Previsão do Tempo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Elizeth Cardoso, nasceu a 16 de julho, 1920




Elizeth Cardoso (Rio de Janeiro, 16 de julho, 1920 – 7 de maio, 1990), Foi uma cantora e atriz de grande renome Conhecida como "A Divina".

Elizeth Cardoso nasceu no Rio de Janeiro. Seu pai era um seresteiro que tocava violão e sua mãe era uma cantora amadora. Elizeth Cardoso começou a trabalhar em tenra idade em várias atividades. Elizeth Cardoso foi descoberta pelo Jacó do Bandolim em sua festa de aniversário de 16 anos, para o qual ele foi levado por seu primo Pedro, uma figura popular entre os músicos.
Jacó levou Elizeth Cardoso para a Rádio Guanabara onde, apesar da oposição inicial do pai, ela apareceu no Programa Suburbano com Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva, Noel Rosa e Marília Batista em 18 de agosto, 1936. Uma semana depois que ela foi contratada pela estação para aparecer em um programa semanal. Depois disso, Elizeth Cardoso continuou a realizar em vários shows com várias estações de rádio. Em 1960 ela teve seu próprio programa de rádio.

Devido à sua baixa remuneração, em 1939, começou a se apresentar em clubes, cinemas e outros locais. Elizeth Cardos conheceu um sucesso considerável e sua popularidade aumentou significativamente. Em 1950, graças ao apoio de Ataulfo Alves, gravou Braços vazios (Acir Alves e Edgard G. Alves) e Mensageiro da saudade (Ataulfo Alves e José Batista), mas o álbum não teve sucesso. Sua próxima gravação, também em 1950, teve grande popularidade. O álbum incluía Canção de amor (Chocolate e Elano de Paula), e o samba Complexo (Wilson Batista). O grande êxito de Canção de amor levou, em 1951, a ela aparecer no programa de televisão, primeiro no Rio de Janeiro, na TV Tupi e ajudou a lançar a sua carreira cinematográfica. Elizeth Cardoso apareceu em Coração materno, de Gilda de Abreu, e É Fogo na Roupa de Watson Macedo.
Em 1958, Elizeth Cardoso foi convidada por Vinicius de Moraes para ser o cantora de um álbum de canções escritas por ele próprio e Tom Jobim. Canção do Amor Demais tornou-se o primeiro álbum de música de Bossa Nova, o lançamento do novo gênero.
Elizete continuou a cantar e atuar com grande sucesso até sua morte. Até o final de sua vida, ela tinha lançado mais de 40 álbuns no Brasil, Portugal e outros países. Durante quase sete décadas de vida artística, Elizeth Cardoso interpretou muitas formas de música, mas sua base sempre foi o samba, que se apresentou com grande personalidade, e que lhe rendeu apelidos como: A Noiva do Samba-Canção (Esposa de Samba), Lady do Samba, A Magnífica, e um dos mais relacionadas com o seu nome, A Divina.

Sem comentários:

Enviar um comentário