Previsão do Tempo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A 24 de Agosto de 410, Roma é saqueada por Alarico I




Alarico I, nascido em 375, na ilha de Peuce, no delta do Danúbio e falecido em 410, junto ao rio Busento, em Cosenza, na Calábria, foi um rei Visigodo.
O saque de Roma de 410 d.C. ocorreu em 24 de agosto, sob o comando do rei visigodo Alarico I. A capital do Império Romano do Ocidentefoi mudada para Ravenna pelo jovem imperador Honório, depois que os visigodos entraram na Península Itálica.
Esta foi a primeira vez em quase 800 anos em que a cidade de Roma caiu em mãos de invasores. A vez anterior foi pelos gauleses sobBreno, em 387 a.C.. Alguns historiadores vêem o saque de 410 como um marco no declínio e queda do Império Romano do Ocidente.
Durante três dias Roma foi saqueada e incendiada. No dia 27, Alarico evacuou a cidade, levando consigo reféns, entre os quais a irmã do imperador. Tomando a direção sul, destruiu Cápua e atingiu o estreito de Messina. De lá pretendia passar para a Sicília e tomar depois o rumo da África, onde pretendia se fixar. Porém, sua morte súbita, ainda naquele ano, fez os visigodos mudarem de plano.

Sem comentários:

Enviar um comentário