeira da origem de Helena. Pôde ser filha do rei bretón Cole ou filha de uma concubina.
1 de Março do ano 293 foi nomeado César de ocidente por Maximiano. Foi o elexido pela sua competência no governo da Dalmacia. Na divisão de Diocleciano de dois augustus e dois césares, a Constancio tocaram-lhe as províncias de Britania e a Galia. Repudiara a Helena e casou com Teodora, fillastra de Maximiano no ano 289.
No ano 296, na Britania rebela-se Carausio, e proclama-se imperador. Toma as terras britânicas e alguns portos da Galia. Constancio alcança-o derrotar, mas não numa batalha definitiva, mas Carausio morre a mãos do seu lugartenente Alecto. Pouco depois este é derrotado por Constancio, que se faz com o controlo da Britania.
No ano 298 vence aos alamáns em Lingones e faz reforçar toda a fronteira do Rhin. No ano 305, depois da abdicación de Maximiano, é nomeado augustus, mas morre em Eboracum (York) no ano 306 numa expedição contra os pictos. As lexións elegem ao seu filho Constantino coma César.

Sem comentários:

Enviar um comentário