Previsão do Tempo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Otto Wagner nasceu em Viena, em 13 de julho de 1841




Otto Wagner nasceu em Viena, em 13 de julho de 1841, e faleceu na mesma cidade em 11 de abril de 1918.De 1857- 1859 estudou na Escola de Arquitetura da Escola Politécnica de Viena , e de 1860 - 1961 na Academia de Engenharia Civil em Berlim. De 1861 - 1863 foi aluno do então mais famoso arquiteto, August von Siccardburg e Eduard van der Nüll, na Academia de Belas Artes em Viena. Em 1884 , como sucessor de Karl Hasenauer tornou-se professor e diretor de uma classe especial de arquitetura. Também fundou a Escola Otto Wagner, que formou muitos arquitetos famosos e proeminentes.
Otto Wagner foi um dos arquitetos mais importantes do início do século XX, período de transição dos estilos arquitetónicos e um dos fundadores na construção de cidades modernas. Por seus ensinamentos, ele foi o verdadeiro introdutor da Escola Vienense de Arquitetura. A sua obra, que se preocupava com o desenvolvimento social e técnico da arte da edificação, criou, cada vez mais, um estilo útil, baseado na razão, no material e estilo de construção, apresentando 3 períodos :
No "período ligado à história" ele elaborou de 1892 a 1893 o mapa do regulamento geral para a cidade de Viena; na segunda, depois de 1894, ele tendeu ao "Jugendstil" e no terceiro período, depois de 1904, ele passou para uma visão moderna radical (divisão econômica de ambientes, objetividade e exigência, utilização de vidro e aço, eliminando quase que totalmente a ornamentação).
No período de Otto Wagner, Viena foi o "palco das experiências para o modernismo" produzindo na virada do século , em 1900, um "clima" especial para o novo desenvolvimento na área da música, da pintura, da filosofia, da física, da psicologia e da arquitetura. Cientistas e artistas mundialmente famosos como Ludwig Boltzmann, Sigmund Freud, Mahler, Klimt e Otto Wagner criaram linhas de estilos progressivos e únicos e ideologias , que foram a base para muitos desenvolvimentos posteriores nas diversas áreas , que até hoje são de grande interesse e popularidade para muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário