Previsão do Tempo

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Guilherme de Orange é assassinado, a 10 de Julho de 1574





Imagem


Guilherme I de Orange-Nassau, de cognome Guilherme o Taciturno, foi líder da casa de Orange-Nassau e o grande impulsionador da independência dos Países Baixos.
Nasceu em 24 de Abril de 1533 no castelo de Dillenburg, na Alemanha actual, então sede da casa de Nassau. Os seus primeiros anos foram marcados por uma educação luterana, inspirada pela mãe. Em 1544, com apenas onze anos, Guilherme tornou-se Principe de Orange, senhor de um vasto território nas actuais Bélgica e Holanda. Dada a sua tenra idade e importância estratégica e política, Guilherme foi chamado à corte do imperador Carlos V de Habsburgo, que se tornou regente do Principado.

Em Bruxelas, Guilherme estudou línguas estrangeiras, diplomacia e estratégia militar sob a supervisão da princesa Maria da Áustria, irmã do imperador. Por insistência deste, Guilherme foi incentivado a esquecer a sua educação protestante e a converter-se ao catolicismo. Durante este período, foi um dos pagens favoritos do imperador, que nunca questionou a sua lealdade, mesmo quando Guilherme se encontrava em guerra com o seu filho Filipe II.
Guilherme sempre deixou bem claro não estar contra a pessoa do rei de Espanha, mas sim contra as políticas injustas de perseguições religiosas implementadas pelos seus regentes.

Em 1566 lidera uma rebelião contra os atropelos à liberdade religiosa, provocando o descontentamento de Filipe II de Espanha que envia o Duque de Alba para pacificar a região. Logo à chegada este cria um tribunal especial para apurar responsabilidades na rebelião. Guilherme foi também chamado para responder a acusações, mas não compareceu. Em consequência, foi declarado inimigo público e as suas propriedades nos Países Baixos confiscadas pela coroa espanhola. Sem nada já a perder, Guilherme começa a organizar a resistência armada ao regime do Duque de Alba. Recruta um exército de mercenários e nomeou o irmão Luís de Nassau como general. O seu exército invade os Países Baixos na primavera de 1568. As batalhas de Heiligerlee e Jemmingen que se seguem marcam o inicio da Guerra dos 80 Anos.
Nos anos seguintes Guilherme derrotado nesta ultima batalha, não consegue recrutar mais mercenários devido à falta de fundos, tendo iniciado então uma campanha de propaganda com distribuição de panfletos e inspirou diversas canções populares, alusivas à causa rebelde. O Hino Nacional da Holanda, Wilhelmus, é uma destas canções de propaganda, de que reproduzimos a primeira estrofe.
Guilherme de Nassau,
Eu sou, de sangue alemão
Leal à pátria-mãe
Serei até morrer
Um príncipe de Orange
Eu sou, livre e sem medo
O rei da Espanha
Eu sempre honrei.


Guilherme de Orange é assassinado por Balthazar Gerardts em Delft, a 10 de Julho de 1574. Foi enterrado na Nova Igreja de Delft, onde a partir de então passaram a ser sepultados todos os membros da casa de Orange.

Sem comentários:

Enviar um comentário