Previsão do Tempo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A 13 de Agosto de 2004 realizou-se a cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas

Cerimónia de Abertura dos XXVIII Jogos Olímpicos celebrou-se o 13 de Agosto de 2004, no Estádio Olímpico, localizado na cidade de AtenasGrécia.
Mais de 72.000 espectadores observaram um dos espectáculos mais costosos na história. Ao redor do mundo, tem sido o evento mais visto ao longo do mundo, com um total a mais de 4,5 mil milhões de pessoas observando-o através da televisão. Ademais, foi o primeiro evento transmitido a nível internacional em formato HDTV, através da corrente estadounidense NBC e a japonesa NHK.
A cerimónia começou com a conta de 28 segundos, representando aos 28 Jogos Olímpicos, na forma de batidos de um coração. Ao terminar esta conta, estallaron fogos artificiais ao longo do estádio e acenderam-se uns lumes localizados no médio do estádio, cujo campo estava coberta por água. Os lumes acendidos formavam os cincoanéis olímpicos, símbolo do evento.
A cerimónia baseou-se na história, a mitología e a cultura do país anfitrião, como uma forma de tributo a esta, devido a ser o lugar originario dos Jogos. Ao começo, centos de percusionistas tocaram seus tambores para dar início ao evento, junto aos sons dos bouzoukia, instrumentos musicais tradicionais gregos.
O programa começou com um menino grego sobre um bote de papel gigante que navegava sobre o lago formado no estádio, o qual izó abandeira da Grécia seguido pelo aparecimento de símbolos da mitología, como um centauro.
O centauro, representante da dualidad de corpo e mente, lançou uma seta de luz para o centro do estádio, desde onde surgiu uma estátua gigante que representava à arte das Cícladas, uma das primeiras representações humanas na arte grega. Graças ao uso de laser|raios laser]], desenharam-se figuras sobre a estátua para representar contribua-los da cultura grega à ciência, como figuras geométricas e uma representação estilizada do Sistema Solar. Posteriormente, a estátua dividiu-se em pequenos cubos que caíram à água até que ficou um último cubo flutuando no ar, sobre o qual se posou um homem que começou a equilibrar e dançar sobre o cubo, enquanto este rotaba.
Depois destas representações, apareceu Eros, o deus do amor, voando sobre o estádio e acompanhando a um casal de amantes que brincavam na água. Nesse momento, começou um desfile de carroças alegóricos representando a história grega. Ao longo de todo o desfile, Eros se manteve voando no centro do estádio, dirigindo às carroças.
Ao final do desfile, Eros desceu para ajudar à mulher a tirar suas roupas, mostrando sua gravidez, o qual começou a brilhar. Nesse momento, enquanto a mulher acercava-se ao centro do lago, as luzes do estádio baixaram sua intensidade e o laser desenharam estrelas na água, formando a Via Láctea. As luzes depois acercaram-se à mulher e começaram a rotar, dando forma a uma molécula de dupla hélice de DNA]], como uma representação da vida no planeta.O desfile começou com a representação de imagens da civilização minoica, como saltos sobre touros, delfines e frescos dos palácios minoicos de Knossos. A seguir, seguiram carroças com actores representando os períodos da civilização micénica e da Época Clássica. Um actor apareceu sobre uma carroça, representando a Alejandro Magno, rei de Região histórica de Macedonia|Macedonia]], ao qual seguiram imagens do Era helenística, o Império Bizantino, a dominación otomana e a Guerra de independência da Grécia, finalizando com imagens do Século XX.
Finalmente, todas as caracterizações do desfile entraram ao lago, rodeando o centro, misturando o passado e o presente baixo a percussão dos tambores. A música e os coros começaram a aumentar sua intensidade, quando apareceu uma oliveira desde o centro chamado a Árvore Sagrada ou a Árvore da Vida. Quando a música atingiu o clímax, todos os actores e bailarinos levantaram seus braços como reverenciando à árvore, rodeado pelos trozos da estátua.

Para começar o desfile das Nações, mais de 2.162.000 litros de águas foram drenados do Estádio em menos de 3 minutos. Nesse momento, a música electrónica de DJ Tiësto começou a soar em todo o estádio, enquanto a bandeira da Grécia entrava ao estádio, dando início ao desfile a mais de 10.500 atletas, uma tradição que se remonta aos Jogos Olímpicos de Atenas 1906.
Grécia, por ser o país de origem dos Jogos Olímpicos, sempre lidera o desfile das nações, enquanto por tradição o desfile é fechado pelo país organizador. Assim, a bandeira da Grécia iniciou o desfile, enquanto os atletas gregos desfilaram ao final, sendo recebidos calurosamente pelos espectadores.
O desfile das nações realizou-se em ordem alfabético segundo o alfabeto grego. Assim, a ilha caribeña de Santa Luzia, usualmente localizada ao final, desta vez abriu o desfile, pois em grego seu nome é Αγία Λουκία. Assim, Zimbabwe, que tradicionalmente fecha, se localizou ao médio do desfile, e Chile e Hong Kong fecharam o desfile.
Vários países foram recebidos calurosamente entre aplausos: Afeganistão recebeu um dos aplausos mais longos em seu regresso aos Jogos Olímpicos, depois de sua ausência durante a dominación talibán. Os atletas de Iraq também receberam aplausos depois de se descobrir as torturas às que eram submetidos pelo antigo líder de seu Comité Olímpico, Uday Hussein, filho do anterior ditador Saddam Hussein, e como forma de apoio depois da invasão norte-americana na Guerra de Iraq. Outros aplaudidos foram os desportistas portugueses, depois de que Grécia ganhasse a Eurocopa, organizada em terras lusitanas. França, o Reino UnidoAustrália,ItáliaPalestiniana e Chipre também receberam espectaculares aplausos.
O caso contrário ocorreu com a delegação dos Estados Unidos]], a maior de todas, recebendo abucheos pelos espectadores como forma de repudio pela Guerra de IraqTurquiaIsrael e a República de Macedonia receberam o silêncio da participação e alguns frios aplausos.
As equipas da Coréia do Norte]] e Coréia do Sur desfilaram em conjunto baixo a mesma bandeira. Este facto produziu-se de igual forma nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000
Importantes personalidades internacionais aplaudiram a suas equipas, como o Presidente dos Estados Unidos George W. Bush e seu pai, George H. W. Bush, o premiê do Reino UnidoTony Blair, o Príncipe Haakon da Noruega e o Príncipe Federico da Dinamarca]], entre outros.Pela primeira vez desfilaram os atletas de Kiribati, que participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, e os de Timor Oriental, que conquanto já tinham participado anteriormente como equipa, agora o fizeram pela primeira vez baixo sua própria bandeira. Também desfilou pela primeira vez a equipa da Sérvia e Montenegro]] baixo seu novo nome, pois dantes o faziam baixo o nome da Jugoslávia.

Sem comentários:

Enviar um comentário