Previsão do Tempo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Principais acontecimentos registados a 29 de Julho, na História do Mundo

Principais acontecimentos registados a 29 de Julho, na História do Mundo: 

238 - Morrem assassinados Pupieno e Balbino, co-imperadores romanos. 

1099 - Morre Papa Urbano II. 

1184 - Morre Abu Ya`qub Yusuf, segundo califa da dinastia almóada de Marrocos. 

1499 - Elpango, na Grécia, rende-se as Forças do Sultão Turco. 

1588- Na Batalha de Gravelines, a Invencível Armada espanhola é derrotada pelos ingleses próximo à costa de Gravelines, França. 

1656 - Os Polacos, comandados por John Casimir, são derrotados em Varsóvia (Polónia) por uma força combinada Sueca-Brandeburguesa. 

1693 - Guilherme III, da Inglaterra, é derrotado em Neerwinden pelo Duque é derrotado em Neerwinden pelo Duque DE Luxemburgo. 

1836 - Inauguração do Arco do Triunfo em Paris. A primeira pedra foi colocada em 1806. 

1841 - Nasce Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração. 

1846 - Nasce a Princesa Isabel, Princesa Imperial do Brasil. 

1856 - Assinatura do tratado de amizade e navegação em Assunção - Paraguai entre a Confederação Argentina e a República do Paraguai. 

1883 - Nasce o dirigente Fascista Italiano Benito Mussolini. 

1886 - Inauguração do navio espanhol de guerra "Destructor", idealizado pelo marinheiro Fernando Villaamil e que serviu de modelo para todas as Marinhas do mundo. 

1890 - Vincent Van Gogh, pintor holandês, suicida-se com um tiro de pistola. 

1899 - Assinatura da Convenção de Haia, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras. 

1900 - O anarquista Breci assassina em Monza o rei da Itália, Humberto I, que é sucedido por Víctor Manuel III. 

- Nasce Hermann Esser, chefe de propaganda nazista alemão. 

- Morre Humberto I, rei da Itália. 

1905 - Nasce Dag Hammarskjöld, ex-secretário-geral das Nações Unidas. 

1907 - O coronel britânico Robert Baden-Powell funda a organização dos escoteiros, no acampamento juvenil da ilha de Brownsea, no condado de Dorset. 

1922 - As potências aliadas emitem um ultimato, proibindo os Gregos de ocuparem Constantinopla. 

1940 - Inicia a guerra-relâmpago (Blitz Krieg) alemã contra a Grã-Bretanha, durante a II Guerra Mundial. 

1946 - A Conferência de paz das 21 nações, opositoras à forças do eixo, na II Guerra Mundial, inicia em Paris com o objectivo de Elaboração de tratados. 

1957 - Estabelecimento da Agência Internacional da Energia Atómica. 

1960 - A Nasa divulga o programa espacial civil Apollo. O programa brangeu aos vôos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas Marte e Vênus. 

1962 - O presidente do Peru, Manuel Prado, após onze dias de confinamento na Ilha de San Lorenzo, parte para o exílio em Paris (França), por imposição da Junta Militar presidida pelo general Ricardo Pérez Godoy. 

1966 - O Governo Britânico congela os salários, preços e juros, num esforço para resolver a crise económica. 

1967 - A Colômbia sofre um violento sismo. 

- Um fogo, ocorrido a bordo do porta-aviões norte-americano “Forrestal”, ao largo do Vietname do Norte, mata mais de 130 pessoas. 

1968 - O Papa Paulo VI reafirma a oposição da Igreja católica Romana aos métodos artificiais de controle de nascimentos. 

1968 - A Checoslováquia e a União Soviética se reúnem para acertar a paz durante a Primavera de Praga na tentativa de aproximação com o Ocidente. 

1974 - A lei Epicospal da Igreja é desafiada nos Estados Unidos da América quando onze mulheres são ordenadas padres em Filadélfia, no estado de Pensilvânia. 

1975 - A Organização dos Estados Americanos (OEA) põe fim ao embargo à Cuba, imposto em 1964. 

1976 - A Síria e a Organização de Libertação da Palestina (OLP) assinam um acordo que se espera pôr fim a guerra civil do Líbano. 

1981 - Carlos, Príncipe de Gales casa com Diana Spencer, a cerimónia foi ovacionada por cerca de 600.000 pessoas nas ruas de Londres (Inglaterra) e assistida por 750 milhões de pessoas em todo mundo. 

- Nasce Fernando Alonso, piloto de automóveis espanhol. 

1984 - Iniciam-se, em Los Angeles, Califórnia (EUA), os 23º Jogos Olímpicos da Era Moderna que contam com a participação de 139 países. Assistem a cerimónia de abertura cerca de 90 mil pessoas no Coliseu de Los Angeles e perto de 2.500 milhões de telespectadores em todo o mundo. 

1991 - A exploração infantil no mundo motiva relatório denuncia na ONU. 

1992 - Erich Hoenecker, antigo chefe de estado da RDA, refugiado em Moscovo desde Março de 1991, é enviado para Berlim para ser julgado pela sua responsabilidade na morte de fugitivos que tentam passar o muro de Berlim para a RFA. 

1994 - O antigo Primeiro-ministro socialista italiano, betino Craxi e Cláudio martelli, antigo ministro da Justiça, são condenados a penas de oito anos de prisão por crimes de corrupção. 

1996 - O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América embarga a exportação de carros de combate para a Indonésia. 

1999 - Inicia, em Luanda, a vigésima edição de “Afrobasquet-99”, a última do século XX. 

================================= 

Este é o ducentésimo décimo dia do ano. Faltam 155 dias para acabar 2010. 

Sem comentários:

Enviar um comentário