Previsão do Tempo

domingo, 4 de julho de 2010

A 5 de Julho? de 1182? , nasce S.Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Assis, 1182 - idem, 1226

Místico italiano, fundador da ordem franciscana. Filho de um rico mercador, segue a carreira das armas. Prisioneiro dos Senhores de Perugia, fica doente após ser libertado. Esta doença marca uma mudança na sua vida. Retira-se para a Igreja de S. Damião, em Espoleto, onde, segundo a tradição, um crucifixo lhe fala. Em 1207 abandona a casa paterna e recolhe-se como eremita em S. Damião.    
Inicia as suas prédicas e logo tem um grupo de seguidores. Em 1210 recebe a aprovação do papa Inocêncio III. Clara de Assis também o segue e funda a Ordem das Clarissas. Cerca de 1213 visita a Espanha, com a intenção de passar para Marrocos para pregar aos Mouros.    
Em 1215 assiste ao IV Concílio de Letrão, onde o papa aprova a regra da nova irmandade. Completa a organização da ordem e pretende pregar em França, mas, aconselhado pelo cardeal Ugolino, futuro papa Gregório IX, permanece em Itália. Em 1219 une-se à cruzada do Egipto e visita a Palestina. De novo em Itália renuncia a dirigir a obra por ele iniciada, que tem crescido de modo insuspeitável, e regressa à prédica e à vida eremita. A sua figura é característica: canta nas praças, prega aos pássaros, apazigua os lobos… S. Francisco de Assis é sempre diácono, sem alcançar a dignidade sacerdotal.    
Em 1224, no monte Verna, recebe os estigmas da Paixão de Cristo. Regressa doente e cego a Assis. Pouco antes de morrer compõe o seu Cântico ao Sol   
S. Francisco de Assis é uma das figuras mais atraentes do cristianismo. Centra toda a sua doutrina evangélica na pobreza. É canonizado, dois anos após a sua morte, por Gregório IX.

Sem comentários:

Enviar um comentário