Previsão do Tempo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A 21 de Agosto de 1831, Nat Turner desencadeou uma rebelião contra a escravidão




Nat Turner nasceu no dia 2 de outubro de 1800 em Southampton, estado da Virginia, filho de um casal de africanos escravizados, de propriedade de Benjamin Turner, um latifundiário americano. Desde pequeno sua mãe e sua avó, incentivaram nele, sua auto-estima e a não aceitação da condição escrava. Ele também afirmava ter visões.
Sua infância seria comum e desprestigiada se não fosse esperto em conseguir convencer que um dos filhos do fazendeiro o alfabetiza-se. Além disso, movido pelas orações de seu povo, ele desenvolveu a consciência de seu papel importante no processo de libertação de sua comunidade negra. Nat tinha inclusive a convicção, que estava predestinado, divinamente a ser o líder desse movimento.
Aos 31 anos de idade, foi separado de sua família e vendido para Joseph Travis. E naquele ano, em fevereiro, na ocorrência de um eclipse solar, sentiu que era o momento para aproveitar e articular uma rebelião. Era propicio, pois todos os brancos, estavam pensando que o evento astronômico, era um sinal de Deus.
Inicialmente a data escolhida foi 4 de julho – onde é comemorado a Independência Norte América, mas concluíram que não estavam prepararam e adiaram. Remarcaram para o 13 de agosto e realmente executaram 8 dias depois. Primeiro mataram Benjamin e mais 50 pessoas. Logo depois libertaram mais de 75 escravos e começaram a planejar uma forma de manter esta condição.
Entretanto as autoridades da Virginia ficaram alarmadas, e conseguiram reunir uma milícia de 3 mil homens. A idéia era derrotar os ex-escravos, e tornar a punição exemplar. Mal equipados, os liderados de Turner, não resistiram por muito tempo e foram dominados, em 48 horas, após o inicio.
Como retaliação, mais de 100 pessoas negras foram assassinadas, inclusive, algumas nem tinha qualquer participação na rebelião. Nat, a exemplo de Zumbi, consegui escapar e tentava organizar outra revolta, mas foi detido, no dia 30 de outubro. No dia 5 de novembro foi sentenciado a morte, e executado no dia 11 de novembro de 1831, na cidade de Jerusalém, estado de Virginia.
Mas sua morte não foi em vão, pois motivou a discussão do fim da escravidão no estado da Virginia. E ele se tornou um dos heróis afro-americanos da luta pela libertação dos escravos.

Sem comentários:

Enviar um comentário